61 anos Déda! Blog não se esconde num elogio fácil:a falta q Déda faz


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


O eterno governador de Sergipe – e eterno professor do titular deste espaço – Marcelo Déda Chagas se vivo fosse completaria, no próximo dia 11 de março, 61 anos. Partiu muito novo e com muito ainda a contribuir para Sergipe. A vida não tem explicações, mas Déda teve tempo de construir um patrimônio invejável para qualquer político: um legado de correção com os recursos públicos, de um gestor de verdade e um dos – senão o maior – orador que Sergipe já teve.

No último sábado,27, o blog fez uma postagem homenageando o flamenguista Déda pelo octacampeonato do Flamengo. Déda era intenso quando falava de futebol e seu amor pelo Flamengo.

De hoje, 02, até a sexta-feira, 12, o blog publicará frases do dia apenas de Marcelo Déda. Uma pequena homenagem. E os amigos e admiradores que desejarem enviar textos para publicação fiquem à vontade.

Este blog conquistou muitos leitores ao longo do tempo e também muitos críticos, porque não se esconde num elogio fácil ou numa crítica meia boca. Aqui se escreve o que se pensa e por isso a credibilidade conquistada. Muitos podem não concordar com as análises e opiniões, mas respeitam porque sabem que a opinião é um fato jornalístico indestrutível.

As lembranças constantes ao professor e gestor Marcelo Déda são porque ele faz falta. Déda vivo, e se estivesse representando Sergipe, por exemplo, no Senado, estaria nas manchetes com seus discursos memoráveis, suas críticas autênticas e batendo de frente contra um governo que privilegia poucos e defende a ditadura e a segregação no Brasil em todas as áreas.

E aqui não se trata de esquerda ou direita, de PT ou outro partido. Se trata de um referencial republicano e até mesmo da filosofia schopenhaueriana, a qual ele admirava e citava muitas vezes. Num país onde o contraditório virou motivo de insanidade para muitos. Onde a cultura do ódio é a tônica principal sem respeito ao livre arbítrio, os discursos fortes de Déda mexeriam com a insanidade de muitos políticos que precisam respeitar as opiniões divergentes num debate democrático em toda sua essência.

Na política de hoje, não só de Sergipe, mas de todo país, faltam líderes republicanos como Déda. E num país à beira do precipício e sem rumo a atuação dele seria fundamental.

Déda foi e sempre será um referencial de ética na política e na gestão pública, acertando ou não. E enquanto este blog estiver vivo ele sempre será lembrado.



Empresário da fé Que Sergipe del Rey é uma terra de pessoas inovadoras, disso ninguém duvida. É por isso que desponta o mais novo empresário em terras sergipanas, porém não é do ramo da indústria têxtil e nem do gás. O novo empresário é do “ramo da fé”, mas da “fé no dinheiro”. Quem tem contato com o religioso, ou melhor, com o empresário da fé, percebe logo que a única preocupação dele não é com a evangelização dos fiéis, mas com o faturamento. Todos saem assustados com a ambição do religioso: dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Arrepare, Osmário!

Empresário da fé II Além de querer inovar com o ramo hoteleiro, pois tem uma ideia fixa na instalação de um hotel, o “empresário da fé” tem se destacado bastante no ramo imobiliário com o aluguel de imóveis e a venda de vários terrenos. Parece que está vendendo tudo que encontra pela frente. Também se destaca no cuidado de “idosas ricas” e, achando pouco, entrou para o ramo de estacionamento. Em um rua muito movimentada da capital sergipana foi inaugurado o mais novo estacionamento, através da terceirização. Tudo isso para juntar dinheiro. Ao menos deveria redistribuir o lucro com os seus subordinados, que já são estrangulados com a cobrança de 10%, todos os meses, do pouco que recebem. Parece que o empresário da fé causa até inveja a outro religioso, que foi matéria do Fantástico. Misericórdia!

Perguntar não ofende Caro leitor, quanto será que um certo “empresário da fé” está cobrando para a terceirização/exploração de um estacionamento numa importante rua de Aracaju? O blog, em breve, divulgará o valor.


Academia Familiar do Feudo Sergipe del Rey  Enfim, boas novas em Sergipe del Rey. Uma proposta corajosa: A Academia Sergipana de Letras vai assumir de uma vez o retrato atual. Se depender de alguns membros passará a se chamar “Academia Familiar do Feudo Sergipe.” Palmas! Qualquer outro nome seria uma vergonha já que lá não tem marido, esposa, filho, papagaio…

Bradesco invadindo calçada e rua ao lado da pasta da fazenda de Aracaju. Prefeito não tem coragem de multar e punir o maior banco do país. Qual o motivo? Há um mês, este espaço publicou fotos e denunciou não só a invasão da calçada e da rua pela agência do Bradesco, situada na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju, mas pediu também que até mesmo as autoridades sanitárias fossem ao local para constatar a situação que o banco propicia para seus clientes, principalmente os aposentados do INSS. Nem a Emsurb, que fiscaliza as calçadas, nem a SMTT, que fiscaliza as ruas, nem as autoridades sanitárias apareceram. Somente o MPE pode colocar o feito à ordem entrando com uma ação por inoperância da Prefeitura de Aracaju.

Tobias Barreto: reconstrução da avenida principal segue em ritmo acelerado E a obra de reconstrução da Avenida Dr. José Airton de Andrade, da entrada do município de Tobias Barreto, iniciada na semana passada, segue em ritmo acelerado inclusive no último fim de semana. O prefeito Dilson de Agripino vem acompanhando o andamento do serviço e sempre destaca a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, além da empresa responsável que vem realizando o serviço de forma célere e com qualidade. “A entrada de nossa cidade vai ganhar uma nova cara com essa reconstrução. É um sonho que estamos realizando em pouco tempo de gestão”, reforçou o prefeito.


Machado debate política com o advogado Emanuel Cacho No primeiro encontro do mês de março, o presidente estadual do Democratas, José Carlos Machado recebeu na sede do Democratas, o advogado Emanuel Cacho. Na oportunidade, Machado convidou para ele retornar ao partido e disputar como candidato as eleições de 2022. Por fim, Machado afirma que o DEM vem se organizando com vista ao processo eleitoral de 2022, onde estarão em disputas as vagas na presidência da República, Governos Estaduais, Congresso Nacional e Legislativos Estaduais. “Conversamos sobre a política nacional e estadual. Reuniões como esta nos motivam a continuar trabalhando forte em prol dos municípios sergipanos”. Emanuel foi secretário de Estado da Justiça no terceiro Governo João Alves e sempre esteve envolvido de forma decisiva em todas os pleitos que teve a participação do saudoso João Alves Filho.

  Comunicado: Câmara de Itabaiana A Câmara de Itabaiana comunica a todos os itabaianenses que, pelos próximos 30 dias, o acesso da população às dependências ficará restrito, visando uma maior proteção quanto aos riscos da pandemia provocados pelo novo coronavírus. A batalha contra a Covid-19 é de todos nós, portanto, no período citado, as dependências da Câmara terão livre acesso apenas para vereadores e servidores da Casa. Contamos com a compreensão de todos e reforçamos: a luta contra a Covid-19 é uma luta de todos nós. Se lutarmos juntos, venceremos juntos! Nesse período, as nossas sessões poderão ser acompanhadas pelo nosso site (link na bio), através do Facebook e do YouTube, bem como a cobertura instantânea poderá ser acompanhada aqui mesmo neste Instagram. Câmara de Itabaiana. Casa das Leis, Casa do Povo.

 Hospital e Maternidade Santa Isabel Em Brasília, a advogada Silva Fernanda Rocha Teles, representante do Hospital e Maternidade Santa Isabel, esteve na Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) para juntar forças com outros entes federados e, assim, trazer soluções frente ao Ministério da Saúde e o Governo Federal para as unidades. A advogada aproveitou a viagem para apresentar a instituição e suas necessidades a deputados federais e senadores de Sergipe, a fim de obter recursos para custeio e investimentos que estão sendo realizados, a exemplo da nova maternidade, cujas obras estão bem adiantadas, e de um Centro de Imagens.


Lockdown: presidente da Acese prega cautela Marco Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), prega a cautela em relação aos pedidos de lockdown e de toque de recolher diante do aumento de casos de coronavírus em Sergipe. Segundo ele, a situação é sim preocupante, mas é necessário uma melhor avaliação para as salvar vidas e também os empregos. A preocupação do presidente tem como base o movimento cada vez maior que pode culminar no fechamento do comércio, tal qual aconteceu no ano passado. No último sábado, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) enviaram ao Governo um ofício solicitando que seja reavaliada as medidas sanitárias em vigor em Sergipe.

Reunião Na próxima quinta-feira, dia 4, acontecerá mais uma reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE) e o Governador Belivaldo Chagas já anunciou que não descarta a possibilidade de determinar o toque de recolher. Marco Pinheiro avalia que as decisões a serem tomadas tem sim que ter como alvo a preservação de vidas, mas é importante também um olhar para a economia. “A pandemia é uma grande tragédia que infelizmente tem ceifado milhares de vidas. Mas não podemos esquecer da grande tragédia que é também a crise e a possibilidade de fechamento de empresas e da extinção de postos de trabalho. São pais e mães de família que estão preocupados em perder o seu sustento – o seu pão de cada dia. E isso tem que ser levado em consideração antes de qualquer medida”, argumenta.

Impacto O presidente da Acese lembra das grandes dificuldades com o lockdown imposto no ano passado, que fechou as empresas durante quase três meses. “Muitos comerciantes não conseguiram retornar às suas atividades depois disso”, adverte. “E isso traz um impacto econômico e social imenso, pois são postos de trabalho que são extintos e que podem não ser recuperados”, completa. E os números comprovam esse alarmante cenário. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), indicaram que em 2020 Sergipe ficou com um saldo negativo em relação aos postos de trabalho, com 4.475 empregos a menos. Foram 72.680 admissões contra 77.155 desligamentos ao longo do ano. “Muito disso em consequência da pandemia”, assegura Pinheiro.

Objetivo “É por isso que todos precisam estar engajados nessa luta. Estamos preocupados com o aumento de casos, mas medidas que representem um risco para a nossa economia precisam ser bastante avaliadas. Qual será o impacto disso? O objetivo será alcançado ao final? O diálogo será importante para que os prejuízos sejam reduzidos e possamos sair bem dessa crise: salvando vidas, mas também empregos”, finaliza o presidente.

Sergipe: oito novos delegados assumem Oito novos delegados de Polícia tomaram posse na quinta-feira, 25, na sede da Superintendência da Polícia Civil, no bairro São José, em Aracaju. Visando prevenir aglomerações e em cumprimento às medidas de prevenção ao novo Coronavírus, não houve cerimônia e a participação presencial foi apenas dos empossados.Esta é a quinta convocatória do concurso nº 07/2018, realizado em 14 de outubro de 2018, com 4.677 inscritos. Inicialmente o concurso foi para preenchimento de 10 vagas, mas no ano passado foram nomeados 13 delegados após o preenchimento de todos os requisitos.

Ampliação do quadro Ao dar as boas-vindas aos novos membros, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE), Isaque Cangussu, ressalta a importância da ampliação do quadro. “A chegada de novos colegas é sempre um momento feliz. A posse de mais oito delegados de Polícia amplia o alcance da nossa atividade, levando a presença do delegado a municípios que não contam com esse profissional dedicado às suas demandas”, diz. Isaque Cangussu voltou a externar a importância da nomeação dos demais classificados e o reforço ainda maior nas delegacias, em prol de um serviço público cada vez mais qualificado. ”Digamos que, nesse particular, nos sentimos contemplados parcialmente, pois a Adepol sempre cobrou o preenchimento de todas as vagas. Com a posse de hoje, restam 20 cargos desocupados e esperamos que as respectivas nomeações saiam o quanto antes, para o benefício da sociedade sergipana”, alega.

Oxigenação O vice-presidente da Adepol, Adelmo Pelágio, ressaltou a felicidade por conta da chegada de mais oito delegados de Polícia. “Um dia muito feliz com a nomeação de mais oito delegados de Polícia que seguramente prestarão imenso benefício à sociedade sergipana, uma vez que vão oxigenar, energizar, vitalizar a polícia investigativa e judiciária do estado de Sergipe. A renovação é muito importante e nós acreditamos que esta quarta geração terá uma contribuição imensa no processo de expansão e aperfeiçoamento da Polícia Civil”, diz. O diretor de Políticas Sindicais e Associativas do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), Jean Rezende, também levanta a importância do ingresso dos novos delegados à corporação. “Esperamos que eles cheguem cheios de vontade para trabalhar em prol da sociedade sergipana e da Polícia Civil”, acrescenta. Conheça um pouco dos oito novos delegados aqui.

Comprovante de rendimentos para declaração do IR já está disponível no AjuInteligente Já está disponível para todos os servidores municipais ativos e aposentados o comprovante de rendimentos pagos e de retenção de Imposto de Renda referente a 2020, para que seja feita a declaração junto à Receita Federal. Para aumentar a resolutividade do procedimento e dar mais comodidade ao servidor, o acesso ao documento é feito através do AjuInteligente.

 Acesso O servidor deve acessar o endereço eletrônico http://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br/#/protocolo     e clicar em Declaração de Rendimentos – IRRF, no banner localizado ao centro da página inicial. Em seguida, basta fazer login utilizando o número da matrícula e a senha, e selecionar IRRF, no lado esquerdo da tela. Após selecionar o ano base 2020, basta clicar em ‘Visualizar’ e o documento será gerado.

 Opções Quem perdeu a senha de acesso pode recuperá-la através da opção ‘esqueci minha senha’, disponível na página de login. Para quem está acessando pela primeira vez, ao clicar em ‘recadastrar senha’, será possível criar a senha. Se, mesmo assim, o servidor não conseguir o acesso, a orientação é entrar em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones (79) 4009-7851/7852/7960. O comprovante de rendimentos fica disponível até o final do prazo estabelecido para a declaração, dia 30 de abril.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Operadora Vivo e o descaso com o povoado Rio Real em Poço Verde Do leitor e cidadão, Messias Gonçalves: “Mais uma vez, fui passar o final de semana na cidade de Poço Verde, terra dos familiares da minha esposa. E mais uma vez, foi um descaso total em relação as comunidades próximas ao Povoado Rio Real. Segundo os próprios moradores, a maioria são clientes da Operadora VIVO. São raros os momentos do dia em que conseguimos ter um sinal. Clamo a operadora, que busquem uma solução para que o Povoado Rio Real, assim como as vizinhanças possam ter um serviço de qualidade. Lembrando que essas pessoas precisam, pois esse é o canal usado para conversar com os seus parentes que saíram para os grandes centros.“

                       

 

Em Aracaju (SE) não tem Covid-19 não! Liberou geral! Dia 6 de Março, domingo no Del Mar Hotel na orla de Atalaia: lançamento do Blue Village Residence na Barra! Ainda bem que Sergipe é o único Estado do País imune a Covid-19, não é governador?
Pedebis


wancria

 

 

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/ “Eu fico com a pureza da resposta das crianças: “é a vida, é bonita e é bonita” – FOTOGRAFIA: criança quilombola da comunidade Terra Dura, na Capela (Dizeres Legais: Fotografia tomada e publicada com expressa autorização da representante legal da menor – a reprodução desautorizada poderá configurar crime – RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO FOTÓGRAFO.”



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK



Confira toda a matéria com áudios e documentações aqui: http://blogdocoronelpontual.com.br/o-mundo-obscuro-do-futebol-trigesima-setima-parte-o-boliviano-jose-jhonn-e-mais-uma-vitima-do-golpe-da-profissionalizacao-no-futebol-sergipano/



PELO TWITTER

www.twitter.com/LaerteCoutinho1



www.twitter.com/ISMARVIANA O nepotismo é uma prática nefasta, uma grave ofensa à moralidade, à impessoalidade e à eficiência, que abre margem para que pessoas sem qualificação alguma venham a ocupar cargos públicos que poderiam ser ocupados mediante critérios capazes de aferir a qualificação do agente.

www.twitter.com/cezar_britto Bom dia! E que arte do segipobaiano Jenner inspire e ilumine a nossa semana… e que a ceia servida tenha a empatia como alimento… https://instagram.com/p/CL37S5qhA9l/?igshid=xkawuiqpngdm


www.twitter.com/J_LIVRES Por Caso #aumentodagasolina #inflação #grevedoscaminhoneiros #desgoverno



www.twitter.com/InstMarceloDeda #DédaVive No coração de cada sergipano e de cada brasileiro que luta pela Justiça social, pela Democracia e pela paz entre os povos. “Cada vez que a nossa história for contada, eu estarei vivo.” #pazebem Estrela brilhante #DédaEterno



Siga Blog Cláudio Nunes:           

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“Foi duro o caminho e árdua a jornada, mas chegamos. Como um marujo na gávea já podemos enxergar no horizonte sinais de um tempo novo e anunciar ao povo desta terra sergipana: Alvíssaras, meu capitão! O sonho de uma geração, a esperança que alimentou tanta luta, a fé que convocou tanta gente, é agora história!”, Déda no discurso de posse na Assembleia, 2007.


https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/papa-francisco-audiencia-centro-franciscano-florenca-pobre-irmao.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais