A compra problemática

As Aventuras de um consumidor no Brasil

A compra problemática

A história de hoje narra a aventura de Consuminho para retificar os dados de uma compra registrados erroneamente pela administradora de cartão de crédito.

Consuminho recebeu a fatura do seu cartão de crédito e surpreendeu-se ao perceber o valor de uma compra ali registrada em 03 parcelas de R$70,00. Como guarda os comprovantes das compras realizadas, verificou o nome da loja e foi conferir com o comprovante que lhe foi entregue pela loja.

Para a surpresa de Consuminho, uma compra de R$70,00 em parcela única para o vencimento estava sendo cobrada em 03 parcelas daquele valor.

Diante da cobrança de valores indevidos e da proximidade da data de vencimento para pagamento, Consuminho ligou para o call center, mas não conseguiu falar com a atendente. Assim, procurou o envelope que veio com a fatura para identificar um endereço para contato, entretanto, não havia endereço físico informado no envelope. Começou, então, o tormento.

Consuminho não sabia como agir, uma vez que não conseguia falar através do call center e não sabia sequer o endereço da administradora do cartão para reclamar. Foi aí que teve a idéia de consultar o Código de Defesa do Consumidor e lá descobriu que também poderia fazer a reclamação tanto ao banco onde contratou o cartão, como também na loja onde fez a compra.

Consuminho dirigiu-se até a loja e esta lhe mostrou que o comprovante estava correto, já que indicava o valor da compra em parcela única para o vencimento do cartão no valor de R$70,00 e dessa forma não poderia fazer nada. Orientou que Consuminho procurasse entrar em contato com a administradora de cartão de crédito.

Da mesma forma, Consuminho procurou o banco e ouviu do gerente que o erro tinha sido da administradora de cartão de crédito e que também não poderia fazer nada. Orientou que Consuminho buscasse uma solução diretamente com a administradora do cartão.

Diante das negativas e da proximidade do vencimento, Consuminho fez uma carta dirigida ao banco e a loja, com cópia do comprovante da compra em anexo, informando o fato, inclusive que não estava conseguindo contato via call center, e solicitou que ambos comunicassem o fato à administradora de cartão de crédito, bem como adotassem as medidas cabíveis no sentido de procederem à imediata retificação dos valores para fazer constar apenas a cobrança de R$70,00 em única parcela, sob pena de crime contra as relações de consumo, com fundamento no Código de defesa do Consumidor.

A solicitação foi para retificação imediata, porque tanto a administradora, como o banco e a loja tinham ciência do valor exato da compra diante da apresentação da cópia do comprovante emitido pela própria loja através da máquina da administradora de cartão de crédito.

Passados 5 dias sem nenhuma informação, Consuminho registrou uma reclamação no Procon e um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa do Consumidor. Também deu ciência do não funcionamento do call Center ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor no endereço www.mj.gov.br, na página de direito do consumidor, onde consta “SAC – Como foi o seu atendimento”. No dia do vencimento pagou apenas o valor da compra que entendia ser devido.

Agora aguarda o resultado das denúncias que fez. Caso essas denúncias não resolvam, fará uma reclamação no Juizado especial Cível da sua cidade.

Faça como Consuminho e exerça o seu direito. Agindo assim, estará contribuindo para a melhoria da qualidade das relações de consumo.

 

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