A ameaça fascista e a carta de FHC… (Por Antônio Samarone)

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A questão não é acadêmica, se o retrocesso que está à vista é ou não fascismo, do ponto de vista da ciência política. Não se trata de saber se o nosso fascismo se enquadra ou não no modelo da experiência europeia. Isso se vê depois…

A ameaça de retrocesso é evidente. O que até agora foi explicitado é o desprezo ao que nos resta de democracia. O que a direita brasileira (e mundial) está oferecendo é um projeto de intolerância e exclusão social.

Fernando Henrique Cardoso (FHC), em carta aos eleitores (de ontem), está assustando a sociedade, para a inviabilidade das saídas até agora apontadas nas pesquisas, pelo eleitorado. Segundo FHC:

“A gravidade de uma facada com intenções assassinas haver ferido o candidato que está à frente nas pesquisas eleitorais deveria servir como um grito de alerta: basta de pregar o ódio, tantas vezes estimulado pela própria vítima do atentado. O fato de ser este o candidato à frente das pesquisas e ter ele como principal opositor quem representa um líder preso por acusações de corrupção mostra o ponto a que chegamos.” FHC conclui: É a marcha da Insensatez! Tradução: o povo não sabe votar).

FHC, nesta carta aos eleitores, chama a atenção para os riscos das opções majoritárias sinalizadas pelo eleitorado (Bolsonaro X PT). Oferece como alternativa, a união das elites em torno (pelo perfil descrito) de Alckmin. União em torno do PSDB? Puro oportunismo! Ele sabe a inviabilidade do que está propondo. O PSDB decompõe-se a céu aberto, e os gases são pútridos. No fundo, o que FHC está preparando é uma adesão futura do PSDB a um governo de exceção.

FHC anteveem: qualquer resultado saído das urnas (Bolsonaro ou PT), agravará a crise brasileira. Segundo ele, todos estão oferecendo facilidades que não vão cumprir, o momento é de grandes sacrifícios.

Para FHC, a saída obrigatória para salvar o Brasil, seria um governo dos homens sensatos, determinados em colocar o país no gosto do mercado. Como o eleitorado não parece disposto em acatar as lições do sábio, que dane-se as urnas!

Fiquei matutando a invertida lógica da política: uma carta, dita em defesa da democracia; no fundo, prepara a opinião pública para a aceitação de uma ditadura, com a participação do PSDB.

Estou vendo fantasmas?

Nota – Sobre processo licitatório envolvendo aeronave do GTA

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de Sergipe esclarece, em relação à denúncia da empresa Fly One Serviço Aéreo Especializado Comércio e Serviços LTDA, que não houve nenhuma tentativa de benefício ou direcionamento no processo licitatório para escolha de nova empresa responsável por ceder aeronave para as atividades desempenhadas no Grupamento Tático Aéreo (GTA).

O processo licitatório na modalidade pregão ocorreu de maneira transparente, tendo inclusive a própria empresa reclamante oficiado à SSP o interesse pela finalização do contrato em vigência, bem como expressado documentalmente interesse em não continuar prestando serviços ao Estado de Sergipe, alegando a falta de compensação financeira.

Em relação ao modelo necessário para as atividades desenvolvidas pela SSP, cabe aos profissionais do GTA apontarem as especificações técnicas da aeronave adequada ao trabalho diário que desempenham. Nesse contexto, duas empresas apresentaram interesse na disputa, por preencherem os requisitos técnicos descritos na licitação em destaque. O contrato com a nova empresa está em fase de homologação e posterior convocação.

Importante destacar que a empresa Fly One, por não cumprir normas básicas com seus funcionários, foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar R$ 166 mil no final do mês de agosto. O pagamento será feito por meio de uma cota judicial e com decisão da 21a Vara do Trabalho de Recife (PE). A SSP fez a reserva do valor, que será destinado a um funcionário da empresa.

 

Frase do Dia
“Mentir é maldade absoluta. Não é possível mentir pouco ou muito; quem mente, mente. A mentira é a própria face do demônio.” Victor Hugo.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais