13 de Julho: Foto mostra pequenez da obra e da briga

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A foto ao lado é o espaço já definido da obra de contenção da erosão litorânea no bairro 13 de Julho. O leitor pode

Clique em cima da foto para ampliar

perceber que é um espaço pequeno se considerado a importância da obra para todos os aracajuanos. Ou a obra era realizada ou em curto espaço de tempo uma importante Avenida de Aracaju seria perdida. Sem falar no risco para os moradores da região, inclusive um edifício localizado a poucos metros do local.

Quando o blog levantou a bandeira em defesa da obra, desde 2012, quando anunciada pelo então prefeito Edvaldo Nogueira, não foi conta o meio ambiente, mas porque o local já tinha sofrido uma intervenção urbana. Sem a obra a tragédia seria uma questão de tempo. E outro detalhe:  o crime ambiental que acontece diariamente no local é o despejo de esgoto in natura cujo o último laudo deu 1,6 milhão de coliformes fecais por 100 ml. O máximo recomendado é de mil.

A foto mostra que a obra de contenção não ocupará o espaço tão grande e não mudará o curso do rio. É uma contenção necessária e urgente. Se fosse para ocupar o local agora, se não tivesse uma intervenção urbana o blog não seria favorável.

E como já foi dito antes. Este espaço sempre defenderá o meio ambiente e que os gestores façam a sua parte. Porém, não será demagogo, mesmo recebendo muitas criticas, fechando os olhos para a realidade.

O meio ambiente foi agredido naquela área e em muitas outras em Aracaju há muito tempo. A obra agora foi necessária para que a mobilidade urbana e o próprio homem continuem usufruindo do local.

Ninguém venceu, ou melhor venceu o bom senso e a necessidade urgente da convivência do homem com o meio ambiente.

A foto ao lado apenas comprova não só a pequenez da obra, mas da briga desnecessária.

Governo do Estado e PMA antecipam salários de dezembro
Os servidores públicos estaduais começam a receber receberão os salários de dezembro nos dias 26,27 e 30. Já os servidores da Prefeitura de Aracaju receberão no dia 24, véspera do Natal.

Moura se filia hoje ao PSC
O conselheiro aposentado do TCE, Reinaldo Moura se filiar hoje, 19, às 16h, ao PSC. A solenidade será na sede do partido na rua Francisco Portugal, em Aracaju. Moura deve disputar um mandato de deputado estadual, o qual já foi por mais de 20 anos.

Assinado contrato com o BID para investimento no turismo
O governador Jackson Barreto e a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis, assinaram contrato ontem, 18, que garantirá U$ 100 milhões para o desenvolvimento do turismo em Sergipe. Caberá ao Banco Interamericano de Desenvolvimento o financiamento de U$ 60 milhões. Outros U$ 40 milhões virão dos cofres estaduais.

Presente de Natal
"Foi um grande presente de Natal", comemorou o governador, logo após a assinatura do contrato. "Investir em turismo é investir em emprego, na renda das famílias", prosseguiu. Segundo ele, estas ações, iniciadas pelo "saudoso governador Marcelo Déda" garantem recursos "importantíssimos para consolidar Sergipe como destino turístico".

Postos de trabalho
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Valadares Filho (PSB) e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, senador Antonio Carlos Valadares (PSB) participaram da solenidade.  “Além de avalancar o turismo, esses recursos são importantes para criação de novos postos de trabalho no setor turístico”, destacou Valadares Filho.

Aprovado pagamento retroativo do piso do magistério
Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade  ontem, 18, o Projeto de Lei Complementar 11/2013 que assegura o pagamento do retroativo (janeiro a agosto)  do reajuste do piso salarial de 2013.

Parcelas
De acordo com o projeto, os professores vão receber 2 parcelas ainda neste mês de dezembro e as demais serão pagas entre os meses de janeiro e junho de 2014.O projeto de lei é fruto da luta dos professores da rede estadual nas ruas e foi acordado em audiência com o governador Jackson Barreto em audiência realizada no dia 13 de novembro.

AL cria Frente Parlamentar em Defesa da Defensoria Pública
Na tarde de  ontem, 18, os deputados estaduais criaram uma Frente Parlamentar em Defesa da Defensoria Pública com o objetivo de fortalecer essa instituição no estado de Sergipe. Uma Comissão de Aprovados no último concurso da Defensoria Pública, articulada com movimentos sociais, dialogou com parlamentares e apresentou um estudo que demonstra o déficit do número de Defensores Públicos em todos os municípios de Sergipe (já publicado neste blog).

Eleita Mesa Diretora da CMA para biênio 2015/2016
Em Sessão Extraordinária realizada  ontem, 18,por 22 votos favoráveis e uma abstenção, os parlamentares elegeram a Mesa-Diretora da Câmara de Aracaju. O atual presidente do Poder Legislativo Municipal, Vinícius Porto (DEM), foi reeleito e vai comandar a Casa até 2016. O mandato atual encerra-se em dezembro de 2014, no entanto, como forma de priorizar os trabalhos e assegurar a continuidade dos serviços legislativos, os vereadores anteciparam a eleição.

Transparência
Antes de iniciar o processo de eleição, o presidente da Casa, Vinícius Porto, deixou clara a transparência com qual o procedimento foi realizado. “De forma correta colocamos um setor específico para receber até a 1h da manhã a inscrição das chapas. Marcamos tempo maior do que 24h e fizemos tudo dentro do que determina a legislação para que pudéssemos colocar em votação”, afirmou.

Diálogo
Segundo Vinícius, o diálogo é sempre o melhor caminho. “Na vida política nada melhor do que o diálogo e sempre soube fazer isso com oposição e situação. Sempre fiz questão de ser o mais democrático possível. Quero agradecer a Deus pela oportunidade, aos meus pais, a minha família que acompanha todo o processo de perto, aos servidores da Casa e aos vereadores. Obrigado por acreditarem no nosso nome”, completou.

Composição da Mesa Diretora 2015/2016
Ficou assim a Mesa Diretora para o biênio 2015/2016:Presidente: Vinicius Porto (DEM);Vice-presidente: Jailton Santana (PSC);1º Secretário: Pastor Roberto Morais (SDD);2º Secretário: Anderson de Tuca (PRTB);3º Secretário: Adelson Barreto Filho (PSL).

Inauguração do novo Viaduto do Detran
Nesta quinta-feira, 19, o governador do Estado, Jackson Barreto, às 17h, entregará à população aracajuana o mais novo cartão postal da cidade, o Complexo Viário Manoel Celestino Chagas, conhecido como viaduto do Detran. Desde o último dia 6 todo o complexo foi liberado para o tráfego de veículos.

Valores
O novo viaduto do Detran é uma obra do Governo do Estado, executado pela Seinfra, via Departamento de Estradas de Rodagens (DER), e totaliza um investimento de R$ 24,6 milhões. Além da construção da nova pista, o antigo viaduto foi totalmente restaurado e construída passarela metálica na avenida Tancredo Neves. A extensão do viaduto é de 220 metros, com oito metros de largura total. As alças de acesso ao viaduto totalizam 1.200 metros de extensão.

Obras
Hoje pela manhã, Jackson Barreto, vai até o município de Indiaroba, situado no território Sul sergipano e distante 100 km da capital, assinar ordens de serviço que trarão melhorias à população, como sistema de abastecimento e reforma de ginásio.No início da tarde, o governador entrega máquinas que fazem parte de um programa do Ministério da Integração.

Projeto que reformula a nova Lei de Drogas na CCJ
O senador Valadares (PSB)  leu ontem, 18,na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ),  seu relatório ao Projeto de Lei da Câmara nº 37 de 2013, que trata da prevenção do uso de drogas, da atenção à saúde do usuário e da repressão ao tráfico de drogas. Segundo o presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o projeto será apreciado pela Comissão em março de 2014.

Momento
Para Valadares, o projeto  surge em um momento oportuno e essa é a oportunidade de se aprimorar o enfrentamento à questão das drogas com foco no atendimento do dependente, sem deixar de lado as ações preventivas e repressivas. “O crescimento alarmante do uso de drogas nos últimos anos, em especial do crack, torna urgente a necessidade de o poder público dar uma resposta mais efetiva para o problema”, disse.

Repórter cinematográfico de SE entre os vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo
Entre os vencedores da 5ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, encontra-se o repórter cinematográfico sergipano, Danilo Andrade, que participou da reportagem Mãe S/A veiculada pela Globo News e pelo Fantástico tendo como autora a jornalista Patrícia Travassos. O trabalho vencedor apresenta histórias de mães empreendedoras que conciliam a gestão empresarial com a vida familiar.

Espaço de destaque
Parabéns para Danilo Andrade que mostra que quando a competência é a tônica principal o espaço profissional é conquistado. Danilo é filho do competente Lula Andrade que ganhou o prêmio Esso em 2010, 2011 e 2012. Danilo hoje trabalha no Profissão Repórter com Caco Barcellos e em Aracaju trabalhou na TV Sergipe TV Aperipê e várias produtoras.

Hospital do Câncer: Joélia Silva se reúne com Consultor do BID
A secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, recebeu o consultor e engenheiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ricardo Leal Reis. Na pauta, detalhes sobre a planta e os equipamentos que serão implantados no Hospital do Câncer.

Acreditação internacional
"A reunião com o consultor do BID, que é um experiente engenheiro elétrico com especialidade em Clínica Médica, foi fundamental porque estamos trabalhando para um hospital que já vai nascer com os requisitos necessários para a acreditação internacional, que é a certificação de que a unidade hospitalar segue os padrões de ambiência e organização do processo de trabalho em excelência", explica Evandro Galdino, diretor de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipamentos digitais
"Assuntos importantes foram discutidos como as vantagens da implantação de equipamentos digitais como raio-X,  que funciona sem as tradicionais películas, permitindo, assim como outros equipamentos, buscar uma segunda opinião em qualquer lugar do mundo com a agilidade que os resultados digitais de imagem permitem", explicou Ricardo Leal, consultor do BID. A discussão é uma forma de manter sempre atualizado o avanço, inclusive com referência a outras unidades como o Hospital de Barretos.

Aguardando lei da AL
"Essa é mais uma oportunidade que o BID nos proporciona com o envio de consultores com experiência comprovada nas áreas em que faremos investimentos através do Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e Atenção à Saúde (Proredes), que já se encontra aprovado por todas as áreas do Banco, aguardando tão somente a Lei autorizativa aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governador do Estado para que seja encaminhada à STN e posteriormente ao Senado", concluiu a secretária de Estado da Saúde.

Projeto integrado beneficiará empreendedores do Baixo São Francisco
Técnicos do Sebrae Sergipe e Alagoas, em parceria com consultores do Instituto Ambiental Turismo Sustentável e Secretaria de Estado do Turismo, estão trabalhando para formatar o Projeto Integrado de Dinamização e Sustentabilidade do Baixo são Francisco. A proposta é construir uma ação conjunta que beneficie empreendedores dos dois estados.

Elaboração
Segundo Emanoel Sobral, diretor do Sebrae Sergipe, o projeto está em processo de elaboração. “Quando o projeto estiver pronto, a proposta será enviada para o Sebrae Nacional, que é quem vai validar a ação”, explica.Várias reuniões estão acontecendo para viabilizar a elaboração do projeto, inclusive com a participação da coordenadora do turismo do Sebrae Nacional, Andrea Farias, que está orientando como o projeto deve ser conduzido para que seja apresentado da melhor forma.

Confraternização do Sarau Entre Amigos
Será no próximo sábado a partir das 12h com várias atrações: Medeiros, Reginaldo Marinho, Carlos Moreno, Flávio Monteiro e como convidado especial teremos a Orquestra de metais "El Natura", na ocasião será lançado o CD do cantor Flávio Monteiro. Este será o último Sarau de 2013 e o retorno será em fevereiro de 2014. Contatos através do celular (79) 9977-3304. Com apoio do Banese Card, Nova Schin, Rede de Postos Presidente, Vange Produções, Sergipe Eventos, Gleide's Buffet, Restaurante Nacib, Sindifisco, Aéreo Tur e este Blog.

Recesso de fim de ano na Norcon
O escritório e obras da Norcon estarão em recesso neste fim de ano entre as datas que antecedem o Natal e o Ano Novo: de 23 a 25 de dezembro e, de 30 a 1º de janeiro. Tanto o setor de Relacionamento com o Cliente, bem como as demais áreas administrativas funcionarão ainda nos dias 26 e 27 de dezembro, retornando ao atendimento normal a partir de 2/01. A medida da empresa visa proporcionar um maior descanso para os colaboradores, para que festejem com a família o ano vindouro.

Agenda
19 de dezembro – Quinta-feira. Faltam 6 dias para o Natal e 12 para o final de dezembro e do ano 2013.
Hoje é o dia das nações unidas para a Cooperação Sul/Sul.
Em 1957, França, Itália, Alemanha Ocidental, Bélgica, Holanda e Luxemburgo assinam o Tratado de Roma, que marca a fundação da Comunidade Econômica Europeia, origem da atual União Europeia (EU). No mesmo ano (1957), no Brasil, inicia-se a construção de Brasília, a nova capital federal, que seria inaugurada em 1960, por JK.
Movimentação intensa em torno do TCE. Reinaldo aposenta-se. Suzana deve entrar. Belivaldo recorreu ao STJ. Na vaga de Reinaldo, dois pretendentes: Os deputados estaduais Mittidiéri e Angélica, que é a atual presidente da ALESE. Vale lembrar que, pela Constituição, os tribunais de conta são órgãos auxiliares da Assembleia Legislativa. Finalmente vai sair o reclamado concurso para a Polícia Militar. Aposentados e pensionistas também receberão o salário de dezembro no dia 30. É bom lembrar que no dia 24 a rede bancária abrirá das 9 às 11 horas. E no dia 31 de dezembro não haverá expediente externo (para o público). Decisão é do Banco Central e repete-se a cada ano. Governo estadual quer tomar empréstimo de 35 milhões para serem aplicados na área da saúde, em especial na compra de equipamentos para o Hospital do Câncer. Há resistência por parte da oposição. A Ucrânia deverá mesmo assinar acordo com a Rússia. Josip Simunic, atleta da seleção da Croácia, não disputará o mundial de 2014. Foi suspenso por 10 partidas pela FIFA por ter praticado ato de racismo.

Curtas

EM SESSÃO ESPECIAL, O CONGRESSO DEVOLVE O MANDATO AO EX-PRESIDENTE JOÃO BELCHIOR MARQUES GOULART. /// AIRBAG SERÁ OBRIGATÓRIO EM CARROS A PARTIR DE JANEIRO. /// BRASIL DESCARTA TROCAR ASILO A SNOWDEN POR INFORMAÇÕES. /// PROMOTORIA DÁ 45 DIAS DE PRAZO PARA A PREFEITURA DE SÃO PAULO TIRAR OS TÁXIS DOS CORREDORES DE ÔNIBUS. /// ASSEMBLEIA LEGISLATIVA FAZ ESCOLA. CMA ANTECIPA A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA ANTES DO TÉRMINO DE 2013. /// PT FOI SACADO E OPOSIÇÃO FICA DE FORA DA NOVA COMPOSIÇÃO. /// CEARENSES PROTESTAM CONTRA A TRANSFERÊNCIA DE BASE AÉREA PARA NATAL. /// PAPA FRANCISCO AFASTA CARDEAL CONSERVADOR. /// ANEEL ADIA AUMENTO MENSAL DA CONTA DE LUZ.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Atlético decepciona. Festa em Marrocos. Torcida do Galo fica pra lá de Marrakech.
18 de dezembro de 2013. Data da maior conquista do futebol marroquino em todos os tempos. O Raja Casablanca derrota, de forma categórica e indiscutível, o Atlético Mineiro, por 3 X 1. Nada pode ser apontado como restrição à histórica vitória da equipe de Marrocos. Os 10 mil torcedores do Galo das Alterosas sofreram uma tremenda decepção. Esse resultado serve de alerta no que toca à Copa do Mundo do próximo ano. Ronaldinho Gaúcho teve uma grande oportunidade para provar que merece ser convocada para a seleção brasileira. Mas rendeu muito abaixo do que dele se esperava. Fraco no primeiro tempo, melhorou no segundo, ao marcar um gol de falta. Deu um chapéu num adversário, contudo sua apresentação ficou muito abaixo da crítica. Quando o jogo estava 1 a 1, o time de Cuca, que colocou Luan na lateral direita em lugar de Marcos Rocha, abriu uma avenida no lado direito de sua defesa. Foi por aí que o Raja Casablanca construiu sua vitória. O penalty contra o Galo foi bem marcado. A verdade é que, embora fosse considerado favorito, o Atlético não jogou praticamente nada. O palco do espetáculo, pelas semifinais do Campeonato Mundial Interclubes, foi a cidade de Marrakech. Os torcedores do Atlético Mineiro tiveram, ontem, uma noite negra, pra lá de Marrakech. Vale observar o respeito dos africanos, mesmo com a derrota atleticana, demonstrado, ao final do jogo, com relação a Ronaldinho Gaúcho. O placar de 3 X 1 diz tudo. Parece que a partida representou uma espécie de RÉQUIEM PARA RONALDINHO. Enquanto isso, o Raja vai fazer, no sábado, a grande final do certame realizado anualmente pela FIFA, enfrentando, novamente em Marrakech, o Bayern Munique, atual campeão europeu. Quanto ao técnico Cuca, está inteiramente à vontade para aceitar a milionária proposta do futebol chinês.

Itabaiana faz amistoso
No próximo domingo, as equipes do Itabaiana e do Estanciano estarão se enfrentando, em partida amistosa que terá lugar no Estádio Augusto Franco, em Estância.

Visita oportuna
O dinâmico secretário Maurício Pimentel fez, recentemente, uma oportuna visita à cidade de Estância. Tomou providências no sentido de evitar o excesso de “peladas” que só prejudicam o estado do gramado do Francão.

Futsal
O Cotinguiba conquistou, de forma brilhante, o título estadual na categoria sub vinte. No jogo final, goleou o Ajax por 9 a 2. Em 2014, o Cotinguiba participará da Copa do Brasil dessa categoria.

Socorrense
Adotando as últimas providências para participar da Taça Governo de Sergipe, que vai começar no dia 12 de janeiro.

Olímpico de Itabaianinha
A situação prossegue indefinida. Observe-se que faltam cerca de três semanas para o início do campeonato.

Os mais caros
São os seguintes os clubes que detêm em suas equipes os atletas mais valorizados e que, portanto, são os mais ricos do Brasil: 1. Cruzeiro de BH – 211,5 milhões de reais; 2. Corinthians – 203,6 milhões; 3. Internacional – Internacional – 185,1 milhões de reais; 4. São Paulo – 184,1 milhões e 5. Atlético (MG) – 180,2 milhões.

Beach soccer
Campeonato estadual está sendo disputado na Arena do Conjunto Augusto Franco. O último campeão foi o Sergipe, em 2012. As equipes participantes são: Confiança, Sergipe, Colorado, Itabaiana, Gararu, Carmópolis, Riachão do Dantas e Barra dos Coqueiros.

Memória esportiva
19 de dezembro – Em 1901, é fundada a primeira liga de futebol do Brasil, a Liga Paulista de Futebol, que organiza, em 1902, o primeiro campeonato paulista, o peioneiro dos torneios esportivos em nosso país. Em 1964, o Santos empata por zero a zero, no Maracanã, e conquista a quarta Taça Brasil consecutiva. No primeiro jogo, o time de Pelé venera o rubro-negro por 4 X 1, no Pacaembu. 1971 – O Atlético Mineiro vence o Botafogo, no Maracanã, com gol de Dario, e vence o primeiro campeonato brasileiro da história. Em 1972, pela primeira vez no Brasil uma emissora de televisão transmite uma partida de futebol em cores. O jogo foi o amistoso Seleção de Caxias do Sul 0 X 0 e a emissora foi a TV Difusora, de Porto Alegre. A cobertura teve retransmissão da TV Rio, do Rio de Janeiro, e da TV Record, de São Paulo. Em 1989, ocorre a fusão dos clubes Colorado e Pinheiros, redundando na criação do Paraná Clube, em Curitiba (PR). Em 1993, o Palmeiras bate o Vitória, por 2 X 0, com gols marcados por Edmundo e Evair, e sagra-se tricampeão brasileiro.

Jogo rápido
O Sergipe confirma que fará suas partidas como mandante na Copa Nordeste no Estádio Vavazão, em Maruim. /// PMA vai ajudar financeiramente os clubes Confiança e Sergipe, com 200 mil reais cada, divididos em 10 parcelas de 20 mil reais. /// Julgamento dos recursos envolvendo clubes da Série A será realizado no próximo dia 27 de dezembro. /// Bayern Munique e Raja Casablanca disputarão a final do mundial interclubes no próximo sábado. /// O Atlético Mineiro vai enfrentar o Guangzhou, em disputa do terceiro lugar. /// Ainda sem solução o transporte das delegações do Confiança e do Itabaiana até Sampa, para disputarem a Taça São Paulo de Futebol Júnior.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zehdeabreu  O dinheiro é do povo, não do governo. Quando o brasileiro aprender isso, diminuirá a corrupção…

www.twitter.com/RicMarquesTV De acordo com o @profreporter ninguém foi preso por corrupção em Sergipe, este ano. Não sei se isso é bom ou ruim.

www.twitter.com/Genildo_Farias  Alguns eleitores  são mais corruptos que o pior corrupto do Brasil, fora os analfabetos políticos.

www.twitter.com/AnderChrisSouza  Não existe batalha que não possa ser vencida desde que sua luta seja pela verdade e pelo bem. Difícil pode ser. Impossível, nunca. #bomdia

www.twitter.com/marcosaurelio23  Relâmpagos, trovões Fortes aqui na Cidade de Aracaju, SE… chuvas fortes e constantes. Deus nos proteja!

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A vida não é nem feia, nem bonita, mas é original!”

“O mentiroso deveria ter em mente que, para ser acreditado, precisa apenas dizer as mentiras necessárias.”

Italo Svevo, escritor italiano, nasceu em 19 de Dezembro de 1863 e morreu em 1928.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais