4 caminhos para ruas mais seguras para os ciclistas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Para o fim de semana, uma excelente matéria do Estadão sobre mobilidade e o uso das bicicletas.

Com o crescimento do número pessoas pedalando nas ruas durante a pandemia, há também o risco de aumento de acidentes envolvendo bicicletas, o que demanda mais segurança para ciclistas. Esse tipo de ocorrência vinha crescendo no Brasil já antes da crise sanitária.

Entre 2012 e 2018, o número de óbitos aumentou 45%, passando de 1.064 óbitos para 1.545, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Na última década, mais de 8 mil ciclistas morreram nas ruas brasileiras.

Depois das medidas de restrição de circulação por conta da pandemia de covid-19, os motoristas se tornaram mais pacientes com as bicicletas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Green Flag na Inglaterra. Apesar disso, medidas mais eficazes precisam ser tomadas para garantir a segurança dos usuários de bicicletas nas vias urbanas. Confira algumas soluções possíveis.

            2. Sinalização de vias

Nos espaços reservados a bicicletas, a sinalização adequada é essencial para um deslocamento seguro de quem pedala. Os sinais devem estar inseridos dentro da infraestrutura urbana e também presentes tanto na bicicleta quanto na conduta do ciclista.

Os sinais na infraestrutura podem ser horizontais, como pintura de faixas em vermelho para destacar o espaço de bikes, ou verticais, como placas, informando a existência de ciclovia e distância mínima. A sinalização do ciclista deve incluir o uso de luzes e trajes que aumentem a visibilidade, além de avisos com as mãos sobre a mudança de direção da bicicleta.


Para aumentar a segurança nos deslocamentos por bicicletas, promover a educação viária é fundamental — tanto para quem pedala quanto às demais pessoas envolvidas no trânsito urbano, como motoristas, motociclistas e pedestres. O Código Brasileiro de Trânsito, além de normas e punições para infratores, oferece um verdadeiro manual de boas práticas para aumentar a segurança dos ciclistas.

O usuário da bike deve estar atento ao uso de equipamentos, como capacetes e espelho retrovisor, e respeitar as mesmas regras de tráfego do que outros veículos, como parar no semáforo vermelho e dar prioridade aos pedestres, além de seguir normas específicas de circulação de bicicletas (como a proibição de andar em calçadas).

Os motoristas e motociclistas devem manter uma distância mínima das bicicletas, dando a preferência aos ciclistas antes de virar à esquerda ou à direita. Além disso, devem respeitar o espaço da bike na margem das vias quando não houver ciclovias ou ciclofaixas.


       4. Fiscalização do trânsito

Para garantir o respeito às regras de trânsito e a segurança do ciclista, a autoridade de trânsito deve fiscalizar a fundo o cumprimento da legislação e punir os infratores. Órgãos fiscalizadores precisam impor limites de velocidade reduzidos em ciclorrotas, além de manter o caminho livre de carros estacionados nos espaços destinados a bicicletas.

As condutas irregulares devem ser punidas conforme a lei, que prevê da remoção de veículos à suspensão do direito de dirigir, no caso de motoristas de carros, ônibus, caminhões e motocicletas.

Fonte: Pedal, WRI Brasil, WRI Cidades, Código de Trânsito Brasileiro

                                                                                                                                                                                                 

 

 

Feriado Padroeira do Brasil Devido ao feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, na próxima segunda-feira, 12, o blog só volta a ser atualizado na terça-feira, 13.







Estância: ao criticar prefeito, deputado Valdevan 90 assume que queria manter parentes na Prefeitura e acaba mostrando que Gilson Andrade é sério  O deputado federal Valdevan 90, aquele com vários processos judiciais e que, inclusive chegou a ser preso, discursando em Estância revelou que rompeu com o prefeito Gilson Andrade porque uma prima e uma irmã dele, que eram comissionadas na Prefeitura, foram exoneradas. “Como é que um gestor que comanda uma prefeitura exonera seus funcionários que está apoiando um deputado. Isto é uma mentira, uma farsa que Dr. Gilson montou e fui até ele dizer que elas estavam apoiando o mesmo projeto. Como ele está apoiando um deputado e exonera a funcionária que apoia o deputado que ele apóia? É questão de honra dá o troco e dia 15 de novembro é 50”’, anunciou.

Apoio a Márcio Souza é para renomear os parentes? Ao anunciar o apoio ao candidato do PSOL, Márcio Souza, o deputado federal Valdevan 90 deixa uma pergunta curiosa para os eleitores de Estância: o apoio garantirá, em caso de vitória, a renomeação das parentes dele? Perguntar não ofende deputado, já que o atual prefeito, Gilson Andrade, mesmo apoiando ele para federal mostrou que é sério ao não misturar o apoio com a gestão municipal. O vídeo que viralizou em Estância para não deixar dúvidas:



Adesivaço com promessa de dinheiro está na mira da PF E o tradicional forró de um município da Grande Aracaju pode dar lugar a uma operação da PF neste sábado, 10. Tudo porque uma gravação chamando um eleitor para um adesivaço, com a promessa de dinheiro, chegou ao conhecimento da PF. E agora o forró poderá tocar quadrado para um candidato que se acha esperto. Arrepare, Osmário!

Tobias Barreto: CPI contra o prefeito Diógenes Almeida será aberta Desde o início deste mês tramita um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apurar possíveis crimes, sob a forma de descumprimento das leis, por parte do prefeito Diógenes Almeida. Entre os crimes, omissão no repasse do duodécimo do legislativo, nomeação de cargo não existente na estrutura administrativa e o descumprimento da LRF pelo não pagamento da taxa de iluminação pública e o acúmulo de déficit de mais de R$ 10 milhões em face do fornecimento de energia elétrica pública. O presidente da Câmara, Romildo Rodrigues, deve fazer a abertura da CPI após a análise e, inclusive, segundo informações de um vereador, o jurídico do legislativo já se posicionou pela admissibilidade do processo.

“Coisa de menino mimado” Um grupo de candidatos a vereadores, e alguns deles com mandatos, prometem trabalhar em peso para tirar lideranças que o ex-governador Jackson Barreto vem cooptando sob pressão para apoiar o candidato dele, Everton, um dos pupilos. E já avisaram que Jackson não terá coragem de retornar à política em 2022 após a derrota que sofrerá este ano. “Como pode um ex-governador querer a tudo custo eleger um vereador? Parece coisa de menino mimado”, disse revoltado um dos candidatos da turma que já preparou uma recepção surpresa para quando Jackson aparecer no bairro dele. Vixe Maria, ainda bem que ovo está barato…se fosse arroz de festa…

Fluxo de pessoas no varejo sergipano O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz/SE), acaba de lançar mais uma ferramenta de apoio à retomada econômica. Trata-se do ‘Escolha Certa Sergipe’, uma plataforma que realiza uma mostra diária da concentração de pessoas nas áreas comerciais em bairros de Aracaju e em municípios do interior do Estado.

Novos negócios Com as informações disponibilizadas é possível realizar estudos de mercado para instalação de novos negócios, servindo de auxílio ao empreendedorismo. O Escolha Certa Sergipe também possui a função de embasar estudos sobre comportamento de consumo para traçar estratégias de venda.

Instrumento Os auditores da Sefaz/SE, José Jucundo da Silva Júnior e Marta Assis de Oliveira – que trabalharam no desenvolvimento do projeto, junto com a equipe de TI, explicam que a ferramenta também pode se transformar em um importante instrumento para o cidadão se programar e escolher a melhor hora para fazer compras, evitando aglomerações.

Ferramenta “Ao evitar aglomerações têm-se duas vantagens: diminuição de tempo em filas e diminuição da possibilidade de contágio de doenças”, informa José Jucundo. “A ferramenta pode ser acessada pela internet ou pelo celular, conforme instruções de uso que estão disponíveis no site da Sefaz/SE”, completa Marta Assis. Para ter acesso à ferramenta de pesquisa, é só acessar o www.sefaz.se.gov.br e instalá-la na tela inicial do celular.

                                                                                                                                                                                                     

 

Alugar o imóvel dos seus sonhos ficou ainda mais fácil na Valor Imobiliária Pensando em você, a Valor Imobiliária criou o CredPrime, serviço exclusivo que facilita a sua vida na hora de alugar um imóvel. Com ele você não precise nem de fiador nem de caução. Entre em contato e saiba mais informações, Serviço sujeito a análise. Geral: (79) 3226-4222 /Aluguel: (79) 99850-5222. www.valorimobiliaria.com.br e https://www.instagram.com/valorimobiliaria/




PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Suposto desvio de Recursos Públicos na Barra dos Coqueiros Deu no site Imprensa 24h: “Na manhã desta quinta-feira, 08, o Imprensa 24h recebeu, de uma fonte que prefere não se identificar, uma denúncia sobre suposto desvio de verba pública para uso de campanha em 2018. Segundo o delator, o então prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, usou recursos públicos para realizar a reforma interna de um prédio que serviu de Comitê para o seu irmão Adailton Martins, atual Deputado Estadual em Sergipe, por meio da empresa “JC Construções e Manutenções Elétrica”. Confira o vídeo aqui: https://www.imprensa24h.com.br/suposto-desvio-de-recursos-publicos-na-barra-dos-coqueiros/#.X39wRcJKiHt

 

 

 

 

 

 

 



                                                                                                 

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wanderson_bnw/ Verino REZADOR, 82 anos, Muribeca (SE)…

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


                                                                                                                                                                                                       

 

Oficina, 09/10, às 8h30 “Conquiste o seu cliente através da excelência no atendimento” Seja no ambiente online quanto de forma presencial, um atendimento de qualidade pode ser decisivo para fechar vendas e fidelizar clientes. O público não só espera adquirir o produto ou serviço, mas viver uma experiência positiva durante o atendimento. Para entender melhor algumas estratégias no relacionamento com o cliente, participe nesta sexta, 09/10, da oficina online “Conquiste o seu cliente através da excelência no atendimento” Inscreva-se já! www.lojavirtual.se.sebrae.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                             

Live Dia das Crianças, 12, às 17h No Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, todos os anos um evento especial acontece no mês de outubro para comemorar o Dia das Crianças. Para esse público querido é dedicado um tempo repleto de brincadeiras, conhecimento, cultura e diversão. É o ‘Tempo de Criança’, realizado pelo Instituto Banese, com a promoção do Museu da Gente Sergipana, e este ano em parceria com a Orquestra Jovem de Sergipe. Diante da necessidade de evitar aglomerações por conta do combate à Covid-19, não será possível o encontro da criançada, como acontece  todos os anos no museu, mas a diversão está garantida no dia 12 de outubro, às 17h, através da Live Dia das Crianças, com a Orquestra Jovem de Sergipe e participação especial da cantora sergipana Maysa Reis.

 

 

ARTIGO 

São Francisco, um rio de emergência nacional  Por Maria do Carmo Alves *

No recente 4 de outubro, dia de nascimento de São Francisco de Assis e de descobrimento do rio que levou seu nome, fomos chacoalhados com a carta denúncia feita pelos bispos católicos da região hidrográfica do Rio São Francisco,  alertando sobre a perigosa situação que o ameaça neste momento e que pode acelerar seu processo de morte, promovendo uma tragédia nacional, de ordens ambiental, social e econômica de proporções ainda não seriamente avaliadas pelo governo federal e pelos governos estaduais dessa região hidrográfica.

Digo que não foram seriamente avaliadas, porque se tivessem sido, haveria agora uma união institucional para a adoção de medidas urgentes, em grau de emergência nacional, a tempo de evitar a morte do Rio, com uma revitalização profunda, comprometida e voltada para uma solução, inclusive na adoção de medidas igualmente drásticas, no sentido da proteção, como frear o processo de construção da hidrelétrica de Formoso e da Usina Nuclear de Itacuruba, em Pernambuco. É preciso repensar as ações que possam vir a trazer ainda mais danos. A construção de uma usina nuclear, que se valerá das águas do Rio para resfriamento de suas caldeiras, deve ser reavaliada, porque cria uma situação perigosíssima, não só para o rio e para os ribeirinhos, diretamente, como para todos os nordestinos, numa região onde alternativas à matriz energética deveriam priorizar energia limpa e explorar mais os recursos solar e eólico, tão abundantes.

O mesmo pensamento deveria embasar a construção da usina hidrelétrica de Formoso, uma vez que a geração de energia, pelas hidrelétricas existentes, já compromete quase 70% do rio. Há de se considerar o benefício temporário de algumas dezenas de anos que uma hidrelétrica traria, com a perenidade da vida do Rio São Francisco, agora ameaçado, que tantas outras funções sociais e econômicas cumpre e que devem estar asseguradas às próximas gerações.

Todos sabem que a defesa do Rio São Francisco foi a mais enfática bandeira do ex-governador João Alves Filho, que lutou contra a transposição de suas águas, não para negar um copo d’água a um irmão, como ficou dito à época, mas porque sabia da condição de degradação e da incapacidade do Rio em arcar com mais essa demanda, já debilitado em sua foz, apresentando assoreamento do leito e salinização da água doce. João colocou-se contrário à transposição das águas do São Francisco e defendeu com veemência sua revitalização, angariando uma raiva pessoal do então presidente Lula da Silva. Nas eleições de 2010, em que João concorreu com Deda ao Governo do Estado, ele perdeu em todos os municípios ribeirinhos. E a transposição seguiu adiante.

Não posso deixar de somar minha voz a essas, que vem dos ribeirinhos, e que tem eco através dos bispos católicos, cuja realidade de degradação é conhecida na convivência diária com o Rio.

A situação é muito séria e tem consequências de grandes proporções. A carta denúncia dos bispos católicos cumpre a finalidade de trazer à luz, em um ano de pandemia e muitas situações de emergências nacionais, uma outra emergência, que é a ameaça real de vermos morrer o Rio São Francisco, chamado de rio da Integração Nacional exatamente pela sua importância estratégica para o país. 

Que Sergipe possa estar à frente dessa discursão, unindo-se aos demais estados e ao governo federal na adoção de soluções que venham assegurar a revitalização do Rio São Francisco, de forma material e institucional, antes que vejamos alcançado um limite de retorno impossível. 

*Senadora da República pelo Estado de Sergipe




PELO TWITTER

www.twitter.com/vaticannews_pt (Papa Francisco)

Portanto, eu vos digo:
pedi e recebereis; procurai e encontrareis;
batei e vos será aberto.
Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra;
e, para quem bate, se abrirá.
#EvangelhodeHoje segundo São Lucas 11,5-13

www.twitter.com/frednavarro Alguém jogou R$ 4,50 e ganhou ontem R$ 103 milhões na mega-sena. Com um exemplo concreto de investimento bem-sucedido assim, deve ser indicado por Bolsonaro para substituir Paulo Guedes.

www.twitter.com/BlogClaudioNun Mais uma foto do Sergipe profundo tirada nas andanças do médico sanitarista Antônio Samarone pelos cantos do Estado. Segundo Samarone os homens estão produzindo “PUBA”, massa extraída da mandioca fermentada usada para bolos e tudo mais.

www.twitter.com/frednavarro  Idolatrar político é igual a correr sozinho e tirar segundo lugar. Mesmo se ganhar, perde.



Siga Blog Cláudio Nunes:                                             

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“A águia inteligente não mostra as garras.” Ou seja: Quem é bom em algo, não precisa sair contando para todo mundo. Provérbio Japonês.




O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais