Professores do município fazem vigília na porta da PMA

Professores chegaram cedo à porta da Prefeitura de Aracaju (Fotos: Portal Infonet)
Professores da rede municipal de ensino estão fazendo uma vigília por toda esta terça-feira, 22, na porta do Centro Administrativo José Aloísio Campos, onde o prefeito Edvaldo Nogueira anuncia a partir das 15h o percentual de reajuste dos servidores públicos municipais. A categoria luta desde 2009 pela implantação do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério (PSPM), instituído pela Lei Federal 11.738 aprovada em 2008.

A presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Aracaju (Sindipema), Maria Elba Silva informou que a prefeitura está se esquivando de cumprir o que a lei determina. “A prefeitura está pagando o valor do piso apenas para poucos professores de nível médio que estão no início da

Maria Elba, presidente do Sindipema
carreira sob a forma de abono de complementação sem incorporar ao salário, desrespeitando o Plano de Carreira do Magistério”, afirma.

A sindicalista ressaltou que a categoria está lutando por piso na Carreira. “Quando o prefeito modificou o Plano de Cargos e Carreira, os professores do município de Aracaju esperavam que o piso tivesse sido de fato incorporado. Para se ter uma idéia, eles estão pagando o piso, mas não da forma como deve ser. A categoria recebe R$ 1 mil e dez mais complemento de 14.68%.

Isso não aceitamos, queremos que o piso seja aplicado na carreira, ou seja, no primeiro degrau da escala, que é o ensino médio, pois se aplicar no ensino médio, todos sobem”, entende a presidente do Sindipema acrescentando que a vigília desta terça-feira tem por finalidade forçar a reabertura de um canal de negociação.

Antônio Bittencourt pretende dialogar com a categoria
Novo secretário

Quanto à chegada do novo secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt, empossado na manhã desta terça-feira no auditório da Sociedade Semear, a categoria teme que um professor da rede particular não consiga lidar com a rede por se tratar de ‘outro viés, outra competência totalmente diferente, já que na rede particular, tem a questão do capitalismo’.

“O secretário está chegando e vamos aguardar para saber qual a posição dele quanto às nossas reivindicações. É um professor, mas para a categoria ele ainda é uma incógnita e a nossa expectativa é de que ele desenvolva um trabalho voltado para a melhoria da escola pública e pela valorização dos profissionais do magistério em Aracaju. Esperamos que ele entenda um pouco de escola pública”, enfatiza a professora Maria Elba.

O Portal Infonet está a disposição do secretário Antonio Bittencourt, que está sendo empossado na pasta no final da manhã desta terça-feira, 22, devendo se inteirar nos próximos dias sobre a situação em que se encontra o magistério municipal. Na solenidade, o secretário adiantou que estará aberto ao diálogo com a categoria.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais