![]() |
Alunos da Escola Leite Neto farão o curso (Foto: Ascom Seed) |
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está promovendo nesta segunda-feira, 9, a partir das 13h, um curso de Informática Básica para oito alunos com deficiência visual que estudam na Escola Estadual Leite Neto, em Aracaju. O curso acontecerá na sede da própria escola, localizada na rua Humberto Pinto, bairro Grageru, e se estenderá até o dia 1º de junho.
A iniciativa, coordenada pela Divisão de Educação Especial (DIEESP), tem como objetivo capacitar esses alunos para o uso do computador e ainda prepará-los para o manuseio do Macdaisy, livro digital acessível que substituirá, em breve, o livro em Braille, distribuído pelo Ministério da Educação para alunos da rede pública com deficiência visual. Em toda a escola existem 20 alunos com esta deficiência, mas só serão beneficiados com o curso aqueles que ainda não tiveram acesso a um computador.
O curso terá carga horária de 40 horas/aula presenciais e atenderá os alunos do 6º ao 9º ano. Na ocasião, será desenvolvido o Sistema Dosvox, primeiro software brasileiro destinado às pessoas com deficiência visual, e toda a instrumentação acontecerá por meio de softwares leitores de tela. O conteúdo traz como principais temas: conhecendo o computador, conceitos básicos de informática, práticas de digitação, edição e formatação de textos, acesso à internet, dentre outros.
Para a diretora da DIEESP, professora Maria Aparecida dos Santos Názário, o curso será de grande relevância porque ofertará a esses alunos as primeiras noções de informática e, além disso, estará preparando-os para assumir um próximo passo, que é o uso do Macdaisy.
Maria Aparecida informou que, posteriormente, o curso de Informática Básica será ofertado para mais cinco alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Leite Neto. "Esses alunos também têm deficiência visual, mas têm idade inferior e estão em turmas do 1º ao 5º ano, por isso farão o curso em outra oportunidade", disse.
Deficientes na rede pública estadual.
De acordo com a diretora, em todo o Estado de Sergipe, a rede pública estadual tem matriculados 40 alunos com deficiência visual, dos quais 30 estão na capital, em sua maioria na Escola Leite Neto, e 10 no interior do estado. Alguns têm cegueira e outros, baixa visão.
Para Lucas Aribé, técnico pedagógico da DIEESP, essa iniciativa permitirá que as pessoas com deficiência visual passem a utilizar livremente o computador e explorar no seu dia a dia as inúmeras ferramentas de educação, comunicação e socialização que ele oferece. Lucas Aribé também tem deficiência visual.
Fonte: Ascom Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B