2018: Jackson reafirma aposentadoria

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ao ser entrevistado pelo jornalista Gilmar Carvalho, o governador licenciado, Jackson Barreto, PMDB, reafirmou que vai se aposentar da vida pública em 2018 quando acaba o mandato de governador do Estado.

Questionado por Gilmar Carvalho, na TV Atalaia, o apoio a uma chapa contrária a Carivaldo Souza, na Federação Sergipana de Futebol – FSF, disse que não tem nada de pessoal contra o dirigente, mas defende a renovação na Federação, já que Carivaldo está na presidência há muito tempo.

Jackson pediu para Gilmar gravar e cobrar a decisão dele de não ser candidato em 2018. Aliás, o blog entende que a renovação na FSF, não passa por Miltinho, que é o vice da atual gestão. Ou seja, nada mudará.

Depósitos judiciais
O governo do Estado enviou projeto substituto a Assembleia Legislativa  para que recursos sejam usados apenas para aposentados, pensionistas e precatórios.

Licenciamento parcelado Detran/SE. Órgão não entrega no prazo e parcelamento não pode ser feito
Quem recebe o licenciamento para pagar em casa, via Correios, tem as opções do desconto à vista, para parcelamento em três vezes ou o total no fim do mês sem desconto. O problema é que os Correios entregam o licenciamento faltando pouco mais de um mês e o parcelamento só é válido, com três meses de antecedência da data do vencimento do final da placa. O blog recebeu duas denúncias de usuários que desejavam fazer o parcelarmento, mas não puderam porque receberam o licenciamento fora do prazo de três meses. Um deles vai ingressar na Justiça contra o Detran/SE por propaganda enganosa.

PSB prepara diretórios para pleito eleitoral de 2016
“Estamos realizando um trabalho técnico, de preparação; e político, de fortalecimento do partido, com grandes filiações em todos os municípios,  para que estejamos aptos a disputar as eleições de 2016 em todo o Estado”.  O anúncio foi feito pelo presidente estadual do PSB/SE, deputado federal Valadares Filho, na manhã da sexta-feira, 14, durante realização de Reunião Técnica Partidária.

75 municípios
O encontro teve o objetivo de preparar os líderes dos diretórios municipais para as novas exigências técnicas, normas administrativas, jurídicas e contábeis para os próximos pleitos eleitorais.Valadares Filho informou que, com o trabalho que está em curso, já há a expectativa do partido apresentar 25 candidatos a prefeito, participar de várias chapas majoritárias com indicações de vices e de que tenha candidatos a vereador em todos os 75 municípios sergipanos em 2016.

Regras
“Nosso partido tem saído cada vez mais forte em cada pleito eleitoral”, comemorou.Para tanto, a diretoria executiva do PSB/SE disponibilizou a assessoria jurídica, contábil e técnica, para apresentar as novas regras impostas pela legislação, tirar dúvidas e orientar os partidários para resolução de pendências.

Orientações
“Convidamos os diretórios municipais antecipadamente para que todos tenham as orientações e possam regularizar os diretórios de forma antecipada. Preparamos um material simplificado e nossa equipe está à disposição para as devidas orientações”, avisou Ana Menezes.

Funasa : ex-prefeito Boquim assume superintendência em SE
Assume o comando da Funasa em Sergipe, o ex-prefeito de Boquim, Pedro Barbosa Neto.   O novo superintendente se diz otimista em colaborar com a honrosa missão da instituição, voltada à  inclusão social por meio de ações em saneamento básico.Pedro Barbosa, 49 anos, iniciou a sua vida pública em 1988, no município de Boquim, onde já exerceu o cargo de vereador e prefeito por dois mandatos.

Lei de Licitações e Contratos
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) recebeu durantea sexta-feira, 14, o Seminário sobre a Lei de Licitações e Contratos, uma audiência pública idealizada por membros da Comissão Especial para análise, estudo e formulação de proposições relacionadas à Lei de licitações e contratos (Celicita) da Câmara dos Deputados. O evento foi aberto ao público e contou com palestras de empresários e gestores públicos.

Reestruturação
A palestra de abertura foi apresentada pelo presidente do TCE, Carlos Pinna de Assis. Para o presidente é muito honroso poder receber um evento deste porte, além de ser muito útil pois “o Tribunal trabalha com essa lei diariamente e tem muito interesse em participar desse debate de reestruturação da Lei de licitações brasileiras”.

Agilidade
O relator da Celicita, Mário Heringer, também participou do evento, junto ao deputado federal Fábio Mitidieri, que é o 2° vice-presidente da comissão. De acordo com Heringer, a comissão tem o objetivo de atualizar a lei. “Buscamos dar agilidade, mobilidade e segurança às licitações. Sabemos que não se consegue fazer uma lei imune a fraudes e à criatividade de quem quer burlá-la. Mas estamos trabalhando no sentido de diminuir os espaços que propiciam esse tipo de desvio”.

Contribuição
Partiu de Mitidieri a ideia de trazer para Sergipe o debate sobre a reformulação da lei de licitações. “Sergipe tem que dar a sua contribuição. Eu hoje faço parte da comissão e tivemos a oportunidade de aprovar um requerimento na Casa trazendo para Sergipe esse Seminário para que possamos ouvir aqueles que fazem, que convivem todo dia com a problemática das licitações. São membros do Ministério Público, do TCE, prefeitos, empresas, todos aqui para contribuírem na forma de pensar a lei”, explicou.

Sociedade atendida
O presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, Luciano Barreto, representou o empresariado sergipano e fez um diagnóstico amplo dos problemas nas licitações no país. Uma das lutas da associação para que as obras não sejam paralisadas, que sejam concluídas com preços justos e sociedade atendida.

Prejuízo grande
“É uma iniciativa muito feliz da Câmara Federal em criar essa comissão especial para discutir esse que talvez seja o maior problema da construção civil no Brasil. Basta acompanhar, por exemplo, que em Sergipe deve haver 400 obras inacabadas, paralisadas ou abandonadas, isso traz um prejuízo muito grande. Hoje vivemos uma cultura errada de que se economiza R$ 100 mil para, mais adiante, gastar um milhão. Isso interessa a toda a sociedade. É preciso que as obras tenham qualidade, sejam feitas no prazo estabelecido, por isso defendemos também o preço justo”, disse o empresário.

Direito público
Mais dois palestrantes deram a sua contribuição ao evento, Antônio Augusto Rolim Araruna Neto, consultor técnico e advogado especializado em Direito Público e Marcelo Menezes, da Companhia estadual de habitação e obras públicas, representando o Governador Jackson Barreto. Menezes passou aos presentes a visão e os problemas de um gestor público no que diz respeito ao tema abordado.

Presidente Christian Oliveira visita o SPA do Ipesaúde
Christian Oliveira, diretor-presidente do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe – Ipesaúde -, nomeado desde o último dia 12, foi visitar o Atendimento de Urgência dos servidores públicos que funciona, dentro do Hospital da Polícia Militar. Ele visitou todas as alas, acompanhado do diretor de Assistência à Saúde, Eduardo Azevedo.

Juiz destaca sucesso de ressocialização de apenados na Embrapa
Ascom/Embrapa – A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) recebeu na quarta-feira,12, a visita do juiz da 7ª Vara Criminal, Hélio Mesquita, que foi conhecer de perto os resultados do programa de ressocialização de apenados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ‘Começar de Novo', adotado na Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Sergipe.

Egressos
Por intermédio do Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP), cinco egressos do sistema penal sergipano, em progressão de pena, integram o rol de colaboradores da Embrapa, recebendo salário para atuar na Unidade em diversos serviços.

Reintegração
Mesquita foi recebido pelo chefe-geral da Unidade, Manoel Moacir Macedo, um dos grandes entusiastas do programa, que na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) já dura 15 anos e ajudou a ressocializar e reintegrar mais de 2 mil pessoas que cumpriram pena. Diversas Unidades da Embrapa em outros estados também já aderiram ao programa.

Visita
Participaram da visita, também, membros do conselho e seu presidente, Raimundo Souza e o coordenador da Pastoral Carcerária em Sergipe, Carlos Magal, além Ane Sumara e Rubens Silva, respectivamente, diretores de Administração das Secretarias Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, que já aderiu ao programa, e da Segurança Pública de Sergipe, que está formalizando sua adesão.

Programa
Com o apoio do CCEP e da Pastoral, o juiz analisa caso a caso a possibilidade de progressão de pena para regimes aberto, semiaberto e liberdade condicional dos condenados, e sua integração ao programa. Uma vez selecionados, eles ganham o direto de trabalhar e receber salário.

Convênio renovado
Os resultados foram tão positivos que o convênio entre Embrapa, Conselho e Justiça foi renovado no mês de julho por mais um ano, e os casos de sucesso já começam a aparecer. Valdemir Rodrigues participou do programa no primeiro ano, e hoje integra a equipe da empresa vencedora da licitação de serviços terceirizados, abrindo vaga para a entrada de mais um egresso. Ele atua na jardinagem e paisagismo da Unidade. Isis Menezes e Daiane Santos passaram no vestibular na Faculdade Maurício de Nassau, e hoje fazem curso superior à noite com apoio do Programa Universidade para Todos.

Palestra
Após reunião com os gestores para discutir e avaliar os resultados da iniciativa na Embrapa, o juiz criminal fez palestra para empregados, colaboradores e parceiros sobre a realidade penal brasileira e Sergipana. Mesquita elogiou a iniciativa da Embrapa e outras organizações, e ressaltou a nobre missão do CCEP, que tem encampado a luta para reintegrar os egressos diante de tanto preconceito e rejeição, ajudando a reduzir os altos índices de reincidência em crimes.

Benefícios para a sociedade
"Toda a sociedade se beneficia com uma iniciativa como esta. A criminalidade crescente é fruto direto da limitação do Estado, que não tem conseguido cumprir seu papel de ressocializar o preso. Tudo isso se reverte em um violência alarmante em nossa comunidade", afirmou.Para o magistrado, é papel e responsabilidade do juiz compreender a importância da ressocialização efetiva dos apenados. "Diante da realidade do nosso sistema carcerário, precisamos ter foco na redução de danos quando pensamos em ressocialização, pois é muito raro alguém sair do sistema melhor do que entrou", declarou.

Consciência
Mesquita defendeu uma postura mais proativa e consciente dos magistrados, empresários e gestores públicos para que essa iniciativa ganhe força e contemple um número cada vez maior de beneficiados. "Magistratura é empatia. Sem este sentimento não seremos capazes de compreender que quem cometeu um crime é capaz de se recuperar, e não haverá mais esperança para esses indivíduos. Todo ser humano responde a estímulos, sejam eles negativos ou positivos. Se concentrarmos esforços nos estímulos positivos, é fato que resultados melhores ocorrerão", acredita.

Depoimentos
Após a palestra, alguns dos participantes do programa relataram suas impressões e opiniões.Para Isis, a palavra-chave é ‘agradecimento'. "Todos nós queremos e somo capazes de mudar e ter uma nova oportunidade, que a sociedade normalmente não dá. O acolhimento da Embrapa foi fundamental para mantermos a nossa autoestima levantada, nossa capacidade de sonhar e ter esperança", revelou.

Papel
Daiane também fez questão de agradecer, e ressaltou o pape de juízes humanistas como Hélio Mesquita. "O juiz Hélio é muito humano, e dispensa o tratamento devido a outros seres humanos, independente de sua condição. Graças a sua confiança, hoje me transformei após ter abraçado essa chance", disse.

Banese treina equipe que vai atuar em nova agência
O Banco do Estado de Sergipe (Banese), através da Área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (ARDHO), está promovendo uma série de treinamentos com a equipe de funcionários da nova agência Gentil Barbosa, que o banco deverá inaugurar no próximo mês de setembro, na Avenida Melício Machado, na zona Sul de Aracaju. A equipe é composta por nove funcionários, incluindo o gerente geral da agência, Gleidson de Oliveira Lima.

Treinamentos
De acordo com Gleidson, os treinamentos têm sido proveitosos. “Os cursos visam o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores, buscando agregar conhecimento de produtos e orientação pessoal de forma individualizada para cada funcionário. Eles envolvem uma série de capacitações técnicas e comportamentais e estão sendo ministrados por funcionários do próprio Banese e de empresas parceiras do banco”, informou.

Plano de Capacitação
Já o gerente da ARDHO, Pablo Boaventura Sales Paixão, destacou que o Plano de Capacitação que está sendo executado pelo Banese tem foco na excelência da performance da agência Gentil Barbosa para a geração de negócios com o banco.“As ações estão sendo desenvolvidas com base na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), quando da realização de situações problema, simulações de atendimentos, para que todos reconheçam as principais fragilidades apresentadas no atendimento das demandas dos nossos clientes”, disse Pablo. “

J. Andrade conquista prêmio em Pernambuco
Apesar da grave crise enfrentada pelo setor gráfico em todo país, o empresário busca formas de conquistar novos clientes e produzir peças de maneira criativa para não sofrer mais perdas econômicas, desemprego e a queda na produção. Para fomentar a inovação nas indústrias do setor, foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a 7ª edição do Prêmio Nordeste de Excelência Gráfica “José Candido Cordeiro”. E Sergipe, mais uma vez, foi contemplado com dois desses troféus, ambos designados para a Gráfica J. Andrade nas categorias “Livros de Texto” e “Convites de formatura”.

Prêmios
Há mais de 50 anos no mercado, a Gráfica J. Andrade vem conquistando prêmios ano após ano e sempre contando com o apoio do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Sergipe (SIGES). Para o empresário Stênio Andrade, essa conquista mostra a evolução e a qualidade dos materiais feitos em nosso estado. “Essa é uma amostra do trabalho que fazemos aqui na J. Andrade, onde buscamos atender a necessidade do nosso cliente ao máximo. Dou meus parabéns a toda equipe”, pontuou Stênio.

Igualdade
Já para o presidente do SIGES e da Associação Brasileira da Indústria Gráfica em Sergipe (ABIGRAF), Walter Castro, é importante ter uma empresa local participando, e vencendo, esses prêmios país afora. “As empresas sergipanas tem certo receio de competir contra estados mais desenvolvidos, como São Paulo e Rio Grande do Sul, mas conquistas como essa da J. Andrade mostram que nós estamos em pé de igualdade com qualquer gráfica desse país. E o Sindicato sempre apoia a participação das indústrias em eventos assim”, afirmou Castro.O 7º Prêmio Nordeste de Excelência Gráfica José Cândido Cordeiro – 2015 foi promovido pelas sete Abigrafs Regionais do Nordeste (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e o Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Pernambuco (Sindusgraf).

Sábado é Dia D de vacinação contra a Paralisia Infantil
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Aracaju, será aberta pelo secretário Luciano Paz neste sábado, 15 de agosto, Dia D, às 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, na travessa 5, S/N, bairro Santa Maria. Todas as USFs da capital estarão abertas, das 8h às 17h. Além disso, os pais contarão ainda com estandes nos dois shoppings (Riomar e Jardins), que funcionarão das 10h às 18h, para facilitar a vacinação de seus filhos, com idades entre seis meses e menos de cinco anos.

Disponíveis
Foram disponibilizadas para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 40 mil doses da vacina e a meta é vacinas 95% do público alvo, cerca de 38 mil crianças. Os pais devem levar a Caderneta de Vacinação da criança, para que a mesma seja atualizada. A campanha prossegue até o dia 31 de agosto em todas as unidades, inclusive com vacinação até as 20h, nas 10 USFs que possuem horário estendido.

Em dezembro Aracaju receberá o 2° Congresso Internacional RESAG 2015
Noção básica da importância da água para a nossa vida, ela está em 70% da superfície da Terra e compõe 75% do corpo humano. Essas duas informações já seriam suficientes para mensurar o valor desse líquido tão precioso. Porém, é um bem que, se mal utilizado, pode acabar. Problemas com o abastecimento de água nas casas e indústrias já puderam ser sentidos em diversas grandes cidades, a exemplo de São Paulo.

Uso da água
Para que o caos não se instale definitivamente é necessário usar a água com inteligência e formatar soluções, entre entidades privadas e públicas, em prol da perenidade desse item essencial para nossa existência. Para esse fim, entre 09 e 11 de dezembro, na Universidade Tiradentes, em Aracaju, acontecerá o 2º Congresso Internacional da Rede de Saneamento de Abastecimento de Água – RESAG.

Temática
Com a temática central “Gestão de Água e Monitoramento Ambiental”, o evento tratará de questões referentes ao planejamento e execução de políticas públicas voltadas à garantia de continuidade de fornecimento e disponibilização de água e seu monitoramento no meio ambiente, abordando essas questões nas perspectivas tecnológicas, econômicas e sociais. Durante o Congresso acontecerão palestras de estudiosos renomados nessa área e, ainda, apresentação de trabalhos científicos feitos por acadêmicos das diversas instituições de ensino de nosso estado.

Participação
O Congresso contará com a participação de renomados representantes de instituições nacionais e internacionais e é uma realização da RESAG em parceria com o ITPS, ITP, REMA, REMESP e a FIES. Para se inscrever ou obter mais informações sobre o evento basta acessar o site http://www.resag.org.br/congressoresag2015.

Programa busca disseminar empreendedorismo nas escolas
Um programa desenvolvido pelo Sebrae pretende disseminar a cultura do empreendedorismo nas instituições de ensino públicas e particulares sergipanas. A proposta tem como foco os estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior e busca promover o desenvolvimento de competências empreendedoras e estimular a inserção desses alunos de forma sustentável no mercado de trabalho.

Nível
Composto por soluções específicas para cada nível educacional, o Educação Empreendedora busca, por meio de metodologias criativas, linguagem adequada e com exemplos que valorizam as realidades locais, mostrar que o empreendedorismo é um caminho viável a ser seguido por esses jovens e capaz de ajudá-los a modificar o ambiente em que estão inseridos.Em Sergipe as ações já beneficiam os estudantes de ensino superior e do ensino técnico. A meta do Sebrae agora é disseminar os conteúdos aos estudantes dos ensinos fundamental e médio em diversas escolas sergipanas.

Visitas
Buscando viabilizar a inclusão desses assuntos em sala de aula, a analista do Sebrae e gestora do Programa, Rosana Leite, deu início a uma série de visitas ás Secretarias Municipais de Educação para apresentar a  proposta aos gestores públicos, diretores e professores das escolas municipais. A meta do programa é atender 1800 alunos do ensino fundamental e outros 250 do ensino médio até o final de 2016.

DO LEITOR

Prefeitura de N. Sra. Aparecida tem contrata empresa de turismo. Para quê?
E-mail recebido: “Que tipo de serviço realizou em Nossa Senhora Aparecida uma empresa prestadora de serviços turísticos contratada que recebeu a bagatela de nada mais, nada menos de R$ 200 mil? Esta é a pergunta que faz a população diante da falta de informação e do desconhecimento dos serviços prestados pela empresa agraciada com os pagamentos.  Os valores e o nome da empresa estão disponíveis no portal do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE). link:http://zip.net/bcrPHw O estranho é que o transporte dos estudantes fica a cargo de veículos da própria Prefeitura e algumas linhas são feitas por proprietários de microônibus do município. Outro serviço cuja responsabilidade é da administração municipal é a coleta de lixo, mas que também é realizada por prestadores de serviços locais

Chacina
Deixa 19 mortos em São Paulo.

Em casa
Kerry diz se sentir “em casa” na embaixada americana em Cuba.

Arena Pernambuco
Polícia Federal investiga obras da Odebrecht em Pernambuco.

Desmatamento
Na Amazônia caiu 15 por cento em 2014, segundo o INPE.

Votação
Eduardo Cunha anunciou que vai recorrer da votação conjunta de contas no Congresso.

Ajuda
O ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, oferece apoio a São Paulo, através da Polícia Federal, para esclarecer chacina.

UM POUCO DE HISTÓRIA – Alexander Fleming, farmacologista, biólogo e botânico escocês.
Depois de se formar em Medicina pela Universidade de Londres, Fleming começou a pesquisar substâncias com potencial bactericida não tóxicas ao organismo humano. Trabalhou como médico microbiologista e, durante a Primeira Guerra Mundial, foi médico militar nas frentes de batalha da França. Voltando da guerra, impressionado com os ferimentos, começou a pesquisar um novo antisséptico. Morreu em 1955 devido a um ataque cardíaco e foi enterrado como herói nacional, em Londres, Inglaterra. É autor de vários trabalhos envolvendo bacteriologia, imunologia e quimioterapia. Destacou-se por descobrir a penicilina e seu potencial antibiótico, em 1928. A descoberta, que revolucionou o campo da medicina, rendeu-lhe o Prêmio Nobel em 1945.

Giro esportivo
O jogo do Estanciano pela Série D será, mesmo, disputado no Batistão, hoje à tarde. Já Confiança X Botafogo da Paraíba acontecerá amanhã, também na Arena Batistão. /// Carivaldo de Souza continua sem definir se será candidato a mais um mandato, na FSF. /// CBF apoia integralmente todos os atuais presidentes das federações estaduais. /// O Barcelona é goleado pelo Bilbao, por 4 X 0, em partida válida pela Supercopa da Espanha. /// Vila Olímpica do Rio tem operários em condições de trabalho escravo. /// Torcida proletária vai lotar, amanhã, o Batistão.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frase do Dia
“Creio que me conhece o bastante para acreditar na sinceridade de minhas palavras.”Bernardo Guimarães, escritor brasileiro, nasceu em 15 de Agosto de 1825 e morreu em 1884.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais