2ª Parte: Alguns estados estão se erguendo. SE preocupação e desânimo

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem acompanha o noticiário e as posições majoritárias da classe política sergipana percebe que os grandes temas são praticamente inexistentes, negligenciados ora por desconhecimento puro e simples, ora pelo oportunismo eleitoreiro que dá voto e sempre a mantém na mídia.

Declarações, entrevistas e notinhas são praticamente um “samba de uma nota só” e só falam sobre política, política, política, política e… política. Ah também se pronunciam sobre articulações, rompimentos, adesões, e eleições de 2020 e, pasmem, de 2022.

É, caros leitores, a prova cabal da singeleza de conhecimento dos políticos e de suas visões deturpadas e imediatistas sobre as soluções para os problemas de Sergipe.

Na Assembleia, o ponto alto são os arranca-rabos de Francisco Gualberto e Rodrigo Valadares. Ambos se deixam levar pela conjuntura nacional e com tantos problemas locais preferem quem tem mais ética que Roberto Jéferson ou a turma do PT presa nos presídios Brasil afora. Um poder cujo presidente está no cargo pelos penduricalhos jurídicos não se deve esperar coisas mais grandiosas.

Os parlamentares federais ainda se acomodam. Os deputados com suas tímidas atuações se deixam levar pelo barco desgovernado do governo Bolsonaro, ou pelo afã de defender pautas sem sentido como a soltura de presos sentenciados em várias instâncias. Tem a turma do silêncio que nem fala, nem age, mas está lá.

No senado, exceto a obsessão dantesca de Alessandro Vieira pAra pegar os togados no pulo do gato, Rogério e Maria do Carmo curtem tranquilamente os sabores do azul tapete da casa de Rui Barbosa.

Há os desempregados em busca de um lugar ao sol. Jackson Barreto é o líder-mor desta turma. Sem nada para fazer JB agora quer dirigir o MDB de Aracaju e se sente o grande articulador político. Pensa, vejam só, em candidatar-se em 2022. O sonho do Senado ainda permanece na cabeça branca e traquina de Jackson.

Entretanto, o que não se vê são debates e discussões de grandes temas. A desertificação do semiárido sergipano avança a passos largos e ninguém fala nada. O desemprego, o fechamento de fábricas, o turismo em queda, e empresários amedrontados.

A Educação com graves problemas, a saúde sendo costurada como num processo cirúrgico medieval semelhante à lobotomia que pode ser visto nas filas de hospitais, na falta de medicamentos e nos corredores lotados.

Lamentavelmente em Sergipe não se debate política pública. Tudo gira a partir das fronteiras partidárias. Campanha eleitoral permanente é nossa maior característica. E nossa tragédia diária.

 

Nota de Esclarecimento da Emurb Sobre a nota publicada em seu blog nesta segunda-feira, dia 03, em referência a uma possível irregularidade em obra no bairro Garcia, informamos que a obra da hamburgueria foi devidamente licenciada na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), sendo, portanto, uma obra regular. Quanto aos entulhos depositados no terreno ao lado, as providências serão tomadas pela Emurb em

O muro que separava o terreno da Emurb da lanchonete foi fechado ontem. E os entulhos? A Emurb notificará?

conjunto com a Emsurb.

Questionamento dos moradores foi o uso do terreno da Emurb e o descarte irregular de resíduos da construção civil O questionamento dos moradores não foi sobre a licença da obra e sim sobre o uso do terreno – que é realmente da Emurb – para o descarte do entulho, inclusive abrindo o muro do mesmo. Segundo a Emurb, a vistoria será feita, primeiro, notificar o responsável para realizar a limpeza. Ontem, 03, após a denúncia dos moradores o muro foi fechado. E o entulho da obra? Está claro que a obra fez o descarte irregular de resíduos da construção civil. No mínimo uma multa.  Aliás, com certeza a lanchonete já tem o certificado de destino dos resíduos. que vai produzir. Ou não?

 

Nota ASEOPP A ASEOPP em reunião na data de 03/06/2019, pela sua diretoria, decidiu manifestar o mais irrestrito apoio ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentável pelo trabalho que vem desenvolvendo, como também pelo diálogo aberto, transparente e produtivo com as empresas que compõem essa entidade. Ao tempo em que se coloca a disposição do Dr. Ubirajara Barreto, para ajuda-lo e ao governo Belivaldo Chagas afim de que, juntos, lutemos para enfrentar e superar os momentos difíceis que atravessa a construção civil.

Vereador “fura fila” em clinica de exames Imagine caro leitor, você passar mais de duas horas para se submeter a um exame de ultrassonografia e de repente um vereador chega de “fininho” e passar a documentação para uma funcionária de uma clínica. Ela, a “amiguinha” vai lá, faz a ficha do vereador que passa na frente de quem está esperando. E que se exploda os outros pacientes, inclusive mulheres grávidas que esperavam há muito tempo. Péssimo exemplo para quem deveria ser um bom exemplo. A reclamação dos pacientes foi feita. E olhe que a clínica é no Bairro São José, imagine se fosse no conjunto Bugio…

Maconha em frente a sede da SSP E o titular deste espaço passou caminhando ontem, 03, exatamente ás 12h, pela Praça Tobias Barreto no Bairro São José, onde fica a sede da SSP. O cheiro da maconha estava forte e certamente chegou aos corredores do prédio da SSP. Enquanto isso os moradores da região e os transeuntes ficam com medo de passarem pelo meio da praça. Nas barbas da SSP…

Jackson tentando ser o novo? E há poucos dias um empresário conhecido de Sergipe fez uma análise sobre o ex-governador Jackson Barreto em um grupo de WhatsApp (Café com política). O blog recebeu de um jornalista integrante do grupo o texto que reproduz agora: Com o título “Tentando ser o novo” o empresário analisou que sutilmente, Jackson Barreto vem tentando se reapresentar para a população sergipana como “O Novo.” “Mas que Novo? Após a derrota sofrida em 2018, JB deixou o Estado de Sergipe aos frangalhos, sumiu, mas sumiu deixando uma conta altíssima para ser paga pelos eleitores sergipanos, que hoje convivem com um Estado em situação complicada.”, analisou o empresário.

Jackson tentando ser o novo? II Em outro parágrafo ele escreveu: “Ocorre que mesmo diante de todo esse desmonte, a sociedade tem que assistir os apadrinhados de JB, sendo nomeados para cargos em comissão, tanto no Estado quanto na PMA, com bons salários e normalmente em funções dispensáveis e lotados em espaços físicos que não comportam todos os nomeados, se comparecessem num mesmo horário.”

Jackson tentando ser o novo? III “Um dos motivos da derrota de Jackson, foi o fato de ter perdido o apoio de tendências importantes dentro do Partido dos Trabalhadores, quando as mesmas perceberam que o partido servia apenas “De Escada” , para sustentar nas campanhas dele, um discurso progressista. Hoje, com o sentimento praticamente firmado de que JB não representa o que prega, o PT como um todo já tenta afastar-se dele definitivamente, à exceção de alguns esquerdistas que viraram burgueses e hoje comandam uma série de indicações dentro dos governos de Aracaju e Sergipe”, reforçou o empresário.

Jackson tentando ser o novo? IV E concluiu: “Habilidoso, porém, JB busca agora explicitar uma lealdade romântica a Lula, por entender que poderá usar o nome e a imagem do presidiário nos próximos pleitos, e por imaginar que a simpatia de grande parcela dos nordestinos por Lula, vai limpar a sujeira que encobre sua imagem de gestor relapso e que transformou Sergipe num grande tomador de empréstimos. Fique em casa Jackson, ou vá curtir com seus amigos as belas praias de Maceió que vc tanto adora. Deixe Sergipe se reerguer!”

Oposição unida com a situação! É isso mesmo. Quem mora em Nossa Senhora das Dores acompanha o que pode ser um grande acordão. O prefeito Dr.Thiago, que viu seu início de mandato se tornar um inferno, cheio de irregularidades e denúncias, hoje governa com os mais diversos aliados. Há quem diga até que o ex-prefeito João Marcelo, seu ex-candidato a vice, o conhecido Mário da Natclin e o ex-prefeito Fernando Lima estão quase trocando tapa para saber quem vai ser o vice na possível campanha à reeleição de Dr.Thiago. Fazendo uma disputa disfarçada, os sem mandatos correm como podem para valorizar o seu passe. A população acompanha a tudo perplexa, e a resposta pode ser uma opção real de mudança.

Custo da Festival da Mandioca de Lagarto repercute nos grupos de WhatsApp E nos últimos dias vem repercutindo nos grupos de WhatsApp de Sergipe, principalmente na região Centro-Sul a informação com um print de gastos do portal da transparência mostrando que o Festivaljá custou aos cofres públicos a quantia de R$ 1.340.685,83 (Um Milhão trezentos e quarenta mil seiscentos e oitenta e cinco reais e oitenta e três centavos). Até o presente momento a Prefeitura não se pronunciou.

Preço do gás Sergipe: Georgeo quer esclarecimentos O deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, quer esclarecimentos sobre o preço do gás no Estado de Sergipe. Para tal, o parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa dois requerimentos convidando o diretor presidente da Sergás, Eugênio Dezen, e a diretora da Câmara Técnica de Gás Canalizado da Agrese, Regina Luana Santos de França do Rosário, para falarem sobre o assunto.

Preços praticados A intenção é que os representantes da Sergás e da Agrese expliquem a política de preços praticados no Estado – tema que reflete no desenvolvimento econômico local. No início do mês de maio, a Sergás anunciou um reajuste médio de 1,02% nos valores para gás natural canalizado por mudanças no sistema tarifário. Para os segmentos industriais e residenciais, o reajuste médio foi de 1,32% e 5,26%, respectivamente. Já o Gás Natural Veicular (GNV), a majoração no preço foi de 1,37%.

Motivação “É papel da Assembleia Legislativa fiscalizar e acompanhar os poderes e as demais instituições do Estado. Por isso, queremos fazer nossa parte e buscar essas informações para que todos saibam o porquê dos preços adotados em Sergipe e como está a qualidade dos serviços. Esperamos que tanto o diretor presidente da Sergás como a diretora da Agrese atendam o nosso convite”, finalizou Georgeo.

Amorim tem decisão favorável no STF Após manifestação da Procuradoria Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, arquivou o inquérito 4.438, que investigava suposta destinação de recursos pela Odebrecht para a campanha de Eduardo Amorim a governador de Sergipe, em 2014.

Sem suporte probatório Na decisão, assinada na última terça-feira (28), o ministro do STF ressalta que “na hipótese dos autos, tal como destacado pela Procuradoria Geral da República, constato que, de fato, não há suporte probatório mínimo de materialidade e de autoria que ampare o oferecimento de denúncia, sendo, portanto, de rigor o imediato arquivamento deste inquérito”, o que deixa claro que nada houve de irregular na campanha de 2014

Doações Para Eduardo Amorim, o arquivamento corrobora tudo o que ele havia declarado: todas as doações para sua campanha foram oficiais, declaradas e encontram-se à disposição no site do TSE. “Como médico especialista em tratamento da dor, vivi um das piores dores que existe: a dor da injustiça. Fui acusado do que nunca fiz, nunca vi. Mas a consciência sempre esteve tranquila, porque a verdade é única e sempre prevalece”, salienta Eduardo.

IX Copa Mangalarga Machador em SE Foi realizado no último sábado, 01, no Haras Saracura, no município de

Legenda foto: André Gois com a família comemorando a vitória do “Estilo Apache”.

Campo do Brito a IX Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Machador de Sergipe. O evento foi uma realização da Associação dos Criadores do cavalo Mangalarga Marchador de Sergipe – ACCMMSE, que tem como presidente José Joaquim Macêdo e reuniu criadores de diversos estados sendo ranqueada nacionalmente.

Grande campeão O destaque da IX Copa foi o cavalo “Estilo Apache” do haras Cazuza do município de Santo Amaro das Brotaas, comandado por André Silva Gois,, que se consagrou o melhor cavalo de Marcha Picada com o título de Campeão dos Campeões. A ACCMMSE foi fundada em 23 de novembro de 1988 e reúne os melhores criadores da raça em Sergipe. Em breve será realizado um grande feirão da raça Mangalarga com a participação de criadores de todo o país.

Fórum Permanente Amanhã, 05, será realizada a reunião de instalação do Fórum Permanente da Agricultura Sergipana (FPASE). O primeiro encontro do Fórum acontecerá no auditório da SEAGRI (Rua Vila Cristina 1051, Bairro São José), às 14h. Além da presença de representantes das 34 instituições que compõem o colegiado, teremos a presença do representante da Organização das Nações Unidas (ONU), cônsul honorário da Finlândia, Wilson Andrade.

Incentivo Para o secretário André Luiz, o Fórum fortalecerá as políticas públicas estaduais e federais de incentivo à agropecuária em Sergipe. “Esse espaço ampliado de diálogo vai estreitar relações com todos os setores produtivos. A somação de esforços é fundamental para o desenvolvimento da agricultura do Estado, a partir do conhecimento das demandas específicas de cada grupo. Dessa forma, acreditamos que será possível direcionar políticas públicas mais efetivas para superar os gargalos existentes”.

Trezenário de Santo Antônio em exposição no Centro Cultural Dezenas de devotos, com suas velas iluminando

Foto: Marcelle Cristinne

uma noite chuvosa, carregando consigo suas angústias e esperanças, participaram da abertura, no último sábado, 1º, da 5° exposição “13 Noites com Antônio”, sediada no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, Centro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e o Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe, na busca por relembrar a tradição de confecção de altares em homenagem ao santo casamenteiro e promover seu trezenário.
A exposição ficará aberta até o final de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, de 9h às 13h. O trezenário, por sua vez, se encerrará no dia de Santo Antônio, 13 de junho, com homenagens a partir das 19h.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Festa dos Caminhoneiros Os profissionais de comunicação já podem fazer o cadastramento da Festa dos Caminhoneiros. Confira os detalhes aqui.

Quadra de colégio estadual continua isolada por falta de manutenção A Associação de moradores e comerciantes do bairro industrial e Conseg (Conselho de Segurança do bairro industrial) estão preocupados com a demora da Secretaria de Estado da Educação em colocar em funcionamento a quadra do Colégio Paulo Freire (Ex-Castelo Branco). A quadra continua isolada para práticas esportivas por conta da falta de manutenção e é uma enorme perda para a comunidade do Bairro Industrial. “Amantes do esporte, da cultura, e do lazer querem a quadra funcionando”, relata Marcos dos Anjos, liderança local.

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

 SITUAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE É CADA VEZ PIOR EM RELAÇÃO AO EFETIVO E NADA DO GOVERNO CONVOCAR OS APROVADOS. O QUADRO DE MERGULHADORES REDUZIU AINDA MAIS. AGORA SÓ TEM QUATRO PARA ATENDER TODO ESTADO.

 Cada vez mais o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) vem diminuindo com as reformas de bombeiros militares que já completaram seu tempo de trabalho na corporação, fazendo com que o trabalho seja afetado, principalmente porque tem que conceder férias e outros direitos assegurados pela legislação aos seus componentes, que devido ao baixíssimo efetivo, o problema se agrava.

Prova disso é a equipe de mergulho do CBMSE, que estava contando com 06 (seis) mergulhadores para atender a todo estado e agora, devido a dois integrantes terem direito às suas férias, está trabalhando tão somente com 04 (quatro) mergulhadores, que estão com uma sobrecarga de trabalho imensa, o que poderá inclusive gerar problemas de saúde.

Necessário se faz que o governado do estado tome providências no sentido de convocar urgentemente os aprovados no último concurso do CBMSE, e até mesmo excedentes, visto que o quantitativo que fora propagado que seria convocado, não suprirá jamais o deficit de bombeiros militares existente na corporação, visto que se passou mais de 10 anos sem concurso público, fazendo com que o efetivo ficasse diminuto.

Com este efetivo de 04 (quatro) mergulhadores, o CBMSE não terá como atender a duas ocorrências no mesmo momento.

Só para se ter uma ideia do problema da falta de efetivo, destes 04 (quatro) mergulhadores, 03 (três) não deveriam estar mais mergulhando, mas para não deixar a sociedade desassistida, estes três abnegados, se desdobram nas ocorrências por todo o estado.

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/CFcomunicologo Bom dia de muita labuta e realização de sonhos. Criatividade e inovação na

O Sindicato dos Radialistas de Sergipe, participa mais uma vez da exposição de altares, 13 Noites com Antônio, a quinta versão acontece no Centro Cultural de Aracaju, de 01 a 13 de junho sempre às 19h30, a criação e coordenação é do Professor Dr. Otávio Luiz Cabral Ferreira.

veia como ferramentas de mudanças mercadológicas.

www.twitter.com/eugenio_nas Neste mundo governado por lideranças imbecis e com projetos sociais degradantes, a opção mais lúcida e respeitável é o papa Francisco.

www.twitter.com/higorfb . A vida não é um conto de fadas, amigo. Aqui você tem que cair e se levantar já preparado para o próximo tombo.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter                                        

Frase do Dia
“A inveja, além de não permitir a felicidade de que se quer ter, tira o que se tem.” Wallter Waeny.

Do ex-vereador Antônio Samarone (foto e texto): “”Uma Aracaju que não queremos – As pedras portuguesas já foram marcas do nosso centro histórico. Fico me perguntando, fica muito caro a manutenção desse piso?””
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais