A Gestão Pública em Sergipe.

           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma reflexão do médico sanitarista e ex-vereador de Aracaju, Antônio Samarone.

Os indicadores de desenvolvimento e qualidade de vida foram negativos em Sergipe, nos últimos 20 anos. O que ocorreu? Claro, não existe uma resposta simples.

Levanto a suspeita que a qualidade da gestão pública tem uma parte da responsabilidade.

Tivemos a infelicidade de sucessivos Governos indigentes, de poucas ideias e raras iniciativas. Nada criativos. Nenhuma obra estruturante. Políticos sustentados pela máquina, cargos e mimos, através de benesses e favores aos correligionários.

Tudo muito distante das necessidades de Sergipe.

Os “novos”, que entraram na política falando mal da política, descobriram cedo que existe uma mina de ouro nas tetas públicas e trataram de reservar as suas pepitas. Não digo que piores que os antigos, pois estaria exagerando. Iguais!

Deixando de lado as minhas preferencias ideológicas, no último meio século, Sergipe teve dois gestores profícuos: Augusto Franco foi um bom governador e João Alves Filho um estadista.

Tiveram outros mais ou menos.

Marcelo Déda foi um bom político, mas não teve tempo de mostrar-se um bom gestor.

De uns tempos para cá, a gestão pública degringolou.

Entre os últimos Prefeitos sergipanos, destaco como gestores qualificados os Prefeitos de Aracaju e Itabaiana, Edvaldo Nogueira e Valmir de Francisquinho. Peço desculpas por ter esquecido um ou outro, por desinformação.

A situação de Sergipe é dramática! Teremos sucessão estadual no próximo ano.

Claro, quem define as chances eleitorais é a política. Os critérios de escolha não são objetivos. Eleição não é uma análise de currículo.

Ressalto a existência de lideranças políticas destacadas em Sergipe que nunca foram nem Prefeito nem Governador e que podem pedir uma chance ao eleitorado.

Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri são os mais evidentes. Entre os gestores, Edvaldo Nogueira é um forte candidato.

O pleito ainda está distante e podem surgir novidades. A política é cheia de surpresas.

Sergipe precisa acertar na escolha.

Mais textos de Samarone: http://blogdesamarone.blogspot.com/


De infernizar a vida das pessoas Jackson conhece bem E ontem, 10, Jackson Barreto, aquele que passou para a história como o pior governador de Sergipe e que fez das vidas dos sergipanos e dos servidores público um inferno por alguns anos, disse que: “Se o MDB estiver no palanque de Bolsonaro, eu quero que o MDB vá pro inferno.” De inferno ele entende bem, aliás, parece que ele não aprendeu com a segunda derrota humilhante para o Senado (1998/2018) e vai agora disputar a Câmara dos Deputados. Mais uma desmoralização e um inferno astral para ele…

Poço Verde: prefeito pediu à promotoria do MPE para contratar médicos estrangeiros E ontem, 10, foi exibida uma reportagem no SE 1ª edição da TV Sergipe mostrando a falta de médicos na principal unidade de saúde de Poço Verde, a clínica de saúde da família João Antônio de Abreu. O prefeito do município, Iggor Oliveira, disse que está lutando para resolver o problema e oferecendo melhores formas de contratação como ajusta de custo, salário maior e transporte para deslocamento. Porém, com a pandemia, muitos médicos optam por trabalharem nas regiões metropolitanas e o problema ocorre em vários outros municípios.

Poço Verde: prefeito pediu a promotoria do MPE para contratar médicos estrangeiros II O prefeito disse que já pediu à promotoria local do MPE que possa contratar médicos estrangeiros mesmo sem o Revalida, como já ocorreu em outros municípios do país, para que possa resolver o problema. “Aqui em Poço Verde não nos escondemos atrás dos problemas, lutamos para resolvê-los. Urgência fechada e salários 10 meses atrasados nunca mais”, escreveu o prefeito nas redes sociais.

Para Gualberto, o povo e a democracia no Brasil estão com o pescoço na guilhotina O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, disse na sessão de ontem, 10, não ter dúvidas de que a vida do povo brasileiro e a democracia do país estão com a guilhotina no pescoço. Para justificar sua tese, ele citou uma série de exemplos protagonizados pelo presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. “Ontem, em Goiás, o presidente da República voltou a provocar a China, fazendo aquela velha acusação de que existe guerra biológica e fazendo as insinuações que já tinha feito antes. E qual foi o resultado dos ataques? Foi a reação da China e o atraso do envio de matéria prima para fabricação do coronavac”, lembrou, garantindo que o presidente Bolsonaro não deseja ver o povo brasileiro vacinado e fica feliz com o número crescente de mortes. “Essa é a política correta para ele”, afirma.

Presidente negacionista Francisco Gualberto lembra que o país se aproxima de quase 500 mil mortes (483 mil, até ontem), e o presidente continua com sua política negacionista. “Diante dessa constatação, ouso fazer uma pergunta: o Brasil está sendo administrado por alguém que pode se enquadrar no rol dos seres humanos, ou estamos sendo governados por uma coisa?”, questiona. “Mas seja qual for a resposta, as evidências mostram que a vida do povo brasileiro, em função da pandemia e das atitudes desse presidente, está com a guilhotina no pescoço”, sentencia o deputado.

Risco Sobre os riscos que corre a democracia, Gualberto cita os atos inconstitucionais pedindo a volta da ditadura militar e fechamento do Congresso Nacional e STF; cita também o caso recente em que o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participou de ato político no palanque do presidente Bolsonaro, contrariando o regimento do Exército Brasileiro, e mesmo assim não foi punido pelo comando militar. “Ele foi conduzido a um cargo importante ao lado do presidente da República em Brasília. Esse é um sinal para que a gente possa observar as ameaças à democracia brasileira”, garante o deputado.

Questionamentos Por fim, o deputado estranha, mas acende o sinal de alerta em relação aos constantes questionamentos feitos pelo presidente Bolsonaro sobre a urna eletrônica nas eleições brasileiras, querendo reimplantar o sistema de voto impresso. “Pelo que estamos vendo, ele quer contar com setores ilegais armados e possivelmente com setores legais, e que também são armados, para que possam defender o seu projeto que atenta contra a democracia”, alerta Gualberto.

Georgeo propõe acabar com a cobrança da taxa de religação de água enquanto durar pandemia O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) protocolou ontem, 10, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), um projeto de lei (PL 144/2021) que propõe a suspensão da cobrança da taxa de religação de água pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), enquanto durar o estado de calamidade pública no Estado em virtude da Covid – 19.

Momento atual De acordo com o deputado, o PL 144/2021 é bastante pertinente para este momento de pandemia. “Uma das principais medidas de combate ao coronavírus é a lavagem constante das mãos. Sabemos que muitas pessoas estão com dificuldades em pagar suas contas e por isso tem o fornecimento de água interrompido pela Deso, o que é um risco para a saúde”. “Em sua maioria, as pessoas conseguem fazer acordos de pagamentos, mas além dos débitos, a taxa de religação também é cobrada e só o valor desta taxa está na casa de R$ 140. Se quem paga a taxa de R$ 40 não está conseguindo honrar com essa obrigação, que é o que corresponde a tarifa mínima, como vai pagar esse valor só de religação?”

Socorro: Prefeitura anuncia calendário de vacinação para pessoas a partir de 48 anos sem comorbidades Na manhã de ontem, 10, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o novo calendário de vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 48 anos. A imunização ocorrerá de forma escalonada, portanto, pessoas com 52 e 53 anos serão vacinadas nesta sexta-feira, 11, das 08 às 12h, em 19 Unidades Básicas de Saúde e na Escola Municipal Honorina Costa, localizada na sede do município.

Vacinação no fim de semana Com o recebimento de novas doses e com o intuito de imunizar o mais rápido possível a população socorrense, a vacinação também ocorrerá neste final de semana. No sábado, 12, será vacinado o público de 50 e 51 anos*, já no domingo, 13, será a vez das pessoas de 48 e 49 anos a serem vacinadas, das 08 às 12h, em sete unidades básicas de saúde_: Mugival Messias (Marcos Freire 1), Augusto César (Marcos Freire 2), Maria Helena (Marcos Freire 1), Heitor Dias (Albano Franco), Josafá Mota (Mutirão/João Alves), Eduardo Vital (Jardim) e Gilton Rezende (Parque dos Faróis).Para ser imunizado é necessário apresentar RG, CPF, cartão do Sus, cartão de vacinação e comprovante de residência.

Laranjeiras: destaque nacional por apresentar melhorias na Educação O Portal CENPEC destacou os avanços da Educação em Laranjeiras neste ano de 2021. Desde o mês de agosto do ano passado, os municípios que fazem parte do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), uma iniciativa do Instituto Votorantim com parceria técnica do Cenpec e outras instituições, vêm realizando esforços para minimizar os impactos da pandemia e combater o abandono escolar.

Perda Em 2020, as escolas municipais registraram uma perda significativa de alunos, tendo em vista que os estudantes ficaram praticamente o início do ano todo sem atividades. O ensino remoto só foi implantado em setembro. Com a nova equipe e algumas estratégias adotadas pela nova gestão municipal, a realidade já é bem diferente e Laranjeiras conseguiu 822 matrículas para este ano letivo, que se iniciou em maio, totalizando 4.102 alunos.

Estratégias adotadas A matéria publicada no portal Cenpec Educação ressalta também que as estratégias adotadas pela Prefeitura estão sendo fundamentais para conseguir os avanços, entre elas, a adesão ao Busca Ativa Escolar (Unicef) e a campanha Matrícula Premiada. As equipes das secretarias de Educação e Assistência Social têm feito visitas domiciliares, procurando conhecer quem são as crianças que estão fora da escola e quais os motivos por não estarem matriculadas. Nesse trabalho de busca ativa, ficou constatado que há muitos adultos que não terminaram o ensino médio. Isso fez com que a Prefeitura abrisse vagas de Educação de Jovens e Adultos não só para o período noturno, mas também diurno.

Progresso A formadora do PVE no município, Maria Helena Bertolini Bezerra, vê muito progresso em todo esse processo, principalmente na forma como os técnicos da Educação têm aprendido a se organizar. “Vejo muito potencial em Laranjeiras, porque a Secretaria agrega muita gente boa e com experiência. Houve um crescimento gigantesco em pouco tempo no sentido da delimitação de papeis e no investimento necessário nessas pessoas, para que as ações aconteçam. Se é preciso realizar formação ou fazer parcerias, eles se planejam para que isso aconteça. Toda a equipe tem mais noção do seu papel e, com isso, as coisas estão caminhando”, disse.

 CENPEC O CENPEC Educação é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias voltados à melhoria da qualidade da educação pública e a incidência no debate público. O CENPEC atua em parceria com escolas, espaços educativos de caráter público e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades – e desenvolve ações que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, formação de profissionais de educação, ampliação e diversificação do letramento e fortalecimento da gestão educacional e escolar.

Santana do São Francisco: Prefeitura reforma creche em situação de abandono e reinaugura em cinco meses
A Prefeitura de Santana do São Francisco entregou à comunidade a realização de um sonho na manhã da última quarta-feira, 9, com a reforma geral da Creche Leonor Franco. Em um trabalho conjunto com as secretarias de Educação e de Obras, a gestão deu uma cara nova à instituição de ensino e de acolhimento de crianças de seis meses a três anos de idade, com a reestruturação e readequação de todo o ambiente.

Atividades Presente no ato de reinauguração, o prefeito Ricardo Roriz (PSD) destacou o curto tempo de realização da obra. Foram pouco menos de cinco meses desde o início da sua gestão, a constatação de necessidade de reforma, a obra e a sua conclusão. O prefeito também ressaltou que as atividades no local serão reestabelecidas já a partir desta sexta-feira, 11, no formato híbrido (com atividades remotas e presenciais).

Curso de capacitação CVV Aracaju: processo seletivo tem início neste sábado, 12 O Centro de Valorização da Vida (CVV) Aracaju realizará um curso de capacitação para formação de novos voluntários. O Processo Seletivo 2021 terá início no dia 12 de junho das 8h às 12h e terá continuidade por 4 sábados, das 8h às 16h até o dia 10 de julho, de forma on line via Google Meet.Esta seleção é composta por um curso que tem o objetivo de capacitar pessoas para serem novos voluntários do CVV em Aracaju-SE de modo a ampliar o trabalho de prevenção do suicídio e valorização da vida.

Curso gratuito O único requisito do curso, que é gratuito, é ter disponibilidade para participar de forma on line durante todos os encontros e ser maior de 18 anos. Para mais informações ligar para (79) 99945-0506 ou visitar o instagram do CVV Aracaju: @cvvaju. O link de inscrição estará disponível até o dia 10 de julho: https://forms.gle/XXV2L2bC4AUgsDdn9

O serviço do CVV O Centro de Valorização Da Vida (CVV) é uma instituição que existe há mais de 60 anos no Brasil e que oferece apoio amocional às pessoas, atuando na prevenção do suicídio através do telefone 188. A partir do site nacional (www.cvv.org.br ) também é possível conversar com um voluntário por e-mail ou chat com total sigilo e de forma gratuita.

       
Curso de Francês Intensivo para Iniciantes Faça francês no conforto de sua casa! As matrículas estão abertas para o Curso de Francês Intensivo, cujas aulas iniciam no dia 5 de julho e seguem até 2 de agosto, através de uma plataforma interativa, de forma online e ao vivo.O curso é direcionado a alunos iniciantes, com 4 encontros semanais de 2h30, durante o mês de julho. Isso mesmo! Faça um semestre em apenas um mês. Participe gratuitamente de uma Aula Experimental. Inscreva-se já no seguinte link: https://forms.gle/8i8kcYb4gUBxryuJ6  Para mais informações, acesse www.afaju.com.br/matriculas (link na bio) ou entre em contato pelos números 79 98877-7904 (WhatsApp) e 3211-9868.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Hospital Primavera – Aracaju/SE: os abnegados profissionais da saúde na luta diária de enfrentamento a pandemia se superam: um momento de “descompressão” numa das UTI’s em um final de plantão após um dia agitado. Profissionais treinados, colaborativos e humanizados. Os pacientes e a sociedade necessitam de gente assim neste momento difícil para todos, inclusive para os profissionais da saúde.

 


De ídolo a amigo! O advogado e ex-vereador Armando Batalha Júnior recebeu em sua casa a visita do ex-jogador Washington, o Coração Valente. Carismáticos, os dois relembraram gols e conquistas de Washington pelo Fluminense. Armando disse que Sergipe tem muito a ganhar com o ingresso do Coração Valente na política e manifestou apoio ao projeto do ídolo.

 




PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

NOTA DE AGRADECIMENTO – Francisco Ferreira*

Solicitei o meu desligamento ao governador Belivaldo Chagas da função de radiodifusão da Aperipê, que, com a permissão e bênção de Deus, cumpro mais um ciclo em minha vida profissional. Ressalto desde já a confiança a mim atribuída do ex-governador do estado de Sergipe Jackson Barreto, do atual governador Belivaldo Chagas, e da presidente da Funcap, Conceição Vieira, que viabilizaram a minha vinda ao governo desde o mês de julho, 2018.

Deixo hoje, nessa presente data, a função de diretor de radiodifusão (Aperipê), com a consciência de que, o que esteve enquanto diretor, ao meu alcance, tentei fazer o melhor. Quando presidente, cargo o qual foi a mim confiado pelo governador Belivaldo, em menos de 6 meses, consegui deixar quatro marcas importantes na minha passagem:

A primeira foi uma ação pioneira, ao mostrar a bancada sergipana, a necessidade de envio de emendas. O primeiro e único parlamentar que nos concedeu à época, foi o deputado federal João Daniel, que naquele momento atendeu de pronto a nossa solicitação e enviou emenda de R$ 100 mil, a qual possibilitou a compra de equipamentos – uma câmera, microfone e mochilink – que terá como finalidade transmitir ao vivo pela TV, onde tiver acessos à fibra ótica. Legado este para os próximos gestores. A semente foi plantada.

A segundo foi transformar a nossa frequência de rádio – 104.9Mz para 106.1Mz. Um grande marco, já que resultou num fortalecimento e grande avanço com a transição, onde muitos tentaram, mas, utilizando da minha experiência quando em dois momentos que vivi e trabalhei em Brasília, viabilizei, junto ao deputado federal Fábio Mitidieri, audiência com a diretoria de radiodifusão do Ministério das Comunicações.

A terceira, foi a parceria do Sistema Aperipê com a It TV e Itnet, que levou a uma transmissão única com a cobertura da última Bienal, além de ter conseguido que a Aperipê fizesse parte da grade de programação da It TV, levando assim a imagem da nossa programação para os assinantes.

Levamos também os três veículos de comunicação através da nossa programação de datas comemorativas para perto dos seus ouvintes e seus telespectadores até os Mercados Municipais e praças, tornando assim uma festa para o povo. Este foi motivo de muita alegria para mim, enquanto homem oriundo das rádios.

Esse complexo de comunicação tão querido que é a Aperipê, tem como função levar aos nossos ouvintes e aos nossos telespectadores a nossa cultura e tradição enraizada, já que o sistema de comunicação atua como um berço em alavancar as raízes do nosso estado.

É nos três veículos (TV, rádio AM/FM) que o artista local se faz conhecido com as suas obras. É lá onde verdadeiramente esses profissionais recebem a oportunidade, sendo a porta de entrada para a sua consagração.

Além disso, a Aperipê atua como uma escola para àqueles que escolhem como profissão a comunicação, e que serve como ponte para atuações fora do estado e país.

É impossível passar pela Aperipê e não se apaixonar. E é diante desse amor que levo em meu coração, que agradeço a todos os que passaram e que continuam, por todo apoio que recebi do dia a dia, seja no gesto de carinho do meu chá pronto diário servido por Vania, Nete ou Lourdes; a Alvanita, com a sua dedicação e cuidados comigo e a minha agenda; assim como Serafim e Edson, que, no dia a dia sempre procuraram deixar o nosso ambiente mais leve e agradável, com a limpeza e cuidado com as plantas impecáveis; além de toda equipe, que, sem dúvida levarei em meu coração. Agradeço a todos os servidores da casa e aos nossos coordenadores, que convivi e dividi com mais afinco as minhas tarefas.

Em nome de todos os citados, faço um apelo ao governador Belivaldo, que não permita que essa casa feche jamais. Inclusive, registro aqui, em nome da memória de todos os responsáveis pela criação dos veículos, o que aqui passaram, e, precisamente no nome do ex-governador João Alves Filho, criador da TV.

Até o próximo ciclo!

Chiquinho Ferreira, jornalista e radialista*


PELO TWITTER

www.twitter.com/butantanoficial É falso que as vacinas contra Covid-19 contêm ímãs e podem gerar magnetismo após a aplicação, conforme alegam vídeos que circulam em redes sociais. Os veículos de checagem já divulgaram que se trata de Fake News. O Butantan repudia a disseminação de notícias falsas.#Podeconfiar


www.twitter.com/anterogreco   Um amigo meu foi num posto de saúde e quis se vacinar. Ele tem 38 anos. A enfermeira disse que não podia, não é a vez dele.
“Eu tenho comorbidade”, ele alegou.
“Mostre atestado.”
Ele puxou a carteirinha de sócio do Palmeiras. “Taí minha doença. E estou com penaltite.”
Vacinou.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter


Frase do Dia
“Uma imprensa livre pode, é claro, ser boa ou ruim, mas, certamente sem liberdade, a imprensa sempre será ruim.”
Albert Camus.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-06/papa-francisco-mensagem-20-anos-colegios-jesuitas-america-latina.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais