Reitoria Ocupada: Estudantes participam de audiência com MPF

Foto : Portal Infonet

Na tarde desta quarta-feira, 08, os estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe se reunirão junto ao Ministério Público Federal. Os representantes da administração acadêmica foram convocados para a reunião, juntamente com os professores do Departamento de Comunicação Social da instituição.  A audiência ocorrerá na sede do MPF, localizada no bairro 13 de Julho, a partir das 17h.

Os estudantes estão ocupados na reitoria da UFS desde o último dia 30 de maio.  Dentre as pautas de reivindicação dos estudantes, destacam-se a construção do Complexo de Comunicação Social- que ainda não tem prazo de início e término da obra- a contratação de professores efetivos e a democratização das instancias da Rádio UFS. Na última sexta-feira, os professores do Departamento de Comunicação Social apresentaram uma proposta para a administração acadêmica, mas os estudantes não se sentem contemplados com  o texto apresentado pelos docentes. “Por mais que existam avanços pontuais na proposta dos professores, nós entendemos que a proposta não chega nem perto do que os estudantes precisam. Precisamos de professores efetivos, precisamos de prazo para construção dos prédios”, destacou Agatha Cristie, estudante do curso de Jornalismo da UFS.

Democracia na Rádio UFS
Uma das pautas cruciais do movimento é a democratização da Rádio UFS. Atualmente a emissora não vem cumprindo com o seu papel de canal público, de caráter comunitário e laboratorial.  O tempo previsto para produção de conteúdo é ínfimo, o conselho administrativo da emissora não representa o peso da comunidade acadêmica e o espaço para produção laboratorial praticamente inexiste. Diante das últimas declarações da administração da UFS, alegando impossibilidade de alterar a estrutura de funcionamento da rádio, denotando um ar de “anarquia” por parte dos discentes, os estudantes respondem de forma categórica. “O que nós queremos é espaço pra produzir e democracia para as deliberações da Rádio, isso é perfeitamente possível, basta vontade política”, afirmou Barbara Nascimento, estudante de Jornalismo da UFS.

Assembléia Geral
Em paralelo à reunião junto ao MPF, os estudantes de Comunicação Social provocam uma assembléia geral extraordinária com todos os estudantes da UFS. O objetivo da assembléia é discutir a universidade de forma global, abrindo a possibilidade para que os demais estudantes  possam colocar a situação de seus respectivos cursos. “O que ocorre no curso de Comunicação Social reflete em toda a Universidade. Nós não queremos discutir educação de forma simplista e segmentada, queremos abarcar toda a UFS”, afirmou Talita Albuquerque, do Diretório Acadêmico de Comunicação Social da UFS.

Fonte:Imprensa ocupação UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais