A certeza da impunidade

0

Persiste a onda de acidentes de trânsito em São Paulo. O roteiro é quase sempre o mesmo: jovem, balada, bebida e direção. Nos mais recentes, os jovens motoristas envolvidos sequer tinham carteira de habilitação! Um claro exemplo que estas pessoas não estão nem um pouco preocupadas com a sociedade, desrespeitando as leis em vigor.

Mas qual será a razão de tantos atos irresponsáveis? Em uma rápida análise, é possível elencar vários fatores: a busca de emoção, a vontade de “aparecer”, o desconhecimento dos riscos envolvidos, a falsa sensação de controle, a imaturidade, entre tantas outras. Mas há uma razão em comum a todos estes atos: seus autores o praticam por que têm a certeza da impunidade!

Afinal, se um jovem ousa dirigir sem carteira de habilitação ou se dirige após beber a noite toda, certamente já avaliou que o risco de ser pego sem a carteira ou embriagado é mínimo e, portanto, vale a pena arriscar! A mesma análise é feita pelos marginais que avaliam os riscos de suas ações criminosas, na esperança de saírem ilesos ou se beneficiarem das falhas de nosso sistema judicial.

O italiano jurista Cesare Beccaria, no livro “Dos Delitos e das Penas”, de 1764, já dizia que somente a certeza da punição pode refrear os atos delituosos. Aqui no Brasil, vivemos um clima de inquietude e incerteza quanto à capacidade de nossas leis efetivamente punirem os delinquentes. Seja por leis brandas ou pela demora da justiça, a verdade é que ninguém é realmente punido!

Por isso, infelizmente, tem sido constante a reação da população no sentido de promover tentativas de linchamento de motoristas e delinquentes, numa clara evidência que a sociedade está descrente da aplicação de uma punição justa. Percebe-se que reduzir os limites de velocidade nas vias, colocar radares, aplicar multas, é inócuo para quem não tem habilitação para dirigir.

Ações como fazer “blitz” de fiscalização são difíceis, pois exigem mobilização, organização, preparo prévio, efetivo de policiais adequado, equipamentos (cones, coletes refletivos, viaturas, comunicação), além da vontade e determinação do comando. Reformar o sistema judicial não parece ser a prioridade do atual governo. Enquanto isso, lamentáveis fatos continuam acontecendo nas ruas. Vítimas sofrendo e autores ilesos! Até quando?

Wilson Lourenço vice-presidente da FACESP, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. Texto publicado originalmente em: http://www.brasil247.com.br/pt/247/brasil/19107/A-certeza-da-impunidade.htm

Trânsito caótico
A cidade da qualidade de vida terá que providenciar, das duas uma ou as duas, rodízio de carros ou a alternância no horário de funcionamento de comércio, escolas e repartições publicas, sob pena de perder tal título, pois esta intransitável em qualquer horário do dia.

Da Corrupção e a marcha ré em Sergipe
Dizem que tem gente querendo trazer para Sergipe a chamada Marcha  Contra a Corrupção. O problema é aquele ditado: “diga com quem andas, que direi quem és”. Um político com mandato disse que se a marcha for realizada em Sergipe terá um diferencial. Alguns terão que levar espelhos para que reflitam os amigos que estarão ao seu lado. O blog jura que não entendeu.

Comissão de Anistia reduz 129 indenizações em até 95% do valor
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça decidiu reduzir o valor de 129 indenizações concedidas a trabalhadores demitidos entre 1964 e 1988. Em alguns casos, a redução chegou a 95% do valor. Cabe recurso.No total, houve economia de R$ 23 milhões anuais.A comissão avaliou as maiores indenizações pagas a operários ligados a sindicatos. Nenhuma dessas revisões envolveu perseguidos políticos. (FSP).

Projeto do Magistério Público
O governador Marcelo Déda encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe na sexta-feira, 21, o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o quantitativo de cargos efetivos do quadro permanente do Magistério Público Estadual. A proposição tem o objetivo de fixar o efetivo do magistério estadual em 13 mil professores e 750 pedagogos, lotados em pólos de atuação integrantes de Diretorias Regionais de Educação.

1.700 vagas
Em reunião no Palácio dos Despachos, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, presenciou o momento da assinatura da mensagem enviada pelo governador à Assembleia. São cerca de 1.700 vagas para professores de várias áreas.

SEPLAG negocia com Caixa
Dirigentes da Caixa realizaram reuniões com o governo nesta semana para negociar a realização de um “empréstimo-ponte” entre a instituição e o governo. Segundo o secretário Oliveira Júnior, da SEPLAG, o empréstimo-ponte é uma prática comum no mercado financeiro quando se faz operações com recursos externos. No caso, a operação chamada DPL – empréstimo para políticas de desenvolvimento –  em tratativas com o Banco Mundial, assunto da recente visita do representante no Brasil da instituição, Mahktar Diop.

Qualidade técnica
Segundo Oliveira Júnior, a Caixa pode tornar o projeto mais rápido, pois as negociações com o Banco Mundial obedecem a um ritual complexo e demorado, e participação de instituições financeiras brasileiras agilizam este trâmite para a aplicação dos recursos. “Ficamos satisfeitos também em saber que a Caixa avaliou a carta-consulta que apresentamos ao Banco Mundial e a considerou um trabalho de alta qualidade técnica”, afirmou.

Erradicação da pobreza
Para o secretário, a erradicação da pobreza extrema em Sergipe é um dos objetivos que a chegadas desses recursos irá promover: “em operações como essa, todas as políticas do governo são analisadas, e nós provamos que temos uma programa consistente, explicitado em metas realistas, coerente com o programa do governador Marcelo Déda que tem o enfoque social como prioridade da gestão. Além disso o governo, mesmo enfrentando as graves dificuldades que a redução do FPE trouxe, manteve indicadores das finanças públicas equilibrados,”afirmou.

Endividamento baixo
Para Oliveira, prova da consistência das finanças de Sergipe foram apresentadas pelo secretário da Fazenda, João Andrade, em exposição na Assembléia Legislativa: “João Andrade mostrou, com os números do balanço, que  em 2006 o percentual da receita comprometido com a dívida era de 65,6% da receita corrente líquida. Hoje, é de apenas 45,6%. Isso significa que reduzimos o montante das dívidas do estado em relação ao governo passado. Além disso, o serviço da dívida era de 6,8% da receita corrente líquida, em 2006. Hoje, é de apenas 3,7%, e a lei de responsabilidade fiscal permite chegar a 11,5%. Portanto, estamos, como sempre, agindo com muita responsabilidade e rigor em tudo que diz respeito às finanças do estado.”

Ana Lúcia quer ser a primeira mulher a administrar Aracaju
A deputada Ana Lúcia Menezes lançou pra valer o seu nome para disputar pelo seu partido, o PT, a sucessão de Edvaldo Nogueira na prefeitura de Aracaju nas eleições de 2012. Ela defende que o PT, que governou a capital com Déda de 2001 a 2006, sendo sucedido pelo PCdoB com Edvaldo, deve voltar a administrar a cidade.Aracajuana, professora, secretária de Educação da capital por um ano e três meses, na primeira gestão de Marcelo Déda; secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social do Estado também na primeira gestão de Déda por quase dois anos; deputada estadual em seu terceiro mandato.

Lutas
“Ao longo da minha trajetória política, sindical e social, tenho refletido sobre os problemas de Aracaju, e buscado atuar, nos diversos espaços sociais, sempre de maneira propositiva no sentido de superar esses problemas, debatendo com todos os setores, porque esse é o meu jeito de pensar e fazer política, discutindo com a sociedade para construir soluções para os problemas. E esse é o jeito petista que quero fazer voltar à gestão da nossa capital”, assegurou.

Melhor alternativa
Ana Lúcia deixa claro que lança seu nome não para disputar contra os também petistas Silvio Santos – atual vice-prefeito – ou o deputado federal Rogério Carvalho, mas para convencer a população aracajuana de que, pelo seu perfil e história de luta nos movimentos sociais e sindical, ela é a melhor alternativa para o PT voltar a conduzir os rumos da cidade de Aracaju. Se a população entender a nossa mensagem e apoiar meu nome, o partido também deve apoiar. A militância petista me conhece, conhece a minha luta e a minha história, e sabe que tenho todas as condições de ser prefeita da Capital”, avalia.

Novos defensores
A Defensoria Pública do Estado estará efetivando na carreira seis defensores públicos que foram aprovados no último concurso, durante solenidade que será realizada no dia 24, às 18h no Tribunal de Justiça do Estado, localizado na Praça Fausto Cardoso.

Homenagens
Na oportunidade, o governador Marcelo Déda e os senadores Eduardo Amorim e Antonio Carlos Valadares serão homenageados com o Colar de Honra ao Mérito, a mais alta Comenda da instituição, de outorga do Conselho Superior da Defensoria Pública. Receberão uma Placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados, o presidente da Anadep, André Luiz Machado de Castro e a  psicológa do Ciaps, Juliana Andrade Passos. Após a solenidade, será servido um coquetel aos presentes.

Feira da Agricultura familiar em Lagarto
O escritório da Cohidro em Lagarto recebeu a visita da diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Heleonora Cerqueira. O objetivo foi discutir os primeiros detalhes para a realização da Feira de Agricultura Familiar no município. A reunião contou com a participação de técnicos da Cohidro e da Emdagro, do secretário de Agricultura de Lagarto, Antonio Carlos, e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município. Coube às empresas de assistência técnica, Cohidro e Emdagro, selecionar os agricultores familiares e os quantitativos de produtos que serão levados.

Merenda escolar
Já a prefeitura de Lagarto se comprometeu a adquirir toda a sobra dos produtos dos agricultores participantes. Estes alimentos serão utilizados na composição da merenda escolar. O evento acontecerá no próximo dia 29, sábado, das 6h às 12h, na Praça Filomeno Hora.

TRE cassa mandato de vereador
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe cassou por unanimidade o registro da candidatura e o diploma do vereador Ancelmo Andrade Dantas, do município de Nossa Senhora da Glória. Nas eleições de 2008, o Juiz Eleitoral da 17ª Zona Eleitoral indeferiu a candidatura do vereador porque, como prefeito do município, Ancelmo teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. O motivo da rejeição foram gastos irregulares do FUNDEF, e Ancelmo Andrade foi considerado inelegível por cinco anos a partir de 2005, ano da decisão do TCE-SE.

CTB Nacional marca presença em Congresso Nacional de Radialistas 
O presidente da CTB Nacional, Wagner Gomes, estará em Aracaju na próxima semana. O dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil é um dos convidados do 9º Congresso Nacional dos Radialistas que acontecerá de 26 a 29 de outubro, no Hotel Real Classic. Wagner participa da abertura do evento e, na manhã seguinte, das discussões em torno da conjuntura nacional e internacional. Radialistas de todo o país e representantes da Suécia e Argentina também marcam presença no congresso promovido pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert) e Sindicato dos Radialistas de Sergipe.

Temas relevantes
A estimativa da comissão organizadora do congresso a participação de 220 radialistas no evento que discutirá temas relevantes para a atividade de radiodifusão, a exemplo do impacto das novas tecnologias na veiculação da informação, democratização da comunicação e posição da categoria frente ao novo marco regulatório para as comunicações. Ao final do congresso, os participantes elegerão a nova diretoria da Fitert para um mandato de três anos.

Rodovia Convento Pontal
Buscando viabilizar a integração entre as cidades sergipanas e fomentar o turismo tornando o deslocamento mais rápido e seguro, o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) concluíram as obras de implantação e pavimentação da rodovia SE-285, que liga os povoados Convento e Pontal, ambos localizados no município de Indiaroba.

Turismo
“É mais uma obra do governo Marcelo Déda que está sendo concluída. Uma rodovia importante porque tem um significado turístico muito forte. Por ela chegamos ao estuário do rio Real, e logo do outro lado temos um importante destino turístico, que é Mangue Seco. A região estava um pouco esquecida com relação a esse setor, mas agora ganha força, ganha condições de disputar com outros destinos, a exemplo da Ilha do Ouro e outras localidades”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa.

Pelos animais
Na próxima segunda-feira, 24, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) será ocupada pela AMA (Amigos dos Animais).  Na ocasião, o Dr. Souza Paixão, presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de Sergipe irá tratar sobre o calazar e também sobre o controle populacional dos animais em risco nos logradouros públicos. A ONG fundada em 2006 tem como principal objetivo combater a crueldade praticada contra os animais no Estado de Sergipe, e tem recebido diversas denúncias de pessoas que têm que sacrificar seus animais por estarem contaminados pelo mosquito.Na ocasião, a ONG também irá apresentar aos vereadores a campanha “Calazar, não! O mosquito é o vilão”.

Bugio e São José
A próxima Audiência Pública do Plano Diretor nas comunidades acontecerá neste sábado, 22/10, na escola Manoel Bomfim, situado no bairro Bugio, rua A4, nº 235. A audiência contemplará o Bugio, Jardim Centenário, Olaria, Veneza I e II, Capucho, São Carlos e adjacências. Já na segunda-feira, 24/10, as áreas correspondentes ao São José, 13 de Julho, Jardins, Grageru, Salgado Filho, Suíça, Índio Palentim e proximidades serão contempladas com a Audiência Pública. Esta ocorrerá na biblioteca pública Ephifânio Doria, rua Vila Cristina, nº 1051, bairro São José. Ambas as audiências serão iniciadas as 18h30 e podem ser acompanhadas ao vivo através do site da Câmara Municipal de Aracaju: http://www.camaradearacaju.com.br . Confira a agenda completa das audiências públicas que serão realizadas nos bairros da capital: http://www.cmaju.se.gov.br/files/bairros.pdf

De 24 a 27 cadastramento no Porto Dantas e Inácio Barbosa
Na próxima semana, do dia 24 ao dia 27, o cadastramento biométrico dos idosos será realizado nos bairros Porto Dantas e Inácio Barbosa. Os locais são: Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento – Av. Euclides Figueiredo, s/n° – Porto Dantas; e Associação dos Moradores do Inácio Barbosa – Praça Aloísio Azevedo s/n° – Inácio BarbosaO atendimento ocorre das 8h às 14h, com o número máximo de atendimento limitado a 50 senhas por dia. Já na sede do Setransp, localizada a Rua F – D.I.A., são feitos cem cadastros por dia, de segunda a sexta-feira. Os números são distribuídos a partir das 8h.

V Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Pela primeira vez a Editora Diário Oficial, órgão suplementar da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) vai participar de uma bienal de livros, a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que será realizada no período de 21 a 30 de outubro, em Maceió, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Livros
De acordo com a gerente da Editora Diário Oficial, Lara Aguiar, os livros publicados pela Editora que serão levados para a Bienal são: “Baladas, Palavras e Outonos”, “ Lampião em Sergipe”, “Manoel Bonfim e a América Latina: A dialética entre o passado e o presente”, e “Os Ícones de um Terremoto”.

Consolidação
Para o diretor-presidente da Segrase, Jorge Carvalho a participação da Segrase através da Editora Diário Oficial na V Bienal Internacional do Livro representa mais um passo no sentido da consolidação da editora e a tradução do compromisso que tem o governador Marcelo Déda com a promoção do autor sergipano.

Comunitários discutirão Políticas Urbanas
A Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe realizará na segunda-feira, 24/10, às 15 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma plenária para discutir políticas públicas urbanas com as associações comunitárias de Sergipe. Entre os debatedores estará Francisco dos Santos, subsecretário de Estado de Articulação com os Movimentos Social e Sindical, e Telma Rios Pimentel, presidente da Fundação Municipal do Trabalho de Aracaju (Fundat).

II Encontro de Botafoguenses
Foi grande a procura por ingressos para o grande evento: "II Encontro de Botafoguenses de Sergipe", que além da

feijoada do Buffet da Gleide´s teremos sorteios de brindes, samba-pagode, telão com os melhores momentos do Botafogo, o congraçamento em si entre os torcedores do glorioso, e as presenças de grandes ex-atletas como Maurício 89, Paulinho Criciúma e o grande ídolo Marinho Chagas.Aqueles que desejarem adquirir ingressos podem adquirir na portaria do Clube do Banese a partir das 10h. Só faltam vender 82 ingressos.Na foto ao lado os idealizadores do evento Clóvis Munaretto, Ludwig, o amigo Jaburu e Marinho Chagas.

PELO TWITTER

www.twitter.com/netodograccho No mundo contemporâneo, conectado na transmissão da informação online, não há mais lugar para regimes que não concedam o poder ao povo.

www.twitter.com/ahcor_sevla @BlogClaudioNun e a ONU? a ONU quer saber se houve execução de Gadafi, tudo bem, mas porque não fazer a mesma pergunta sobre Bin Laden?

www.twitter.com/mc_jornalista Cara de pau: @rubarrichello diz que agora só corre na F1 se for pra vencer. Como se diz na minha terra, a porta e' a serventia da casa!

www.twitter.com/laysmillena Saudade do tempo em que minha única preocupação era saber se o suco estava derramando dentro da lancheira…

ARTIGO

Mais estúpidos ou inteligentes? – Gilberto Dimenstein – FSP, domingo,23/10.

O NÚMERO de amigos no Facebook não mede apenas popularidade. Mede também o tamanho de áreas do cérebro associadas a uma rede que compreende memória, emoções e interações sociais.

Pessoas com essas áreas mais expandidas conseguem desenvolver mais relacionamentos? Ou mudaram seu cérebro porque usam mais o Facebook, estabelecendo mais relacionamentos? Os cientistas da University College de Londres, responsáveis pela pesquisa, divulgada na semana passada, não sabem.

O que imaginam saber, graças a uma série de testes de ressonância magnética, é que existe uma relação entre o tamanho de certas áreas do cérebro e o número de amigos.

É óbvio que tal informação "viralizou" com velocidade gigantesca, afinal são mais de 800 milhões de usuários na internet. E, obviamente, isso suscitou um monumental besteirol científico, como se um grande númer o de amigos indicasse inteligência ou superioridade.

Está aí, porém, uma das mais efervescentes questões da atualidade, sem a qual não se entende pelo menos parte do comportamento dos seres humanos: como as tecnologias da informação alteram o funcionamento do cérebro e quais são suas consequências.

Vamos encontrar argumentos (bons, diga-se) de todos os lados, mostrando que as tecnologias da informação nos fazem mais estúpidos ou mais espertos.

Na semana passada, o debate ganhou mais força com o comunicado da Associação de Pediatria dos Estados Unidos de que, se quiserem manter seus filhos mentalmente saudáveis, os pais deverão evitar o excesso de contato deles com as telas. Quaisquer telas: televisão, computador, tablets ou celulares.

A advertência é focada especialmente em quem tem menos de dois anos. O excesso de virtualidade daria menos tempo para a criança brincar e, assim, aprender os códigos essenciais dos relacionamentos sociais. Afetaria também a coordenação motora e a fala. No final, por não aprenderem a se concentrar, as crianças teriam dificuldades de ficar paradas em sala de aula ou lendo um livro.

É uma mensagem que vai contra a corrente. Pesquisas estão revelando que, aqui nos Estados Unidos, smartphone está virando uma espécie de chupeta. Os pais dão o aparelho para acalmar o filho, entretido com algum aplicativos. Cerca de 6% das crianças americanas de 2 a 5 anos já têm seu smartphone. Cerca de dois terços das que têm entre 4 e 7 anos de idade usam regularmente esse aparelho, abrindo um gigantesco mercado de aplicativos.

Se, por um lado, há dúvidas sobre como a tecnologia cria novos circuitos cerebrais, é sabido, por outro, que o cérebro é plástico, molda-se aos estímulos externos. Isso significa que a inteligência pode aumentar ou diminuir.

Cada vez aparecem mais estudos mostrando que parte da inteligência é fruto da genética, mas moldável a partir de estímulos externos. Está para ser publicado um estudo, que, parcialmente desenvolvido por pesquisadores de Harvard com centenas de gêmeos, reforça essa ideia.

Na semana passada, uma investigação da University College de Londres mostrou, mais uma vez usando testes de ressonância magnética, que, entre 2004 e 2008, o QI de adolescentes tinha variado para cima ou para baixo.

 Talvez aqui esteja uma das respostas para uma série de experimentos realizados com crianças de até três anos. A criança que recebe mais estímulos e proteção nessa faixa etária tende a ir melhor na escola e, na vida adulta, ter melhor desempenho no trabalho, melhor saúde e se envolver menos em crimes.

Nesse debate sobre o "Ocupe Wall Street" e a desigualdade de renda dos americanos (semelhante à do Brasil, aliás), uma ideia me atraiu.Vários educadores sugeriram que o investimento na primeira infância seria um mecanismo sustentável para distribuir renda tão poderoso como a taxação aos mais ricos.

 PS – A boa notícia é que a Faculdade de Medicina da USP abriu um canal de comunicação para pesquisas conjuntas com o centro que investiga a primeira infância em Harvard, um projeto de que participa o Instituto Gastão Vidigal.

DO LEITOR

Flagrante do leitor: carros CPTRAN. Perguntar não ofende
O que estariam fazendo duas viaturas do CPTRAN por volta das 8h15 da manhã da última quinta-feira, 20/10,  no estacionamento do complexo desportivo  do SESI (próximo ao DIA)? Nesse horário de pico eles não deveriam  estar na rua? Ou não? Veja as fotos:

…no estacionamento do Sesi?

O que faziam os carros da Cptran…

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"O maior estímulo para cometer faltas é a esperança de impunidade." Cícero.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários