2019: quando acabará o ano que só tem notícias ruins? Foi-se Boechat

0

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em um mês e meio 2019 se desnuda como um ano trágico e de muitas notícias ruins. Tragédia de Brumadinho, tragédia com as chuvas no Rio, tragédia no Ninho do Urubu e a morte trágica do jornalista Ricardo Boechat.

Diariamente, o titular deste espaço ouvia o comentário logo cedo do jornalista Ricardo Boechat na rede BAND, seja pelo rádio ou pela televisão. O que fazia milhares de brasileiros.

Mais do que um  jornalista, Boechat era um verdadeiro comunicador que atingia todos as classes sociais. Boechat tinha o dom de passar seus pensamentos de maneira objetiva, atingindo a todos. Por isso, o sucesso por onde passou e mais recentemente na BAND, seja na televisão ou no rádio.

Boechat não queria ser o primeiro, não queria dar “um furo” jornalístico. Boechat tinha como meta analisar o fato ocorrido e, através de sua opinião, passar a verdade. Irônico, respeitoso, preocupado, crítico e sempre na linha de frente. Podia errar, mas nunca foi omisso em passar a opinião dele em qualquer assunto. Contestador, Boechat incomodava e não importava a quem.

A democracia só é democracia quando tem jornalistas que têm a coragem de falar a verdade sem medo de retaliações.

Foi-se Boechat. Fará falta. Coerente, duro e contestador sempre. Que 2019 passe rápido porque as tragédias estão correndo contra o tempo…

Perda irreparável para um País de poucos Jornalistas de Verdade…

 

De um leitor do blog: Boechat enquadra-se entre as excelentes reservas morais, éticas, capacitadas e de extremo profissionalismo ainda restantes nesse País que; infelizmente, já são poucas, e que espero não estejam a caminho da extinção. Dos maus, talvez alguns digam “já foi tarde” mas, dos bons, que nos deixam prematuramente, todos certamente dirão: “que pena”

Sobre falecimento “Se não tem nada para dizer de um falecido não diga nada. Absolutamente nada.” Para deixar claro ao leitor porque este espaço não presta homenagem póstuma a todos que morrem…

Relatório do MPE encaminhado ontem à SSP: um IML sem as mínimas condições de trabalho Foi encaminhado à SSP ontem, 11, um relatório do Ministério Público Estadual com 117 páginas, com muitos documentos e fotos mostrando a realidade do Instituto Médico Legal – IML de Sergipe. O relatório foi iniciado em 2015 e mostra um local sem as mínimas condições de trabalho. Uma das observações do relatório: “o IML de Sergipe não dispõe de espaço adequado para exames de cadáveres em avançado estado de putrefação. A emissão de gases nesta fase de decomposição, além do intenso desconforto pelo odor fétido, é potencialmente danosa à saúde dos profissionais que necessitam manipular estes corpos. Logo os servidores são obrigado a realizar o exame necroscópico  com o cadáver exposto em ambiente aberto e colocado sobre placa de madeira ao chão. Uma única maca com sistema de exaustão permitiria mais dignidade ao exame e, consequentemente, melhor acurácia na realização do trabalho pericial.”

Sobre renovação da CNH: médicos não dão recibos dos pagamentos das consultas?  Está sendo realizada uma investigação nas clínicas credenciadas para renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. O Detran/SE não tem culpa, mas muitas das clinicas não estão repassando os recibos do serviços feitos para avaliação clínica aos clientes. Ou seja, da consulta médica. Como pode  a clínica ou o profissional receber o pagamento ( somente em dinheiro) e não emitir uma nota fiscal ou até mesmo um recibo? Os órgãos de fiscalização sabem dessa prática? O fisco estadual e federal acompanham estas empresas? São muitas dúvidas que serão tiradas pela investigação que pode acabar com muita gente respondendo processos.

Evento de sábado na orla não tinha autorização O radialista Jailton Santana, da rede Jornal (Jornal FM 91,3 e AM 540), realizou ontem, 11, entrevistas sobre a necessidade de organização e prevenção dos bloquinhos de carnaval em Aracaju. No sábado, 09, foi realizado um evento na orla sem autorização das autoridades competentes. E o pior: sem segurança pública reunindo milhares de pessoas.

 MP vai abrir inquérito para responsabilizar organizadores Jailton Santana entrevistou o promotor Eduardo Matos e o superintendente da SPU em Sergipe, Marcos Alves, que confirmaram a falta de autorização. O superintendente informou que ligou para os organizadores da festa e determinou a parada imediata. Já o promotor Eduardo Matos disse que vai abrir inquérito para responsabilizar os organizadores. Amanhã, 13, ocorrerá mais uma reunião no MPE sobre os bloquinhos em Aracaju. É o momento de prevenir antes que uma tragédia ocorra já que no sábado não tinha policiamento.                                                              

Atenção MPE! Fumaça lixeira em Propriá prejudica população de Cedro de São João E a fumaça proveniente da lixeira no município de  Propriá tem provocado um constante incômodo a população do município de Cedro de São João, principalmente nas crianças e idosos no tocante a saúde. Providências precisam ser tomadas.

Projeto de Cabo Amintas obrigava clubes oficiais assegurarem matriculas para jogadores menores de 18 anos Depois da tragédia no Ninho do Urubu no Rio de Janeiro, o blog estranhou não ouvir ninguém falando das escolas dos atletas mortos. Em Aracaju, o vereador Cabo Amintas apresentou em 2017 um projeto de lei que obrigaria os  clubes de futebol oficiais do de Aracaju assegurarem que todos os atletas menores de 18 anos estivessem matriculados em uma instituição de ensino, seja pública ou particular. E zelando pela frequência e o aproveitamento escolar.

Projeto foi aprovado, vetado e depois teve o veto mantido O projeto chegou a ser aprovado pela maioria dos vereadores, mas foi vetado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. E quando retornou ao legislativo o veto foi mantido. Entre as sanções para os clubes oficiais de Aracajuo projeto previa que se não regularizarem a situação de matrícula escolar dos seus atletas menores de 18 anos a eles vinculados ficarão impedidos de participar de jogos, torneios, campeonatos e competições oficiais no Município de Aracaju, bem como não poderão receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios do Poder Público Municipal enquanto permanecer a irregularidade. Está explicado o veto!

Segunda Edição do Grito de Carnaval da Equilíbrio Clínica Dia acontece em Aracaju Já é Carnaval em Aracaju, e a folia atinge todas as áreas, inclusive a saúde mental. Acontece no próximo dia 20 de fevereiro, quarta-feira, a Segunda Edição do Grito de Carnaval da Equilíbrio Clínica Dia Referência em Saúde Mental a partir das 14h00. O bloquinho terá concentração em frente a clínica que fica localizada na Rua José Pacheco, 491, Bairro Jabotiana e sairá desfilando pela Praça do Conjunto Sol Nascente.

Canções clássicas “Teremos canções clássicas do samba e músicas típicas do carnaval que vão animar os pacientes, familiares, amigos, colaboradores e toda a comunidade, pois a festa é aberta para o público”, afirma Kelly Coutinho, Responsável Legal da Equilíbrio Clínica Dia. A programação também vai contar com decoração, marchinhas e convidados especiais. “A ideia é fazer com que todos entrem no ritmo do carnaval com muita alegria e paz, fazendo a festa com muita saúde”, afirma Kelly.

Academia de Letras promove conferência sobre Santo Souza Na próxima quinta-feira, 14, às 16h, a Academia de Letras de Aracaju (ALA) realizará sessão especial de abertura do ano acadêmico com a conferência “Santo Souza, um argonauta de nosso tempo”, que será proferida pelo pesquisador Wagner Lemos, professor do Instituto Federal de Pernambuco, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e acadêmico fundador da Academia Sergipana de Literatura de Cordel. A conferência marca também o início das comemorações do centenário de nascimento do poeta Santo Souza, patrono da Academia. O evento acontecerá no Instituto Hélvio Dória Maciel Silva, rua Celso Oliva, 141, bairro Treze de Julho.

Obra na Beira Mar Foi iniciada a obra de colocação de numa nova pavimentação asfáltica na Avenida Beira Mar, que foi iniciada com a fresagem. A obra vai do trecho   entre os terminais de ônibus do Mercado Central e da Atalaia, compreendendo cerca de 10 km.

Retirada O projeto completa a fresagem do piso existente, ou seja, a retirada da antiga pavimentação para ser executada uma nova camada asfáltica; construção cerca de 100 rampas para acesso de pessoas com deficiência; calçadas e sinalização vertical e horizontal.

Primeiros trechos Na manhã do último sábado, 9, os primeiros trechos, entre a rótula da avenida Augusto Maynard e as imediações da praça Getúlio Vargas, conhecida como praça do Mini Golf, receberam os serviços de fresagem. O processo envolve máquinas de grande porte, caçambas, rolo compressor e máquinas de varrição para recolher o material. Além disso, cerca de 30 operários auxiliavam os serviços, dando celeridade e evitando atrasos nos trabalhos.

Câncer, e Agora?  Nesta quarta-feira, 13, a partir das 14h30, será realizado o encontro do grupo de apoio às pessoas com câncer “Câncer, e agora?”. A roda de conversa discutirá sobre alimentação associada a atividade física e será aberta as pessoas com câncer ou familiares e amigos. Ao final da roda de conversa, terá sessão de relaxamento para os participantes. O encontro acontece no Instituto Reviver, rua Américo Curvelo, 147, Salgado Filho.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Polícia Civil investiga contrato volumoso em cidade da região sul do estado O Bolo é Grande: “Vai dar o que falar um contrato, de aproximadamente R$ 262 mil, assinado entre uma secretária municipal de Assistência Social de uma cidade importante da região Sul de Sergipe e uma empresa de consultoria. A denúncia, que já está na Polícia Civil, mostra com detalhes que a tal empresa não tem uma sede que comporte o volume de serviços e a estrutura de atendimento. Um dos sócios, que mora em Santana do São Francisco, tem apenas 22 anos. Segundo depoimento de uma testemunha, essa empresa nunca realizou qualquer serviço de treinamento no referido município. O site já recebeu alguns documentos que comprovam um esquema desonesto de desvio de recursos públicos. O bolo é grande!”

Médicos de Aracaju De um leitor pelo zap: “O que o prefeito Edvaldo Nogueira vem fazendo com os médicos da rede pública de Aracaju não tem precedentes.”

1ª Feira Virtual de Empregabilidade do Canal Conecta Entre 11 e 15 de fevereiro acontece a primeira feira virtual do Canal Conecta, portal de empregos da rede de ensino Kroton. Um evento gratuito, 100% online, feito em parceria com as marcas Unopar, Unime, Uniderp, Unic, Pitágoras, Pitágoras ICF, Fama e Anhanguera com divulgação de vagas, processos seletivos, entrevistas e conteúdos exclusivos sobre empregabilidade e empreendedorismo.E mais! Conheça as empresas participantes: Cervejaria Ambev, EY – Ernst Young, Huawei, IBM, Ipiranga, Itaú Unibanco, Lojas Americanas, Marel, McDonald´s, Natura, RD – Raia Drogasil e Universia Brasil. Detalhes aqui.

Paraná terá a 1ª usina do Brasil a gerar energia através de esgoto e lixo O estado do Paraná será o primeiro do Brasil a receber a construção de uma estação de geração de energia por meio de esgoto e de lixo orgânico, uma usina de geração de biogás, que transforma os resíduos em eletricidade para abastecer as casas da região. Será construída no Estado uma usina de geração de biogás, que transforma os resíduos em eletricidade para abastecer as casas da região. Toda matéria aqui.                                                                                                    

ASSAT realizará prévia carnavalesca Separe sua alegria, diversão e venha curtir em alto astral a Lavagem da ASSAT, uma prévia carnavalesca promovida pela Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (ASSAT) que será realizada no próximo dia 17 de fevereiro a partir das 12h, no Deck Sushi Lounge. As atrações da festa serão: Maraisa Figueiredo e Projeto Axé Music.Os ingressos estão à venda na sede da ASSAT e no Deck Lounge ou se preferir pode ser solicitado o ingresso delivery através do contato (79) 9 9988-8666. Para os associados da ASSAT o valor do ingresso é de R$ 20 e para os não-sócios é de R$ 35. Adquira logo o seu porque eles são limitados.

PELO TWITTER

www.twitter.com/tomleao   ma babe me confortando, não paro de chorar. boechat era tipo aquele tio bacana e sacana (nunca tive um assim), meu e de todos nós…

www.twitter.com/rodrigo_rangel O olhar crítico e a coragem de Boechat farão falta ao jornalismo.

www.twitter.com/sxavierfilho Boechat. Um gênio da comunicação. Tinha uma capacidade impressionante para começar um raciocínio complexo e 10 minutos depois tinha tudo amarrado. Com veemência, brilho. A falta que ele fará nesses tempos sombrios é incalculável.

www.twitter.com/delucca Não há ideologia na morte, só tragédia. Pouco me importa o trabalho que Ricardo Boechat desempenhava, porque sua morte é uma tragédia para o jornalismo brasileiro e para o país, que parece imerso em um fado interminável, independente do espectro político em que ele estivesse.

www.twitter.com/MPF_PGR Raquel Dodge lamenta morte do jornalista Ricardo Boechat: “o silêncio de Boechat será eloquente e sentido em todo o país, porque ele fazia a crítica séria e necessária que caracteriza o bom jornalismo, e é tão necessário para a democracia.”

www.twitter.com/MarceloLins68 Boechat já bateu duro no atual presidente como também bateu duro nos antecessores. Sem medo de se posicionar com veemência, colecionou admiradores e detratores , mas sua faceta mais marcante talvez fosse o humor,a fina ironia..

www.twitter.com/BoechatOficial  (17 de julho de 2017) De férias e sempre à procura do sol perfeito. Grande abraço à todos.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia

“Todo mundo gostaria de se mudar para um lugar mágico. Mas são poucos os que têm coragem de tentar.” Rubem Alves.

 

 

Comentários