2ª onda, todos já sabem: conscientização e cuidados. Sem fechar nada!

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem acompanha o blog há muito tempo sabe que o titular deste espaço sempre defendeu o fechamento de espaços e do comércio na antecipação da 1ª onda do Covid-19. Agora, a realidade é  outra e são pouquíssimas as pessoas que estão dispostas a um novo isolamento social.

Alguns leitores criticaram o elogio deste espaço ao governador Belivaldo Chagas na última sexta-feira, 04, quando escreveu que foi sensatez e consciência correta, ao anunciar que não iria decretar neste momento o fechamento do comércio ou até mesmo reduzir o horário por conta da chamada 2ª onda.

A medida foi sensata sim! Todos, até as crianças, já conhecem os devidos cuidados necessários. Basta seguir os protocolos para que se possa conviver com a realidade do coronavírus.

Ninguém aguenta mais desemprego e lojas fechadas. Muitas delas não reabriram e as que sobreviveram lutam dia a dia pela recuperação. Aos incrédulos passem pela Rua Pacatuba, no Centro de Aracaju, são dezenas de lojas fechadas com placas de vende-se ou aluga-se. Algumas lojas que fecharam eram tradicionais, de longos anos. Isso ocorre em todo o país.

Não adianta fechar nada agora. Os comerciantes precisam reforçar os protocolos e o álcool em gel à disposição, obrigar o uso da máscara e esperar que a vacina chegue quando janeiro abrir as portas do ano de 2021 e que ele seja um ano de verdade, porque outro 2020 ninguém merece…

                                 

Feriado Devido ao feriado de Nossa Senhora da Conceição (Igreja Católica. Dentro do sincretismo religioso no Candomblé a homenagem é para mãe Iemanjá e na Umbanda, mãe Oxum), nesta terça-feira, 08, o titular deste espaço aproveitará para um breve descanso durante toda a semana. Desta forma este espaço só será atualizado na próxima segunda-feira, 14. Até breve! 

 Propriá: Luciano Nascimento não aceita derrota nas urnas  O ex-prefeito de Própria, Luciano Nascimento, que durante a sua administração foi cassado por irregularidades durante a eleição em que foi eleito, na época foram mais de 750 votos comprados e comprovados em 2004 pela Justiça.  Essa tática rasteira, antidemocrática de compra de votos e ameaças não surtiu o mesmo efeito de 2004. Isso despertou a ira da família Nascimento e sua vice, que não aceitaram a derrota nas urnas.

Coação Agora eles tentam de todas as formas manchar a imagem do prefeito eleito por voto democrático Dr Valberto. Luciano provou mais uma vez que não respeita a democracia e que continua praticando a velha política de baixarias, calúnias, coagindo ex-eleitores dele que nessa eleição votaram em Dr. Valberto, por acreditar que o ex-secretário do Estado de Saúde se mostrou o mais preparado para assumir o município de Propriá, com um plano de governo bastante elogiado.

 Progresso “Nosso Plano de Governo foi minuciosamente pensado para trazer progresso para nossa cidade, buscamos propostas viáveis e eficazes, colocando como prioridade o bem estar da população, cuidando da saúde, da educação, incentivando o turismo e outros setores da economia para geração de emprego e renda para todos”, pontuou Dr Valberto.

 Queixa prestada Luciano Nascimento e sua equipe têm ameaçado e coagido ex-eleitores para assinarem no cartório o falso testemunho de que tiveram seus votos comprados por Dr Valberto. Segundo informações, essas pessoas eram eleitores de Luciano e que este ano optaram pela esperança na mudança, votando em Dr Valberto, uma tentativa clara e desesperada de quem não aceitou o resultado das eleições. Curiosamente o próprio Luciano Nascimento foi afastado por compra de votos. Dr Valberto esteve na delegacia para prestar queixa contra os envolvidos que agora vão ter que provar na justiça os boatos caluniosos que estão espalhando pelo município.

 Ação contra calúnia e difamação Os advogados da coligação Esperança na Mudança já entraram com uma ação contra calúnia e difamação. Vale lembrar que calúnia e difamação é crime com pena de detenção, de seis meses a dois anos, multa e o candidato pode ficar inelegível para as próximas eleições. “A minha história de vida sempre foi pautada pela honestidade, transparência e trabalho, por isso essas calúnias não me abalam, mesmo assim decidi fazer um Boletim de Ocorrência, as pessoas não podem simplesmente lançar calúnias a seu respeito, fazendo as pessoas questionaram o seu caráter e ficarem impunes. Eu e o professor Rafael continuamos trabalhando diariamente para trazer melhorias para nossa cidade. Enquanto eles espalham mentiras, nós seguimos trabalhando, espalhando a semente da esperança na mudança porque as ações falam mais do que mil palavras”, enfatizou o prefeito eleito.

 
             
Taxa de desemprego: 3º trimestre 2020. Sergipe em 2º lugar com 20,3% Segundo o IBGE, no 3º trimestre de 2020, a taxa de desocupação (desemprego) atingiu o recorde de 17,9% no Nordeste, o maior número entre as grandes regiões. Já o Sul teve a menor taxa entre elas: 9,4%. Confira no mapa ao lado a taxa de cada um dos estados brasileiros. A taxa de subutilização da força de trabalho foi maior em Alagoas (49,3%) e menor em Santa Catarina (12,7%). A taxa de desocupação subiu em dez estados e ficou estável nos demais. Bahia (20,7%) teve a maior taxa, seguido de Sergipe (20,3%) e Santa Catarina (6,6%), a menor.



Taxa de subutilização foi maior em Alagoas (49,3%), Maranhão (47,1%) e Sergipe (46,3%) Segundo o IBGE a taxa
de desocupação foi de 12,8% para os homens e 16,8% para as mulheres. O número de pessoas com carteira assinada caiu 2,6% no terceiro trimestre frente ao anterior, com perda de 790 mil postos. A taxa de informalidade (38,4%) corresponde a 31,6 milhões de pessoas. Ocupação aumentou somente na construção e na agricultura. A taxa de subutilização (quem está procurando emprego, que trabalham menos do que gostariam e aqueles que gostariam de trabalhar, mas não procuram emprego), foi maior em Alagoas (49,3%), Maranhão (47,1%) e Sergipe (46,3%).

           
Proporção de jovens que não estudam nem têm ocupação. Sergipe em 7º lugar com 26,2% acima da média nacional que é de 22,1% Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2020, do IBGE, em 2019, a proporção de jovens que não estudam nem têm ocupação, no Brasil, foi de 22,1%, uma redução em relação a 2018 (23,0%). Entre as regiões do país, os estados do Sul apresentaram os menores percentuais de jovens que não estudam nem trabalham. Por outro lado, em todos os estados do Nordeste mais de 25% dos jovens estavam nessa condição. Confira nas imagens o mapa com o percentual de jovens (de 15 a 29 anos) que não estudam nem trabalham em cada Unidade da Federação, além da distribuição por sexo e cor ou raça entre as pessoas nessa situação.


Perguntas para algum “técnico” de trânsito responder Alguém já viu alguma placa de trânsito de 10 centímetros? Então, por que os médicos credenciados pelo Detran exigem que o paciente enxergue letras com essa dimensão senão será reprovado no exame da carteira de habilitação?

Foco de coronavírus na Adema De um servidor efetivo que pediu para não ser identificado “Temos um foco de corona aqui na Adema. Já são mais de 30 funcionários positivos. Como a maioria é de cargos comissionados prefere ficar calada, para não perderem os empregos.”

Títulos de propriedade em assentamento de Canindé O deputado federal Fábio Reis (MDB) esteve na sexta-feira, 4, na cidade de Canindé de São Francisco para entregar, junto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), 149 títulos de propriedade para pequenos agricultores do assentamento Cuiabá.

Segurança Segundo o parlamentar, os títulos promovem a regularização fundiária no interior sergipano e oficializam a posse de pequenas propriedades rurais. “Todo esse trabalho realizado é muito esperado pelas famílias que vivem da agricultura ou trabalham na zona rural em todo o estado. Os títulos trazem segurança a essas pessoas”, disse Reis.

Mais moradia Na semana passada, o parlamentar participou da entrega simbólica de 974 títulos de propriedade agricultores dos municípios de Simão Dias e Porto da Folha, concedidos também pelo Incra em parceria com o Governo do Estado de Sergipe. Na ocasião, estiveram presentes Vitor Sandes, superintendente estadual do Incra em Sergipe, Maria Aparecida, representante do Assentamento e Luana Oliveira, presidente da Juventude do MDB Sergipe.

Sefaz segue com oportunidade para negociação de dívidas até 18 de dezembro O conjunto de iniciativas contidas no Programa de Recuperação Econômica – Avança Sergipe, no eixo da Flexibilização Tributária, continuam em evidência. Pensando em estimular o desenvolvimento econômico do estado, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/SE) abriu Refis para de auxiliar os sergipanos com as dívidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O programa, lançado no mês de outubro, contabiliza 2.614 negociações de ICMS e 2.809 de IPVA.

Adimplência No Refis para o ICMS, o Governo do Estado oferece condições diferenciadas para as empresas voltarem para a adimplência com o fisco estadual. Para pagamento à vista os descontos vão até 90% nas multas e juros. A negociação pode ser feita ainda de forma parcelada. O prazo de adesão vai até 18 de dezembro. “É importante destacar que o Refis do ICMS deste ano, beneficia empresas que contraíram débitos com o Fisco Estadual até 30 de junho de 2020, algo novo, uma vez que sempre que se abre esse programa de negociação de dívidas, ele não contempla o ano corrente. Foi uma forma encontrada pelo governador Belivaldo Chagas de auxiliar as empresas que foram prejudicadas pela pandemia, em um ano tão complicado como tem sido 2020”, informa o secretário da Fazenda, Marco Antônio Queiroz.

IPVA e atendimento Já no IPVA, os proprietários de veículos podem negociar suas dívidas com descontos que podem chegar a até 95% das multas e 80% dos juros, com opção também de parcelamento em até 48 meses. Cidadãos com o IPVA 2019 e de anos anteriores em atraso, podem negociar condições de pagamento para regularizar a situação do veículo. É possível aderir ao Refis IPVA ou Refis ICMS através do site da Sefaz, no aplicativo Sefaz Mais Fácil, pelo telefone ou em atendimento agendado na Central de Atendimento ao Contribuinte, da Sefaz/SE. Dúvidas e orientações podem ser obtidas por meio de mensagem via WhatsApp, pelos números (79) 9-9191-2205 ou (79) 9-9175-4758, em Aracaju.
                                       
Estância: reabertas inscrições para contratação temporária de médicos para o combate à pandemia A Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reabriu as inscrições para a contratação temporária de médicos para atuar no enfrentamento à pandemia da Covid-19. A contratação de profissionais temporários possibilitará a reposição do quadro de pessoal e o reforço necessário em áreas sensíveis para o combate à Covid-19.
Para se inscrever, o candidato deve enviar currículo para o e-mail: psscovid19estancia@hotmail.com . Em caso de dúvida entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelos Telefones 3522-1416 ou pelo celular 9’9806-1221. A contratação será em regime de Plantão de 12 horas, ou fracionado, com remuneração de R$ 1.200,00 (Mil e Duzentos Reais) por plantão.


Graccho Cardoso: Sintrase aciona Justiça para garantir direito dos concursados O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado de Sergipe (Sintrase) informa que sua assessoria jurídica já está tomando as devidas providências referente ao processo administrativo que o Ministério Público do Estado (MPE) instaurou para anular convocação em 2020 de candidatos aprovados no concurso realizado em 2018. O sindicato considera absurda a revogação da nomeações de pessoas que estão no seu legítimo direito, onde estudaram e foram aprovadas no concurso, principalmente em um período como o que estamos vivendo com muitas pessoas desempregadas. O Sintrase irá solicitar a habilitação ao processo para garantir a defesa dos concursados.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Denúncia: diárias sob suspeita no Instituto Médico Legal de Sergipe Deu no site Fan f1: O Portal Fan F1 realizou um levantamento exclusivo sobre as diárias pagas aos servidores lotados no Instituto Médico Legal de Sergipe (IML Sergipe) nos meses de junho, julho e agosto deste ano. Para tanto, foram analisados os relatórios emitidos pelo servidor responsável por elencar as ocorrências e encaminhar à Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) para a efetivação do pagamento. Esses documentos foram confrontados com os relatórios emitidos diariamente pela SSP, informando as entradas de corpos no IML. Antes de tudo, vale ressaltar que, cada servidor tem direito a receber por dia uma diária, desde que realize viagem para o interior do Estado para, exclusivamente, recolher corpos. Existem dois tipos de diária: se o servidor retorna à base até às 23h59, ele recebe uma diária no valor de R$ 20. Caso o servidor ultrapasse a 00h, o montante será de R$ 40, denominado pernoite. A viatura utilizada para o serviço é uma caminhonete, modificada para o modelo “rabecão”, conseguindo acomodar apenas dois profissionais. E é justamente esse um dos motivos de questionamento da reportagem. Toda matéria aqui: http://fanf1.com.br/denuncia-diarias-sob-suspeita-no-instituto-medico-legal-de-sergipe/

Dia 19/12 Seminário da Skif Brasil em Aracaju E a Shotokan Karatê Internacional – Skif, em parceria com a APCEF/SE realizará no próximo dia 19 de dezembro (sábado), um seminário que terá como instrutor chefe um dos mais renomados nomes do karatê no Brasil, o sensei Paulo Roberto Santos, 7º DAN. Um dos organizadores, Yoacan Jocelis explicou que o seminário está tendo grande procura e já tem inscritos da Bahia e Alagoas. “Diante de um ano tão complicado e a abertura para alguns eventos vamos realizar este seminário que está aberto para o Nordeste”, disse reforçando que o evento vai fomentar mais ainda o karatê. Ele destacou a parceria com a APCEF/SE e os participantes irão levar um quilo de alimentos para ajudar instituições carentes. O evento conta com o apoio da Viação Progresso, Paulo Naútica, SESI e o Clube de Karatê União, que é o organizador do evento.



Viva às eleições que até o Covid morreu e foi ressuscitada logo depois De um cidadão pelas redes sociais: “Passaram 18 dias das eleições de vereadores. Que coisa boa os canais não estão abertos e nem sujos, os postes que antes estavam para cair agora não caem mais, os pontos de ônibus estão todos novinhos, o terminal do DIA não têm problemas, os ônibus andam com lotação baixa. O bairro Santa Maria virou um paraíso, acabaram os dias dedicados aos trabalhadores, enfim daqui a dois anos vamos vê muitos candidatos usando as redes sócias dizendo que vai construir até ponte. Para terminar não faltam nem médicos e nem remédios no Hospital João Alves e nas Upas. Essa é a cidade que escolhi para viver. Viva às eleições que até o Covid morreu e foi ressuscitada logo depois.”



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

                                                                                                       
Hoje, 07, às 20h, estreia o programa Ser Saudável, na RAETV Ser Saudável – A RAETV – Rede Amigo Espírita apresenta mais um programa exclusivo que será exibido em suas plataformas A primeira temporada começa hoje, 07 de dezembro a 25 de janeiro de 2021, todas as segundas-feiras, às 20h. No primeiro episódio o tema “Doenças Espirituais – a importância da espiritualidade na saúde”, tendo como convidado Gilson Luís Roberto, presidente da Associação Médico Espírita – AME-Brasil. O programa será apresentado por Carlos Alberto Santiago; produção o amigo Chico Leite; gerência de operação, Matheus Henrique; direção técnica, Márcio Monteiro e direção geral, José Aparecido dos Santos. Acompanhe pelas redes sociais. Youtube: https://www.youtube.com/c/RedeAmigoEspiritaTV/featured Instagram: https://www.instagram.com/redeamigoespirita/ Facebook: https://www.facebook.com/redeamigoespirita/

De hoje, 07 a sexta-feira, 11, será debatida a presença da população LGBTQIA+ nos espaços religiosos Serão abordados nas lives diárias, sempre às 16h os seguintes temas: cristianismo a partir do olhar católico e evangélico; os trânsitos religiosos e de gêneros e a transgeneridade no candomblé, entre outros temas. Venha participar deste bate papo através do instagram: https://www.instagram.com/menesesconsultoria/


Live da Conceição. A nossa Festa Afro, tema: Dizer não ao racismo religioso. Dia 08 de dezembro, às 10h



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK



OPINIÃO

A Origem do Verbo “Chaleirar” Por Antônio Samarone, médico sanitarista

“Vou arranjar/ Um lugar de puxa-saco/ Quem puxa-saco/ Tá se dando muito bem/ Tô querendo é chaleirar/ Eu não quero é trabalhar/ Nem fazer força pra ninguém” – Jackson do Pandeiro.

Chaleirar é puxar-saco, bajular, adular, uma forma vil de servilismo.

Chaleirar é a lisonja e o salamaleque. Sinônimo de paparicar, mimar, panegírico, louvação, rapapés, mesura e rasgar a seda.

Chaleireiro ou chaleirador é o cortesão parasita (baba-ovo), o autêntico capacho.

Eu me interessei pela origem desse vocábulo desonroso, por ele ter nascido em Sergipe.

Certa feita (1901), a comitiva do Governador Olímpio Campos retornava de uma visita a Paulo Afonso. Uma viagem cansativa, no lombo dos cavalos e em charretes. Pararam para pernoitar em Aquidabã, na casa do chefe político.

Surgiu uma dificuldade: o Monsenhor Olímpio Campos não tomava banho de água fria. A notícia logo se espalhou pela Vila de Aquidabã. Os aduladores correram para botar as chaleiras no fogo, para esquentar água para o Governador.

A agitação na Vila foi grande. Formaram-se filas de pessoas com as suas chaleiras de água quente na mão, para prestar serviço ao chefe dos Cabaús. Numa povoação de pouco mais de 1.500 pessoas, contou-se mais de 170 chaleiras.

Foi tanta água quente, que deu para toda a comitiva tomar banho.

Essa prática passou a se repetir todas as vezes que o Governador Olímpio Campos visitava uma localidade no interior de Sergipe.

Nunca faltou quem pegasse na chaleira em Sergipe.

Existe outra versão no Sul do País, para a origem do verbo chaleirar.

Chaleirador era quem esquentava água para o chimarrão do Senador Pinheiro Machado.

Fui às fontes primárias, e descobri que essa história do interior de Sergipe, foi contada a Pinheiro Machado pelo próprio Olímpio Campos. Eram muito amigos.

Quando os puxa-sacos do Condestável Pinheiro Machado pegavam na chaleira, para abastecer a sua cuia de chimarrão, ele caia na risada, lembrando-se da história de Sergipe.

Mais textos Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt A conversão é uma graça, a ser pedida a Deus com força. Nos convertemos verdadeiramente na medida em que nos abrimos à beleza, à bondade, à ternura de Deus. Então deixamos o que é falso e efêmero, para o que é verdadeiro, belo e dura para sempre. #EvangelhodeHoje

www.twitter.com/paulopaim O governo se movimenta a passos lentos para disponibilizar a vacina contra a covid-19. Um total descaso para com a população brasileira. Inacreditável que queiram vacinar somente a partir de março. Uma realidade que pode se transformar em tragédia. A sociedade precisa reagir.

www.twitter.com/SenadorRogerio Parece notícia repetida, mas ñ é! Emily e Rebeca, 4 e 7 anos brincavam na porta de casa quando foram alvejadas com tiros na cabeça. Até quando as “balas perdidas” vão perseguir as crianças, jovens negros e negras da nossa periferia? Basta, queremos justiça!!!

www.twitter.com/llucaslouback O que ouvimos e presenciamos na despedida de Emily e Rebeca foi avassalador.
Uma das crianças teve a cabeça esfacelada com o tiro, enquanto era socorrida a mãe viu a sobrinha atingida. Emily completaria 5 anos esse mês. Foi enterrada com a roupinha de sua festa.

 

 

 

 




www.twitter.com/bbcbrasil Por que animais marinhos confundem plástico com comida?

 




www.twitter.com/MarceloUchoa_ Às médicas e médicos que ajudaram a eleger isto que está hoje na presidência do Brasil.


www.twitter.com/andretrig Proteja-se!


Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia

“Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte do ser é como olhar os movimentos da dança. Uma vida é como o brilho de um relâmpago no céu. Levada pela torrente montanha abaixo.” Buda.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-12/papa-francisco-saudacao-natal-advento.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais