2013: O Ano Áureo dos Concursos Públicos

Tem interesse em ingressar na carreira pública? Chegou a hora! 2013 é um dos anos mais promissores para os que desejam ocupar um espaço na estrutura da Administração Pública, seja no âmbito federal, estadual, distrital ou municipal, de qualquer dos Poderes (Executivo, Legislativo ou Judiciário).

Estima-se que mais de 120.000 vagas serão oferecidas em todo o Brasil, sendo 37.000 delas apenas no Poder Executivo Federal, de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Só entre os meses de janeiro e fevereiro, aproximadamente 150 concursos foram ou estão sendo realizados. Conforme pode ser verificado nos inúmeros editais já publicados (com provas a serem realizadas), diferentes órgãos oferecem vagas: Petrobrás, Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Ministério Público de Rondônia, Ministério de Minas e Energia, Magistratura do Trabalho (Bahia, Rondônia e Acre), Polícia Civil (Mato Grosso do Sul e Bahia), Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Defensoria Pública de São Paulo, dentre outros.

E quais os motivos para a oferta de tantas vagas? Dentre os fatores, estão a criação de novos cargos na Administração Pública diante do aumento da população e consequente necessidade de reestruturação da máquina administrativa para buscar a boa prestação do serviço público, além do grande número de aposentadorias no serviço público nos anos anteriores, que não foram devidamente supridas.

Por óbvio, o grande número de concursos, vem acompanhado de um elevado quantitativo de pessoas interessadas em ingressar na carreira pública. De acordo com dados da Agência Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público, aproximadamente 12 milhões de brasileiros buscarão ingressar no serviço público. Dentre os atrativos, estão a estabilidade no serviço público, que corresponde a um direito que tem o servidor público de permanecer no cargo público, somente podendo ser retirado compulsoriamente em hipóteses constitucionalmente previstas, bem como as remunerações mais elevadas, se comparadas com as remunerações oferecidas em início de carreira no setor privado.

Para motivar os interessados, segue uma lista de concursos previstos para 2013, alguns no âmbito do Estado de Sergipe:
– Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
– Polícia Militar de Sergipe
– Tribunal de Justiça de Sergipe
– Analista do INSS
– Auditor Fiscal do Trabalho
– Ministério da Saúde (concurso autorizado)
– Ministério da Justiça (concurso autorizado)
– Agências Reguladoras (ANS, ANVISA, ANTT – concursos já autorizados)
– Polícia Federal
– Advocacia Geral da União
– Defensoria Pública da União
– Banco Central e muitos outros.

Portanto, chegou a hora de começar, de dobrar as mangas e iniciar a árdua preparação para os concursos públicos. Mas, acima de tudo, chegou a hora de acreditar em você. Afinal de contas, utilizando as lições de Eldo Gomes, “Acreditar, é o primeiro passo de vários!”

Na próxima semana, apresentaremos algumas técnicas importantes que vão ajudar os candidatos na preparação para provas de concursos públicos. Aos estudos e até a próxima!

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais