A cidade dos escândalos políticos

São Cristóvão está se notabilizando pela quantidade de denúncias contra seus líderes políticos. Quase todos os dias a imprensa divulga ações judiciais movidas contra eles. Agora é a vez do ex-prefeito e vereador Carlos Umbaúba (PR). Ele está sendo processado criminalmente por peculato, falsificação de documento público e particular e fraude em licitação. Segundo o Ministério Público Estadual, quando presidiu a Câmara, Umbaúba teria falsificado a assinatura de um pedreiro que trabalhou na reforma do Legislativo. Tomara que usem parte da água da Lavagem do Centro Histórico de São Cristóvão, marcada para o próximo dia 15, para limpar os escândalos que se sucedem naquele município. É um horror!

Vendas caem

Conforme esta coluna revelou ontem (03), as vendas de veículos em Sergipe sofreram uma queda de 2,52% em outubro passado, em relação a setembro. A informação é do DIEESE, com base em dados fornecidos pela Fenabrave. Em setembro, foram vendidas 2.857 unidades no Estado. Em relação ao mesmo período de 2007, as vendas cresceram 10,9%. Segundo o Dieese, o comércio de automóveis e comerciais leves caiu 4,86% no mês passado em comparação a setembro, somando 1.332 unidades vendidas. 
 

Contratem a trave

 

E o nosso Confiança tomou outra goleada ontem (03). O carrasco desta vez foi o Guarani de Campinas, que aplicou uma surra de 5 a 1 no Dragão do bairro Industrial. O que se viu foi uma defesa frouxa, cansada e desestimulada, um meio de campo perdido e um ataque que quase não finaliza. Não fosse o goleiro Fábio e a “santa” trave, o placar teria sido ainda mais elástico. Só implorando à diretoria para dispensar metade do time, inclusive o técnico, e contratar a trave do Brinco de Ouro de Campinas. Que coisa sô!
 

Criando fundo

 

A Energisa informou ao mercado que encaminhou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido de registro para funcionamento do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Energisa 2008 (FIDC III). Trata-se de um fundo fechado que deverá adquirir direitos creditórios oriundos da prestação de serviços de distribuição de energia elétrica a consumidores das seguintes sociedades: Energisa Sergige, Energisa Borborema, Energisa Paraíba, Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo.

Posse na UFS

O ministro da Educação, Fernando Haddad, dará posse ao professor Josué Modesto dos Passos Subrinho para o segundo mandato de quatro anos. Será no próximo dia 12, na sala de reuniões do gabinete ministerial, em Brasília. No dia 21 acontecerá o ato solene de posse no Campus de São Cristóvão, localizado no bairro Rosa Elze. Josué Modesto venceu as eleições direta e colegiada realizadas este ano em todos os campi da UFS, conquistando assim seu segundo mandato.


Seguro em alta

Dados
divulgados pela Superintendência de Seguros Privados dão conta que de janeiro a setembro deste ano, o mercado de seguros registrou um crescimento de 18,44% em relação ao mesmo período de 2007. Somente entre os meses de julho e setembro, ocorreu um aumento de 0,28% sobre o segundo trimestre do ano e de 16,88% sobre o terceiro trimestre do ano anterior.  O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) foi a modalidade que mais cresceu, em relação ao mesmo período de 2007 (24,99%).

Novo lote do IR

A Receita Federal espera liberar até a próxima sexta-feira, ou no mais tardar até segunda feira da semana que vem, a consulta ao penúltimo lote regular de restituição do imposto de renda 2008, que será pago no dia 17 de novembro. Esse mês, a liberação do dinheiro nos bancos vai ocorrer dois dias depois do que normalmente acontece, já que o dia 15, fixado como data para pagamento das restituições, será um sábado. O último lote tem liberação prevista para 15 de dezembro.

De olho no Fiplan

Oito técnicos da Secretaria de Fazenda e da Controladoria-Geral de Sergipe estão em Mato Grosso para conhecer o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Fiplan). Trata-se de uma ferramenta de gestão, que contribui para melhorar o controle do governo nas questões de planejamento, orçamento, finanças e contabilidade e para aprimorar a prestação de contas do Estado. Os técnicos sergipanos retornarão na sexta-feira.

Mudança na loteca

A Caixa Econômica Federal informou que a partir da extração 4.292, que ocorre hoje, o plano atual de 75 mil bilhetes da Loteria Federal vai ser substituído por um de 80 mil bilhetes nos sorteios das quartas-feiras. As mudanças vão acarretar prêmios maiores em algumas faixas de premiação. O aumento é fruto do crescimento nas vendas da loteria,  em especial nas extrações de quarta-feira, e atende à demanda dos lotéricos, uma vez que a rede está sendo expandida.

Anvisa pune

A Anvisa suspendeu a distribuição, comércio e uso do lote nº 99402-1 do medicamento Cloreto de Sódio 0,9%, 500ml, fabricado pelo Laboratório Gaspar Viana. Em análises laboratoriais, o lote apresentou níveis de contaminação bacteriana (endotoxina bacteriana) acima do permitido. Outro produto que apresentou problemas nos testes de laboratório foi o Creme de Alisamento Capilar e Permanente Afro Soft Liss (RE 4.084/08), fabricado pela Pinhame Indústria e Comércio.

 

Viva a cachaça

 

Agora há um modo oficial de se preparar a caipirinha. O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial a “receita correta” da bebida que agrada a brasileiros e estrangeiros. A medida servirá para proteger o drinque em disputas de denominação de origem. Segundo a portaria, para produzir a caipirinha pode-se usar os açúcares refinado ou cristal, os mais comuns, ou até o chamado açúcar invertido, aquele xarope usado na fabricação de balas, desde que não superior a 150 g/l e não inferior a 10 g/l. Quanto ao suco do limão, a proporção mínima deve ser de 1% do suco com 5% de acidez. A água pode ser adicionada desde que a graduação alcoólica fique entre 15% e 36% em volume. Saúde!

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais