A importância da gentileza na velhice

0

 A gentileza é determinante para os indivíduos terem felicidade e uma qualidade de vida na velhice. O Dia Internacional do idoso, comemorado no dia 1º de outubro, aprovado pela ONU em 1990, vem valorizar e promover um tratamento adequado e digno para o idoso, sensibilizando a sociedade para a necessidade de cuidar e proteger a população idosa.

Valorizar um idoso não é só colocá-lo em um projeto em que ele encontra cuidados com saúde, assistência médica e alimentação. A valorização do idoso é a atenção e gentileza oferecidas, a fim de proporcionar sociabilização e inclusão social, fator condicionante para o bem viver.

Cuidar é favorecer, ajudar, estar presente nos momentos da vida do idoso. A velhice, considerada a terceira idade, para ser bem vivida, precisa de atenção maior das outras pessoas, paciência, solidariedade e carinho. Quem pode oferecer essa atenção é a pessoa que teve também esses valores na infância e juventude; ou seja, quem compartilhou, quem teve paciência, solidariedade e educação.

É importante não nos esquecermos de prestar assistência e dar atenção devida aos familiares idosos, conversando e atendendo as necessidades dele e passeando. Não podemos esquecer também dos idosos desconhecidos que encontramos na rua, ajudando a atravessar, a sentar, prevenindo dos perigos e conseguindo os meios necessários para atendê-los.

É a gentileza que irá valorizar a pessoa do idoso na sociedade fazendo com que ele se sinta amado, gratificado e estimado.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários