A crise da imprensa é ética

Chovem os artigos na imprensa internacional sobre a crise da imprensa, enquanto crescente numero de jornais fecham, despedem jornalistas, diminuem suas tiragens. Os diagnósticos, ao serem feitos, em grande medida por pessoal ligado a essa imprensa, não conseguem sair do rame rame usual: a difusão da internet grátis, dos jornais grátis, etc., etc., seriam os responsáveis. Será?

Mas um artigo, desta vez da prestigiosa publicação norteamericana The Nation – “How to save jornalism?”, de John Nichols e Robert W. McChesney, de 25 de janeiro deste ano – aponta para um diagnóstico um pouco diferente. Em primeiro lugar, classifica o jornalismo como um “bem público”, considerando que deveria ser considerado da mesma forma que se considera a educação, saúde pública, o transporte, a infra estrutura.

O fato de ser financiado por publicidade já desvia ou deforma esse caráter público, porque a publicidade visa interesses privados, venda de mercadorias, prestação de serviços na esfera privada. Essa concepção remeteria ao tema do financiamento público da imprensa.

Os autores recordam que a crise começou muito antes, já nos anos 1970, apontando para a busca de maximização dos lucros pelas grandes corporações, que foram tornando as mídias empresas como outras quaisquer de seu imenso leque de investimentos, tendo como resultado, entre outros, a diminuição da qualidade e a banalização do jornalismo, cada vez mais longe de ser um bem público.

As propostas atuais de tentativa de superação da crise financeira, apontam normalmente para o pagamento das páginas de internet, dado que a publicidade nestas representa um ganho de 10% do que se perde nas publicações impressas. No entanto, apenas um que outro jornal que acredita na sua capacidade de manter audiência sendo pago – como o The Wall Street Journal – se arriscam nessa direção. Ainda assim é duvidoso que possam arrecadar uma proporção minimamente significativa do que perdem com a diminuição da tiragem e, principalmente, com a retração da publicidade, canalizada para outros meios.

Na realidade a crise da imprensa é a da perda de credibilidade, é uma crise ética, de sua transformação em um instrumento da publicidade, do ponto de vista econômico, e da sua constituição em mentor político e ideológico da direita. Os dados, publicados recentemente, demonstram como todos os grandes jornais brasileiros perdem leitores, mas sobretudo perdem influência. Embora todos os maiores jornais e quase todas as revistas semanais – à exceção da Carta Capital – sejam de férrea oposição ao governo, este mantêm 83% de apoio e eles conseguem apenas 5% de rejeição do governo. Temos aí uma idéia da baixíssima produtividade desses órgãos de oposição.

Jornais progressistas como La Jornada, do México, Página 12, da Argentina, Público, da Espanha, que gozam de alta credibilidade, se consolidam e se expandem, tendo páginas abertas amplamente visitadas. Seu patrimônio é sua ética social, suas posições políticas democráticas, o espírito pluralista dos seus comentaristas, a originalidade da suas coberturas jornalísticas. ( Artigo de Emir Sader, cientista político publicado na revista Caros Amigos )

Agradecimento

Este jornalista agradece aos diversos leitores que enviaram e-mails e comentários sobre o artigo de ontem. A reflexão continuará até 15 de maio, quando o blog completará 4 anos. A meta principal é chegar até lá. Pelas mensagens recebidas este jornalista tem a certeza que os leitores compreenderam a seriedade do problema e a razão que pode levar a suspensão do blog.

 

Rolemberg deixa a CPRV

O capitão Rolemberg deixou a CPRV para se dedicar ao comando da guarda municipal de Nossa Senhora do Socorro. Enquanto a prefeitura de Socorro ganha perde a CPRV um oficial que tinha colocado a companhia em ordem.

 

Multas e o “jeitinho”

O blog para que o governador escolha para o comando da CPRV um oficial do perfil do capitão Rolemberg que honra o trabalho e não aceitava os pedidos para os famosos “jeitinhos”, onde, principalmente alguns coronéis estavam acostumados a pedir a retirada de multas.

 

CPI da Pedofilia

E a CPI do Congresso Nacional de combate a Pedofilia pode chegar a Sergipe nas próximas semanas. Quando da instalação da CPI em Arapiraca (AL) onde comprovou a prática de pedofilia por três religiosos, um cidadão sergipano levou para um membro da comissão uma denúncia grave. Tudo está sendo mantido em sigilo, mas se for verídico será um escândalo sem precedentes em SE.

 

Foco de dengue no bairro Jardins I

Há um mês um leitor deste espaço entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e com a Emurb para solicitar providencias quanto a uma piscina abandonada na Avenida Jorge Amado em frente a casa de nº 960, Bairro Jardins. Era o local onde funcionava o Salão de Festas Fashion Fest. Até o presente nenhuma providência foi tomada.

 

Foco de dengue no bairro Jardins II

 O temor dos moradores é que a piscina abandonada é um local propício para proliferação do mosquito da dengue. Além disso, o bairro 13 de julho está infestado de mosquitos e este ano não viram nenhum sinal do carro fumacê.

 

Inauguração de rodovia

Hoje, 20, à tarde, o governador Marcelo Déda vai inaugurar a rodovia José de Castro em Neópolis. Logo após, descerra o o Busto em homenagem a  Dom José Brandão de Castro no entroncamento dos Povoados Alto da Rolinha com Betume. Depois vai ao município de Ilha das Flores e a noite participa da solenidade alusiva ao Patrono das Polícias Militares do Brasil no auditório do TJ/SE.

 

Contratos com prefeituras

O Ministério Público Eleitoral estará recebendo uma denúncia nos próximos dias de candidaturas nanicas para deputado estadual com o intuito apenas de barganhar – a depender dos votos obtidos – contratos com algumas prefeituras. Tudo orquestrado por uma suposta liderança. O problema é que os contratos com as prefeituras não são, digamos assim, lícitos.

 

Viatura da PM

Ontem, 19, pela manhã, uma viatura da PM (número 266) estava no estacionamento particular da Agrovel, na rua de Lagarto. A viatura estava estacionada e ficou por muito tempo. Amanhã o blog publica a foto.

 

Socorro Folia

Alguns políticos marcaram presença na segunda edição do Socorro Folia, realizado nos dias 17 e a18 de abril, entre eles o governador Marcelo Deda. A quantidade de foliões na festa impressionou o governador, que sentiu a força do segundo maior município de Sergipe.

 

Gestão eficiente

Ao lado do prefeito Fábio Henrique, Déda fez o seguinte comentário: “É uma das mais belas gestões do Estado de Sergipe. Fábio Henrique esse mostrou um grande executivo, um político sensível e um ser humano extraordinário. Por isso que é bom ser parceiro de Socorro”, disse.

 

XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia

O estado de Sergipe foi escolhido para sediar o XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia, que acontecerá de 16 a 20 de maio no Hotel Parque dos Coqueiros. O congresso reunirá técnicos, professores, estudantes e profissionais na área da cartografia de todo o país. O XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia é uma realização da Sociedade Brasileira de Cartografia em parceria com a Seplan e a Quatrocantos Comunicação, e conta com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Petrobrás e Engefoto. Valores de inscrição, envio de trabalhos e programação estão disponíveis no site http://www.cartografia.org.br/cbc_2010.html

 

Exame criminológico

Está na Ordem do Dia do Plenário do Senado Federal desta terça, 20, o Projeto da Senadora Maria do Carmo Alves (DEM) que prevê a realização de exame criminológico para progressão de regime, livramento condicional, indulto e comutação de pena.  O PLS prevê que a decisão volte a ser motivada e precedida de parecer da Comissão Técnica de Classificação e do exame criminológico, quando necessário. 

 

Adolescentes

O Projeto será apreciado em meio à polêmica do recente caso dos seis adolescentes assassinados no começo deste ano na cidade goiana de Luziânia, cujo autor confesso dos crimes, Ademar de Jesus, havia sido beneficiado anteriormente pela progressão de pena de crime . Em dezembro de 2009, Ademar passou para o regime aberto após detenção por violentar dois meninos.

 

Chico Buchinho é empossado como secretário

“Guarda a vaga lá viu Magal, porque se não der certo aqui, a gente volta”, brincou o vereador Chico Buchinho (PT), ao ser empossado como secretário de Estado da Articulação Política e Relações Institucionais, em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 19, no Palácio dos Despachos. Ele referiu-se ao vereador Magal da Pastoral (PT) que assumiu seu lugar na Câmara Municipal de Aracaju.

 

Solenidade descontraída

Ainda no discurso, o novo secretário mostrou pra que veio e sem perder tempo fez um relato em defesa das ações do governador Marcelo Déda, citando as obras executadas e os serviços prestados. Com seu estilo próprio, Chico Buchinho tornou a solenidade uma das mais descontraídas dos últimos tempos, falando de futebol e da sua vida amorosa. “Quero aqui agradecer ao governador  pela homenagem que está fazendo ao Botafogo, nomeando um botafoguense e agradecer as presenças da minha mãe e da minha esposa, dizendo que é possível ser feliz amando apenas uma pessoa”, ressalta arrancando risos principalmente por conta da fama de conquistador.

 

Papel significante

O governador Marcelo Déda também fez um relato, não de suas ações no Governo, mas do período em que era militante estudantil contando com a participação de Chico Buchinho.  “Chico assume uma secretaria que possui um papel muito significante, cumprindo a tarefa de articular as ações governistas. Chico é um velho companheiro e desde 1979 convivemos, quando estudantes secundaristas no Atheneu, quando disputamos o Centro Cívico. Desde lá, temos uma relação de respeito mútuo. Como secretário, vai contribuir com a sua habilidade, paciência e capacidade de ouvir”, acredita Marcelo Déda. (Infonet).

 

Organização política

De acordo com Edvaldo Nogueira, a nomeação representa um salto para a organização política do Governo do Estado. “Chico tem muita competência, uma inigualável história política como militante e saberá conduzir muito bem a secretaria. Junto com Karla Trindade, é mais um vereador que dá fundamentais contribuições à administração, seja ela municipal ou estadual. Essa movimentação ajuda a consolidar ainda mais as articulações”, afirmou o prefeito de Aracaju.

 

Ato de posse

Na última sexta-feira pela manhã Magal da Pastoral (PT) tomou posse formal como vereador de Aracaju, no gabinete do Presidente da Câmara Municipal. Hoje, 20 , às 10 horas, faremos um singelo ato de posse, no plenário da Casa.

 

Prefeitura de Aracaju nas mídias sociais

A Prefeitura de Aracaju está presente nas redes sociais. Quem segue a marca E-Aju no Facebook, Flickr, Orkut e Twitter fica por dentro, em primeira-mão, das notícias da administração municipal.Os recursos audiovisuais proporcionam aos internautas uma navegação diferente pela capital da qualidade de vida.Em www.aracaju.se.gov.br/podcast, por exemplo, você confere áudios sobre diversos assuntos: chuvas em Aracaju, Costa do Sol, campanha sociais, dentre outros.

 

Dia Nacional da Caatinga

Metade do território sergipano é coberto pela primorosa vegetação tipicamente sertaneja, a Caatinga. Para registrar esse cenário na vida dos sergipanos, a Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estará realizando no período de 20 a 25 de abril, na praça da expansão do Shopping Jardins, a Exposição Fotográfica “Um Olhar Sobre a Caatinga”. A abertura do evento – alusivo ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril – será às 10h30 dessa terça-feira, 20, na praça de expansão do Shopping Jardins.

 

Diversidade da região

Por décadas tratada como estéril e pobre em biodiversidade, a Caatinga tem surpreendido cada vez mais pela sua resistência às condições climáticas adversas e exuberância de suas formas de vida. “A exposição vem registrar a diversidade das belezas cênicas da região, desmitificando a idéia tradicional de paisagem dominada por cactos e seca”, justifica o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes.

 

CUT media debate na Sociedade Semear

O auditório da Sociedade Semear abriga um debate histórico na noite desta terça-feira, 20, quando a Central Única dos Trabalhadores (CUT) dá continuidade à luta pelo desvelamento da verdade e reitera a cobrança pela abertura dos arquivos da ditadura. O debate conta com a participação de Milton Coelho, ex-militante do PCB, preso durante a Operação Cajueiro; o advogado Cézar Brito; e o professor da Universidade Federal de Sergipe Ruy Belém. O debate promovido pela CUT ocorre esta terça-feira, 20, a partir das 19 horas, no auditório da Sociedade Semear (Rua Vila Cristina, 148).

 

Tratorista

Um trator da empresa Torre, por pouco não causa um grave acidente, ontem, 19, ás 11h10, na Avenida Tancredo Neves, logo após a avenida Oviedo Teixeira com direção ao viaduto Carvalho Déda. O trator saiu de vez de uma calçada da avenida e por muito pouco não colidiu com um veículo que estava passando. O mais interessante é que o tratorista não estava nem um pouco preocupado. Sem placa, o trator tinha apenas o número de identificação pintado – PC-19.

 

Peninha hoje, 20, no bar Coqueiral

Depois do grande sucesso de sua última apresentação, e a pedidos de todo o público, o cantor e compositor Peninha volta a Aracaju para uma única apresentação, que acontece no Bar Coqueiral, Orla de Atalaia, no dia 20 de abril, véspera de feriado, a partir das 21h. Peninha é um cantor muito conceituado e um compositor muito requisitado pelos melhores cantores de música popular brasileira. As mesas já estão à venda no Bar Coqueiral. Informações pelos telefones: (79) 9972-2214 / 9991-1010 / 3044-7013 / 3223-1376. A RD Produções foi convidada para organizar e realizar este show.

 

Segurança em Aracaju

O vereador Dr. Emerson apresentou dois projetos que dispõem sobre a segurança em Aracaju. Um dos projetos estabelece a proibição do uso   de telefones celulares no interior das agências bancárias, objetivando reduzir a possibilidade de assaltos. Em outro, o vereador propõe a proibição do uso de capacetes por parte de motoqueiros e passageiros, após estacionarem suas motos. Somando-se a estes projetos, tramita na CMA, também de autoria do Dr. Emerson, uma proposta de lei que obriga o uso do número da placa da motocicleta, no capacete dos condutores e acompanhantes.

 

2ª Copa Grande Rosa Elze de Futsal I

A equipe do Clube Bragantino foi a grande vencedora do Torneio Início da 2ª Copa Grande Rosa Elze de Futsal, realizado no último sábado (17/04). Ao todo participaram dezesseis equipes.  A competição está sendo realizada no próprio bairro e com previsão para a final no dia 12 de junho, data em que será conhecido o campeão. A competição, que terá duração de cerca de dois meses, será bastante acirrada, pois as equipes se prepararam muito bem para o certame; um exemplo é o Bailarinos, que tentará a conquista do bicampeonato, além das demais que estão na disputa pelo título. Segundo o organizador do evento, Orácio Oliveira, o incentivo ao esporte é de fundamental importância para o bairro, pois a prática do mesmo é vital às pessoas, sobretudo como antídoto às drogas, distanciando a juventude desse mal que assola a sociedade.

 

2ª Copa Grande Rosa Elze de Futsal II

A abertura do evento foi marcada por um torneio início com a participação de 16 equipes, o que resultou em oito jogos; o primeiro envolveu o atual vice-campeão Novo Horizonte, que foi derrotado pelo Independente por um placar de dois gols. De acordo com Beto, dirigente do Novo Horizonte, apesar do time ter sido sucumbido pelo adversário, o mais importante é a participação em um campeonato como esse, onde os atletas têm oportunidade de exibir o próprio talento, além de serem observados por outras equipes do nosso estado.“Nosso objetivo é promover a integração dos atletas, desenvolvendo seu espírito esportivo, contribuindo para formar cidadãos críticos e conscientes, não somente no esporte, mas, em toda a sua formação, ressalta Orácio Oliveira, coordenador da Copa.Na oportunidade, Orácio agradeceu a prefeitura de São Cristóvão a Fundação Zezinho da Everest e todos que estão colaborando para a realização do evento.

 

Retratação para com “Lila” ex-vice-prefeito de Lagarto/SE

Em 23 de Dezembro de 2009 este espaço publicou uma nota tecendo comentários sobre o município de Lagarto/SE, intitulada “político sem compromisso”, onde fazia a afirmação de que o ex-vice-prefeito Lila Fraga, recebia duplo salário, como vice e como secretário especial, além de escrever que tinha como provar por meios de documentos. Ocorre que tal informação não é verdadeira, e por equívoco deste jornalista foi publicada erroneamente. Assim, diante da confirmação de que o ex-vice-prefeito de Lagarto/SE, José Wilame de Fraga – “Lila”, não recebia duplo salário, bem como que este profissional prima pela verdade, vem a público para pedir desculpas ao ex-vice-prefeito de Lagarto/SE, José Wilame de Fraga – “Lila”, pelos constrangimentos por conta da informação inverídica transmitida por este blog.

 

DO LEITOR

Esclarecimentos aos leitores

Por conta de alguns processos judiciais, envolvendo e-mails de leitores, este espaço vai exigir que todo texto enviado com denúncias seja identificado com todos os dados do responsável (C.I. e CPF), inclusive o endereço e telefone fixo, para a devida comprovação antes da publicação das informações. Somente desta forma o blog deixará de ser responsabilizado judicialmente por alguns textos, evitando os transtornos para o titular deste espaço, já que começa a afetar não apenas o lado profissional, mas pessoal.

 

Decisão é alternativa para que blog continue

Infelizmente esta decisão, de total identificação dos leitores, reduzirá o número de denúncias, já que muitos, não podem se identificar por conta das retaliações. Porém, por conta dos processos judiciais, ou este jornalista tomava essa decisão ou acabava com o blog, apesar de saber que alguns processos estão sendo orientados por um grupo político como forma de intimidar este profissional. Infelizmente, em Sergipe, se você consegue consolidar um trabalho na imprensa (os números de acesso a este blog são crescentes e surpreendentes) começa a incomodar setores que pregam a democracia somente na teoria. Existem muitas formas de tentativa de censura e uma delas está sendo prática contra este espaço.

  

Sujeira nos sinais

Do leitor Epitácio Fonseca:Ao rodar pela cidade nesse fim de semana fiquei impressionado com a sujeira espalhada por todo canto, principalmente nos sinais causadas por esses insuportáveis flanelinhas. Registrei fotos numa na rotula da entrada do Jardins e outra no cruzamento da rio de janeiro. No inicio do ano estive em Curitiba e lá eles acabaram com essa praga e colocaram placas nos sinais pedindo pra a população não dar esmolas a esses desocupados”. Por problema no programa de fotos o blog não está publicando a foto hoje.

 

Sinalização na avenida Santa Gleide

Do leitor Silvio Sotero: “Venho solicitar através de seu blog , que a SMTT adote alguma providência na Av. Santa Gleide, no semáforo sentido Bugio/centro, a maioria dos motoristas naquela região são muito apressadinhos e desrespeitam a via que é destinada aos ciclistas como pode ver na foto anexa. Solicitar da SMTT uma fiscalização mais rigorosa orientando ou até mesmo autuando esses “motoristas”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio; pois, se vestires mais roupas conforme o inverno aumenta, tal frio não te poderá afectar. De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas; tais injúrias não poderão afectar a tua mente”. Leonardo da Vinci.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais