Comunidades Xokó e Quilombola serão visitadas

Comunidade indígena xokó (Fotos: Ascom/SEED)
A secretária adjunta de Estado da Educação, professora Hortência Araújo, acompanhada de assessores técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), irá nesta sexta-feira, 18, ao município de Porto da Folha visitar a comunidade indígena Xokó, situada na Ilha de São Pedro, e ao povoado Mocambo, visitar a comunidade Quilombola.

A primeira parada da professora Hortência e assessores será no Colégio Estadual Indígena Dom José Brandão de Castro, localizado na Ilha de São Pedro. No pátio da escola os índios farão uma apresentação do Toré (dança sagrada), mostrando um pouco da cultura local. Em seguida será formada uma mesa-redonda com líderes da tribo Xokó. O assessor indígena e quilombola, Apolônio dos Santos, fará um histórico do povo Xokó, desde a sua ocupação na região até os dias atuais.

A comitiva da Seed irá ao povoado Mocambo e fará uma visita ao Colégio Estadual Quilombola 27 de Março. No pátio da escola será apresentado o número de dança Samba de Coco. Em seguida ocorrerá um debate com membros da comunidade escolar.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação as comunidades Xokó e Quilombola contam com 110 alunos matriculados. O Colégio Estadual Indígena Dom José Brandão de Castro oferece a educação infantil, ensino fundamental e o ensino médio. O Colégio Estadual Quilombola 27 de Março também oferece os ensinos infantil, fundamental e médio e conta com 237 alunos matriculados.

Com informações da Ascom

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais