4ª Parte SE: cavaleiro da esperança que virou senhor das lamentações

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E ontem, 20, Sergipe Del Rey protagonizou mais uma fuga do governador que fez uma exposição para os deputados e com a complacência submissa de Luciano Bispo não foi realizado o debate. Fugiu como se o poder legislativo não merecesse o devido respeito.

Um Belivaldo bem diferente da campanha eleitoral, onde com uma voz entonada e até com grosserias enfrentou os opositores como só ele poderia resolver os problemas de Sergipe. Mesmo sendo ex-secretário, ex-vice-governador e quase conselheiro do TCE, a maioria do povo acreditou na entonação, grande parte da imprensa bancou a candidatura e até a maior parte do PIB sergipano embarcou na “Belivas Solutions Fast” (soluções rápidas de Belivaldo) para Sergipe. Até o lema adotado mostrava isso: “Chegou pra Resolver”.

Ele e todo um aparato de governo jogaram nos ventos litorâneos que as coisas iriam melhorar. Afinal, quem chega para resolver é, decididamente, conhecedor do veneno e do antibiótico, ora bolas.

Mas depois das eleições, o Galego afinou a voz e está acometido de um mal que provocou em sua excelência um leve esquecimento de suas promessas. Analisando a frase “Chegou pra resolver,” não morfologicamente, mas sintática e semanticamente o certo é que “quem chega para resolver algo”, ontologicamente, reconhece o problema e aponta o diagnóstico. Ponto.

Ora, se Belivaldo ocupava, há décadas, cargos nos governos, era o candidato ao chefe do executivo era de se esperar que ele sabia de Tudo e tinha a obrigação ética de publicizar e ao propor a solução também informar os limites existentes. A sede de poder e os conselheiros ávidos por se manter na estrutura estatal levou Belivaldo a falar meias verdades.

Agora lamenta. Faz crê que Sergipe está um caos e a um passo do precipício. Se isto acontecer Belivaldo não será apenas testemunha, mas coautor desta trama política que não tem limites.

Agora é esperar pra ver – quando começarem as privatizações, concessões vendas de patrimônio – a turma da esquerda caviar de bico calado para não perder a boquinha.

 

Culpa dos poderes E na exposição “democrática” ontem, 20, na Alese o governador Belivaldo Chagas deixou claro que se o Estado não tivesse assumido as folhas de aposentados dos outros poderes (governo Déda) algo em torno de R$ 400 milhões no ano passado, os servidores estariam com os salários em dia. E estimou que para este ano se não entrar novos recursos o déficit chegará a R$ 788 milhões.

Sonora vaia E quando o presidente da Alese, Luciano Bispo, encerrou a sessão sem o debate com os deputados ontem ouviu-se uma sonora vaia das pessoas presentes na galeria. Os deputados Gilmar Carvalho, Rodrigo Valadares, Georgeo Passos e Kitty Lima fizeram duras criticas à decisão do governador e do presidente da Alese em não realizar o debate após a exposição realizada.

Justiça indefere pedido do MPE de afastamento do prefeito de Itabaiana A juíza Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande indeferiu ontem,20, o afastamento cautelar pedido pelo MPE do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.

Matadouro Na decisão a juíza lembrou que o afastamento foi para evitar a ingerência do prefeito no curso das investigações sobre a gestão do matadouro da cidade e como a investigação já foi encerrada tendo inclusive ofertada denúncia em desfavor do agravante não tem mais sentido o afastamento.

MPE atuará no aumento abusivo das tarifas dos estacionamentos dos shoppings? 25% para carros e 50% para motos O blog foi informado que o aumento abusivo das tarifas dos estacionamentos dos shoppings Jardim e Riomar serão objetos de questionamentos jurídicos, principalmente porque os dois estabelecimentos são do mesmo dono. Para motos o aumento foi de 50% saltou de 1 real para 1.50! Já para carros o reajuste foi de 25%, passando de 2 reais para 2.50. “Um absurdo, gente; vamos estacionar fora agora; é o jeito”, bradou um leitor.

Mandato Colaborativo O vereador Juvêncio Oliveira (DEM), que agora também exerce o papel de presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Aracaju, vem desenvolvendo um mandato colaborativo ao lado da população. Além de estar em contato com as lideranças de diversos bairros da cidade, o parlamentar protocolou na Casa mais de 130 proposituras em prol dos aracajuanos nestes dois anos e três meses de mandato. “Nosso objetivo é proporcionar, cada vez mais, melhorias para a nossa gente. Garantir mais qualidade de vida”, destaca Juvêncio.

Reabertura do Posto da Receita Federal em Lagarto O deputado Fábio Reis (MDB-SE), coordenador da bancada sergipana, encaminhou indicação ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, na quarta-feira (20), solicitando a reabertura do posto de atendimento da Delegacia da Receita Federal no município de Lagarto.

Prejuízo Em janeiro, a delegacia do órgão em Aracaju informou que encerraria as atividades em Lagarto, mas que a decisão não acarretaria em prejuízo para os contribuintes, já que as atividades continuariam em postos espalhados pela região.

Terceira maior população Para Fábio Reis, por ter uma das maiores áreas territoriais do Estado, não é compreensível que Lagarto tenha um serviço dessa natureza prejudicado. “Não podemos concordar com essa decisão. A cidade tem a terceira maior população de Sergipe, com aproximadamente 103.600 habitantes. Possui ainda o terceiro colégio eleitoral, com mais de 66 mil eleitores”, disse o parlamentar. Além de fazer a indicação, Reis informou que caso as medidas não surtam efeito, ele falará pessoalmente com o ministro.

Audiência do assassinato de Laysa acontece nessa quinta A audiência da ação penal que apura o assassinato da transsexual Laysa Fortuna, 25 anos, está marcada para essa quinta-feira, 21, às 10h15, na 5ª Vara Criminal do Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju.

Intolerância O crime aconteceu na madrugada do dia 18 de outubro do ano passado, no centro de Aracaju, supostamente praticado pelo acusado Alex da Silva Cardoso. O caso teve repercussão em Sergipe e no Brasil por ter sido a terceira vítima da intolerância, assassinada a facadas, em que os agressores gritam “Bolsonaro”, nome do então candidato a Presidente da República pelo PSL, conhecido pela incitação à violência.

Outros casos Antes, outras duas vítimas também foram assassinadas por seguidores de Bolsonaro.  No dia 16 de outubro, a travesti identificada como Priscila, morta a facadas no Largo do Arouche, região central de São Paulo. E na madrugada do dia 8 de outubro, poucas horas após o fechamento das urnas do primeiro turno, o mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, o Moa do Katendê,  foi assassinado em Salvador. O processo que apura o assassinato de Laysa é público e tramita sob o nº 201820500409.

ABIH-SE inicia Promoção do Destino Sergipe pelo Rio de Janeiro Uma comitiva formada por associados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE) chegou ao Rio de Janeiro no último dia 18 para dar início ao “Projeto Promoção do Destino Sergipe 2019”, quer percorrerá vários estados do país com o objetivo de divulgar a estrutura e os atrativos turísticos de Sergipe para operadores de turismo e agentes de viagens.

Recursos Segundo o presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, essa ação – que é custeada com recursos da Associação -, busca divulgar Sergipe como destino turístico; fomentar os roteiros turísticos do Estado; contribuir para o aumento do fluxo de turistas em Sergipe e da ocupação hoteleira, além de incrementar a economia local e toda cadeia produtiva ligada ao Turismo.

Competição “Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, onde Estados e cidades de todo o Brasil investem no Turismo como ferramenta de geração de emprego e renda, é urgente a necessidade de divulgação do Destino Sergipe”, justifica o presidente.

Capacitação Entre as novidades desse ano, os operadores e agentes irão assistir em cada capacitação, um vídeo institucional sobre os atrativos turísticos de Sergipe. O VT de 18 minutos foi produzido e custeado pela ABIH-SE e traz como protagonista a jornalista sergipana Renata Alves, que faz sucesso em São Paulo comandando a apresentação de um programa em rede nacional.

Chegança de Maruim realiza primeira apresentação No 19 de março, dia de São José, aconteceu a primeira apresentação do grupo folclórico Chegança São José de Maruim. A apresentação aconteceu durante a celebração da festa do padroeiro do bairro que leva o mesmo nome do santo, no município do Vale do Cotinguiba. A ação coordenada pela Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é um resgate de um grupo que estava inativo há quase trinta anos.

Personagens Cerca de trinta integrantes caracterizados pelos personagens da tradicional Chegança percorreram algumas ruas do bairro São José. Em Seguida, finalizaram a apresentação na igreja, que leva o mesmo nome do padroeiro do bairro. Os brincantes estavam com roupas e instrumentos doados pelo Poder Executivo Municipal.

Criação e apoio Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, o processo de resgate foi iniciado no ano passado. “Em julho do ano passado, nos reunimos na residência de um antigo brincante, o Sr. Edson Pereira de Azevedo (Vevé), de 68 anos, quando na oportunidade o prefeito Jeferson Santana e o colega secretário de Administração, Pedro Henrique Coutinho, apresentaram a intenção de criar e a apoiar o grupo folclórico. Naquela oportunidade apenas sete integrantes participaram da reunião. Após este encontro, os ensaios foram iniciados e continuaram regularmente todas as quartas-feiras e sábados. Através da Prefeitura de Maruim doamos pandeiros e colocamos um espaço público para a realização dos ensaios. O último passo era a aquisição do uniforme e instrumentos utilizados na caracterização dos personagens, que conseguimos viabilizar nesta semana”, informou o secretário.

Cultura popular O Sr. Antônio Idalino de Jesus, de 78 anos, não escondeu a alegria em participar de um movimento tão importante para a cultura popular do município. “Pratico a chegança desde os 15 anos de idade e após alguns anos com o grupo parado tenho uma alegria imensa em participar deste resgate. Juro quem nem imaginava a volta do grupo nestes tempos modernos”, disse o senhor Idalino.

Gerações O prefeito Jeferson Santana acompanhou a manifestação e ressaltou a importância para outras gerações. “Fico feliz em ver um grupo antigo ser renovado com jovens e crianças, que se juntam a idosos no intuito de manter vivo o folclore municipal. Meu saudoso tio, o ex-prefeito João Vieira deve ficar muito feliz lá no céu, pois iniciamos o resgate de um dos mais tradicionais grupos folclóricos do município de Maruim, que era bastante apoiado por ele na década de oitenta”, destacou o prefeito.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Retorno do Almoço Somese O primeiro Almoço Somese do ano será realizado nesta quinta-feira, 21, na sede da instituição a partir das 12h e terá como palestrante o professor de Direito Previdenciário e especialista em Previdência Social, Hideraldo Luiz Moura de Jesus, que abordará sobre a Reforma da Previdência. Participe!

Supermercado no Shopping São Braz E o shopping São Braz localizado em Nossa Senhora do Socorro está prestes a receber um moderno supermercado. Segundo a direção o local já está sendo preparado na fase final para inauguração do supermercado.

Grito de Socorro De um servidora estadual: “Aqui é só um GRITO de uma servidora exausta de tanta maldade e incompetência da parte da atual Gestão da Secretaria de Estado da Inclusão. Está sendo ridícula a situação. Primeiro uma das diretoras, é da Prefeitura de Aracaju e funcionária de UMBAÙBA e uma das eminências pardas, no entanto nem nomeada na secretaria está, mas o motorista da Secretaria leva e busca ela todos os dias. A Secretaria no papel nem cumprimenta os servidores e nem paga os fornecedores e exige que os servidores traga material para café da manhã coletivo e tem que todo mundo esta rindo. Tudo aqui é uma farsa. A Secretaria cheia de cargos comissionados oriundos da Prefeitura PMA, são vários ofícios de nomeações. E nós servidores estamos apurando o apadrinhamento de algumas que são namoradas de pessoas importantes. Nessa gestão descobrimos o que é perseguição e destrato.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Sergipe vai às ruas nesta sexta-feira, 22, dia nacional contra a Reforma da Previdência

Dia 22/03 é o primeiro grande dia nacional de lutas e paralisações contra a Reforma da Previdência. A data está sendo convocada de forma unificada por todas as centrais sindicais. “O objetivo é mostrar ao governo Bolsonaro que não vamos aceitar o ataque às aposentadorias e aos direitos previdenciários dos trabalhadores”, afirma Pedrão, da executiva estadual da CSP-Conlutas e diretor do Sindipetro.

Para além da luta contra a Reforma da Previdência, tem a defesa do emprego digno, contra as privatizações, pela valorização dos servidores e serviços públicos, contra a criminalização das lutas e dos movimentos sociais, pelo direito a terra, moradia, saúde, educação, lazer e cultura. Também é dia de lutar contra o machismo, a LGBTfobia, a xenofobia e todo tipo opressão. Os ataques do governo aprofundam a violência contra os oprimidos, aumentam a desigualdade e exclusão dos direitos sociais.

Em Sergipe, organizações sindicais, frentes de luta, partidos políticos, mandatos parlamentares e movimentos populares reuniram nesta terça-feira, 19, onde decidiram engrossar as fileiras da III Caminhada da Água, que ocorre na tarde desta sexta-feira,22, em comemoração ao Dia Mundial da Água. A concentração será às 15h, em frente a sede da Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe), em Aracaju-SE.

A decisão levou em conta o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência e a necessidade de ampliar o movimento de unidade em defesa do patrimônio nacional e estadual, na luta contra a privatização da Deso, Sergás, Banese, Fafen e Petrobras.

Pela manhã, as entidades e movimentos farão atividades em suas bases. A CSP-Conlutas, junto com o Sindipetro AL/SE e demais entidades filiadas, realizarão um ato na sede da Petrobras, na Rua Acre, às 6h30.

“Bolsonaro representa mais um governo que tenta enganar a população. Precisamos alertar que a Reforma da Previdência significa o fim do direito da aposentadoria, o aumento da miséria e de direitos. Queremos nesse dia de lutas, protestos e paralisações conversar e mobilizar os trabalhadores para construir uma greve geral. Só assim, nós que fazemos a engrenagem do sistema girar, podemos derrotar os ataques desse governo e decidir o destino das nossas vidas”, conclui o representante da CSP-Conlutas.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

CRIANÇAS REALIZAM O SONHO DE CONHECER O BATALHÃO DE CHOQUE.

Na manhã desta quarta, dia 20, os amigos Marcelo de 12 anos e Daniel de 9 anos de idade, foram              surpreendidos e presenteados com uma visita ao Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Na ocasião, os meninos que são admiradores da polícia militar, conheceram as dependências do batalhão, as viaturas, os equipamentos utilizados pelos policiais em suas missões e ainda experimentaram a adrenalina de um deslocamento de emergência em uma das viaturas do batalhão.

Marcelo e Daniel são dois bravos guerreiros que travam uma luta vital contra o câncer.

Durante a visita os garotos estavam acompanhados dos pais e parentes, os quais relataram a alegria dos guerreiros em realizar este sonho.

O Comando do BPChoque, juntamente com a tropa, se sentiram privilegiados em proporcionar momentos de felicidade a Marcelo e a Daniel. O vídeo da visita:

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilmarcarvalho Proibido de questionar o governador, Gilmar diz que “a Assembleia perdeu a razão de existir”

www.twitter.com/georgeopassos Terminou de maneira vergonhosa a ida do governador Belivaldo para a Alese. A Mesa Diretora não permitiu que os deputados fizessem questionamentos e, inclusive, rasgou o regimento ao não permitir a nossa fala na explicação pessoal. Um fato lamentável e que representa uma mordaça.

www.twitter.com/joangeloDivino O governador vai à Assembleia Legislativa falar do caos nas finanças e os deputados são proibidos de fazer perguntas. Pode isso, democracia?‏

www.twitter.com/jrobertotgomes Parafraseando Don Antônio Grampão: tem gente que não se controla e deixa o fracasso subir à cabeça, isto sim é que é soberba …

www.twitter.com/Diogoringenberg Há poucos meses havia preocupação de que movimentos de ruptura democrática viriam das forças armadas, do candidato eleito à presidência da república etc. O que ninguém podia imaginar é que seriam capitaneados pelo STF. Tempos muito sombrios nos aguardam.

www.twitter.com/jgprates A cada novo dia, mais certa é a frase: “Os direitos sociais levam séculos para serem conquistados, mas podem ser destruídos em segundos”.

www.twitter.com/ojoaoaugusto Quando a gente faz a declaração do Imposto de Renda sente no bolso um das mentiras de Bolsonaro. Na campanha ele prometeu corrigir a tabela do IR. Não fez, tal oki! Será que esse pessoal que votou nele não sente vergonha?

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar. “ Dom Pedro Casaldáliga.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais