A bala que pode ricochetear

Numa democracia é importante o papel da oposição. Um governo sem oposição vira ditadura. E em Sergipe, na Assembléia Legislativa, o governador tem alguns oposicionistas, mas dois deles se destacam na imprensa: Venâncio Fonseca, do PP, que é aliado de Dilma em Brasília e comanda o ministério das Cidades e Augusto Bezerra do DEM.

Venâncio Fonseca é um político experiente, já foi secretário da Justiça, presidente da Assembléia, líder do governo e conhece como ninguém não só o regimento interno do Legislativo, mas toda estrutura governamental. É só levantar os discursos de Venâncio nos últimos quatro anos e meio para comprovar que ele faz uma oposição sem trégua, mas alicerçada no trabalho investigativo que realiza com sua assessoria competente.

Já Augusto Bezerra, muitas vezes, vai à tribuna e para os programas de rádio disparando sua metralhadora giratória para todos os lados e muitas vezes acerta o alvo errado, porque, diferentemente de Venâncio, faz uma oposição do “quanto pior melhor”.

E quando acerta o alvo errado, leva um puxão de orelha. Foi o que aconteceu ontem, 11, com o discurso do conselheiro Reinaldo Moura, do TCE.  Augusto disse na semana passada que o TCE prevaricou ao analisar as contas da Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS) e disse que a entidade não prestava contas ao TCE.

Reinaldo explicou que em nenhum momento disse ao deputado Augusto Bezerra que a FHS não prestou contas ao TC como determina a lei. A Fundação prestou contas em 2009 e 2010 como determina a lei, porém, a formatação das contas não apresentava as informações específicas que o parlamentar estava procurando. Reinaldo recebeu o apoio de todos os membros do Tribunal.

A verdade é que a metralhadora giratória de Augusto Bezerra dispara para todos os lados. Neste caso do TCE, a bala passou de raspão, mas se Augusto não tiver cuidado qualquer dia uma delas pode ricochetear e atingir o próprio atirador. Aí será tarde demais.

Albano ficará um tempo sem partido
Ao ser entrevistado no programa Liberdade Sem Censura, da FM Liberdade ontem, 11, pelos radialistas George Magalhães e Magna Santana, o ex-governador Albano Franco deixou claro que deve ficar um tempo sem filiação partidária, mas o caminho natural será o PSB, comandado em Sergipe pelo senador Valadares. Albano terá uma reunião na segunda-feira, com o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.

Reunião com João Alves
Albano revelou que esteve na última sexta-feira no apartamento do ex-governador João Alves, ao lado do empresário Adierson Monteiro onde deixaram claro que se ficassem com o partido apoiariam a candidatura dele a prefeito de Aracaju. Mas na entrevista Albano deixou claro que foi o DEM de Sergipe que prejudicou seu relacionamento com a cúpula nacional do PSDB.  Albano disse que foi conversar com João porque seu amigo e correligionário Aécio Neves deixou claro que o projeto para 2014 passa por 2012 e por João Alves em Sergipe.

A caminho da utopia
Ainda sobre Utopia por conta do artigo de ontem, 11: Aqui na esquina acaba de morrer um humanista (Mello Cançado, professor da generosidade). Na televisão e nos jornais o mestre Alceu dá um banho de vida e lucidez. Meu pai, menino de 70 anos, me dá lições diárias de sabedoria e esperança. E o que dizer do Drummond? Estão velhos ou mortos os homens que acreditam nos homens? Os justos estarão no fim? Não e não. Assim como a injustiça, a violência e o ódio se espalham e deixam seu rastro de miséria por onde passam – a semente de amor, dignidade e justiça que recebemos frutifica e também estende seus braços. Está plantada no coração dos jovens. Esteve e está em todos os nossos discos. Como sempre, continuamos a repetir palavras essenciais: justiça, crença, esperança, alegria. Brasil (povo e país, nação que faremos). Debaixo de nosso abençoado sol tropical, junto com nossos maiores e nossa juventude (mãos dadas com nossa infância) apostamos tudo na utopia.Fernando Brant(inspirado na bondade de minha mãe)Texto do encarte do disco de Milton Nascimento – 1981.

João Fontes prega novo caminho
Lembrando que a situação política atual é totalmente diferente da de 2008, quando tentou construir um projeto alternativo em Aracaju, o ex-deputado João Fontes que vai retornar ao PPS, disse que o resultado das eleições do ano passado mostrou que a maioria do eleitorado que uma alternativa nova para Aracaju.

Conversas
João Fontes entende que tanto o grupo atual, comandado por Déda, está desgastado como também o ex-governador João Alves Filho não representa o que deseja a maioria dos aracajuanos. Ele afirmou que ao lado de Nilson Lima vem conversando com algumas pessoas, como o advogado Henri Clay,o ex-deputado Marcelo Ribeiro, entre outros, mostrando a viabilidade da construção deste caminho.

Alternativa para os aracajuanos
Para João Fontes uma candidatura independente com a participação de pessoas conhecidas da sociedade apoiando este projeto poderá ser a alternativa que os aracajuanos desejam para 2012. O ex-deputado deixou claro que só retornará para a política partidária dentro desta proposta, de apresentar uma alternativa nova para os aracajuanos.

Homenagem
O governador Marcelo Déda foi um dos homenageados com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, ontem,11, em Brasília. A homenagem do Tribunal Superior do Trabalho é dada desde 1970 a pessoas e instituições que se destacaram em suas profissões ou serviram de exemplo à sociedade. Personalidades da tevê, ministros e senadores também receberam a comenda.

Socorro I
O prefeito de Tobias Barreto, Adilson de Jesus Santos (PT), esteve reunido na tarde de ontem, 11, com o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), na Centro Administrativo da prefeitura. O objetivo do encontro foi apresentar empresários tobienses do ramo têxtil que têm interesse em instalar indústrias no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro. O prefeito Fábio Henrique se mostrou satisfeito com a procura por parte dos empresários. “Isso demonstra a confiança que o município tem junto aos empresários sergipanos. A instalação dessas indústrias vai trazer mais benefícios para a cidade, assim, gerando emprego e renda para nossa comunidade”, comemorou Fábio Henrique.

Socorro II
Por falar em Nossa Senhora do Socorro, o prefeito Fábio Henrique recebeu ontem um grupo de representantes dos moradores do loteamento Novo Horizonte e apresentou o projeto que beneficiará toda a comunidade. O prefeito destacou a existência de projetos, a exemplo da pavimentação das 54 ruas da comunidade, além dos serviços de drenagem, construção de um posto de saúde, praça e quadra de esportes.

Dificuldades
Durante a conversa, o prefeito expôs as dificuldades encontradas para a execução das obras. “Somente no Novo Horizonte nós temos 54 ruas, com 1.945 casas cadastradas pela prefeitura. Aquela comunidade é maior do que algumas cidades de Sergipe, e nós não temos apenas o Novo Horizonte, mas a Piabeta, Guajará, Pai André, Palestina, entre tantos outros locais que precisam de atenção da prefeitura”, destaca.

Faixa de pedestre
A faixa de pedestre enfrente ao IPES, também está se apagando. É necessário urgentemente que a PMA tome devidas providências, não só no IPES, como também em demais localidades da capital.

Sem Retroativo
Terceirizados da Sefaz continuam sem retroativo: A categoria luta para receber o retroativo ao reajuste concedido em junho do ano passado. O prazo para o pagamento se encerra no próximo dia 18 de agosto.

Surtei efeito
A coluna publicou semana passada que a Rua Professor Arício Guimarães Fortes, localizada no Bairro Atalaia,  estava há quase dois meses sem o recapeamento asfáltico por conta de uma obra da Emurb. Feita a denúncia, a empresa responsável começou ontem a realizar o asfaltamento.

Caos em serviços públicos de Santo Amaro
Em Santo Amaro, município distante 36 quilômetros da capital, Aracaju, a população convive com transtornos na prestação dos serviços oferecidos pela prefeitura, principalmente àqueles relacionados à saúde. O Plantão 24h que existia no Posto de Saúde da cidade está fechado por falta de médicos e os salários de servidores estão atrasados há alguns meses. Leia matéria completa da Infonet: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=117038&titulo=cidade

Músicos
O pagamento do cachê dos  músicos que participaram do Arraiá do Povo será regularizado até o início da próxima semana. A Secretaria de Estado da Fazenda já liberou o dinheiro e a agência que contrata os músicos começa a fazer os pagamentos a partir desta sexta-feira, 12. O cantor Erivaldo de Carira também receberá seu cachê nos próximos dias.

TCE convocará gestores para corrigir irregularidades no Corpo de Bombeiros

O primeiro Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) a ser celebrado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) buscará corrigir falhas na operacionalização do Corpo de Bombeiros de Sergipe.A decisão foi tomada na sessão do Pleno de ontem, 11, quando o conselheiro Clóvis Barbosa de Melo relatou o processo que trata da denúncia formulada pelo Ministério Público de Contas em alusão à dificuldade de debelar um incêndio ocorrido em depósito no Centro de Aracaju, devido à precariedade dos equipamentos à disposição dos bombeiros. Na oportunidade a imprensa local divulgou o fato amplamente.

Diversas irregularidades
Após a denúncia, levada ao Pleno pelo procurador-geral, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, o TCE iniciou uma auditoria operacional que constatou diversas irregularidades ligadas à administração do Corpo de Bombeiros."Trouxemos o nosso relatório ao Pleno e foi sugerido que nós convidássemos o comandante do Corpo de Bombeiros, o secretário de Segurança Pública e também o secretário da Fazenda, para que possamos estabelecer um TAG, que é um termo de ajustamento, para que aquelas irregularidades apontadas pelo corpo técnico sejam devidamente regularizadas num tempo hábil", colocou o conselheiro.

Procurador profere palestra em Escola Pública
O Procurador-Chefe dos Assuntos Fundiários e Patrimônio Imobiliário, Pedro Dias, proferiu, na noite da última quarta-feira, 10, uma segunda palestra sobre o Projeto de Lei da Concessão de Uso Especial para fins de moradia, na Escola Pública Estadual Senador José Alves do Nascimento, localizada no Bairro Coqueiral. A primeira foi realizada no Bairro América.

Moradia
A palestra tem como objetivo explicar à população o projeto de lei da concessão do direito real de uso para fins de moradia, onde o Estado irá trazer benefícios para a população que já ocupa imóveis públicos nas situações em que não seja mais viável a retomada do imóvel. Os imóveis que serão objetos da concessão serão previamente discutidos no Estado e abrangerão as comunidade que já existem há vários anos, como nos casos do Bairro Coqueiral e Bairro América.Esta Lei poderá ser utilizada posteriormente pelo Governo do Estado nos Programas Sociais para legalizar toda a política estadual de moradia. 

Benefício para os moradores
De acordo com o Procurador-Chefe dos Assuntos Fundiários e Patrimônio Imobiliário, Pedro Dias, o Projeto de Lei embrionado na PGE é socialmente relevante, pois a regularização fundiária dos imóveis irá beneficiar os moradores, que disporão de título especial de posse reconhecido pelo Estado. “Com essa regularização e de acordo com o interesse do Estado, estas pessoas passam a gozar de uma série de direitos, até mesmo oponíveis em face do Poder Público, por isso que esse processo de escolha desses terrenos é um processo político.  É importante ressaltar, que por intermédio do Projeto, podem ser concedidos esses direitos para as ocupações feitas até fevereiro de 2010”. O Projeto de Lei está a caminho da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

Audiência pública
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) do Acre, presidente da comissão especial diante de catástrofes climáticas da Câmara Federal, ao final da audiência pública, realizada na última quarta feira em Brasília, convidou o professor Anderson Gois, que foi um dos palestrantes, a colaborar com a formulação da proposta do marco regulatório do país na questão da defesa civil. Logo após a audiência pública a deputada postou em seu twitter que a fala do professor Anderson Gois foi brilhante e que ele demonstrou conhecimento e competência sobre o tema tratado.

Programa Fala pra mim
O vereador por Aracaju, médico, radialista e professor universitário, o Dr. Emerson Ferreira apresenta o programa radiofônico Fala Para Mim, na Aperipê AM 630 e FM 104,9, todos os sábados das 7h às 9h.

11 de agosto
A vereadora Miriam Ribeiro (PSDB) parabenizou os estudantes e também os advogados pelo dia deles, comemorado ontem, 11 de agosto. A parlamentar também falou do Projeto de Lei de sua autoria que institui a mesma data como o Dia do Garçom. "Gostaria de parabenizar os advogados que comemoram hoje seu dia e também os estudantes, não só de Aracaju, mas todos de uma maneira geral. Peço a Deus que os estudantes tenham cada vez mais oportunidade para estudar e após o estudo, uma profissão", falou Miriam.

Periferia insegura
Já o  vereador Dr. Gonzaga (PMDB), também em discurso, cobrou das autoridades uma atenção  maior em relação à segurança nos bairros da periferia e também no mercado municipal Albano Franco, onde os comerciantes têm sido vítimas constantes de assaltos e furtos.

Lixo veicular
Visando contribuir com a manutenção do meio ambiente, o vereador Bertulino Menezes (PSB) apresentou ontem, 11, um Projeto de Lei (PL) que visa evitar o descarte indevido de lixo. A propositura dispõe sobre a colocação obrigatória de adesivos educativos com o texto “Não jogue lixo pela janela. Vamos manter a cidade limpa” nos espaços internos de veículos automotores e implantar lixeiras no transporte coletivo, para evitar o descarte em espaço urbano.

Apoio ao GAAC
O vereador Valdir Santos (PTdoB) ocupou a tribuna  ontem, 11, para falar dos trabalhos em prol da sociedade, realizados pelo Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GAAC), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Fundação Daniel Fortes. De acordo com o parlamentar, estas instituições merecem mais atenção das autoridades, pois vivem de doações e por isso necessitam de mais contribuição.

Táxis têm que adequar novo visual até setembro
A partir de 1º de setembro, a população aracajuana começará a circular pela cidade em táxis padronizados e mais seguros. A novidade foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira com a emissão do decreto 3.479 que determina a nova configuração visual do veículo – traz o símbolo da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o brasão do município de Aracaju.

Ajudará a fiscalização
O prazo também vale para veículos de transporte escolar. A medida vai facilitar a sociedade identificar os que não são clandestinos e, assim, usufruir de um serviço de qualidade. “Esta padronização nos auxiliará a fiscalizar e combater os que realizam o trabalho de forma irregular em Aracaju, proporcionando, inclusive, segurança aos usuários”, explica o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva.

Sebrae oferece diversas capacitações aos empresários I
Empresários, gerentes e profissionais dos ramos de hotelaria e varejo podem participar durante o mês de agosto das capacitações promovidas pelo Sebrae. Entre as opções disponíveis estão os cursos ‘Atendimento ao Cliente’, Marketing de Relacionamento’, ‘Aprender a Empreender – Pousadas e Hotéis’,  ‘Técnicas de Negociação’ e ‘Relações Interpessoais’.

Sebrae oferece diversas capacitações aos empresários II
Além dessas alternativas, os cidadãos também podem participar do Empretec, um seminário que busca desenvolver nos alunos características essenciais aos empresários de sucesso. Por meio de uma metodologia que inclui a aplicação de jogos, exercícios, palestras e trabalhos realizados dentro e fora da sala de aula, os interessados têm a oportunidade de identificar o seu potencial empreendedor e verificar seus pontos fracos e fortes.Mais informações sobre todas as alternativas de capacitações podem ser obtidas por meio dos telefones (79) 2106-7765/7766/7767.

Reivindicações dos Bancários será entregue hoje,12
O Comando Nacional dos Bancários entrega nesta sexta-feira, dia 12, a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2011 para a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. A minuta foi aprovada na 13ª Conferência Nacional, realizada nos dias 29 a 31 de julho. A categoria, representada por delegados eleitos em todo país, aprovou o reajuste salarial de 12,8% (composto por aumento real de 5% mais reposição da inflação projetada em 7,5%), PLR de três salários mais R$ 4.500, piso do Dieese (R$ 2.297,51 em junho), aumentos nos vales refeição e alimentação e auxílio creche/babá para R$ 545 cada, contratação da remuneração total e previdência complementar para todos.

Tema
Com o tema “Chega de Farra. Valorização do Bancário e Respeito ao Cliente”, os bancários reivindicam emprego decente, com plano de cargos e salários para todos, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, segurança contra assaltos, garantia contra dispensas imotivadas, mais contratações, fim da rotatividade, reversão das terceirizações, inclusão bancária, igualdade de oportunidades e aposentadoria digna.

Hoje, 12, tem Chorinho no Augusto Franco
Nesta sexta-feira,12, a partir das 20h, mais uma etapa do projeto “Chorinho na Praça”, no conjunto Augusto Franco, numa organização da Casa Careca e Camaradas. Hoje o projeto é com Egnaldo do Bandolim na praça do Canal 5.

PELO TWITTER

www.twitter.com/dilsonramoslima Cuidado ao pedir conselhos ao diabo. O risco que você corre é ser atendido. Do baú de sabedorias da minha avó materna sobre más companhias.

www.twitter.com/@riltonmorais Em 2005 havia, no HUSE, pacientes aguardando uma neurocirurgia há mais d 6 meses. Hoje ñ tem fila".

www.twitter.com/cezar_britto Bom dia tuiteiros! É hora de voar. Levar na bagagem da vida os sonhos guardados na noite.

www.twitter.com/WilliamFonseca Bom dia a todos. Positividade sempre. Levo a essa bandeira comigo desde quando percebi que ser positivo vale pena e não ofende a ninguém!

www.twitter.com/marcospovoas R$ 540 milhões??? Ei devolve o dinheiro ai… Esse PFL…e posam de bastioes da moralidade… uia, #uia e agora, jose? Quer dizer.. Joao…

ARTIGO

PPS terá candidatura própria em Aracaju – Marcos Aurélio*

Fizemos uma excelente aliança com o ex-governador João Alves, por quem temos o maior respeito e admiração, em 2010. Para 2012, o PPS-SE já informou à sociedade e aproveitamos para reiterar, aqui no seu espaço, que é importante para consolidação da cidadania, que o nosso Partido trabalhará uma candidatura própria para a Prefeitura de Aracaju. As Executivas Nacional e a Estadual entendem que o nome deve ser o de Nilson Lima, mas também temos o nome de João Fontes, além de outros com quem estamos conversando.
O que estamos trabalhando agora é a organização de um grupo, composto por pessoas que efetivamente desejem para a capital sergipana um modelo de Gestão eficiente e eficaz, e não apenas belos discursos em solenidades, ou a exposição da nossa cidade, em rede nacional, por escândalos de “pardais eletrônicos”, ou falta de atenção, nos serviços básicos da saúde pública. Isso sem falar numa greve de professores, prejudicando quase 30 mil estudantes, onde o atual prefeito, que parece mais um secretário do governo estadual, não cumpre a Lei Federal do Piso do Magistério.

Além dos nomes, cuja referência de seriedade é reconhecida por todos, estaremos apresentando ao eleitorado de Aracaju um grupo de candidatos a vereador que saberão honrar e respeitar o voto de cada cidadão. Serão parlamentares eleitos que efetivamente construirão, ao lado do PPS no comando da Prefeitura da nossa capital, uma Gestão que sinalize para o fortalecimento da nossa cidade!

*Secretário Geral do PPS, em Sergipe.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 Frase do Dia
“Eu nunca serei político. Eu sou revolucionário porque não há verdadeiro poeta que não seja revolucionário”. García Lorca.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais