A culpa é do adulto

Um país que sonha em ser desenvolvido não pode enclausurar seus meninos em penitenciárias medievais. Não será em fétidos presídios que o Brasil vai forjar uma nova safra de craques como Pelé, Marta, Dunga e Neymar. É preciso ter em mente que as crianças acusadas pela violência são, na verdade, as principais vítimas dela. Há muito, nossos garotos foram esquecidos por um governo incapaz de impedir até a desenfreada corrupção em volta dele. Enquanto políticos roubam escancaradamente os recursos da educação, da saúde e do esporte para comprar a consciência do eleitor, o crime organizado recruta crianças de 11, 12 anos para a marginalidade. Abandonados a própria sorte, estes garotos são transformados em perversos e sanguinários criminosos antes de alcançarem os 18 anos. Chamada ao debate, a classe política recorre ao discurso emocional e aponta o dedo acusador contra a sociedade: “A culpa é de seus filhos”. Ora, quisesse mesmo resgatar nossas crianças da criminalidade, em vez da esdrúxula redução da maioridade penal, o Congresso aprovaria uma lei aumentando exageradamente a pena do bandido adulto flagrado praticando crime ao lado de um menor. Tirando, inclusive, todos os benefícios inerentes à redução dos longos anos de clausura. Seguramente, os criminosos iriam querer distância de jovens com menos de 18 anos, pois ninguém deseja mofar nas horripilantes penitenciárias brasileiras.

Perde mais uma

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou ontem o recurso de Manoel Messias Sukita (PMDB), que tentava reverter a cassação do registro da candidatura dele a deputado estadual. Com esta decisão, os mais de 30 mil votos dados ao peemedebista perderam qualquer valor, viraram “sukata”. Inconformado com a decisão do TSE, o ex-prefeito de Capela deve reclamar ao galo da torre da Igreja. Não resolve nada, mas é muito mais barato.

Só rindo!

Veja que piada: alguns deputados estaduais acusados de meterem a mão grande nas milionárias verbas de subvenção da Assembleia pensam em processar a procuradora federal Eunice Dantas. Dizem que para incriminá-los ela faz “ilações kafkianas”. Diante de tamanha ameaça, é bem capaz que a brilhante procuradora esteja morrendo de medo. Quaquaraquaquá!

Não justifica

E o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), emitiu nota pública para explicar o gordo salário do cargo comissionado em que está aboletado. Disse que começará a trabalhar pra valer quando assumir a presidência da Agência Reguladora de Serviços de Sergipe, que só existe no papel. Para a entidade funcionar, o governo ainda tem que mandar para a Assembleia os nomes que comporão o Conselho da agência. Enquanto isso, o comunista vai recebendo quase R$ 8 mil para flanar por aí. Pode até ser legal, mas é imoral!

Golpe na Deso

A Câmara Municipal de Lagarto aprovou ontem projeto autorizando a Prefeitura a realizar licitação pública para a realização dos serviços de água e esgoto no município. Isso significa dizer que a Deso terá que disputar com a iniciativa privada o direito de oferecer tais serviços aos lagartenses. Os vereadores de Itabaiana já haviam aprovado projeto idêntico. Se a moda pela, a Deso vai enfrentar tempos difíceis.

Apague a luz

A partir da próxima terça-feira, o sergipano vai pagar mais caro pelo consumo de energia elétrica. Segundo a Energisa, a tarifa para o consumidor residencial terá reajuste de, em média, 10,81%. Já os clientes de alta e média tensão, como indústrias, terão um aumento médio de 17,46%. A empresa informa ainda que o reajuste tarifário anual é um processo regulado pela Aneel, incluído no contrato de concessão da empresa. Então, tá!

Vai às ruas

A Executiva Estadual do PT aprovou ontem uma resolução convocando a militância sergipana para prestigiar as manifestações públicas previstas para hoje e o próximo dia 1º de maio, em Aracaju. Os petistas também decidiram propor que a presidenta Dilma Rousseff (PT) vete o Projeto de Lei 4.330, que permite a terceirização e coloca em risco conquistas históricas da classe trabalhadora.

Pires nas mãos

O governador Jackson Barreto (PMDB) participa hoje em Brasília da reunião dos governadores e prefeitos do Nordeste com a bancada federal da região. O objetivo é discutir sobre a PEC da Irrigação prevendo a aplicação de recursos federais para aumentar o número de áreas irrigadas. Jackson aproveita a estada na capital federal para visitar Ministérios a procura de recursos para Sergipe.

Multa menor

O Diário Oficial da União publicou orientação para reduzir as multas relativas às obrigações acessórias do Simples Nacional. A recomendação é para União, estados e municípios quanto à redução de multas para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional. A decisão foi tomada no dia 8 de abril em reunião de conselheiros da Receita Federal, estados e municípios. Legal!

Deu Eugênio

Eugênio Sobral foi eleito ontem o novo comodoro do Iate Clube de Aracaju. Ele venceu o pleito com 40 votos na frente do adversário Carlos Ubiratã. Irmão do saudoso comodoro Fernando Sobral, Eugênio tem muitos planos para o clube da Treze de Julho. Sucesso, amigo, em sua nova empreitada.

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe em 12 de julho de 1908

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais