10 Dicas para o governador Jackson Barreto

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

1 – Quando a receita permitir priorize os cerca de 10 mil servidores, a chamada “arraia miúda”, que ganha muito pouco e precisa do Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCVs) para que os salários melhores. Estes são renegados de governo a governo.

2 – Lembre-se que tem algumas categorias que são conhecidas como “Classe A’, e que de 2008 para cá tiveram reajustes grandes. Algumas chegaram a 134%, 177%, 302%, 319% e até 400,44% conforme tabela apresentada pelo secretário da Fazenda. Tem categoria que faz greve, ganha mais do que os outros e trabalha um dia e folga cinco.

3 – Faça uma auditoria em algumas pastas, como a SSP, onde tem veículos que nem o secretário sabe.

4 – Acabe com a hora extra no governo estadual e limite o consumo dos telefones mais ainda.

5 – A cabe com viagens e diárias. As empresas privadas hoje as viagens só em último caso. O uso geral é de aplicativos via Internet, além de teleconferências.

6 –  Devolva o helicóptero locado e solicite ao Ministério da Justiça, algum que foi apreendido com traficante ou em operações contra corrupção. E contrate uma empresa apenas para manutenção do helicóptero.

7 – Acabe com remuneração de conselheiros e substitua por empresários que tenham experiência em gestão.

8- Coloque filtros na Internet, para evitar acesso do servidor a sites que não servem para o serviço dele.

9- Terceirize ou faça PPP das atividades que podem, a estrutura governamental é pesada e com muitas interferências. As atividades fins do Estado são saúde, educação e segurança.

10 – Defina metas para cada secretário. Quem não cumprir, exonere. Até porque se vai deixar a vida pública não precisa ficar refém de algum grupo político ou partido. Afaste-se de quem diz só Amém. Assessor de verdade é aquele que elogia, mas também diz não é discorda do chefe.

A crise não é só em Sergipe, mas em todo país. O Estado brasileiro está falido. Ou muda-se, com uma gestão empresarial, sem paternalismo e castas de servidores privilegiadas, ou acaba no fundo do poço.

Reflita Jackson Barreto: que tal passar para a história como o governador que começou a mudar de verdade a gestão governamental?

Agora são nove municípios que pagaram a folha em dia. Laranjeiras caiu fora da lista
O blog recebeu a informação de que a Prefeitura de Laranjeiras não pagou o salário do magistério em julho. Então, até o momento o blog tem contabilizado sete municípios que pagaram em dia: Areia Branca, Capela, Carmópolis, Divina Pastora, Itaporanga, Riachuelo e Socorro, além de Pirambu e Rosário do Catete, cujas assessorias informaram ontem.

Salário Julho:Governo do Estado e PMA pagam mais categorias hoje
O governo do Estado continua o pagamento da folha hoje, completando os salários da polícia militar, do bombeiro militar e enpresas estatais. Já a prefeitura de Aracaju paga os salários dos servidores da Emsurb e da Emurb.

Na 103 FM, Agamenon anuncia que vai pedir que MPE fiscalize contratos da Petrobras com empresas que realizam eventos
O vereador de Aracaju, Agamenon Sobral, PP, apresentou ontem, 06, ofício ao Ministério Público Estadual pedindo que o órgão fiscalize os contratos da Petrobras em Sergipe com empresas para eventos. Ao conceder entrevista pela manhã, ao radialista George Magalhães, na 103 FM, Agamenon disse que deseja saber se realmente as informações que recebeu são verídicas. As informações são de que eventos para Aracaju e Carmópolis foram direcionados para uma empresa cujo proprietário é o irmão do superintendente de comunicação da Petrobras em Sergipe. No ofício o vereador pede a fiscalização dos contratos e o nome da empresa ou empresas que têm contratos com a Petrobras em Sergipe.

Asfalto
A entrevista com Agamenon em George Magalhães começou porque o vereador disse que a Petrobras não vem dando o mesmo tratamento a atual gestão em Aracaju como na anterior. Deu como exemplo a matéria prima para o asfalto, onde a usina da Emurb está com pouco estoque para continuar com a operação Rodando no Macio. No mesmo programa, o secretário da PMA, Carlos Batalha, entrou no ar e disse que o vereador está enganado e que o relacionamento é bom e que a atual gesto tem contado sempre com o apoio da Petrobras através do superintendente Luiz Roberto.

Na Xodó FM. Agamenon anunciou que vai pedir fiscalização também ao MPF
Ainda ontem, no início da tarde (às 13h), Agamenon concedeu entrevista a Xodó FM, ao repórter Edcarlos no programa “Jornal da Xodó”, do âncora Willame Lima,onde reafirmou o que disse na 103 FM e disse que na terça-feira vai ingressar com o mesmo pedido no Ministério Público Federal, já que envolve recursos federais.  “Segundo informações a liberação da verba da Petrobras para evento é condicionada a empresa LS, de Teó Santana que é irmão de Luiz Roberto”, disse na rádio Xodó FM.  Agamenon disse que com a fiscalização do MPE e do MPF os sergipanos vão saber se realmente é verdade ou não do direcionamento.

Nuclear em Sergipe
Repercutiu na sessão desta quinta-feira, na Câmara dos Deputados, o artigo do ex-governador Albano Franco, publicado no último dia 18, no Jornal O Globo, em que defende a mobilização das autoridades sergipanas para evitar que o Estado venha perder para Alagoas, Bahia ou Pernambuco, a localização da usina nuclear já definida para ser construída no Nordeste.

Leitura
O artigo foi lido integralmente pelo deputado Laércio Oliveira, que pediu também o registro nos Anais da Câmara. O parlamentar destacou o momento oportuno da advertência do ex-governador para a tomada de posição das lideranças políticas do Estado.

Qual a intenção de assessor de ex-secretária de João Alves?
O blog recebeu um e-mail informando que um assessor da deputada e ex-secretária da saúde de João Alves, Goretti Reis, vem andando por toda Aracaju tirando fotos de buracos, lixo e matos. Qual a intenção? Será que a deputada sabe e aprova? Será um calo para João?

Tocha olímpica
E ontem, 06, o ministro do Turismo, Henrique Alves esteve em Aracaju, onde ao lado do governador Jackson Barreto,  realizaram uma reunião-técnica para definir como será a passagem da tocha olímpica em Sergipe, em maio do próximo ano. Antes o ministro deu uma entrevista exclusiva a George Magalhães, na 103 FM, onde detalhou todo o processo. Ao todo, seis municípios sergipanos vão ser contemplados com a vinda do símbolo dos jogos: Aracaju, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo, Glória e Propriá.

Alimentos em cantinas escolares
O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) apresentou projeto na ALESE buscando disciplinar o comércio de produtos alimentícios em cantinas de escolas públicas e provadas de Sergipe. Entre outros pontos, ele proíbe a venda de frituras e outros produtos que contribuem para o aumento de colesterol, diabetes, obesidade e outras doenças bastante comuns em crianças e adolescentes que não têm o habito da alimentação saudável.

Nutricionistas
“Tive o auxilio de três nutricionistas para elaboração do projeto. E eles sugerem os produtos que podem ser comercializados nas cantinas em substituição às frituras, por exemplo, sem prejuízo para a saúde das crianças”, informou Francisco Gualberto. “A nossa intenção não é fechar nenhuma cantina. O projeto se refere ao cardápio. Faz a relação entre os benefícios à saúde e aqueles produtos que podem garantir esse benefício”, explica.

Falta de Medicamentos: deputada apela para sensibilidade com portadores de câncer
A angústia apresentada semanalmente pelos meios de comunicação, onde pacientes de câncer têm que suspender seus tratamentos por falta de medicamentos foi tema do discurso da deputada Maria Mendonça, PP, ontem, 06, que apelou para que o governo do Estado adote procedimentos para agilizar o processo licitatório.

Saúde na UTI
“Nós sabemos que os problemas da saúde têm se agravado no decorrer dos anos e que agora, a saúde de Sergipe está na UTI. Ao longo desse período estamos tentando fazer com que o governo perceba a importância de se fazer um planejamento focado em prioridades, mas ao nos depararmos com situações desta natureza, percebemos que isso não ocorre, pois do contrário  problemas desse porte estariam na escala prioritária número 1”, disse a parlamentar.

Cobrança da Assembleia
A deputada alertou que esse tipo de medicamento não pode ser aguardado,  pois a interrupção  do tratamento  traz um prejuízo enorme ao paciente e, em diversas ocasiões  o preço a ser pago é irreparável, portanto é preciso adotar procedimentos para agilizar o processo licitatório e permitir um tratamento contínuo a todos que dele necessita. “Essa Casa precisa cobrar de forma forte e veemente  porque não se justifica faltar medicamento para pessoas que estão em situação de risco ”, apelou Maria aos colegas de parlamento.

Relator da reforma tributária
O líder do PSC, deputado federal André Moura foi indicado relator da Comissão Especial para análise, estudo e formulação de proposições relacionadas à Reforma Tributária instalada na manhã de ontem, 06, na Câmara Federal. A indicação foi feita pelo presidente, deputado Hildo Rocha (PMDB/MA) e a comissão tem o prazo de 30 dias para concluir os trabalhos. De acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, a instalação da Comissão é uma oportunidade de racionalizar a cobrança de impostos no País e será uma das prioridades do segundo semestre legislativo de 2015.

Relator da reforma tributária II
A indicação de André Moura aconteceu devido à sua atuação na elaboração do novo Pacto Federativo e na reformulação de tributações como ICMS, PIS/Cofins e IPI por já estar familiarizado com o tema nesse momento atual de ajustes e busca por estabilidade na Economia brasileira. Para o relator André Moura, a Comissão será uma extensão do trabalho desenvolvido na relatoria do novo Pacto Federativo. "É uma tentativa de não só fazer justiça com a divisão do bolo tributário arrecadado, mas também de rever quem paga mais e menos impostos, pois no Brasil esses percentuais são invertidos.  Quem ganha mais, paga menos, e quem ganha menos, paga mais. É urgente essa revisão".

Verbas indenizatórias: TCE homologa TAG e Câmara de Aracaju aprova Projeto
O Pleno do Tribunal de Contas (TCE) homologou ontem (6), o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado entre o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), o Ministério Público Especial, a Câmara Municipal de Aracaju, através do seu presidente vereador Vinícius Porto (DEM), e Auditores do TCE.

Corrigindo irregularidade
“Esse TAG visou corrigir uma irregularidade que há tempos existia no pagamento da verba de indenização à qual os vereadores têm direito. Com a ajuda do presidente Vinicius Porto, foram definidos alguns critérios para fazer com que esse recurso fosse pago de acordo com a lei”, explicou o conselheiro Clovis Barbosa, relator da matéria, acrescentando que o TCE não foi tão radical como o Tribunal de Contas de Minas Gerais que decidiu acabar com as verbas indenizatórias.

Todas Câmaras têm verbas indenizatórias
Para ele, “não seria justo que todas as Câmaras recebam essa verba e só a de Aracaju e a de Belo Horizonte não terem esse direito”. O conselheiro parabenizou o comportamento do presidente Vinicius Porto “que participou, de forma ativa, de toda a discussão do instituto do Termo de Ajustamento, junto com o seus assessores e com os assessores da Corte de Contas”.

Na Câmara
O Projeto de Lei, visando regulamentar a verba indenizatória foi aprovada, por unanimidade, em primeira instância, no final da manhã desta quinta-feira.  “O procedimento sempre foi o mesmo ao longo dos anos. Agora, que o Tribunal fez o alerta para a necessidade da regulamentação, os vereadores o fizeram, sem qualquer dificuldade ou objeção”, afirmou o presidente Vinicius Porto.

Debate
Porto lembrou que as discussões em torno do assunto vinham sendo feitas desde o ano passado com a Corte de Contas, de modo a se verificar uma melhor forma de proceder o pagamento das verbas indenizatórias. “A Câmara apresentou as suas sugestões, o Tribunal também e o TAG foi estabelecido. Foi um documento elaborado por várias mãos (TCE, CMA e MPE) e isso fará com que possamos dar continuidade ao nosso trabalho, como presidente, de forma mais tranquila”, afirmou Vinicius Porto.

Encaminhamento
Ele lembrou que a recomendação do Tribunal era para que o Projeto de Lei fosse apresentado até o próximo dia 10. “Mas nós antecipamos para o dia 3 e hoje (6), já o aprovamos em primeira discussão. Terça-feira próxima, o apreciaremos nas demais instâncias e, em seguida encaminharemos ao prefeito João Alves para a devida sanção”, explicou Porto, acrescentando que todo o colegiado está satisfeito com os encaminhamentos adotados.

Academias: “CMA não pode legislar sobre Direito Privado”, diz Adriano
O vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o “Adriano Taxista”, voltou a se posicionar contra o Projeto de Lei 18/2015, que versa sobre a proibição da cobrança da taxa, por parte das academias de ginástica, do personal trainer. O tucano revela não ser contra os profissionais, mas entende que a CMA não pode determinar como deve funcionar uma empresa da iniciativa privada.

Sem competência
“Não é competência dos vereadores! Esse projeto que isenta o personal trainer de taxas a serem cobradas pelos donos de academias é uma questão de direito privado. Ontem (quarta) eu apelei para que o projeto fosse retirado de pauta e fui derrotado por 16 a 1. Pedi então um pouco mais de tempo para ler essa propositura. Discuti o assunto com algumas pessoas e visitei algumas academias. Acho que não podemos determinar como a iniciativa privada deve trabalhar”, comentou o vereador.

Seguro premiável do cartão Banese Card sorteia mais uma ganhadora de R$ 10 mil
A promoção do Banese Card, que em parceria com a Mapfre Seguros realiza mensalmente o sorteio de R$ 10 mil entre os clientes que contratam o Seguro de Perda e Roubo do Cartão, teve mais uma ganhadora na última quarta-feira, 5. A sorteada foi a jovem Luana dos Santos, que recebeu o cheque simbólico com a sua premiação na agência do Banese da cidade de Nossa Senhora das Dores, no interior sergipano.

Premiações

O seguro do Banese Card oferece cobertura em casos de perda ou roubo do cartão. Ao aderir ao seguro, pagando apenas R$ 5,99 por mês, o cliente ganha um número para concorrer aos prêmios. Os sorteios são realizados mensalmente, pela Loteria Federal, e os ganhadores das premiações são avisados por telefone ou carta registrada.Para saber se foi sorteado, o cliente também pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Banese Card, pelo telefone (79) 3218-2080, e informar o número do Seguro Premiável, que consta em negrito na fatura do cartão.

Encontro Seguro
O executivo Rafael Sciancalepre, gestor empresarial do Grupo ADMSEG, vai ministrar uma palestra sobre funcionalidades do sistema tecnológico para o mercado de seguros, na próxima edição do “Encontro Seguro”, realizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe (Sincor-SE). De acordo com o presidente do sindicato, Érico Melo, existem vários recursos que facilitam a agilidade dos processos de trabalho dos corretores e, por isso, abordar esse tema é importante para a categoria. A palestra será no próximo dia 11, às 12h, no Aquários Praia Hotel.

Terapia ocupacional
Aracaju receberá no dia 15 de agosto, o I Simpósio de Geriatria Aplicada à Terapia Ocupacional. Promovido pelo Espaço Ativo, o evento vai acontecer no auditório do Hospital Primavera  e tem como objetivo debater a temática sob ângulo de diversos especialistas, além de capacitar profissionais que trabalham na área. O público alvo são estudantes do curso de terapia ocupacional e profissionais da área. As inscrições custam R$ 80 (estudantes) e R$ 100 (profissionais) e podem ser feitas no Espaço Ativo (Rua Construtor João Alves, 497, Bairro Salgado Filho) até o dia 14 de agosto. A programação do evento aborda o processo de envelhecimento de forma geral, destacando doenças como depressão, doença de Parkinson e demência. As causas, tipos de tratamento e o destaque para o auxílio do terapeuta ocupacional neste processo também serão discutidos.

Mudança estratégia
Os integrantes da cúpula dos tucanos anunciam que estão mudando de tática. Passam a adotar uma política menos radical, deixando de lado a tese do impeachment para lutar pelo afastamento da presidente Dilma. Este blog gostaria bastante de uma explicação convincente sobre o seguinte: como afastar a presidente, sem ser pelo caminho do impeachment (impedimento), num processo que está consagrado na Constituição Federal? Como o partido dos tucanos sempre foi tido como exemplo de ficar em cima do muro, caberia uma explicação a respeito do tema.

Projeto esdrúxulo
Já o deputado Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara, tentou apresentar um projeto que propunha, simplesmente, ou se preferem, simploriamente, a extinção do PT – Partido dos Trabalhadores. Alertado, desistiu de fazê-lo.

Pontos positivos
O vice-presidente Michel Temer, do PMDB, foi apoiado por muitos segmentos da sociedade no que diz respeito ao seu posicionamento em defesa de uma união nacional, capaz de salvar o país, neste momento de crise econômica e política.

FIRJAN E FIESP
Duas das principais entidades empresariais do Brasil emitiram nota conjunta apoiando o vice-presidente Michel Temer.

Comemoração
Os 66 anos de fundação do SAME – LAR DE IDOSOS NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – serão comemorados no próximo dia 15 de agosto. O presidente da instituição, diácono Antonio Costa Almeida, informa que na referida data, acontecerão, às 15 horas – Missa presidida pelo arcebispo de Aracaju, e, à 16 horas – Confraternização.

AABB Aracaju
Já a AABB, vai realizar uma extensa programação, durante o mês de setembro, constando de atividades esportivas, sociais, culturais e de lazer. A abertura será na sexta-feira, 11 de setembro, com um grande baile. A diretoria do clube, comandada por Antônio Andrade, está se esmerando para apresentar grandes atrações, ao lado do vice de aposentados e pensionistas, Ubiratã Menezes.  A AABB Aracaju foi fundada em 10 de setembro de 1945. Seu primeiro presidente foi Antônio Pedro Celestino.

Confraria  “Antigos do Farol” realiza exposição de veículos clássicos no RioMar                                  

                            
Desde o último dia 30 de julho o shopping RioMar em Aracaju é palco de uma exposição de veículos clássicos da confraria “Antigos do Farol”. A exposição vale à pena ser conferida e se estenderá até o próximo dia 09 de agosto, domingo.

XVIII Exposição de veículos clássicos na orla de Atalaia, dia 16 de agosto
Além da exposição no shopping, no próximo dia 16, no estacionamento do Oceanário na Orla de Atalaia, será realizada a XVIII Exposição de Veículos Clássicos, promovida também pela confraria, que tem como presidente Hugo Macedo. São exemplares únicos, tais como CHEVROLET OLDSMOBILE 1946, CHEVROLET BELAIR 1952, MERCEDES BENZ 1964; FUSCA VINTAGE 1968 e por fim, UM FORD GALAXIE LANDAU 1978.

Novas eleições
PSDB e DEM pedem novas eleições para enfrentar a crise.

Nordeste
Segundo o INEP, as melhores escolas públicas do Brasil são do Nordeste.

PTB E PDT
Anunciam saída da base de apoio do governo.

Microcasas
Nos Estados Unidos, jovens trocam dívidas por vidas em microcasas.

Dólar sobe
A moeda norte-americana avança 1,39 por cento e passa a valer 3 reais e 53 centavos.

Contas
Em menos de duas horas, a Câmara dos Deputados aprova contas de Itamar Franco, FHC e Lula.

Pior que a de 1964
Para o senador José Serra ,situação de Dilma é pior do que a de 1964, quando a ditadura foi instalada, no Brasil. Um pouco de história – 1952/1953 –  A criação do BNDE, atual BNDES, e da PETROBRAS.Em 1952, Getúlio Vargas cria o atual BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e estatiza a produção de energia elétrica. Um novo decreto impõe limite de 10 por cento para a remessa de lucros ao exterior. Em 1953 é criada a PETROBRAS, e fica estabelecido o monopólio estatal do petróleo. Essa política provoca a reação dos conservadores liderados pela UDN – União Democrática Nacional. Uma greve geral por reajuste salarial mobiliza 300 mil trabalhadores em São Paulo, que dura 24 dias, terminando com acordos em separado de várias categorias. Outra greve paralisa 100 mil trabalhadores do setor marítimo no Rio de Janeiro.

Giro esportivo
Continua o impasse quanto à liberação do estádio Augusto Franco, em Estância. Ocorre que praças de esporte em condições piores, não são interditadas. /// Enquanto isso o Estanciano continua protestando. /// Modalidade bastante nova, o BADMINGTON já registrou um grande índice de propagação em todo o mundo. /// A modalidade foi incluída nos recentes Jogos Pan-Americanos, realizados no Canadá. /// A presidente Dilma sancionou, na última quarta-feira, a MP, agora transformada em lei, que institui a Responsabilidade Fiscal no futebol brasileiro. /// O Confiança vai enfrentar o Cuiabá, pela série C. /// Decisão do campeonato sergipano sub-19, terá sua segunda partida, nesse domingo. Defrontar-se-ão as equipes do Estanciano e do Confiança, no estádio do SESI, em Boquim. /// Gerson, revelado em Xerém, pelo Fluminense, vai defender a Roma, da Itália.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  A vida não é eterna, mas a queremos para sempre.

www.twitter.com/FlavioDino  Está em curso tentativa de derrubar, sem base constitucional, um governo eleito democraticamente. Isso se define com uma palavra: GOLPE.

www.twitter.com/palmeriodoria A Folha usa o velho truque. Pega no pé de Eduardo Cunha e seus asseclas apenas no editorial, que ninguém lê. E nas manchetes, pau na Dilma.

www.twitter.com/Milton_Junior80  O povo ta pedindo dinheiro emprestado a agiota pq os juros estão mais baixos que o cheque especial oferecido pelos bancos. Fim do mundo!

www.twitter.com/anterogreco  A vida é curiosa: gente pede liberdade de expressão e xinga porque alguém exerceu a … liberdade de expressão. Valeu o teste. Caíram nele.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frase do Dia
"99 por cento de tudo o que fazemos na vida é um lixo, é preciso buscar sempre pelo 1% que é realmente brilhante." Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, nasceu em 07 de Agosto de 1958.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais