2ª Parte: SE Del Rey,volta à BA e sua maioria acéfala sem consciência

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os governos Jackson e Belivaldo propiciaram a Sergipe o pior período de decadência em todos os sentidos. Sergipe hoje vem perdendo espaço para a vizinha Bahia em todas as áreas desde as compras realizadas pela Petrobras e algumas das maiores empresas privadas.

Porém a culpa não é dos governantes por conta da falta de capacidade gestora deles. A culpa é da maioria que não evolui no sentido maior da palavra e muito menos revoluciona. Uma sociedade evolutiva poderia preparar as alterações necessárias para uma mudança qualitativa de verdade.

A dependência de Sergipe a Bahia é cada vez mais forte fruto do descaso e da apatia dos últimos gestores que foram referendados também por uma maioria que não tem a consciência social necessária para evoluir e preparar uma revolução de verdade.

Essa maioria acéfala e melancólica faz até criticas em vários momentos, mas quando tem a oportunidade de exercer sua consciência social prefere o conforto da acomodação e tem medo das mudanças que podem refletir também em seu “status quo.”

 

Morre Pascoal Nabuco faleceu ontem, 18, em Salvador (BA), onde estava internado, o desembargador aposentado Manuel Pascoal Nabuco D’Ávila, 82 anos. O velório está sendo realizado no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, onde ocorrerá também o sepultamento hoje, 19, às 17 horas.

Posições firmes O titular deste espaço teve o prazer de trabalhar no período que o desembargador Pascoal Nabuco foi presidente do TJSE (2003/2005) na diretoria de Comunicação Social a convite do jornalista Euler Ferreira onde foram implantadas diversas ações efetivas para melhorar o relacionamento do Judiciário com a sociedade. Pascoal era um homem de posições firmes, mas que sabia ouvir a todos. Veja nota do TJSE nesta edição.

Estado “em crise”, mas continua nomeando apadrinhados: agora filho do prefeito da Barra E pelo jeito somente uma ação do GAECO para conter o excesso de nomeações no governo do Estado. O governador diz que o estado está em plena crise, mas continua nomeando comissionados numa prática de desperdício do dinheiro público. Agora foi a vez de Airton Sampaio Martins Junior, filho do prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, para um cargo comissionado da Secretaria de Governo, lotado na Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.

Deso vai pegar outro empréstimo milionário? E o blog foi informado que a Deso pode pegar mais um empréstimo milionário. O blog não acredita no boato que surgiu ontem, 18. Os funcionários da empresa estão apreensivos.

Sobre grampos Se engana quem pensa que os grampos ilegais em Sergipe estão fora das investigações superiores. Tem gente graúda preocupada. Não se surpreenda se uma força tarefa federal não levar para as grades gente que transita nas colunas sociais como “homens de bem.”

Itabaiana e o retorno do prefeito que a maioria dos itabaianenses escolheu Nas férias do titular deste espaço, a Justiça de Sergipe determinou o retorno de Valmir de Francisquinho ao mandato de prefeito de Itabaiana. Uma multidão aguardou Valmir no retorno à prefeitura na semana passada.

Trabalho reconhecido Valmir foi reeleito prefeito com uma votação com 70% dos votos e conseguiu eleger o filho Talysson como o deputado estadual mais votado. Como bem disse Valmir, a prioridade agora é continuar administrando Itabaiana para que o município continue crescendo e desenvolvendo.

Matadouro Sobre o matadouro o prefeito deixou claro que não fará nenhuma ação sem o consentimento do Judiciário e do Ministério Público. “Nós só queremos o melhor para Itabaiana e para todos os envolvidos”, disse, afirmando que já foi marchante é sabe como é a situação. “Não faremos nada sem autorização do Judiciário e do Ministério Público”, reforçou.

Do coronel Rocha, da reserva da PMSE: “A TV Sergipe denunciou hoje que o quartel central da PM está desabando, com toda estrutura colapsada conforme vistoria da defesa civil. O que é bastante grave também é que estamos em fase de conclusão de um concurso de soldados PM e o nosso CFAP, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, está sem condições de receber os novos alunos. Como venho informando há alguns dias, há 10 anos a PM não faz reformas em suas unidades, não compra armamento, munição, coletes balísticos. A SSP retirou do orçamento da PM toda a rubrica de investimento.”

Missa do Vaqueiro O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa (Alese) ontem , 18, para defender a continuidade da Missa do Vaqueiro no estado, em virtude do pedido de alteração no Código de Proteção Animal feito pela deputada estadual Kitty Lima (REDE) e que se refere a proibição de animais em eventos de entretenimento.

Tradição “Do jeito que está colocado, qualquer magistrado vai entender que a Missa do Vaqueiro estará proibida em Sergipe, pois o projeto fala em entretenimento envolvendo animais. Olhe que a vaquejada tornou-se tradicional e mais recentemente aprovada no senado federal. Acredito que não seja intenção da deputada acabar com a Missa do Vaqueiro”, disse Gilmar.

Retirada Para o parlamentar, é preciso retirar do projeto encaminhado “qualquer possibilidade de entendimento de que pela proibição objetivada esteja a Missa do Vaqueiro. Caso contrário, pedirei aos deputados que votem contra para não acabar com a Missa do Vaqueiro no sertão de Sergipe”.

Audiência pública na Alese Ontem, 18, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) participou de audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), que teve como tema do encontro “Segurança pública: responsabilidade de todos. Importância do concurso público para melhoria da qualidade de vida da população”.

 Investigação Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE, enalteceu o trabalho investigativo que vem sendo realizado pela Polícia Civil em Sergipe, mas destacou a necessidade de ampliação do efetivo. “Ano passado, a Polícia Civil contabilizou quase 130 mil ocorrências nas delegacias de Sergipe. Além disso, a instituição tem realizado constantemente prisões, apreensões de drogas e armas, e realizado diversas operações na capital e interior, entretanto precisamos de mais profissionais bem treinados e preparados para realizarem o trabalho investigativo e de elucidação de crimes que temos apresentado à sociedade”, destacou.

 Concursos Outro tema importante mencionado durante o evento foi a necessidade de realização de concursos públicos em Sergipe, que reforçaria os efetivos dos órgãos de Segurança Pública de forma a impulsionar o combate à criminalidade e violência nos 75 municípios sergipanos.

 Efetivo “Atualmente, o efetivo da instituição é composto por 39 delegados, 905 agentes, 191 escrivães e 210 agentes auxiliares de polícia. Esses números precisam aumentar de forma urgente ou Sergipe corre o risco de voltar a liderar o ranking nacional no número de homicídios”, pontuou o presidente do Sinpol/SE na tribuna.

 Unificação de cargos  Ainda na tribuna, Adriano Bandeira enfatizou a importância modernização da Polícia Civil, por meio da unificação dos cargos que integram a base da instituição. “A Polícia Civil é composta por delegados, agentes, escrivães e agentes auxiliares. Acreditamos que é suficiente haver a função de delegado e a de oficial de polícia civil, que unificaria todas essas outras carreiras basilares da instituição. Na prática, os profissionais da base já realizam os mesmos trabalhos, de forma unificada. Então é uma luta nossa alterar essa nomenclatura já para o próximo concurso da Polícia Civil em Sergipe”, concluiu.

 Diretores presentes Na ocasião, estiveram presentes também Robenilde Gonçalves, vice-presidente do Sinpol/SE; Luciano Melo, diretor financeiro; Ênio Nascimento, diretor jurídico; Geraldo Moura, diretor de comunicação; Leonardo Mota, diretor administrativo; e Sandra Liz, diretora de esporte e lazer. A audiência pública foi uma ação promovida pelos deputados estaduais Kitty Lima, Rodrigo Valadares, Georgeo Passos, Samuel Carvalho e Rodrigo Valadares.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Sociedade do Cansaço… Por Antônio Samarone: Rosa Emília nunca descansou. Nunca tirou férias. Médica, está completando 30 anos de formada, e nunca faltou a um plantão. Vive para o trabalho. Solteira, teve dois filhos de experiências fortuitas. Rosa Emília nunca amou nem odiou ninguém. Os filhos cresceram e foram embora, moram lá para São Paulo.” Continue a leitura aqui.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Nota de falecimento TJSE : Desembargador Manuel Pascoal Nabuco D’Ávila

É com grande pesar que informamos o falecimento do Desembargador Manuel Pascoal Nabuco D’Ávila, ex-Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Em breve, serão noticiadas informações sobre o velório e sepultamento.

Filho de João Nabuco D’Ávila e Maria de Lourdes Nabuco D’Ávila, nasceu em Riachuelo/SE, em 17 de agosto de 1937. Passou a morar em Aracaju em 1948, onde foi aluno do Colégio Tobias Barreto, em regime de internato. Formou-se na Faculdade de Direito de Sergipe em 1961. Casou-se em 1966 com Maria Isabel Carvalho, neta do Desembargador João Baptista Carvalho, primeiro Presidente do TJSE.

Antes de ingressar no Ministério Público, como Promotor de Justiça, em 1980, Pascoal Nabuco foi Prefeito de Estância, onde não concluiu o mandato por conta do regime militar. Ascendeu ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe em 5 de agosto de 1996. Foi Corregedor-Geral de Justiça no biênio 1999-2001, quando criou a Vara de Penas Alternativas e a Central de Mandados; e Presidente do TRE/SE no biênio 2001-2003.

Assumiu a Presidência do TJSE no biênio 2003-2005, quando reformou o antigo prédio do Tribunal de Justiça, o Palácio Silvio Romero, na Praça Olímpio Campos, criando no local o Memorial do Judiciário; construiu o Arquivo Judiciário, instalou os Fóruns Integrados e realizou um grande concurso para o TJSE. Aposentou-se em agosto de 2007.

No dia 6 de junho de 2018, abriu as portas da sua residência e concedeu entrevista, por mais de duas horas, ao Vivas Memórias, Projeto do TJSE que tem como objetivo preservar a história de pessoas que contribuíram para o Judiciário e para a sociedade sergipana.

PELO TWITTER

www.twitter.com/georgeopassos “O Governo não pode cobrar o aumento do ICMS e ITCMD para este ano. Vamos lutar para que a Constituição seja respeitada, pois não houve a publicação no Diário Oficial no tempo determinado”

www.twitter.com/rogeraju Antigamente o pessoal colocava uma pasta cheia de títulos de eleitores em baixo do braço e saia vendendo aos líderes partidários. Hoje com a mudança na legislação eleitoral o cara arruma um punhado de pretensos candidatos e sai vendendo da mesma forma.

www.twitter.com/braynerr É preciso que se apure quem mandou matar Marielle, Apurar o que ela fazia e quais as relações como vereadora. É preciso levar tudo isso muito a sério. Nesse puteiro ninguém é virgem.

www.twitter.com/frednavarro Pelo andar da carroça, o presidente, seus filhos, Damares, Vélez, Araújo e o filósofo do balacobaco estão em campanha pra derrubar o governo e deixar Mourão no lugar.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.” Albert Einstein.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais