7 anos depois, filiação Luciano Barreto é “bomba”

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quando o blog escreveu ontem, 23, que na disputa para o governo estadual do próximo ano o eleitor não espere nenhuma novidade é porque as práticas dos bastidores e na mídia mostram que os possíveis candidatos a governador, Jackson, Amorim e até João Alves não têm nenhuma novidade para apresentar aos sergipanos.

E o pior: usam das mesmas práticas na mídia e nos bastidores para ludibriar os eleitores. Vejam vocês o empresário Luciano Barreto em 2006, quando do acordo entre Marcelo Déda e o grupo dos irmãos Amorim (após a eleição, por conta da governabilidade na AL), filiou-se ao PR. Ou seja, há sete anos. E agora quando partido disputam novos filiados soltam a “bomba” na imprensa de que Luciano Barreto se filiou ao PR. Como se fosse ontem. Tudo para confundir, neste caso, não o eleitorado, mas setores empresariais e partidos políticos.

Não é candidato – Aliás, ultimamente a imprensa só fala em que “empresário” fulano ou “empresário” beltrano vai se filiar ou foi procurado por este ou aquele grupo. Parecem que tem gente “rifando” candidatura a vice-governador para que banquem a campanha para governador. Coincidência ou não, em algum lugar, em algum Estado em 2010, alguém “bancou” a candidatura a senador depois de ganhar numa rifa a vaga de primeiro suplente. Pelo que  informam hoje o empresário do Estado que o blog não lembra quebrou de vez. O fim não é bom.

Mas alheio as notas na imprensa o empresário Luciano Barreto diz que é vacinado. ”Não sou candidato a nada”, voltou a dizer quando questionado de uma possível candidatura.

Para desespero de alguns “amigos da onça” e para a alegria dos familiares e verdadeiros amigos.

DNIT tira asfalto novo, mas não faz duplicação
Tem jeito não. Quem passa pelo trecho da BR-101, próximo a Rosário do Catete notará que o DNIT está fazendo o recapeamento num asfalto que ainda dava para receber muitos quilômetros rodados. Enquanto isso a região Norte o trecho que deveria estar sendo duplicado está paralisado há muito tempo. É a incoerência…

Nome novo na disputa da Câmara dos Deputados
Funcionário efetivo da Câmara Municipal de Aracaju desde 1984 e assessorando diversos parlamentares, surge um novo nome na política sergipana, Roberto Bomfim. Ele é pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal, filiado ao PDT há mais de dez anos, deverá desfiliar-se nos próximos dias e filiar-se ao PRB.

Capacitação promovida pela PMA
A convite do secretário municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, vereadores da capital sergipana participarão na próxima quinta-feira, 26, do curso de Planejamento em Gestão Estratégica orientada para Resultados, ferramenta inovadora na área de planejamento estratégico.

Parceria
Promovido pela secretaria municipal do Planejamento e Orçamento (Seplan) em parceria com a Fundação Dom Cabral, o curso tem como objetivo criar estratégias para o crescimento da produtividade dos setores que compõem o município. O curso acontecerá no Centro Administrativo a partir das 8h.

Ailton Rocha
A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe – AEASE e a Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – CONFAEAB, realizarão de hoje, 24, até a quinta-feira, 26, em Aracaju, o X EASE – Encontro Estadual de Engenheiros Agrônomos de Sergipe e o I AGRONORDESTE, Encontro Regional de Engenheiros Agrônomos do Nordeste.  O evento será realizado no auditório da AEASE, na Avenida Beira Mar, ao lado do Parque da Sementeira.

Justa homenagem
Na abertura, hoje à noite, a partir das 20h, será homenageado com o prémio de engenheiro agrônomo do ano, Ailton Rocha. Uma justa homenagem a um profissional altamente qualificado e respeitado em Sergipe. O tema do encontro este ano será “Agrotóxicos, Segurança Alimentar e Saúde”.

Senador destaca isenção ICMS farinha
O senador Valadares (PSB) esteve ao lado do governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB), durante o lançamento do decreto de isenção do ICMS para a farinha de mandioca, realizado na última sexta-feira, 20/09, no povoado Gameleira, município de Campo do Brito.Campo do Brito,  Lagarto, São Domingos e Macambira são os principais responsáveis produção de Sergipe, que apenas no ano de 2011 chegou às 484 mil toneladas.

Colônias de pescadores
O secretário estadual do Trabalho, Fábio Mitidieri, se reuniu na manhã de ontem, 23, com dirigentes  das Associações e Colônias de Pescadores de todo Estado, quando garantiu melhorar a situação dos 10 mil associados de Sergipe, através de seu empenho e dos técnicos da Setrab objetivando resolver os problemas do setor junto aos Ministérios da Pesca e do Trabalho.

Reivindicações
“Desejo ouvir as reivindicações  e fazer uma ampla parceria com a classe, objetivando facilitar a vida dos pescadores, porque quando estamos no poder público temos que prestar o melhor serviço possível  a todas as categorias profissionais, vez que  somos mantidos com os recursos do povo, que paga seus impostos”, disse Fábio Mitidieri.

Oficina sobre comércio exterior
Empreendedores interessados em expandir seus negócios e conquistar novos mercados terão oportunidade de participar da Oficina de Comércio Exterior: Preparando a empresa para o calculo de Preço para Exportação. A capacitação será no dia 27 de setembro, às 8h da manhã, no auditório do Sebrae. O objetivo é mostrar como funcionam os processos de exportação e quais são os mecanismos de apoio ao comércio exterior. Informações e inscrições http://maux.maso@gmail.com

Prefeito visita obras em andamento no município de Itabaiana
Na manhã do último domingo, 23, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, junto aos vereadores João Cândido Sobrinho e José Teles de Mendonça, além dos secretários Erotildes de Jesus, Lourdes Machado, Adailton Souza e Moacir Santana, realizou uma visita a algumas das principais obras que foram retomadas e/ou iniciadas nesta administração.

Bairros
O prefeito e a comitiva visitaram obras nos bairro Porto e do Conjunto General João Pereira e o complexo de conjuntos do Bairro São Cristovão, onde já está em fase de conclusão a Praça da Juventude do município.Nessa gestão, o prefeito também realizou no bairro o calçamento da travessa São Cristovão. Outra obra de extrema importância no bairro é a pavimentação da Avenida Padre Ailton Gonçalves de Lima, que dá acesso as obras de construção do IFS de Itabaiana, o que facilitará a retomada dessas obras.

Ilha das Flores: professores em greve desde o dia 04
A deputada Ana Lúcia teve ontem, 23, uma reunião com os professores e professoras da rede estadual de Ilha das Flores que estão em greve desde o dia 4, devido à retirada de seus direitos. Os educadores que lutam pela garantia de seus direitos reclamam das perseguições aos professores que aderiram a greve, apenas 8 furaram.

Reivindicações
Os professores reivindicam que seja cumprido o reajuste do piso que não é cumprido desde janeiro, o salário de dezembro de 2012 que não foi pago, e nem o 13º, o pagamento de 1/3 e de 1/6 das férias, referentes aos meses de janeiro e julho de 2013, que a prefeitura volte a pagar a gratificação dos professores por titulação, que há oito meses estão sem recebê-la.

Dia das Crianças no Parque da Cidade
Um evento que promova a importância daqueles que serão os responsáveis por nosso futuro. Esse é o conceito que norteia a concepção da grande festa do “Dia de Todas as Crianças”, 12 de outubro, onde o Governo do Estado buscará oferecer um dia de alegria, animação e muita participação das crianças sergipanas. A festa está programada para ocorrer no Parque José Rollemberg Leite, o Parque da Cidade. Nesse sentido, o governador em exercício, Jackson Barreto, promoveu uma ampla reunião ontem, 23.

Atrações
“Queremos fazer uma festa grande no Parque da Cidade, na zona Norte, com objetivo de justamente facilitar o acesso das pessoas dos bairros mais simples de Aracaju. Vamos priorizar as atrações locais, artistas sergipanos, animadores, palhaços, muitas brincadeiras e jogos infantis, práticas esportivas e muitos outros atrativos para realizar realmente um dia de festa pra as nossas crianças”, destacou o governador em exercício.

Parcerias
Durante a reunião, o governador também orientou que os secretários de Estado procurem a parceria de empresas que trabalham com a administração estadual na busca de doações de brinquedos e brindes para serem oferecidos às crianças.
“O Governo do Estado não tem condições de bancar uma festa grande com atrações caras e a distribuição de brinquedos para todas as crianças. Nesse sentido é que vamos buscar parcerias e estamos fazendo uma campanha para arrecadar brinquedos para abrilhantar e promover um dia de alegria para as crianças”, complementou Jackson Barreto.

Dia das Crianças em Pirambu
A Prefeitura de Pirambu através da Secretaria de Ação e Assistência Social, já começou a traçar as ações para as comemorações do Dia das Crianças, que deve ser realizado no próximo dia 19. Com o tema “Circo” para comemorar o Dia das Crianças, a primeira dama, Patrícia Moura estima a participação de cerca de 3 mil crianças entre os moradores da sede do município e dos povoados.

Grande festa
Preocupada com o evento e para que nada do que vem sendo planejado deixe de ser realizado, a primeira dama do município, Patrícia Moura, reuniu na manhã de hoje todos os representantes das secretárias envolvidas no evento para que os mesmo promovam a festa à altura do que as crianças almejam.  “Não temos duvidas que faremos uma grande festa para comemorar esse dia que é muito significativo para qualquer criança”, disse Patrícia Moura, pedindo a somação de todos para que se faça uma linda homenagem.

Igreja Bola de Neve Aracaju realiza segunda edição do Bola Friends
Imagine reunir as misturas sonoras do Reggae, Rap e o Rock em um único lugar? No próximo dia 28, às 19h, a Igreja Bola de Neve Aracaju realizará a segunda edição do Bola Friends. O evento obtém um formato musical e contará com as apresentações de três bandas sergipanas. São elas: Ministério de Louvor Bola de Neve Church- Aracaju, OHMYGOD e o grupo SouL79.

Bandas
Para quem curte Reggae, o som ficará por conta do Ministério de Louvor Bola de Neve Church- Aracaju. A batida do Rap será apresentado pelo grupo SouL79 que tem se destacado por proclamar a essência do evangelho através de letras marcantes, que compõem a segunda MixTape [Desarmando As Trap] do Ministério.Já o Rock ficará por conta da banda de Post-Hardcore/Metalcore OMMYGOD, que depois da sua estréia ano passado no evento 'Time Of The Decision' também no Bola de Neve, retorna com uma nova formação que irá acrescentar muito na cena underground do Estado.Entrada, 1 kg de alimento (opcional). O endereço da Igreja Bola de Neve Aracaju fica situado na Av. Hermes Fontes, 708, em frente à Loja Americanas.

Serenata na Rua em Propriá
Está definido: Estreia do Projeto "Serenata na Rua" em Propriá dia 18 de outubro (Noite de lua cheia). E no dia 19 (Sábado) a partir das 22h no Tênis Clube Seresta Dançante (Baile) com Medeiros & Seus Big Boys. Convidados: Djalma, Nelsão, Reginaldo Marinho e alguns componentes dos Átomos. Com ônibus fretado.  Contato – (79) 9977-3304.

Agenda
24 de setembro – Hoje é o dia do SOLDADOR. Também hoje começa a Semana Nacional do JOVEM, que se estenderá até o próximo dia 30, segunda-feira. O presidente da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, será recebido hoje, em mais uma edição do almoço semanal promovido pelo Fórum Empresarial de Sergipe. O general sergipano José Elito Siqueira recebe título “honoris causa”, outorgado pela UNIT – Universidade Tiradentes. O centenário de nascimento de Euclides Góis será comemorado amanhã, em Frei Paulo. Pai do jornalista Ancelmo Góis, colunista de O GLOBO,  o importante cidadão de Frei Paulo será alvo de diversas homenagens por parte de familiares, amigos e da população daquela cidade sergipana. A UNIMED reunirá os médicos cooperantes em Assembleia Geral a ter lugar amanhã, a partir das 17 horas e 30 minutos. Na pauta, diversos assuntos de vital importância para todos os que integram o corpo social e os participantes do conhecido Plano de Saúde. Com a Argentina em crise, médicos portenhos são atraídos por salário oferecido pelo programa “Mais Médicos”. Greve dos bancários prossegue. Bancos privados registram lucros astronômicos mas insistem em não reconhecer o trabalho de seus funcionários. PPS estuda apoio à candidatura de Eduardo Campos.

Curtas
BOLSONARO E RANDOLFE BATEM BOCA NA VISITA AO ANTIGO DOI-CODI. /// MP PEDE APURAÇÃO DE SUPOSTA FRAUDE NA CRIAÇÃO DO PARTIDO SOLIDARIEDADE. /// SENADOR DO PSDB, ÁLVARO DIAS, APRESENTA PROJETO CONTRA EMBARGOS INFRINGENTES. /// EXÉRCITO QUENIANO RETOMA CONTROLE DE SHOPPING INVADIDO POR TERRORISTAS. /// GOVERNO MUDA DATA E EXIGÊNCIA DE LEILÃO DO AEROPORTO DE CONFINS. /// SOB INVESTIGAÇÃO, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ SOLICITA APOSENTADORIA. /// PSOL LEVA BOLSONARO A CONSELHO DE ÉTICA POR SOCO DESFERIDO CONTRA RANDOLFE. /// DILMA JÁ ESTÁ EM NOVA IORQUE PARA ABRIR A ASSEMBLEIA GERAL DA ONU. /// TOMBINI DECLARA QUE DECISÃO DO FED NÃO MUDA POLÍTICA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Incoerência
Não há razão para que a FSF adote soluções diferentes para uma mesma situação. Assim como o Confiança, terceiro colocado do campeonato sergipano tem vaga garantida no caso da desistência do vice, o River Plate, na Copa do Nordeste, é inquestionável que o Lagarto, que ficou em terceiro lugar na Taça Governo de Sergipe seja o segundo representante sergipano na Copa do Brasil, caso o River Plate realmente solicite afastamento temporário do nosso futebol. Uma consulta à CBF sobre a aplicação do “ranking” no segundo cenário é totalmente incoerente. O critério deve ser o mesmo.

Lagarto reclama vaga
O Lagarto já manifestou, através de seu presidente, Daniel Lino, que vai defender com todas as suas forças o direito de disputar a Copa do Brasil.

River não decide
Enquanto isso, o River Plate não oficializa a decisão de afastar-se. Essa hesitação é péssima para o futebol sergipano.

Royalties
A prefeita Esmeralda Cruz (PT), da cidade de Carmópolis, alega que a arrecadação de seu município, no que diz respeito aos royalties, uma espécie de indenização paga pela PETROBRAS, caiu bastante, nos últimos meses. E que a parcela do FPM – Fundo de Participação dos Municípios – também tem despencado, de forma significativa. Como se sabe, a Prefeitura de Carmópolis não é uma simples patrocinadora, que ajuda o clube carmopolitano. Todas as despesas de manutenção da equipe são, praticamente, bancadas pelo poder público municipal. Logicamente, a prefeita, que já está em seu segundo mandato, prefere cancelar o apoio ao River a ter que realizar cortes em programas sociais que beneficiam a faixa mais necessitada da população de Carmópolis. Tão logo a decisão da prefeita seja tomada, o presidente do River, Ernando Rodrigues, enviará ofício à FSF solicitando licença. Este fato, extremamente importante, tem preocupado os dirigentes das instituições envolvidas: a Prefeitura de Carmópolis, o River Plate, o Confiança, a Federação Sergipana de Futebol, e, agora, também o Lagarto, que deseja ver sua participação na Copa do Brasil de 2014 garantida. Seria ótimo para o futebol sergipano que uma decisão seja tomada o mais rápido possível.

Botafogo e Salgueiro
Duas equipes de nível correspondente ao do futebol sergipano, o Botafogo da Paraíba e o Salgueiro de Pernambuco, já garantiram seu acesso à Série B do campeonato brasileiro. Em todo o Nordeste, somente dois Estados não passam da série D: o Piauí e Sergipe.

São Cristovão quer voltar
O dirigente Israel Sarmento, do São Cristóvão, anunciou que está pretendendo fazer aquele clube retornar ao futebol sergipano. Israel está cobrando promessa feita pelo secretário de esporte e lazer, Maurício Pimentel, no sentido de concluir as reformas do estádio da cidade que é a antiga capital de Sergipe.

Segundona
Com apenas quatro equipes, o certame da série A-2 (segundona), não apresenta nada em termos de motivação. As arrecadações têm sido fraquíssimas. Resta a disputa de três equipes por duas vagas. O Maruinense, depois de duas derrotas consecutivas, dispensou mais de um time inteiro.

Conquista inédita
O sergipano Cássio Oliveira Santos conquistou uma inédita medalha de bronze no campeonato mundial de boxe categoria cadete, que abrange boxeadores com peso até 63 quilos. A competição foi realizada em Kiev, na Ucrânia. O treinador de Cássio é Valter Duarte, que teve grande participação na conquista de Cássio. O apoio do governo do Estado foi decisivo, através da Secretaria de Esporte e Lazer, cujo titular é Maurício Pimentel. É mais uma vitória que honra o esporte sergipano.

Reinaldo Moura
O porta-voz do comitê gestor do Sergipe, Reinaldo Moura, está exigindo uma definição urgente a respeito das obras de reforma do Estádio João Hora de Oliveira. Embora o projeto já esteja pronto, as obras não começam. O mesmo acontece com o Estádio Proletário Sabino Ribeiro.

Rádio Jornal – 56 Anos
Ingressei no rádio sergipano em 1959, quando ainda era estudante do Colégio Estadual de Sergipe. Quem me descobriu foi Humberto Guerrera, um alagoano que dirigia a emissora da Rua da Frente em termos artísticos. Os diretores de minha primeira emissora, a Jornal, eram o Coronel Hermeto Rodrigues Feitosa e o Dr. Luiz Rabelo Leite. O proprietário era o Dr. Jorge Leite, destacado prócer do PR – Partido Republicano. Passei a integrar a equipe esportiva, comandada por Narciso Machado, que era, também, o narrador. O comentarista era Jota da Silva. Além desses, ainda compunham a equipe: César Cruz e José Renato, que apresentavam os programas esportivos, e José Carlos, que pouco tempo depois transferiu-se para o rádio alagoano. Faltou citar que o Guerrera também narrava futebol. Mas era, acima de tudo, um excepcional produtor. Foi dele a criação de “Risolândia”, a maior audiência da época, com a participação de praticamente todo o “cast” da emissora, com destaque para Nelson Souza e Raimundo Almeida. Naquele período (década de 50), não existiam faculdades de jornalismo/radialismo. As emissoras realizavam testes para suprir as vagas de locutor eventualmente existentes. A propósito, José Ribeiro do Nascimento, o Ribeirinho, exerceu o cargo de chefe de locutores em praticamente todas as emissoras de rádio de Sergipe. O seu nome artístico era Sodré Jr. – Pois ele também dirigiu o quadro de locutores da Jornal. E da Cultura, da Difusora e da Atalaia. Só tenho dúvida quanto à Liberdade. É um nome que merece o reconhecimento de todos os sergipanos por sua inestimável colaboração ao desenvolvimento do rádio de nossa terra. Além de radialista, integrante de uma família que também era composta por Carlos e João Ribeiro, Ribeirinho trabalhava com rádio, em sua outra profissão: foi, durante muito tempo, assim como o seu pai, RADIOlogista do Hospital de Cirurgia. Voltaremos a abordar o aniversário da Rádio Jornal.

Memória esportiva
24 de setembro – 1969 – O craque Tostão leva uma bolada no olho esquerdo, no jogo Corinthians 2 X 0 Cruzeiro, no Pacaembu, após um chutão do zagueiro Ditão, do time paulista. O lance causa descolamento de retina e obriga Tostão a passar por uma cirurgia. O ex-atacante, que seria tricampeão do mundo em 1970, no México, encerrou a carreira precocemente, aos 26 anos, com problemas na visão. 1979 – A antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) muda de nome e passa a denominar-se Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O primeiro presidente da entidade é Heleno Barros Nunes, que assume no mesmo dia em que se verificou a mudança de nome.

Jogo rápido
Liga Nordeste de FUTSAL: Hoje, em Moita Bonita, rodada inaugural. No Ginásio Albano Franco – 19 horas – Cajuína (PI) e Janjar (BA). 20,30 – Real Moitense X Ipiranga (AL). /// O Flamengo tenta contratar Abel. Treinador responde que só em 2014. /// Thiago Silva sofre lesão e pode desfalcar a seleção. /// Carlos Miguel Aidar, candidato à presidência do São Paulo, quer liga independente da CBF.

PELO TWITTER

www.twitter.com/esmeraldoleal  Tem lideranças políticas e cabos eleitorais que de dia dormem com um grupo e de noite dormem com outro. O que vai ter de traído e traidor!

www.twitter.com/sargentoedgard  Não sei se bandido bom é bandido morto, mas tenho certeza que ruim, é um cidadão de bem, ser morto por um bandido que deveria estar morto.

www.twitter.com/riltonmorais  Conselho de amigo: roupa preta pode dar a impressão de emagrecer (ilusão de óptica), mas é só um pouquinho. Não ache que está enganando.

www.twitter.com/mendoncaprado  O que deveria ser uma federação virou um organograma de dependência. Estados e municípios hierarquicamente subordinados ao governo federal.

NOTA PÚBLICA

Nota da Afabanese sobre o leilão da contra bancária da Prefeitura de Aracaju
O Edital da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que trata da contratação centralizada de instituição financeira para prestação de serviços bancários à administração direta e indireta do Município de Aracaju, é a bola da vez na imprensa sergipana. Esse contrato incluirá serviços como: o pagamento da folha de salário dos servidores ativos, inativos e pensionistas da administração direta, autárquica e Fundacional do Poder Executivo, e das empresas dependentes, nos termos do art. 2°, inciso III, da Lei de Responsabilidade Fiscal; o pagamento aos beneficiários de eventuais Programas Sociais e Auxílios do Município; a centralização das receitas municipais no âmbito do Poder Executivo, autárquico e Fundacional; empresas dependentes e fundos especiais; e concessão de empréstimos aos servidores municipais.

Traduzindo, esse pregão proposto pela PMA, retira do Banco do Estado de Sergipe (Banese) a administração da folha de pagamento dos servidores públicos do município de Aracaju, a receita municipal e as transferências de outros órgãos. O Banese é a maior rede bancária de atendimento do estado e tem destaque especial na capital, onde possui mais de 10 agências e diversos postos de serviços para atender seus clientes, sendo um deles na prefeitura. Esses elementos contrariam a decisão da PMA, que acarretará numa desestabilização de um dos poucos bancos estaduais do país e único no nordeste.

A Diretoria da Associação dos Funcionários Aposentados do Banese (Afabanese) entende que é papel do poder público fortalecer as instituições públicas e não o contrário, como essa ação de agora, que enfraquecerá a nossa instituição de crédito.

Tal pretensão vai de encontro aos anseios da população, que tem se manifestado contrária à proposta do prefeito João Alves. A Afabanese soma-se aos que defendem o Banese como patrimônio sergipano e reitera que o fortalecimento dessa instituição deve ser central para os gestores públicos de Aracaju e de todo o estado de Sergipe.

A Diretoria Executiva
Antônio José de Gois (Presidente)
Ismael Viana Silva (Diretor Administrativo Financeiro)
Milson Rosa Filho (Diretor Articulação Institucional)
Geraldo José dos Santos (Diretor de Comunicação)

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Não se escreve por se querer dizer alguma coisa, escreve-se porque se tem alguma coisa para dizer.”

“A vitalidade não se revela apenas na capacidade de persistir, mas também na de começar tudo de novo.”

F. Scott Fitzgerald, escritor estadunidense, nasceu em 24 de Setembro de 1896 e morreu em 1940.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais