A Caravana do Lula já está na cidade

A caravana do ex-Presidente Lula, desde a tarde deste domingo, já está em Sergipe cumprindo uma programação que vai até a manhã de terça-feira. Os petistas sergipanos estão se virando o quanto podem para não deixar transparecer aquilo que realmente ela o é, isto é, campanha antecipada para as eleições de 2018. Se deixar transparecer que a caravana tem cunho eleitoreiro, um juiz qualquer pode até determinar a prisão dele, Lula, por desobediência às leis do país. Campanha só mesmo no período permitido, isto é, 90 dias antes das eleições. Não é uma situação fácil, visto que a própria caravana não chegou a ser denominada oficialmente. Ela é tratada como a “Caravana do Lula”, a “Caravana da Esperança”, ou tão simplesmente “A Caravana”. Os que vestem a camisa do PT em Sergipe estão procurando apagar sinais de fogueira acesa, como as declarações de Joel Almeida de que o governador Jackson Barreto não seria bem vindo se visitasse oficialmente a Caravana, em qualquer uma de suas etapas. Por orientação do próprio Lula o que menos ele quer, no momento, é brigar com alguém de grande repercussão política. A preocupação dos petistas agora é com a deputada Ana Lúcia que tem se mostrado, a cada dia, mais radical no que se relaciona ao governador Jackson Barreto. A semana que passou a deputada Ana Lúcia comandou uma intempestiva reação de funcionários públicos contra o governador do Estado por este não ter cedido a pressões para reajuste dos servidores públicos, que estão há 3 ou 4 anos, sem reajuste nos salários. Não é este clima beligerante que o ex-Presidente Lula gostaria de encontrar a política de Sergipe, principalmente envolvendo nomes do PMDB e do PT sergipanos.

Outros presidenciáveis vem aí

A caravana de Lula pelo Nordeste certamente vai estimular a vinda de outros políticos e presidenciáveis à região. O próximo pode ser o prefeito de São Paulo, Sr. João Dória, que foi convidado a vir a Sergipe pelo Senador Eduardo Amorim. Há convites também para o governador Geraldo Alckmin, pautado para uma semana depois do Prefeito de São Paulo. Aqui no Estado parece que o nome de Jair Bolsonaro não consegue impressionar a ninguém. Como ele pretende mudar de partido nas próximas semanas pode ser então que surja algum grupo com interesse em apoiá-lo na aventura de uma candidatura a Presidente da República.

A morte do fundador do São Lucas

A Medicina sergipana ficou um pouco menor ontem com o falecimento do dr. José Augusto Soares Barreto, um dos sócios-proprietários do Hospital São Lucas. Ele já vinha doente há algum tempo, inclusive internado no próprio São Lucas. Faleceu aos 89 anos de idade, deixando a mulher, d. Maria da Conceição Azevedo Barreto e nada menos que seis filhos, além de netos e bisnetos. Natural de Socorro, onde nasceu a 16 de julho de 1928, começou a estudar no munícipio de Salgado. Formado em 1952 pela Faculdade de Medicina da Bahia,  no ano seguinte veio trabalhar em Sergipe no Hospital de Cirurgia. Foi neste hospital que implantou a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Sergipe, que leva o seu nome. Entre 1964 e 1965 foi Presidente da Sociedade Medica de Sergipe. Foi um dos criadores do Hospital São Lucas, junto ao Dr. Wilhelm Todt, Nestor Piva e os irmãos Hyder e Hugo Gurgel, inaugurado em outubro de 1969.

Qual será o próximo regime?

Com os prazos prestes a estourar, o Governo ainda não sabe como será a eleição de 2018, e sob qual regime o próximo  governo vai se instaurar. Falou-se em Distritão, comentou-se em parlamentarismo, mas ao que tudo indica tudo ficará no mesmo. Se houver mudanças, seriam para as eleições de 2022. A indefinição é uma marca do governo do Sr. Michel Temer.Triste Brasil em verdade!

140 anos do Gabinete de Leitura

O Gabinete de Leitura do município de Maruim, completou no último sábado nada menos que 140 anos de existência. Talvez o último Gabinete de Leitura em funcionamento no Estado, era conhecido como “O Majestoso” por causa de sua imponente sede própria, cantado em prosa e verso por poetas daquela cidade. Nos primeiros anos do século passado, o Gabinete de Leitura era ponto de encontro de todas as manifestações culturais da cidade. Hoje, porém, precisa de conservação, mas isto não reduz a importância da data.

Fora Gilmar Mendes

Corre na internet um abaixo assinado pedindo a expulsão do Ministro Gilmar Mendes, atual Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e um dos integrantes do Supremo Tribunal Federal. Em poucos dias, seiscentas mil pessoas já puseram sua assinatura no documento. São necessários um milhão de assinaturas. O que este provecto senhor tem feito no STF é de fazer corar as faces mais empedernidas da vida. Atuando sempre contra a Lava Jato ele tem se mostrado um adversário perigoso  para o Juiz Sérgio Moro, a quem não poupa críticas contundentes. Só vive enturnado com os principais ministros do Palácio do Planalto. Para quem um dia vai julgar o Presidente Temer, Gilkmar Mendes já se tornou suspeito da sociedade brasileira.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais