A imprensa de ontem, a imprensa de hoje e as omissões de sempre

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A história é implacável para os omissos.

E para os membros da imprensa, o não dito, o não escrito, é sempre sinal de alguma anomalia. Quando o quarto poder é obrigado a silenciar ou, não menos constrangedor, é complacente com o establishment, capitula de seu escopo teórico e se diminuiu na tarefa de bem informar. Publicar o que é palatável, aquilo que incomoda mais nem tanto o sistema político, denunciar a parte sem o todo é a estratégia mais perniciosa que permeia redações, teclados e bolsos de uma pequena, mas funesta parcela da imprensa.

A imprensa se permite, muitas vezes, a ser absorvida pelos três poderes constituídos. Quando pior se alia a esquemas e “tenebrosas transações”.

Já que a sociedade ainda respirando a polêmica do 31 de Março, quando o Brasil voltou a debater a tomada do poder pelos militares em 1964. Não é o mérito que vamos debater. Mas o papel da grande imprensa naquele período.

Abaixo alguns fragmentos de textos publicados nos primeiros dias daquele fatídico dia. Para efeito de créditos, os trechos abaixo podem ser encontrados no blog Barão de Itararé, cujo coordenador é o jornalista Altamiro Borges. Seguem as pérolas:

“Um governo sério, responsável, respeitável e com indiscutível apoio popular, está levando o Brasil pelos seguros caminhos do desenvolvimento com justiça social”. Folha de São Paulo, 22 de setembro de 1971.
“Vive o País, há nove anos, um desses períodos férteis em programas e inspirações, graças à transposição do desejo para a vontade de crescer e afirmar-se”. Jornal do Brasil, 31 de março de 1973.

“Participamos da Revolução de 1964 identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”. Editorial de Roberto Marinho, O Globo, 7 de outubro de 1984.

“O ato de posse do presidente Castelo Branco revestiu-se do mais alto sentido democrático, tal o apoio que obteve”. Correio Braziliense, 16 de abril de 1964.

“A população de Copacabana saiu às ruas, em verdadeiro carnaval, saudando as tropas do Exército. Chuvas de papéis picados caíam das janelas dos edifícios enquanto o povo dava vazão, nas ruas, ao seu contentamento”. O Dia, 2 de abril de 1964.

“Dentro de poucas horas, essas forças não serão mais do que uma parcela mínima da incontável legião de brasileiros que anseiam por demonstrar definitivamente ao caudilho que a nação jamais se vergará às suas imposições”. O Estado de São Paulo, 1º de abril de 1964.

Voltando ao blog. Não é preciso dizer que alguns, ou quase todos, dos principais veículos de comunicação depois de apoiar o Regime Militar fizeram a mea-culpa ou mesmo se reconheceram as opções equivocadas.
Atualmente, com o fenômeno de polarização política a imprensa se vê embevecida, em transe, acéfala. Lamentavelmente criou o PIG (Partido da Imprensa Golpista) o JEG (Jornalismo da Esgotosfera Governista). Ou seja, a mídia se permite a ser rotulada tão ridícula e razamente pelas escolhas que faz.

Aqui em Sergipe há sim um silêncio da imprensa no tocante aos governantes de plantão. Em nome de uma terceira chance a quem prometeu resolver tudo, são feitas concessões que beira ao compadrio.

Criticar passou a ser jornalismo a serviço da oposição, se é que ainda há em Sergipe.

O pacto da mediocridade é fundamentado pelo sentimento de que “todos queremos o melhor para Sergipe”. Mas por esta lógica, a parte conivente da imprensa que ajudou a acobertar os excessos dos militares também agiu por patriotismo.

Como antes, a imprensa não precisa ser o quarto poder. Nem milícia de grupelhos políticos. Basta informar com a decência dos que nunca se acovardaram nem pela bala, tampouco pelo bolso.

Empresários revoltados com administração dos shoppings RioMar e Jardins Alguns médios e pequenos empresários que têm lojas nos shoppings RioMar e Jardins em Aracaju estão revoltado com a administração dos dois locais que todo período resolve colocar fiscais ao lado dos caixas. Não fazem o mesmo com as grandes redes. O objetivo é cobrar depois participação nos lucros, mesmo os lojistas pagando mensalmente a taxa de aluguel e condomínio. E a participação no lucro dos shoppings eles não têm direito? Argumenta um lojista.

Sergipe fez vergonha na feira de turismo em São Paulo Foi realizada de 02 a 04 de abril em São Paulo (SP) a sexta edição da World Travel Market – WTM Latin American, que oferece os principais eventos mundiais ao setor de turismo. Pois bem, ao lado o simplório estante do governo de Sergipe no evento. Uma vergonha! Estados como Maranhão e Rio Grande do Norte, de pequeno porte como Sergipe montaram estandes de alta qualidade.

“Sergipe fez vergonha na WTM e eu mais envergonhado pelo que vi” Depoimento de um sergipano que mora em São Paulo e foi à feira: “Há alguns anos eu tenho participado da WTM Latin American, em São Paulo, que é a maior feira de turismo da América Latina. Por lá, passam pessoas de diversos países, tem estandes de empresas de todo o mundo e que geram negócios importantes para o turismo. Pois bem, nesse ano, como já disse que participo anualmente, senti vergonha do meu estado, o meu amado Sergipe. Um estande pequeno, sem atrativo, sem material de apoio e de divulgação, nada atrativo! E o pior, não tinha ninguém que conhecesse nosso turismo, que pudesse atrair turistas e ou investimentos para nosso pequeno e amado Estado. Sergipe fez vergonha na WTM e eu mais envergonhado pelo que vi.”                                                                                                                                                                             

Está faltando psiquiatra nos CAPS III Liberdade do Bairro Siqueira Campos? Ao lado ofício de encaminhamento assinado por uma farmacêutica (o nome foi preservado, mas o blog tem toda a cópia do ofício) do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) III Liberdade, localizado no Bairro Siqueira Campos, em Aracaju, do último dia 29 de março, para outra unidade por conta da falta de médico para dar continuidade ao tratamento medicamentoso do paciente que tem tratamento desde 2011.

Mais 72 cargos em comissão nomeados na Alese ontem, 04 Não se observa um deputado tido como moralista se opor a farra dos comissionados na Assembleia. Ontem, 04, foram mais 72 nomeações no Diário Oficial. Não acha que para cobrar do governo estadual tem que fazer o dever de casa? Com 114 na semana passada vá se vão mais de 200. Tem cargo comissionado até de R$ 25 mil. Cadê os deputados da oposição? As críticas aos comissionados só valem para o governo?

Sessão especial celebra o dia do Jornalista na Câmara de Aracaju hoje, 05 A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vai comemorar o Dia do Jornalista (7 de Abril), hoje, 05, com uma sessão especial proposta pelo vereador Lucas Aribé (PSB). As mudanças na interação com o público e na produção de conteúdo a partir do uso de mídias sociais estarão no centro dos debates, a partir das 9 horas, no plenário do Legislativo aracajuano.

Reflexão Jornalista com diploma, Lucas Aribé explica que a intenção é refletir sobre as novas formas de distribuição de conteúdo e interação com o público mediante o advento das redes sociais. Segundo ele, elas se tornaram fundamentais para o exercício da profissão, mas a utilização destes espaços ainda exige prudência para que os valores do jornalismo sejam preservados.

Inovação “A notícia nas redes sociais é trabalhada de forma diferente. Assim como a relação com a audiência também é estabelecida de modo mais estreito. Nesse ambiente de inovação, que alcança todos os meios de comunicação, é preciso compreender quais devem ser as prioridades e como deve ser a postura profissional do jornalista, por isso, esta será a pauta da sessão especial deste ano”, afirma Aribé.

Convidados Os convidados da sessão especial são os jornalistas Paulo Sousa, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe; Talita Deda, professora da Universidade Tiradentes; Diego Barros, diretor de Jornalismo da TV Atalaia e Susane Vidal, apresentadora e editora da TV Sergipe.

Debate “Teremos um debate qualificado e uma oportunidade de discutirmos as perspectivas de uma profissão tão necessária para a nossa democracia, como a do jornalista”, finalizou o vereador, ao convidar colegas de profissão, estudantes de jornalismo e a comunidade em geral para participarem da sessão especial.

FSF anuncia interesse em administrar os campos de futebol A Federação Sergipana de Futebol (FSF) está avaliando a possibilidade de administrar os estádios de Sergipe durante um período mínimo de 10 anos. A intenção é buscar Parcerias Públicas e Privadas (PPP), a fim de proporcionar melhores condições para os times do estado. Passariam a ser administradas pela FSF as praças esportivas de Itabaiana, Maruim, Simão Dias, Estância, Lagarto e Aracaju.

 Condições De acordo com Milton Dantas, presidente da Federação, isso ocorreria dentro das condições colocadas para o governo do estado, órgão responsável pelos campos. “Diferentemente do governo, nós podemos buscar parcerias com a iniciativa privada”, explicou. Se as propostas forem acatadas, em 2020 a FSF já estará no comando dos estádios.

Normas do TCE/SE que coíbem fraudes nos gastos com shows O suposto esquema fraudulento de shows realizado em Sergipe, repercutido nacionalmente pelo jornalista Roberto Cabrini, no programa Conexão Repórter, do SBT, foi registrado no Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) desta quinta-feira, 4, pelo procurador geral do MP de Contas, João Augusto Bandeira de Mello.

Redução Para ele, as normas da Corte de Contas que disciplinam a matéria certamente contribuíram para uma diminuição nesse tipo de problema. “O TCE vem tralhando intensamente em relação à repressão quanto aos eventos com o dinheiro público, tanto que já editamos mais de uma Resolução”, observou Bandeira de Mello.

 Despesas As resoluções são a 298/2016, que dispõe sobre a regulamentação dos procedimentos a serem adotados para contratação de bandas; e a 295/2016, que proíbe a realização de despesas com festividades na hipótese de haver pendências salariais com servidores públicos.

 Auditoria Bandeira ainda sugeriu que, por meio da Diretoria de Modernização e Tecnologia, sejam buscadas novas trilhas de auditoria específicas sobre esses gastos com eventos, de modo a subsidiar o trabalho das Coordenadorias de Controle e Inspeção (CCIs).

Inspeções em quartéis da PM A Associação dos Militares do Estado de Sergipe – AMESE, oficiou na última quarta-feira, 03, a Defesa Civil estadual solicitando que sejam realizadas inspeções técnicas em instalações da Polícia Militar que se encontram, aparentemente, em situação crítica.

Locais No documento, a AMESE solicita que sejam inspecionados o muro do estacionamento do 8º BPM (situado no Parque da Cidade), na caixa d’água situada no fundo do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP – assim como na caixa d’água da Cavalaria. Recentemente, a associação conseguiu interditar junto à Defesa Civil as instalações físicas da parte antiga do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

As redes sociais são o ópio do povo? Por Antônio Samarone: “Não existem dúvidas: a vida desandou! O fundo do poço sempre pode ser aprofundado. A indignação nas redes sociais não gera uma narrativa consistente, nem leva a ações. A sociedade do espetáculo criou a sociedade do escândalo, isso mesmo, ondas de escândalos se sucedem como numa série cinematográfica. Ondas de indignação são eficientes para mobilizações efêmeras. O que está acontecendo?” A leitura continua aqui. 

 

 Curta-metragem sergipano participará do Festival de Cinema Luso-Brasileiro O curta-metragem sergipano Nadir foi selecionado para participar da Mostra Competitiva de Curtas do 22º Festival de Cinema Luso-Brasileiro em Santa Maria da Feira, em Portugal. O festival acontecerá de 7 a 14 de abril de 2019 e será a primeira exibição do filme.  Fábio Rogério, diretor do filme, viajará para Portugal para participar do festival.

 Cotidiano Nadir é um olhar afetivo sobre o cotidiano de Dona Nadir, mestra de cultura popular sergipana e conta com a participação das bandas Anavantou e Gell do Arocha e do grupo Samba de Pareia da Mussuca.

Direção O filme é dirigido por Fábio Rogério e é o seu sexto curta-metragem. Filmografia: Nadir (2019), Impávido Colosso (2018), O Brado Retumbante (2016), Operação Cajueiro: um carnaval de torturas (2014), A eleição é uma festa (2013) e O arquivo de Ivan (2008).

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Padre Alessandro Campos lança novo disco em Sergipe

O Padre Alessandro Campos vai lançar seu novo disco ‘Deus sempre faz o melhor’ em Sergipe. Os shows serão realizados no dia 12 de abril, a partir das 20h no Espaço Emes em Aracaju e no dia 13 de abril, a partir das 18h na Praça de Eventos de Nossa Senhora da Glória.

O novo trabalho do padre sertanejo apresenta um repertório com 17 faixas, sendo duas canções de reflexões apresentadas. O álbum ainda traz o grande sucesso ‘O que é que eu sou sem Jesus (nada, nada, nada)’, além de toda dedicação e fé que o Padre leva em sua música às pessoas de modo alegre e contagiante.

Além de Sergipe, a mini-turnê passará ainda por Pernambuco nos dias 10 (Arco Verde-PE) e 11 (Caruaru-PE).
Alessandro é o jovem padre que conquistou milhões de pessoas. Ele reza, canta, dança e encanta. Dono de um grande sorriso e coração, Padre Alessandro deixa sua alegria por onde passa.Ainda escreve livros e apresenta programa de televisão. .

Além de fazer shows por todo o país, Padre Alessandro faz parte de uma das maiores gravadoras do Brasil, a Som Livre, e por ela lançou o seu segundo CD “O que e que eu sou sem Jesus?”, que vendeu mais de 1 milhão de cópias. Outros produtos de muito sucesso: os CDs “Deus nos fez para sermos felizes”, “Quando Deus quer ninguém segura”, “O homem decepciona, Jesus Cristo Jamais” e os livros “Os segredos da Felicidade” e “Quer ser feliz? Ame e perdoe”.

Ingressos – Os ingressos podem ser comprados no site www.centraldoingressose.com.br a partir de R$ 40 em Aracaju e R$30 em Nossa Senhora da Glória. Em Aracaju os ingressos podem ser comprados também na Kyrie Artigos Religiosos, Lumen Chist Artigos Religiosos (Shopping Jardins, Shopping Riomar e Rua Laranjeiras), Bilheteria do EMES e Central do Ingresso, na Avenida Enos Sadock de Sa, 72 – perto do Shopping Estudante.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

 APÓS MAIS DE 8 MESES DO BLOG ESPAÇO MILITAR DENUNCIAR A FALTA DE MANUTENÇÃO DAS 3 MOTOS AQUÁTICAS DO CBMSE, PROBLEMA PERSISTE. FACE AO LONGO TEMPO SEM MANUTENÇÃO, 2 MOTOS AQUÁTICAS ESTÃO INDO PARA DESCARTE FACE O LONGO TEMPO PARADAS E 1 AINDA ESTÃO TENTANDO ARRUMAR. LAMENTÁVEL!

 Em 02 de agosto de 2018, o blog Espaço Militar denunciou a falta de manutenção nas três motos aquáticas do CBMSE (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe), as quais estavam paradas no CEMAN.

Ocorre que, passados mais de oito meses da denúncia, o problema persiste e destas três motos aquáticas, duas irão para descarga face o longo tempo sem manutenção e somente uma, estão tentando colocar ainda para funcionar.

É lamentável que equipamentos caros e tão necessários para os abnegados bombeiros militares salvarem vidas, principalmente em resgate nas praias, rios e lagoas, e comprados com dinheiro público, fiquem tanto tempo sem manutenção e agora sejam definitivamente descartados e somente uma ainda se tente consertar.

Só para lembrar, a praia da Coroa do Meio está entre as 10 praias mais perigosas do Brasil, principalmente devido a forte correnteza e a utilização da moto aquática é primordial para facilitar o salvamento de vítimas de afogamento.

PELO TWITTER

www.twitter.com/whindersson                                                                                                                                         

– tenho um parente que mora pertinho da tua cidade
– sério? Qual?
– ele é de Sergipe
– kkkkkk entendi
– Sergipe é por ali né? Ali vocês é tudo mesma coisa
– kkkkk é não po
– Sergipe é capital de qual estado, Teresina?
No amigo oculto o que eu dou pra pessoa:

 

www.twitter.com/anterogreco Deus nos livre e guarde de entrarmos na rota de alvos de terrorismo internacional. E de graça, por birra e besteiras.

www.twitter.com/jgprates “Então olhei de novo para toda a injustiça que existe neste mundo. Vi muitos sendo explorados e maltratados. Eles choravam, mas ninguém os ajudava. Ninguém os ajudava porque os seus perseguidores tinham o poder do seu lado”. (Eclesiastes, 4:1)

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Frase do Dia
“Sábio é o homem que chega a ter consciência da sua ignorância.” Barão do Itararé, Apparício Torell.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais