A casa caiu

A morte do agiota Floro Calheiros pôs fim à perseguição mais demorada já feita a um foragido pela Polícia Sergipana. Floro chegou a ser preso duas vezes, porém conseguiu fugir de forma espetacular, sendo a última em 2008. Desde então, a Polícia tentava recapturá-lo. Ontem, ele foi emboscado em Tocantins, trocou tiros e fugiu para Barreiras (BA), onde foi interceptado e morto por policiais militares e federais. Lucas Calheiros Barbosa e Rafael Costa Borges, sobrinhos de Floro, também morreram no confronto, enquanto o filho dele, Fábio Calheiros, sobreviveu com um tiro no peito. No jargão policial, a casa caiu para o agiota alagoano que chegou em Sergipe há muitos anos para ser secretário da Prefeitura de Canindé. Desde então ele era acusado de mandar matar várias pessoas, ter comandado o roubo de urnas eleitorais naquele município e, por último, patrocinado o atentado a tiros que feriu o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargador Luiz Mendonça. Ousado, o alagoano Floro preferiu morrer crivado de balas a ser preso novamente.

 

Transporte

 

A sessão de hoje da Câmara Municipal de Aracaju será marcada pela discussão sobre o transporte público na capital. Os vereadores vão discutir principalmente o transporte clandestino de pessoas do bairro Santa Maria para o resto da cidade. Também haverá espaço para tratar sobre os moto-taxistas, prática proibida pela Prefeitura. Para apimentar os debates, a Câmara convidou os representantes do Sindicato dos Taxistas, da Associação dos Motoristas Auxiliares de Taxis de Aracaju (Amata) e da Cooperativa das Lotações de Aracaju (Cootaju). Por que será que também não chamaram a SMTT?

 

Alíquota menor

 

Já foi publicada no Diário Oficial da União a medida provisória reduzindo a alíquota de contribuição dos empreendedores individuais para o INSS, que entra em vigor já a partir de 1º de maio. A MP 529 diminui de 11% para 5% a contribuição, reduzindo de R$ 59,95 para R$ 27,25 o valor que os trabalhadores por conta própria devem pagar para ter acesso aos benefícios. O prazo para pagamento da competência de maio, primeiro mês com o novo valor, vence em 20 de junho.

 

Reforma política

 

E quem está em Aracaju é o deputado federal Rubens Otoni (PT/GO), relator da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara. Veio participar de um debate promovido pela direção estadual do PT sobre o andamento das discussões do projeto de reforma política. O confronto de idéias está marcado para as 18h no Sindicato dos Bancários e será aberto ao público.

 

Dia de posse

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandovski, prestigia nesta segunda-feira a posse da nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Suzana Carvalho. Antes do evento, Lewandovski irá ao Palácio de Despachos, onde será recebido pelo governador Marcelo Déda (PT). A última vez que o presidente do TSE esteve em Sergipe foi quando tentaram matar a tiros o então presidente do TRE, desembargador Luiz Mendonça, crime atribuído ao agiota alagoano Floro Calheiro, morto ontem pela Polícia.

 

Mal educados

 

Com o título acima, o colega Ivan Valença publica no Jornal da Cidade a seguinte nota: “No dia-a-dia de cobertura da imprensa na Assembléia Legislativa, não faltam mal educados sentados no local reservado aos jornalistas. Conversam alto e, às vezes, quando não concordam com o discurso de algum parlamentar, bradam como se quisessem fazer um aparte. Ter educação é um dever”. Ivan está coberto de razão.

 

Devendo mais

 

A inadimplência do consumidor cresceu 21,4% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2010. Levantamento feito pela Serasa Experian mostra que o ritmo de 2011 é ligeiramente superior ao verificado durante o quarto trimestre de 2010, quando foi registrada alta de 20,3% frente ao mesmo período de 2009. No mês de março deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010, a inadimplência foi 14,4% maior.

 

Dar um tempo

 

Licenciado até depois da Semana Santa para se recuperar de um estresse fortíssimo, o presidente nacional do PT, Zé Eduardo Dutra, foi aconselhado pelos amigos a dar um tempo até se recuperar de vez. Ouvido pelo ‘Estadão’, o governador Marcelo Déda (PT) disse ter sugerido “que ele desligasse o telefone, porque um político gasta parte de sua vida e de suas energias ao telefone”. O problema é que, enquanto Dutra se recupera, o grupo Mensagem ao Partido, que conta com o governador gaúcho Tarso Genro, procura levar o secretário-geral Elói Pietá para a presidência do PT.

 

Dá-lhe Mengão

 

Com dois gols de Thiago Neves, o Flamengo surrou novamente o freguês Botafogo e se classificou para a semifinal no Grupo A, ao lado do Vasco. Realizado ontem no Engenhão, a casa do time da estrela solitária, o jogo foi de pouca emoção e de muitos cartões amarelos. Os dois gols mostraram o oportunismo de Thiago Neves, que aproveitou as falhas de marcação da zaga botafoguense. Nem precisa dizer que o Brasil amanheceu hoje trajando vermelho e preto.

 

Do baú político

 

Esta quem contou à coluna foi o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP). Quando ainda era jovem, o lagartense Rosendo Ribeiro, o ‘Ribeirinho’, juntou as economias e foi tentar a vida no Rio de Janeiro. Lá chegando, comprou uma frota de táxis e mandou buscar vários conterrâneos para dirigi-los pela capital carioca. Não deu certo: sem conhecer a cidade, os motoristas circulavam a esmo e terminaram por se envolver em acidentes diversos, que deixaram os carros imprestáveis. Desiludido com a experiência, ‘Ribeirinho’ retornou para Sergipe, onde se elegeu deputado estadual por vários mandatos, sendo até hoje considerado um dos parlamentares mais experientes que passaram pela Assembléia Legislativa.

 

Resumo dos jornais

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais