13 de Julho: Quem atesta que tragédia não ocorrerá?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Sinceramente? Estão brincando de “faz de conta” com a necessária obra de contenção da erosão litorânea no bairro 13 de Julho. Uma obra que é não é apenas reforçar a parte de baixo da murada como alguns “técnicos” e autoridades querem. Precisa ser um projeto mais amplo, como desejava o prefeito anterior e agora o atual.

O blog repete: se continuar deste jeito, toda semana aparecendo um “técnico” de um órgão contra, é melhor, se a obra for barrada pela Justiça, que o prefeito João Alves lave as mãos, abra a via para circulação dos veículos e deixe claro para a sociedade quem são os responsáveis pela tragédia anunciada.

O autor do projeto é o conceituado engenheiro Armando Bezerra de Brito, responsável por grandes obras, uma das mais recentes a barragem do rio Poxim, inaugurada recentemente. Veja o relato de um técnico respeitado que reflete a posição do blog.

Já se transformou em celeuma a necessária e urgente obra de contenção do avanço das ondas sobre a murada da treze de julho, como também, se perdeu muito tempo em conjecturas subjetivas, cheias de "achismos", com objetivo único de mascarar a verdadeira intenção, a  de usá-la como "cavalo de batalha" no favorecimento ou "desfavorecimento" desse ou daquele grupo político; tendo como única prejudicada, a população que ali reside, a qual vive em constante alerta, esperando pelo pior, como também, pelos transtornos causados àquela que usa a Av. Beira Mar, na sua locomoção para o centro da cidade de Aracaju.

Gostaria de saber se algum profissional de engenharia atesta, cientificamente, que o aterro de suporte daquela via não está comprometido e, que não há nenhum risco de colapso. Isso deverá estar baseado em prospecções e estudos especializados, que demandarão tempo e dinheiro; já se passaram cerca de seis meses e nada disso foi apresentado.

Penetração da água – O ditado popular diz: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Ali não é pedra e sim um aterro compactado (bem mais vulnerável), defendido por uma murada, que segundo laudos de técnicos responsáveis, indicaram o seu comprometimento estrutural. E isso sem levar em conta que, com a penetração da água através da mesma, há uma retirada de material desse aterro desestabilizando-o.

Modelos – Fala-se muito em modelagens matemáticas para prever o que vai acontecer ali ou acolá. Será que não é melhor ver o que está acontecendo aqui? Voltando aos modelos. Onde estão as séries históricas de dados que vão alimentar esses modelos? Simplesmente não existem. E essas, para serem representativas, e poderem ser utilizadas nesses modelos, tem que cobrir um intervalo de tempo que podem chegar a décadas de observação ininterruptas. Então, vamos aguardar esses dados? E a partir desses tomaremos uma decisão?

A ocupação humana no planeta, inevitavelmente, causam impactos à natureza e essa responde a altura. As obras são feitas para defender o que já está ocupado, tendo como principal objetivo o bem estar das pessoas que ali ocupam.

Com os conhecimentos atuais de desenvolvimento sustentável, cabe-nos dizer se ocuparemos ou não essa ou aquela área sem prejuízos ambientais. Mas o que já está ocupado tem que ser defendido contra os fenômenos da natureza.

Elaboramos um projeto responsável, minimizando ao máximo os efeitos sobre o meio ambiente. Não inventamos nada, esses tipos de "Defensas" são utilizados com sucesso no mundo inteiro, o que fizemos foi o de adequá-las aos nossos condicionantes físicos.

Esperamos que os gestores do meio ambiente, como todos nós, cuidem da natureza, mas não esqueçamos que o Homem também faz parte dela.

Cadê os “técnicos ambientalistas”? 1,6 milhão de coliformes fecais por 100 ml na 13 de Julho
O blog pede que o MPE, o MPF/SE, o Iphan, a Adema peçam a interdição dos prédios da 13 de Julho. Lá, onde moram muitas autoridades, inclusive “técnicos ambientalistas”, despejam no rio milhares de coliformes fecais sem nenhum tratamento diariamente. O primeiro laudo deu 1,6 milhão de coliformes fecais por 100 ml. O máximo recomendado é de mil.

Foto de buraco embaixo da avenida
E para os que pensam que uma possível tragédia é uma invenção. Com o início da obra agora foi descoberto um buraco que comprova que a água está penetrando por baixo da avenida provocando a retirada do aterro. É uma questão de tempo para que algo grave aconteça. O blog publicará a foto ainda esta semana.

Crimes ambientais
O ex-deputado federal João Fontes lembra que o mais engraçado na situação da obra do bairro 13 de Julho que vozes “técnicas” de todos os tipos estão sendo levantadas. Algumas autoridades, movimentos e tudo mais. Os mesmos que fecharam os olhos para a transposição do São Francisco, para a obra de abertura do bairro Jardins entre outros.

Procurador do MP defendeu obra
Através de voto proferido na votação do processo judicial, o procurador do MPE de Sergipe, Luis Valter Ribeiro proferiu relatório favorável a obra. Citou dados técnicos e deu como exemplo a praia do Saco em Estância onde nos últimos anos várias casas foram perdidas. A 13 de Julho era chamada de praia Formosa.

Respeito ao ser humano
Todos sabem que o governador em exercício, Marcelo Déda, encontra-se numa luta pela recuperação da saúde. Está sendo um guerreiro e conta com o apoio de toda família, principalmente da esposa Eliane Aquino. É preciso lembrar que a situação envolve um ser humano e seus familiares. Resta a cada um sergipano, independente da política partidária, torcer e orar muito pela recuperação dele.

Para reflexão
“Muitas vezes um guerreiro luta pela vida não pensando na vitória dele, mas na felicidade dos amigos e familiares”

Solidariedade
O  governador em exercício Jackson Barreto viajou no inicio da tarde  de ontem 19, para São Paulo com o intuito de levar seu abraço ao governador licenciado Marcelo Déda que se encontra internado no Hospital Sírio-Libanês para tratamento de um câncer.

Portador
Ele foi ser o portador do abraço do povo sergipano que tem manifestado seu carinho e sua solidariedade a Marcelo Déda, como também, abraçar a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, que tem acompanhado todos os momentos do governador na sua luta contra a doença.

Prece
“Não há um só lugar por onde eu passe que não receba um pedido para que transmita ao governador Marcelo Déda as vibrações positivas da nossa gente. Seja onde for, na capital ou no interior, onde quer que eu vá, nas inaugurações, nas procissões, nas missas, nos cultos e atividades sociais em que participo, há sempre uma prece, uma palavra de otimismo e de admiração para Marcelo Déda”, enfatizou Jackson Barreto.

Identidade
“Marcelo Déda tem uma história muito bonita de lutas e de conquistas que tiveram sempre o objetivo de construir um mundo melhor e mais justo, principalmente para os que mais precisam. Nisso nós temos uma grande identidade. E é neste momento em que ele mais precisa que estamos aqui para trazer o apoio e o reconhecimento do nosso povo”, finalizou o governador em exercício Jackson Barreto.

Eduardo Campos: Déda tem uma bela história de vida e de luta
Pelo twitter ontem, 19, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos informou que visitou o governador Marcelo Déda levando um abraço dele e da família nesta hora em que ele enfrenta grave doença. “Nossa amizade nasceu da obstinação de lutarmos pelo que acreditamos, pelos nossos estados e por nossa gente. Déda tem uma bela história de vida e de luta, que nos dá confiança e fé que ele irá superar mais este obstáculo.° escreveu.

Moção para o projeto “Mãos Amigas”
A deputada Maria Mendonça (PP) apresentou Moção de Aplausos, ao Diretor-presidente da TV Sergipe Albano do Prado Franco, extensivo a todos os que fazem a exímia emissora pela 11ª Edição do Projeto Mãos Amigas, uma ação que incentiva a todos os sergipanos a praticar a solidariedade e o voluntariado em benefício do próximo.

Entidades
Para a deputada a homenagem justifica-se, pois, nos últimos 10 anos, o projeto Mãos Amigas ajudou dezenas de entidades filantrópicas do Estado de Sergipe, beneficiando assim milhares de pessoas atendidas por essas entidades.  Este ano o projeto  vai trabalhar em prol da Apada, da Casa de Apoio Bom Samaritano e do Externato São Francisco de Assis, entidades que precisam muito do apoio da sociedade sergipana.

Votação do Piso dos Agentes
Na tarde de ontem, 19, o deputado federal André Moura participou da Reunião do Conselho Político com a presidente Dilma Rousseff para discutirem a pauta de votações do congresso Nacional, que serão feitas até o final do ano legislativo de 2013, que deve ocorrer até o dia 20 de dezembro.

Documento
Na hora do acordo com as lideranças, o líder do PSC não assinou o documento por não constar a inclusão da votação do PL 7495/06, que fixa o Piso Salarial Nacional dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias. Indignado com o ocorrido, Moura, que é o interlocutor entre a categoria e o Governo Federal, pediu licença e se retirou da reunião, depois da quebra do acordo entre os líderes.

Governo fecha acordo com Sintese
Atendendo orientação expresso do governador Jackson Barreto, o governo de Sergipe acatou sugestão Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese) e estará efetuando no próximo mês de dezembro o pagamento referente a duas parcelas do retroativo do reajuste do piso salarial do magistério. Com este pagamento, o governo quita seis meses referentes ao ano de 2013.

O acordo
Esse acordo é referente ao retroativo do reajuste de 7,97% de 2013 negociados com o governo e aprovado na Assembleia Legislativa no mês de setembro passado e que começou a  ser pago no próprio mês de setembro. No acordo ficou acertado que o pagamento dos meses anteriores a setembro seriam pagos em oito parcelas. O Sintese solicitou então que duas dessas parcelas fossem pagas em dezembro deste ano e as demais fossem pagas em seis parcelas de janeiro a junho de 2014.

Caráter
Esse fechamento de questão reforça o caráter democrático do governo que em nenhum momento fechou as portas para as negociações com os representantes da categoria e que, apesar das dificuldades conjunturais da economia que afeta os repasses da União para os Estados, o governo realiza um esforço muito grande para atender essa reivindicação dos professores.

Contraproposta
No decorrer do processo de negociação, o governo propôs pagar uma parcela neste mês de dezembro. O Sintese apresentou uma contraproposta de serem pagas duas parcelas, ainda este ano, e as demais a partir de janeiro de 2014, o que foi aceito pelo governo. A partir de janeiro de 2014, o governo dará continuidade ao pagamento do retroativo restante e continuará dialogando sobre o pagamento do reajuste referente ao ano de 2012, bem como o pagamento do piso de 2014, após anúncio pelo Ministério da Educação.

Tradição cultura em Canindé
Um dos mais importantes acontecimentos sazonais da cidade de Canindé de São Francisco, no alto sertão sergipano, a Festa do Quiabo será realizada nos próximos dias 23 e 24/11 (sábado e domingo) com grandes atrações da música popular, com destaque para a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano. A VII Festa do Quiabo de Canindé, além das atrações musicais, a eleição da Rainha do Quiabo 2103 é uma das grandes expectativas da festa.

Atividades
A expectativa da Festa na cidade e em toda a região é a de que essa edição do evento seja uma das melhores já realizadas no município, em decorrência das atrações e da estrutura que estão sendo produzidas pelo governo municipal.A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, estará promovendo a VII Festa do Quiabo com concentração de concursos, competições, shows musicais e exposições, no Complexo Agropecuário e no Forrodromo da cidade, respectivamente.

Apresentação de cardiologista sergipano foi sucesso nos EUA
O professor Antonio Carlos Sobral Sousa, professor associado da Universidade Federal de Sergipe e chefe da Cardiologia

Estudo coordenado pelo médico Sousa elevou o nome de Sergipe do Brasil em Congresso Internacional.

do Hospital São Lucas apresentou ontem, 19, , no congresso anual da American Heart Association em Dallas, nos EUA,  o trabalho “Subestudo do Registro ACCEPT”.

Referencial
A apresentação foi um sucesso total num evento que reuniu os maiores nomes da cardiologia no mundo. O estudo, baseado no Registro SBC, ACCEPT, mostra a discrepância entre o tratamento de pacientes do SUS e da rede privada em portadores de infarto agudo do miocárdio com supradesnivel do segmento ST. Participaram do estudo, além do coordenador Antonio Carlos S. Sousa, José Augusto S. Barreto Filho, Joselina L. Oliveira, Marcos Antônio A. Santos, Fernando Bacal, Otávio Berwanger, Luis A. Piva e Mattos e Jadelson Andrade.

Emendas para Aracaju
O vereador de Aracaju, Max Prejuízo usou a tribuna ontem para relatar as diversas emendas destinadas pelo presidente estadual do PSB e deputado federal, Valadares Filho para a capital sergipana. “É com trabalho que Valadares Filho honra a população de Aracaju, com a busca de soluções. Já é compromisso do deputado a destinação de mais emendas para a cidade de Aracaju no Orçamento da União de 2014”.

Canais da Zona de Expansão
“Valadares Filho apresentou R$ 36 milhões em emendas de bancada para o esgotamento sanitário de toda a Zona Norte. Os canais construídos na Zona de Expansão foram resultado de emendas no valor de R$ 19 milhões, também, do deputado Valadares Filho, o que evitou uma tragédia com as recentes chuvas. Mais uma unidade de saúde será construída no conjunto Augusto Franco, resultado de emenda no valor de R$ 700 mil, já liberada, para o município de Aracaju”, disse Max.

Liberação
Max lembrou ainda que o socialista foi responsável pela liberação dos recursos para continuidade e conclusão da obra de cobertura do Canal 5, no conjunto Augusto Franco. “Mesmo não sendo o responsável por essa emenda, Valadares Filho foi sensível às necessidades da população e, junto comigo, conseguiu em Brasília que os recursos forem liberados no Ministério do Turismo para darmos segmento a obra de cobertura do Canal 5 que há meses estava paralisada”, disse.

Para vereador, educação e saúde são casos de polícia
O vereador Agamenon Sobral (PP) em discurso na Câmara de Aracaju  citou a matéria que saiu na edição do jornal da Cidade, sobre denúncia feita pelo Ministério Público de que a médica Carmem Lúcia faz 180 horas semanais, estando, inclusive em dois municípios na mesma hora. “Como ela consegue trabalhar 180 horas se a semana só tem 168, nem se ela trabalhasse 24 horas todos os dias ela conseguiria”, questionou o parlamentar.

Providências
Agamenon usou o espaço na câmara para alertar o poder público e a população sobre os casos de médicos e professores que recebem e não cumprem com o horário de trabalho e cobrou providências. “Já vim várias vezes nessa tribuna denunciar esse tipo de caso, mas as pessoas dizem que é mentira. A saúde e a educação pública são casos de polícia. Essa médica tem que ser presa, ela e os coordenadores que assinam por ela”.

Faltas
Aproveitando a oportunidade, o vereador citou outro caso de médico faltoso, reclamando ainda sobre a negligência por parte do município de Aracaju em resolver o caso. “No posto de saúde Adel Nunes do bairro América, uma médica pediatra ficou oito dias sem aparecer para trabalhar e a população ficou desassistida. O pior é que, depois que descobriram, ao invés de punirem a médica, simplesmente a transferiram do bairro América para um posto de saúde do Bugio”.

Homenagem
A Ases homenageia na próxima quinta-feira, 21, o secretário municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, com o troféu 'Amigo da Ases'. O evento que acontecerá no clube do Banese, tem como intuito comemorar ainda o dia nacional do supermercado.

Escola
O vereador de Aracaju Robson Viana (PMDB) apresentou Requerimento de Congratulações à Senhora Ivy Santos Sales, diretora da Escola Estadual Professora Glorita Portugal, na Cidade de São Cristóvão, pela realização do II Simpósio sobre a Consciência Negra. O evento contou com participação dos professores, alunos e da comunidade.

Contribuição
O Vereador salientou a importância dos negros em nossa sociedade, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertencentes à História do Brasil. Esse evento é digno de louvor sobre todos os aspectos, estão de parabéns a direção e os corpos docentes e discentes daquela importante Instituição de Ensino do Estado de Sergipe, concluiu o parlamentar peemedebista.

Veto presidencial
O Vereador Emmanuel Nascimento (PT) destacou ontem (19) na tribuna da Câmara Municipal o veto da Presidente da República, Dilma Russeff em relação à criação de novos municípios. O edil disse que existem cidade que só possuem duas ruas, não tendo condições financeiras de se sustentar financeira e economicamente.

Fundo Municipal de Saúde
A Procuradoria-Geral do Estado obteve decisão favorável combatendo a determinação que obrigava o Estado a proceder o repasse compulsório ao Fundo Municipal de Saúde. O caso foi originado através de uma entrevista radiofônica na qual, supostamente, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confessou suposta divida de 16.000.000,00 milhões, decorrente da não transferência de valores ao Fundo Municipal de Saúde de Aracaju, quando na verdade grande parte desse montante já havia sido remanejado.

Recomposição
Embasada em uma confissão fictícia, a juíza de 1º grau determinou que o Estado promovesse a recomposição do fundo, diante da impossibilidade de manter as ações e serviços de saúde para os sergipanos, sem o financiamento devido, em valores do Fundo Nacional e do Fundo Estadual de Saúde.

Inexistência
De acordo com o procurador Marcelo Aguiar inexiste nos autos, prova inequívoca quanto a suposta dívida, uma vez que a confissão da SES, não é suficiente para fundamentar uma decisão desta magnitude considerando que do valor cobrado restam poucas parcelas a serem ajustadas.

Parcelamento
O desembargador relator, em sua fundamentação entendeu que: “Tal medida não se faz razoável, neste momento, que demonstra que referida dívida fora parcelada, mediante ajuste entre as partes envolvidas. A manifestação  da SES em entrevista ao Rádio não é clara, e sobre o montante devido, existem parcelas a serem pagas porém, com o valor muito inferior ao mencionado”.

Nova usina de asfalto
A reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, desta semana contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), Saumíneo Nascimento, que entregou a resolução do Conselho de Desenvolvimento Industrial que permite a implantação de uma usina de asfalto em no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro.

Impacto ecônomico
“Aqui é o fórum adequado para este anúncio. Não apenas porque é de um dos associados da ASEOPP, mas porque esta usina trará um impacto importante para a economia sergipana, principalmente para vocês da construção civil”, disse Saumíneo lembrando que será um reforço na cadeia produtiva do setor da construção civil. “Gerando agregação de valor local, mais emprego e renda para a sociedade. Os empresários da construtora Celi são tradicionais, experientes e em conceituados”, frisou.

Espírito empreendedor
Coube ao vice-presidente da ASEOPP, Francisco Costa, enaltecer o espírito empreendedor do empresário Luciano Barreto, lembrando que, embora bem sucedido, não deixa de se preocupar com os problemas do setor e o fortalecimento dos pequenos e médios empresários. “Uma usina que chega pautada na tradição e na experiência da Celi com certeza reforçará a cadeia produtiva de Sergipe”, disse.

Usina
A usina vai gerar 51 empregos diretos e dezenas de indiretos e terá um investimento de aproximadamente R$ 9 milhões.  O projeto prevê produzir inicialmente 29 mil toneladas/ano e estabilizará a sua produção no ano de 2018 com mais de 60 mil toneladas/ano. Tem a finalidade de produzir concreto asfalto usinado a quente e misturas  betuminosas a base de asfalto utilizado para revestimento de estradas.

Conceito
O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, destacou a importância do aumento da oferta de insumo para o setor e disse que a usina chega com um conceito elevado, através de uma marca consolidada, que ajudará em muito a construção civil em Sergipe.

Somação
Presente ao evento o ex-deputado federal pela Bahia, Sérgio Dantas, elogiou a somação do empresariado com o poder público em Sergipe em busca de ações positivas. Lamentou que a área de infraestrutura no país passe hoje por sérios problemas e dezenas de obras paralisadas.

Investimentos
Já o diretor do conceituado banco de investimento BTG Pactual, Hamilton Agle, alertou para a atual realidade econômica do país onde a economia focada no consumo precisa ser trocada pelo investimento concreto no país.

R$ 2 milhões para tratamento de pacientes da Radioterapia
Foi durante uma reunião com a secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, que a secretária de Estado, Joélia Silva Santos, fez o anúncio. Entre os serviços de média e alta complexidades, Joélia Silva divulgou a captação de recursos no valor de R$ 2.290.238,86, junto ao Ministério da Saúde, para custear o deslocamento e o tratamento de pacientes que aguardam na fila da Radioterapia em Sergipe.

Sala exclusiva
Na reunião, diversas questões foram discutidas como uma sala exclusiva no Huse para atender as cirurgias eletivas de Oncologia, além da ampliação da equipe cirúrgica na área da pediatria para atender, principalmente, os pacientes do interior. Também foram discutidas as questões do serviço de nefrologia e telemedicina no Sistema Único de Saúde (SUS).

Importância
“Considero esse momento de fundamental importância porque estamos tendo com Aracaju um trato que independe de questões políticas e partidárias, com uma construção de forma pacífica, técnica e objetiva. Nesse sentido, é possível garantir maior qualidade no atendimento ao usuário do SUS, com a segurança que lhe é devida”, avaliou a secretária Joélia Silva Santos.

Diálogo
A secretária de Saúde de Aracaju, Goretti Reis, destacou a importância do diálogo com o Estado. “Precisamos da intervenção do Estado em algumas questões, porque como Aracaju é um pólo regional, tem que pactuar algumas políticas de financiamento, em relação à organização do sistema para todo o estado. Então, essa parceria é necessária para que consigamos consolidar essa reorganização do sistema, pois se não tivermos esse alinhamento, dificulta o acesso dos municípios que necessitam dos serviços de Aracaju. Estamos tendo um alinhamento técnico para viabilizar ao usuário o acesso ao serviço”, disse.

Construtora assinará transmissão oficial de apartamento para AMO
O empresário Paulo Nunes, proprietário da Jotanunes Construtora, fará na próxima quinta-feira, dia 21 de novembro, a entrega oficial de apartamento para a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO, doado no ano de 2009, durante a realização da gincana solidária “Mãos Amigas” da Tv Sergipe. O documento público (escritura) de transmissão de propriedade de imóvel será assinado na comemoração do aniversário de 17 anos da instituição, que vai acontecer a partir das 12h, no Salão de Festas Mega Espaço II, no bairro Ponto Novo, em Aracaju.

Projeto
A doação do imóvel aconteceu ainda na planta do empreendimento habitacional “Mais Viver Condomínio Clube Atlântico”, com construção finalizada e entrega no ano passado. A proposta inicial da doação era fazer com que a associação multiplicasse o real valor de mercado do apartamento, por meio de um sorteio, e arrecadasse recursos para ajudar nos trabalhos assistenciais ou concretizar, no futuro, um grande projeto.

Hospital Regional de Socorro
Dando continuidade às visitas nas unidades da Rede Hospitalar de Sergipe, a nova diretoria da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) se reuniu na manhã de ontem, 19, com os gestores do Hospital Regional de Socorro. Ontem a reunião aconteceu no Huse. Em Socorro, o diretor geral da FHS, Hamilton Santana, destacou as novas diretrizes de prioridade de gastos, para a melhoria do serviço, principalmente no fornecimento de medicamentos e solicitou o apoio dos gestores para o corte de custos desnecessários.

Assistência ao usuário
“O propósito do governador Jackson Barreto, quando formou essa diretoria foi o de promover a melhoria na assistência ao usuário da Saúde. Desde que assumimos a Fundação já regularizamos o contrato com a cooperativa dos anestesistas e estamos recuperando a credibilidade junto aos fornecedores. Então é preciso que cada unidade verifique o excesso de gastos, seja com pessoal ou insumos para que façamos as devidas adequações, de forma a garantir a assistência sem desperdício", destacou o diretor geral da FHS, Hamilton Santana.

Contratos
Segundo o diretor administrativo e financeiro da FHS, André Marques, os custos do hospital serão avaliados em conjunto entre a direção da Fundação e do Hospital.“Ainda essa semana, estaremos enviando para a superintendência do Hospital de Socorro todos os contratos com empresas terceirizadas e fornecedores de insumos. Dessa forma será possível a gestora avaliar o que é necessário continuar sendo fornecido para o hospital, de forma a garantir a assistência”, informou.

Contagem Regressiva
O Studium Danças está em contagem regressiva para os seus tradicionais Festivais de Dança Contemporânea e Infantil, que acontecem em 07 e 08 de dezembro, no Teatro Tobias Barreto. Na sua 42ª edição, os Festivais trazem apresentações de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Street Dance, Dança Flamenca, Sapateado, Dança de Salão, Jazz e Dança do Ventre, sob a direção de Lu Spinelli, que promete muita diversidade de estilos e composições para todas as idades. Este ano, o Festival Infantil trará a temática “Monster Fest”, que deu aos coreógrafos uma grande margem para criação. No palco, um cenário virtual sincronizado com as coreografias faz um pano de fundo inovador para as apresentações. O Festival de Dança Contemporânea [dia 07] terá início às 20h; e o Infantil [dia 08] começa mais cedo, a partir das 17h. A entrada é apenas 2 kg de alimento não perecível.

Show Internacional com The Platters
Contagem regressiva para o grande show do ano que será dia 23, próximo sábado, no Iate Clube a partir das 22h. Esta é uma oportunidade única para você que vivenciou os grandes sucessos do The Platters e todo o seu romantismo ouvindo grandes êxitos como "Only You", "The Great Pretender", "My Prayer", "Smoke Gets in Your Eyer" Unchained Melody"… As mesas estão à disposição na secretaria do Iate Clube para você que ainda não adquiriu. Contatos: 3211-9623 e 9977-3304.Apoio: Programa Entre Amigos, Skol, Postos Presidente, Iate Clube, Aéreo Tur, Rádio Jornal, Vange Produções, Rádios Aperipê Am e Fm e este Blog.

Agenda
20 de novembro – Hoje é o dia da Consciência Negra, que relembra o assassinato de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. No país inteiro ocorrem hoje manifestações contra a discriminação racial. Também hoje são comemorados o dia Mundial da Industrialização da África, o dia Mundial das Crianças, do Auditor e do Biomédico.
No ano 380 a.C. o imperador Teodósio torna o CRISTIANISMO religião oficial do Império Romano. Em 313, o imperador Constantino já havia legalizado a religião, autorizando sua prática e cessando as perseguições aos fiéis.
No Brasil, em 1937, Getúlio Vargas dá um golpe e implanta o Estado Novo. Autoritarismo, centralismo e corporativismo são as características do regime. Seu pretexto é um documento falso veiculado nos jornais contendo um plano do Partido Comunista para tomar o poder, o Plano Cohen. A quarta Constituição é outorgada. O Congresso é fechado, são abolidos os partidos e suspensas as eleições, os tribunais e os juízes independentes.
FRASE – “O homem é definido como ser humano e a mulher, como fêmea.” – Simone de Beauvoir, filósofa francesa (1908/1986). Principais obras: Pirro e Cineias – Por uma moral da ambiguidade – O segundo sexo – Os mandarins.
A ex-presidente Michelle Bachelet vence o primeiro turno no Chile. As FARC e o governo colombiano adiam novo ciclo de negociações. Nesta quarta-feira Irã e várias potências retomam em Genebra as negociações sobre o problema nuclear da república islâmica. Atlético do Paraná e Flamengo fazem hoje o primeiro jogo das finais da Copa do Brasil. Prevista para a próxima sexta-feira a divulgação do PIB da Alemanha, que é a principal economia da zona do euro. A presidente Dilma está satisfeita com os primeiros resultados da dieta alimentar que vem colocando em prática.

Curtas
CÂMARA NÃO FOI COMUNICADA DE PRISÃO DE GENOÍNO, AFIRMA HENRIQUE ALVES. /// MINISTRO DO STF MARCO AURÉLIO MELO CRITICA TRANSFERÊNCIA PARA BRASÍLIA E PRESSA EM PRISÕES DO MENSALÃO. /// “BARBOSA ERROU E STF PRECISA REAGIR”, DIZ MANIFESTO EM FAVOR DE PRESOS DO MENSALÃO. /// ATIVISTA BRASILEIRA É LIBERADA, MAS FAMÍLIA AINDA AGUARDA CONTATO. /// PSDB PAULISTA AGUARDA GESTO ELEGANTE DE SERRA. /// RECEITA FEDERAL REGISTRA ARRECADAÇÃO RECORDE EM OUTUBRO: MAIS DE 100 BILHÕES DE REAIS PARA O CAIXA DO TESOURO

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Ainda os estádios
Com o futebol sergipano praticamente inativo há vários meses, sendo que a paralisia foi interrompida apenas para a realização do campeonato da série A-2 (segunda divisão), por sinal um dos mais fracos de todos os tempos, apresentando quatro equipes lutando por três vagas, as notícias tornam-se escassas. Somente no começo de dezembro, daqui a mais alguns dias, quando os principais clubes vão iniciar sua pré-temporada, o panorama será modificado, tendo em vista a aproximação da abertura da Taça Governo de Sergipe, prevista para o dia 12 de janeiro. Quando, no meio do ano, a FSF decidiu que não haveria mais adiamento na tomada de decisão no tocante à exigência de estádios com refletores para permitir sua presença no campeonato estadual, emitimos, nesta coluna, opinião que, embora reconhecesse o acerto na posição assumida pelo presidente Carivaldo, considerando que 2014 iria ser um ano atípico (este adjetivo empregado pelo companheiro Cristiano Prado foi repetido por muita gente)bem que a federação poderia esperar mais um ano para fazer essa exigência. Além da Copa do Mundo, em 2014 a atipicidade dar-se-á em consequência do fechamento do Batistão, para uma ampla reforma. Absolutamente necessária, por sinal. Nosso argumento, então, se baseava no fato de que, como a medida já vinha sendo anunciada há muito tempo e sempre adiada, esperar mais um ano talvez fosse uma decisão adequada. Claro que não se pode condenar o presidente Carivaldo pela decisão. Mas num futebol em que os clubes e a própria federação dependem de forma exagerada dos poderes públicos (estadual e municipais), ninguém iria reclamar. E, com certeza, se a nova prorrogação tivesse sido concedida, haveria um tempo adicional de mais de um ano para que os estádios de Sergipe passassem por melhorias.

Olímpico
O time da cidade de Itabaianinha, há vários anos, acostumou-se a protagonizar uma novela, já considerada normal. Alegando problemas dos mais diversos, repetia, sempre, a ameaça de não participar do campeonato. É o que volta a acontecer, agora. O seu presidente, o Sr. Fernando, vereador naquele município, concedeu entrevista afirmando que, por falta de cumprimento de promessa da prefeitura local, assim como de um outro compromisso, o de instalar iluminação no estádio de Itabaianinha, o quadro do Olímpico, que por sinal tem sido um participante de bom nível da competição, não participará do campeonato. Pelo menos até ontem (19.11), a situação persiste inalterada, com a atitude do presidente Nando levando a crer que o quadro não se modificará.

As propostas do bom senso
As mais recentes propostas do “Bom Senso Futebol Clube” tornadas públicas referem-se aos campeonatos estaduais, bem como os relativos às séries C e D. Quanto aos estaduais, a sugestão é de que, a partir de 2015, deverão ser curtos, disputados em um torneio nos moldes da Copa do Mundo. Quanto às quatro séries do certame nacional, as duas primeiras (A e B)permaneceriam com o mesmo formato, contando com 20 clubes cada uma delas. Mas haveria mudanças radicais nas atuais séries D e E, que teriam como participantes todos os demais clubes profissionais do Brasil. Assim, os clubes menores não encerrariam suas atividades ao fim dos estaduais, mantendo-os em ação durante todo o ano. Por falta de condições financeiras, são justamente os clubes pequenos que pagam os salários mais reduzidos aos seus profissionais, sendo que numa grande maioria deles o valor pago mensalmente aos seus contratados varia entre 1 e 3 salários mínimos, sendo comum, também, que os contratos sejam assinados apenas por três meses. Cabe uma pergunta, que julgamos oportuna: Será que com tantos times participando, as séries C e D não se transformariam em competições deficitárias, como já acontece, há algum tempo, na série D, onde, mesmo com a ajuda da CBF os clubes tomam prejuízo? – É compreensível a preocupação das lideranças do “Bom Senso” com os atletas menos qualificados, e, portanto, partícipes de uma fatia menos significativa do bolo. Muitas discussões, contudo, deverão ocorrer durante todo o ano próximo. Pelo menos, já existe um começo de diálogo entre as partes (CBF, federações, clubes e ATLETAS). O surgimento do BOM SENSO FUTEBOL CLUBE é, incontestavelmente, a melhor notícia das últimas décadas no futebol brasileiro.

Opinião dividida
No Congresso Nacional, tem sido alvo de polêmica a criação do PROFORTE, um programa que visa a dar condições aos clubes de futebol para saldar suas dívidas com a União (FGTS e INSS) principalmente. Ocorre que o projeto prevê uma redução de 90 por cento das citadas dívidas. Os clubes pagariam somente 10 por cento, mesmo assim na base de permuta por criação e manutenção de programas especiais destinados à revelação e formação de atletas das modalidades olímpicas.

Tio Sam “Tour”
O presidente Carivaldo Souza recusou convite da CBF para assistir, em Miami, ao amistoso do Brasil contra Honduras. Deverá, porém, estar presente, no começo de dezembro, no sorteio dos grupos da Copa do Mundo, a ter lugar na Costa do Sauípe.

Seleção brasileira vence o Chile
No último jogo amistoso de 2013, a seleção brasileira de futebol derrotou o Chile por 2 X 1, em Toronto, no Canadá. Hulk e Robinho assinalaram os gols brasileiros.

30 seleções na Copa
30 países, dentre eles França e Portugal, que venceram seus jogos de ontem, já estão classificados para a Copa de 2014, a ser realizada no Brasil.

Marlone no Cruzeiro
O campeão brasileiro venceu a disputa pela contratação de Marlone, do Vasco da Gama, revelação que vinha sendo pretendida por 5 clubes.

Memória esportiva
21 de novembro – Em 1964, na Vila Belmiro, em Santos (SP), Pelé assinala oito gols na vitória do Santos por 11 X 0, sobre o Botafogo de Ribeirão Preto. Foi a partida em que o rei Pelé fez mais gols em sua carreira.

Jogo rápido
Atlético do Paraná e Flamengo fazem hoje a primeira partida das finais da Copa do Brasil de 2013. O jogo será realizado na capital paranaense. /// O Corinthians e a Odebrecht correm para assinar o empréstimo de 400 milhões para o Itaquerão. /// Odílio Rodrigues, presidente do Santos, apóia o Bom Senso. Defende que a CBF chame clubes e jogadores para discutir o tema e rever o formato atual. /// O governo federal vai gastar uma “nota preta” para garantir a segurança de autoridades brasileiras e internacionais no sorteio dos grupos da Copa 2014. /// Ademir da Guia, Marcos e Valdir Moraes defendem a manutenção do técnico Kleina no comando do Palmeiras no próximo ano.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Mmauriciolobo  Na busca incessante de uma bandeira ideológica e propostas coerentes os presidenciáveis acabam fazendo um discurso comum, vazio e demagógico

www.twitter.com/JoseRaimundos  A Suécia, Holanda, Noruega, e Dinamarca, são países que cuidam de seus encarcerados, levando-os a serio, por isso estão fechando presídios.

www.twitter.com/clovis_silveira  Nesse circo chamado vida, tem muito palhaço, alguns mágicos. Mas o que precisamos, é de realista!

www.twitter.com/gestor_robson  Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor. (Walt Disney)

www.twitter.com/LeilaBarreto  O que foi que Eduardo Campos fez por Sergipe que o faz merecer o título de cidadão sergipano?

www.twitter.com/marcos_rm  Derramaremos lágrimas mas defenderemos a historia acima de tudo.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases do Dia

PELO TWITTER
Devemos ter a consciência que todos são iguais, não só hoje, mas todos os dias. 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil. Em 20/11 de  1695 Zumbi foi morto no Quilombo dos Palmares.

“Só fica escravo aquele que tem medo de morrer sobre donos” . Zumbi dos Palmares.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais