1 bilhão gasto saneamento básico? E Deso joga merda nos rios? CPI já!

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O governo do Ex-Estado de Sergipe nos últimos dias vem torrando dinheiro em propaganda onde diz “que quase 1 bilhão foi investidos em obras de saneamento básico.” Só em Sergipe Del Rey outro local os poderes fiscalizadores constituídos pediriam na Justiça a retirada deste engodo.

Aliás, seria o caso do TCE, o MPE e a Alese formarem uma frente para investigar a veracidade desta informação governamental. Onde foram gastos “quase” 1 bilhão? Quais as obras e seus respectivos valores? Com certeza é mais uma ação do marketing no ano eleitoral. Aliás, a própria justiça eleitoral poderia dar uma mãozinha fazendo a cobrança também.

O exemplo de Aracaju

Não precisa ir para todos os 75 municípios para descobrir as mazelas da Deso, basta Aracaju. Na iminência de completar mais um ano de existência, no dia 17 de março, Aracaju recebe um “presente de grego” da DESO: merda pelas ruas dos bairros 13 de julho, Jardins, Salgado Filho e São José, camuflada de esgoto represado pela alta das marés de março, que ocorre todo ano.
Faz-se oportuno relembrar que a Deso cobra nas contas de água 80% de taxa de esgoto dos aracajuanos, todos os meses, cuja receita não é aplicada, na coleta nem no tratamento tampouco na destinação do esgoto doméstico da cidade de Aracaju.

Possivelmente, a diretoria da Deso vai alegar que se trata de fenômeno da natureza que faz represar, todo ano, o esgoto sob e sobre as ruas de Ará.

Não é verdade! Trata-se de incompetência administrativa e operacional da Deso que cobra por um saneamento básico não prestado à cidade de Aracaju, pois conta com olhos e ouvidos tapados de alguns do MPE que preferem suportar a fedentina da “merda” da Deso a instaurar inquérito civil ou a ajuizar ação civil pública, para apurar o destino que a empresa tem dado aos valores que “confisca” da população aracajuana, todo mês.

Possivelmente, a Deso e a sua imprensa de estimação dirão: “a merda represa pelas ruas de Aracaju porque a cidade fica no mesmo nível do mar.” Tudo balela, para engabelar otário!!
É isso mesmo! Balela pra engabelar otário! Explica-se: A cidade de Vitória também fica no nível do mar, em cuja Baía trafegam transatlânticos, diariamente, sem represar as águas do mar pra dentro das ruas da cidade.

Qual o segredo? Lá tem Ministério Público que exigiu da Prefeitura de Vitória a instalar comportas nos canais por onde passam esgotos para o mar. Sempre nas horas de maré alta, a CESAN (a Deso de lá) fecha as comportas para impedir que a maré cheia invada as ruas da cidade. Simples assim!

Ou seja, há soluções que poderiam impedir que as ruas de Ará sejam tomadas pelo esgoto “in natura”.

Bastaria que a diretoria da Deso tivesse o mínimo de respeito pelos aracajuanos ou que o Ministério Público cumprisse as suas obrigações institucionais, na defesa dos interesses coletivos da população de Aracaju.

 

TCE/SE: do pregão para festa dos 50 anos, da errata e a desculpa. Coronavírus salva TCE de licitação “mal planejada” E ontem, 12, o TCE/SE, publicou errata no Diário Oficial, por conta do ano errado no pregão (2019 e não 2020 como o blog alertou), mas informou que o pregão estava mantido, mesmo com a data de 23 para abertura dos envelopes e a realização do evento nos dias 25,26 e 27, sem contar o prazo para recurso e a informação do edital “que os serviços podem ser iniciados três dias antes da data marcada.” Ou seja, as datas não batem com o edital. À tarde, o blog foi informado que o evento não será mais realizado por conta do coronavírus. Tá certo, é para acreditar…                                                                                         

“Estou extremamente decepcionado e indignado com Rogério Carvalho”, diz empresário de Capela Deu no Hora News: Um acordo firmado entre o senador Rogério Carvalho (PT), o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) e o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, desfeito horas depois pelo senador, provocou repercussão negativa para o petista. Rogério Carvalho havia prometido apoiar a filiação do ex-prefeito capelense ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), inclusive participando do ato de filiação de Sukita ao partido. O ato de filiação estava agendado para o sábado, dia 21 deste mês, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Capela. Toda matéria aqui: https://horanews.net/estou-extremamente-decepcionado-e-indignado-com-rogerio-carvalho-diz-empresario-de-capela/

“Coronamentírius” Do ex-deputado João Fontes pelas redes sociais: “Impressionante como a imprensa “Chapa Branca” monta as coligações da oposição na cozinha do palácio. Factoides, factoides, factoides. Muitos factoides! Nesse ano de eleição, todo cuidado é pouco com o Coronamentírius. Esse é o Vírus de São Severino: mata velho, mulher e menino!”

Valmir de Francisquinho: apoio resultaria em prisão A delegada Danielle Garcia, do Cidadania, concedeu entrevista à Rádio Capital, em Itabaiana, nesta quinta-feira (12). Além de se posicionar sobre a sucessão aracajuana, na qual é pré-candidata à prefeitura, destacando que, se eleita, abrirá a “caixa-preta” da relação entre a prefeitura e a empresa Torre, algo que este espaço já alertou anteriormente, Danielle fez uma revelação bombástica: segundo ela, em 2018, nas vésperas das eleições estaduais, foi informada de que se o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), apoiasse a candidatura de Valadares Filho ao governo, ele seria preso.

 Tem que ir a fundo Aqui não se discute a seriedade do Deotap e dos profissionais que labutam nesse importante departamento da Polícia Civil sergipana. Mas o fato é que Valmir acabou preso pouco tempo depois das eleições ocorrerem. É preciso que essa informação revelada por Danielle seja devidamente apurada, pela sua gravidade, em primeiro lugar, e também pelas coincidências ocorridas. Até para que não restem dúvidas acerca desse episódio que, apesar de não ter impedido o prefeito de Itabaiana seguir trabalhando e angariando a simpatia de seus munícipes, assim que retomou o comando do município, mas que marcou sua imagem diante da população sergipana.

Areia Branca: pré-candidato critica amadores e aventureiros na gestão Do ex-prefeito Ascendino Sousa, de Areia Branca, nas redes sociais: “A população precisa de serviços eficientes e não pode mais ser vítima de gestores amadores ou aventureiros eleitorais. É preciso trabalhar com quem tenha experiência administrativa, financeira e governamental. Alguém que disponha de noção e respeito pela coisa pública para não prejudicar os recursos existentes e o desenvolvimento da população. Areia Branca tem tudo para voltar ao patamar das principais potências de Sergipe. Para isso, nosso povo precisa de uma pessoa que tem raízes na cidade e coloque o desenvolvimento do município em primeiro lugar.”

Campanha de conscientização sobre coronavírus O coronavírus está se multiplicando no Brasil e no mundo. Preocupado com esse cenário, o deputado estadual Luciano Pimentel utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa ontem, 12, para sugerir que a Casa promova uma campanha educativa com objetivo de conscientizar a população sergipana sobre a doença, tendo em vista que em Sergipe ainda não há nenhum caso confirmado.

Cuidados Após comentar fatos que vêm ocorrendo no Brasil, o parlamentar enfatizou a importância disseminar informações sobre o coronavírus. “Faço aqui um apelo para que a Alese, seja pelos meios próprios de comunicação ou através de emissoras de rádio e TV, realize uma campanha de conscientização sobre o coronavírus. Dessa forma os sergipanos poderão ter conhecimento sobre quais são os cuidados que cada pessoa pode inserir em sua rotina para evitar que essa epidemia se propague em nosso Estado”, pontuou Luciano.

Barra dos Coqueiros: prefeito vem perdendo base para a oposição E o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, que já foi reeleito, vem perdendo a cada dia importante aliados.  Nos últimos dias o vereador Jailson do Solidariedade e a vereadora Salete se somaram ao grupo da oposição. O atual vice-prefeito, Alysson Souza, vem articulando muito bem ao lado de outras lideranças e vem desmontando o grupo da situação,

MP pode pedir afastamento do ex-presidente da Câmara Municipal de Capela Deu no Portal Fan F1: Nesta quinta-feira, 12, o radialista George Magalhães, trouxe no Jornal da Fan 2ª Ediçao, com exclusividade, a informação de que o Ministério Público de Sergipe pediu ao Judiciário o afastamento do ex-presidente da Câmara Municipal de Capela, o vereador Adalto Sukita. O pedido se deu devido ao processo de investigação ao qual o parlamentar vem sendo submetido após indícios de improbidade administrativa. O Portal Fan F1 entrou em contato com o vereador, que tomou como surpresa o anúncio feito pelo radialista. Ele também afirmou não ter sido notificado, mas que tão logo tome ciência, falará sobre a decisão.

Audiências de custódia serão realizadas no interior de Sergipe Ocorreu na última segunda-feira, 09, reunião do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), com a finalidade de discutir os últimos ajustes para a parametrização das audiências de custódia no interior do Estado. A intenção da reunião foi apresentar a juízes e autoridades policiais a nova instrução normativa que regulamentará, a partir do dia 16 de março, as audiências de custódias.

Presenças O Desembargador Diógenes Barreto, Supervisor do GMF; a Desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, Corregedora Geral de Justiça; a Juíza Auxiliar da Presidência, Ana Bernadete Leite de Carvalho e a Juíza Corregedora Brígida Declerc Fink receberam juízes e autoridades policiais das Comarcas de Estância, Itabaiana, Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória.

Nova instrução normativa “Ajustamos a nova Instrução Normativa acerca da audiência de custódia, que deverá ser publicada nos próximos dias. Testaremos, a partir de 16 de março, novos formatos da audiência de custódia no interior do Estado, a fim de equacionarmos as eventuais dificuldades dos órgãos parceiros que compõem o Sistema de Justiça”, discorreu o Des. Diógenes Barreto.

Comarcas Além da capital Aracaju, onde está localizada a Central de Plantão, serão realizadas audiências de custódias nos municípios de Estância, Itabaiana e Tobias Barreto. Estas Comarcas apenas realizarão as audiências de custódias dos flagrantes realizados em seus respectivos territórios. O outro modelo é o projeto experimental com o uso de videoconferências, que atenderá a oito municípios do Alto Sertão sergipano, utilizando como cidade-polo Nossa Senhora da Glória.

Censo Previdenciário Até o dia 30 de março, o SergipePrevidência segue em atendimento para recadastro do Censo Previdenciário 2019. A atualização dos dados deve ser realizada por servidores públicos, estatutários, celetistas, inativos e pensionistas de todos os poderes e órgãos estaduais, além dos servidores das empresas públicas e fundações. 13 mil servidores ainda estão pendentes quanto ao recadastro, que pode ser realizado na sede do SergipePrevidência. O órgão fica localizado no Palácio Serigy, no Centro.

Conselho de Psicologia de Sergipe atua para implementar a Câmara de Mediação O Conselheiro Presidente Naldson Melo, a assessora técnica Talita Costa e a assessora jurídica Roberta Tores, estiveram em visita institucional ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Técnicas de mediação Em reunião com a Juíza membro do Nupemec, Luiza Maria Foz Mendonça e a Chefe de Divisão Operacional do Nupemec, Carla Maria Franco Lameira Vitale, foi discutida a possibilidade de um convênio para realizar curso de capacitação de colaboradores do Conselho Regional de Psicologia da 19a Região sobre as técnicas de mediação. Essa é a primeira fase do trabalho de implementação da Câmara de Mediação no CRP19, no âmbito da Comissão de Ética, instituída e normatizada pela Resolução n.003/2017, para solução consensual de conflitos nos processos disciplinares éticos.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

O mormaço higiênico Por Antônio Samarone: “A Saúde de Aracaju está mandando comunicados sobre os casos suspeitos de Coronavírus na cidade, como se a ausência de casos confirmados entre a gente, se devesse as ações do órgão. Calma gente, marketing demais pode ensejar desconfiança. A pandemia está em seu início no Brasil. As previsões são incertas. Um fato positivo: o mormaço de Aracaju é um fator de proteção. Pelo menos esse forno a céu aberto serve para alguma coisa. O contágio do COVID – 19 é através de gotas respiratórias. No meio ambiente, o vírus sobrevive 28 dias na gota se a temperatura for inferior a 10 graus, mas só suporta um dia quando faz mais de 30 graus. A Prefeitura de Aracaju não perde tempo, está pronta para anunciar que o seu desprezo pela arborização da cidade é planejado, só para aumentar o calor e com isso dificultar a transmissão do Coronavírus. Confirmado: somos mesmo uma cidade inteligente.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Sinpol/SE recebe visita de policiais civis preocupados com o silêncio do Governo diante dos projetos apresentados pela categoria

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) recebeu na quinta-feira, 12, a visita de uma comissão representada por policiais civis da classe Substitutos. Na quinta-feira passada, 05, agentes auxiliares também estiveram na sede do sindicato para compreenderem o motivo do silêncio do Governo em relação aos projetos apresentados pela categoria policial civil.

“Os policiais civis até compreendem que o Governo se comprometeu a dar retorno sobre as propostas da categoria agora no mês de março, mas estão receosos quanto às mudanças que esses projetos estão passando por conta da intervenção da delegada-geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza. O receio deles e de tantos outros que têm nos procurado individualmente para dialogar é que a base da Polícia Civil seja deixada de lado e desvalorizada em relação ao cargo dos delegados. Reforçamos que o Sinpol fez e continuará fazendo sua parte. Após o Governo apresentar o projeto, realizaremos nossa Assembleia Geral para discutir e deliberar coletivamente sobre o conteúdo do documento. Essa preocupação é natural e demonstra que os policiais civis estão acompanhando o cenário na Polícia Civil e no ambiente externo. Esperamos que não haja diferença de tratamento no projeto, até porque todos na instituição arriscam a vida diariamente no exercício de suas atividades”, destacou Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE.

Além dos questionamentos relacionados à aprovação de projetos voltados para a categoria, os agentes, agentes auxiliares e escrivães trataram com a diretoria do Sinpol/SE sobre o papel dos policiais civis no cenário político sergipano; sobre a necessidade de uma campanha salarial no primeiro semestre deste ano e apontaram sugestões relacionadas às atividades do cotidiano sindical.

“Em breve realizaremos nossa Assembleia Geral, mas é importante sim que os policiais civis nos procurem e esclareçam suas dúvidas diretamente com um dos diretores do sindicato. Felizmente o diálogo e o respeito têm prevalecido, ainda que haja divergência de opiniões no cenário em que nos encontramos. Está sendo uma fase difícil para todos os profissionais da área da Segurança Pública, não apenas para os policiais civis. Temos essa compreensão e sabemos que apenas com muita luta conseguiremos melhorar a nossa realidade e o serviço que prestamos diariamente ao cidadão. A insatisfação dos policiais civis permanece grande pelo tratamento que nossa classe vem recebendo por parte do Governo, mas continuaremos seguindo na luta unidos, determinados e cientes do importante papel que desempenhamos na sociedade. Não aceitaremos ser desrespeitados”, finalizou Adriano Bandeira.

ARTIGO

Veja como a fome está perto de você por Bertulino Menezes

Vou muito ao mercado do Augusto Franco nos fins de semana. Gosto de tomar café com inhame, ver os amigos e fazer minhas compras, é lógico: frutas, legumes, carne, peixe, castanhas, amendoim…

Gosto também de observar o movimento por ali. E um fato tem chamado a atenção, o número de pedintes. Alguns são fregueses, que a gente já conhece há tempo e até nos chamam pelo nome.

Mas, ultimamente, o cenário anda mudando. Há crianças pedindo; e não querem um trocado, pedem comida. É só observar e, por ali, há sempre uma família esperando pela ajuda. O mesmo acontece pelas ruas do centro, onde tem sempre uma criança abordando o seu carro e pedindo pra pagar um lanche, uma quentinha. Idosos pedindo comida nas portas das casas.

Há fome, sim, na cidade, no Brasil. Há desemprego e falta de esperança. Há falta de políticas sociais sérias, e não estou falando de bolsa família. Falo de oportunidades, de centros de capacitação, de leis que acabem com o desperdício. Há muito alimento sendo jogado fora, em casa, nas feiras e mercados, nos restaurantes.

Há projetos rodando pelo Congresso Nacional há mais de 20 anos, e nenhum parece próximo a conseguir aprovação para ajudar a acabar com esse desperdício, que poderia matar a fome de milhões de pessoas. No Brasil, são cerca de dez milhões de famintos que não sabem quando farão a sua próxima refeição.

E há milhares de crianças privadas de direitos fundamentais, como educação, comida, moradia, proteção contra o trabalho infantil. Seis em cada dez crianças no Brasil vivem na miséria, morando em cortiços onde dividem o quarto com mais cinco ou seis pessoas também famintas.

Falta sentimento do Poder Público.

FACEBOOK: BERTULINO MENEZES

INSTAGRAM: @bertulinomnz

PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro O Instagram será uma das primeiras vítimas empresariais do #coronavirus. Sem viajarem por aí, restará às pessoas postarem fotos dentro de casa lambendo um chicabom.

www.twitter.com/BernardoMF Aconteceu…

www.twitter.com/ThalesBrandao Recebi no WhatsApp > #coronavirus
Sem abraço, sem beijo, distância de segurança de 2 metros e encerramento de atividades esportivas!!! É tipo uma Vida de Casado, só que com tosse.

www.twitter.com/EspacoMilitar JUIZ DETERMINA INTERDIÇÃO DE SEDE DA PM EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA –

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar” Eduardo Galeano.

Enquanto isso a Mobilidade no Centro de Aracaju é uma maravilha. Os fiscais da Emsurb ficam embaixo de alguma árvore batendo papo. Já os agentes de trânsito ficam nos carros com ares condicionados trabalhando no WhatsApp… A foto é de ontem,12, na Rua de Itabaianinha com enormes bancas de frutas atrapalhando o trânsito.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais