|
Escritório modelo atende de forma gratuita à população (Foto: Divulgação) |
O Escritório Modelo de Construção Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi criado em 2008 com o objetivo de atender as demandas do instituto, além de oferecer auxílio a cidadãos das classes menos favorecidas de Aracaju. O escritório funciona durante todo o dia elaborando projetos arquitetônicos, levantamentos topográficos, serviços de usucapião, plantas e orçamentos.
Segundo Pablo de Sousa, coordenador do escritório, os projetos têm como público-alvo órgãos governamentais, não-governamentais e a sociedade, em geral. Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo escritório modelo, é preciso apresentar um requerimento expondo os motivos pelos quais desejam que seja elaborada determinada planta ou reforma.
Em seguida, de acordo com Pablo, é feita uma triagem das solicitações, com a ajuda dos assistentes sociais do IFS. São eles que avaliam, por meio de documentos enviados pelos pretendentes e visitas in loco, as condições de vulnerabilidade e situação socioeconômica dos interessados.
Serviços
De acordo com o coordenador Pablo de Sousa, os trabalhos mais procurados são reformas e serviços de usucapião. “Muitas pessoas não possuem a escritura de suas casas e um dos documentos mais solicitados pela prefeitura é uma planta do local. Por esse motivo a usucapião é um dos trabalhos mais procurados”, afirma.
O coordenador ressaltou que todos os projetos realizados pelo escritório modelo são gratuitos e que, recentemente, a equipe vem trabalhando na construção de um centro cultural em uma comunidade quilombola. “Estamos sempre firmando parceiras com órgãos públicos, oferecendo mão-de-obra gratuita. No ano passado, por exemplo, fizemos a reforma de uma maternidade e atendemos mais de 1.500 pessoas”, conta Pablo.
Fonte: Ascom/IFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B