A inquietude de um jovem de 75 anos

0

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma verdade: a velhice não está na idade e sim na cabeça da pessoa. Têm jovens que não lutam, não tem a rebeldia para viver, não têm coragem de enfrentar a vida. Jovens que preferem o comodismo que a inquietude de querer mudar para melhor.

E tem gente que chega aos 75 anos com a inquietude de um jovem. Mesmo tendo conquistado, através do trabalho suado, muita coisa na vida. Porém, a rebeldia e a inquietude estão impregnadas em continuar lutando. Nem que não seja para ele, mas para  os que estão ao seu lado e até mesmo tentando melhorar um sistema falido e carcomido.

Hoje o titular deste espaço presta uma homenagem a um cidadão que conheceu há pouco mais de 10 anos, mas que pela simplicidade tornou-se um amigo do dia a dia. O empresário Luciano Franco Barreto, engenheiro civil que hoje completa 75 anos.

Engraçado como alguns formam a imagem dos outros “pelo ouvir dizer”. Antes de conhecer Luciano Barreto alguns diziam que ele era um “trator” conquistava o que queria e tinha um estilo prepotente.  Quis o destino que o titular deste espaço conhecesse Luciano em um lugar simples: um bar que era uma palhoça na Avenida Melício Machado, há mais de 10 anos e era conhecido pelos tira-gostos, entre eles os pasteis. Foi apresentado a Luciano pelo amigo Gilmar Carvalho, numa manhã de sábado. De bermuda, comendo pastel, contando piadas, não tinha nada do que o titular deste espaço “tinha ouvido dizer”.

De lá para cá, este jornalista pode perceber que Luciano Barreto é um cidadão comum. Um empresário que consolidou uma empresa, a Celi, em todo país. E este alicerce não foi através das obras públicas (que a empresa faz também), mas pelo fidelidade com o mercado imobiliário. Celi hoje é referência em pontualidade e compromisso de entrega dos edifícios na data marcada.

Dois exemplos mostram o compromisso de Luciano Barreto com o ser humano. No campo social, a criação do Instituto Luciano Barreto Júnior que forma todos os anos centenas de jovens, preparando-os para o mercado de trabalho. Participar de uma formatura do ILBJ é pura emoção. Que diga o eterno governador Déda, que não perdia uma e sempre se emocionava. Aliás, foi numa delas, que Déda fez o apelo histórico aos irmãos Amorim, presentes ao ato, para aprovação do Proinveste pensando no futuro daquela juventude. O ILBJ não recebe verba pública e é de responsabilidade da Celi.

Outro exemplo, no campo profissional foi a criação há oito anos Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, da qual é presidente. A Celi está consolidada e as filhas e netos de Luciano já tocam o “barco” muito bem. Porém, a ASEOPP tem 90% dos associados de pequenos e médios empresários. E, pensando no fortalecimento do setor, Luciano colocou-se na linha de frente. Não precisava participar de reuniões e seminários lutando por melhorias para o setor. Não precisava participar de comissões no Senado, na Câmara dos Deputados e em eventos em todo país. Não precisava ouvir desaforos de ministros do TCU por defender obras com qualidade, preços justos e que as fiscalizações sejam feitas realmente por quem conheçam o setor.

Luciano é assim. Jamais colocará o pijama da aposentadoria ou ficará alheio ao que acontece, apenas viajando e desfrutando do que conquistou. Aos 75 anos é inquieto e continuará assim por mais muitos anos.

É como alguém já disse: alguns já nascem velhos, outros jamais envelhecem pela juventude das ideias e das lutas.

Trânsito: Ambulante toma conta de espaço nas esquinas da rua São Cristovão com Santo Amaro
Do leitor Luiz Brandi: “Diariamente, um ambulante estaciona a sua enorme banca de frutas, vendendo predominantemente amendoim e uva, no leito daquela via, na esquina com Sto. Amaro, com prejuízos para o trânsito, pois naquele local  a via fica reduzida para passagem de um só veiculo, pois a banca ocupa a outra passagem.”

Obra atrasada causa transtorno a moradores de Aparecida
O que seria a solução de um problema está gerando transtornos e causando a desesperança dos moradores de Nossa Senhora Aparecida, onde já deveriam ter sido finalizados os serviços de pavimentação granítica de várias ruas.  Uma obra iniciada há quase dois anos e que deveria ser executada em 120 dias continua sem previsão para ser retomadas e finalizadas.

Obra atrasada causa transtorno a moradores de Aparecida II
A Prefeitura Municipal não tem passado qualquer informação que esclareça os motivos da demora na conclusão, o que tem gerado insatisfação nos moradores, pois as ruas continuam sem pavimentação e em épocas de chuvas chegam prejudica o trafego de pessoas e veículos. As placas indicando os valores e prazos continuam no local, mas foram removidas algumas informações o que tem causado ainda mais indignação.

Encontro Estadual do PRB
O Partido Republicano Brasileiro (PRB) realiza amanhã,10, Aracaju, o seu 10º Encontro Estadual com o tema: O Futuro de Sergipe passa por aqui. O evento, que acontece às 16h, no plenário da Assembleia Legislativa, vai receber o advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira; o deputado mais bem votado do Brasil, Celso Russomano, além de líderes políticos e colaboradores com o objetivo de informar as atividades do partido, traçar estratégias para as eleições municipais nos 75 municípios sergipanos e ainda debater a conjuntura política atual do Brasil.

Disputa
Atualmente o PRB em Sergipe tem dois prefeitos, 20 vereadores, um deputado estadual e um federal. E segundo o presidente, deputado federal Jony Marcos, o partido está se preparando para disputar com excelentes nomes em diversos municípios sergipanos.

Albano Franco fica no PSDB
Em nota enviada ontem, 09, a imprensa, a Direção Estadual do PSDB informou que o ex-governador Albano Franco irá permanecer no partido. E ontem mesmo, telefonou para o presidente regional, Pedrinho Barreto, afirmando que os dois são amigos-irmãos e que está confortável no partido.

Pela aprovação
O senador Eduardo Amorim (PSC-) obteve um resultado ontem, 09, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – CDH com a aprovação de dois relatórios de sua autoria. O primeiro altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, para dispor sobre a hospedagem de crianças e adolescentes acompanhados dos pais ou responsável; já o segundo estabelece o direito de as mães amamentarem seus filhos durante a realização de concursos públicos na administração pública direta e indireta dos Poderes da União.

24 horas para preso em flagrante ser levado a juiz é aprovado
A Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei do Senado nº 554 de 2011, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que dá prazo máximo de 24 horas para uma pessoa presa em flagrante ser levada ao juiz, a chamada “audiência de custódia”. A matéria segue agora para apreciação na Câmara dos Deputados.

Comunicação
O substitutivo ao PLS 554/2011, do relator, senador Humberto Costa (PT-CE), determina, entre outras medidas, que tanto o ato quanto o local da prisão sejam comunicados de imediato pela autoridade policial não só ao juiz, mas também ao Ministério Público, à Defensoria Pública – caso não tenha sido constituído advogado particular -, à família ou a pessoa indicada pelo preso.

Audiências PD de Aracaju
Quem tem participado da terceira etapa de Audiências Públicas em Aracaju do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) é o secretário municipal da Articulação Política e das Relações Políticas, Juvêncio Oliveira.

Diagnóstico
O debate leva a todos os bairros convocados, o diagnóstico feito pela prefeitura junto à população, de maneira que o Plano seja aprimorado e discutido com suas peculiaridades, onde os participantes ficam a vontade para pontuar os principais problemas da localidade e suas sugestões.

Educação em debate
O reitor da Universidade Estácio, professor doutor Ronaldo Mota, estará em Aracaju esta semana. Vem proferir palestra sobre educação e pesquisa, tendo como tema ?Uma breve história do mundo e o Método Científico?. Aberto ao público em geral, o evento acontecerá, a partir das 10h do próximo sábado, no auditório da Faculdade Estácio de Sergipe, localizada na rua Teixeira de Freitas, 10, bairro Salgado Filho.

Educação em debate II
Professor Ronaldo Mota é pós-doutor pela University of Utah-Estados Unidos e pela University of British Columbia-Canadá, doutor pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre na Universidade Federal da Bahia e bacharel em Física pela Universidade de São Paulo. Além de reitor, ele também é diretor executivo de Ensino a Distância do Grupo Estácio.

Release – Sindijus vê como positivas exonerações de CCs do TJSE
Após anos de argumentação a respeito do inchaço dos Cargos em Comissão (CCs) e Funções de Confiança (FCs) dentro do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), inclusive apontando impactos financeiros no orçamento do Tribunal, o Sindijus (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário) começa a observar uma mudança de postura na gestão do tribunal sergipano. Depois do anúncio do presidente Luiz Mendonça na semana passada afirmando que iria extinguir cargos e convocar concursados, a promessa começa a ser confirmada no Diário da Justiça de Sergipe dessa quarta, 9.

Edital e exonerações
Por meio do Edital de Convocação no 3 de 2015 do Concurso Público para Analista e Técnico Judiciário, o TJSE está convocando 40 técnicos judiciários. No mesmo Diário, diversas portarias tratam de exonerar 78 CCs e FCs. Essa medida vai ao encontro das demandas defendidas pela categoria e apresentadas pelo sindicato à gestão do TJSE ao longo desses anos. O Sindijus tem defendido com veemência a redução dos CCs e FCs em duas frentes. A primeira frente adotada defende que os valores gastos com CCs e FCs sejam investidos na valorização dos servidores efetivos. Já a segunda defende a substituição dos comissionados por mais servidores concursados, inclusive tendo feito reuniões com classificados no concurso.

FAMES chama atenção para nova queda no FPM
Os municípios brasileiros iniciam setembro enfrentando mais uma queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O repasse do mês, creditado na conta das prefeituras nesta quinta-feira (10), será de R$ 2,259 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o valor depositado foi R$ 3,357 bilhões. Ou seja, as prefeituras começam o mês com uma queda de 38,07% no FPM relação ao ano passado

Sergipe
Em Sergipe, a verba do fundo depositada em setembro de 2014 foi de 54.503.009,26. Já em 2015, esse valor caiu para 33.692.619,17. Menos 20.810.390,09 na conta das prefeituras sergipanas.Para o presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) e prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Fábio Andrade, queda aumenta a dificuldade dos municípios de cumprir obrigações básicas.

Convite – Café com Vida e Carreira. Dia 29 de Setembro no Emes
A CIN Capital Intelectual e Damicos realiza no próximo dia 29 de setembro, no auditório Marcelo Hora, no Emes, em Aracaju, das 8h15 às 10h30, o encontro “Café com Vida e Carreira”, com a palestra “Vida Plena e Sucesso – Mitos e Verdades” e o programa “Gestão de Vida e Carreira”, que será lançado no evento. Palestrante, Fábio Rocha. Mediador, José Roberto Oliveira. É indispensável confirmar presença. Telefone: 3172-8500. Entrada: dois quilos de alimentos não perecíveis ou duas latas de leite, que serão doados para o Lar Meninos de Santo Antônio.

“Manchado” será lançado hoje
Será hoje, 10, a partir das 19h, na Sociedade Semear, o lançamento do livro “Manchado”, do jovem escritor Braian Thomas, que conta a história de um grave acidente que mudou sua vida e de uma amiga.Segundo o escritor, o livro não vem apenas descrever como foram todos esses meses de recuperação, mas pretende mostrar as pessoas como superar grandes obstáculos e acreditar na força de vontade.

Amigo
"Quero que esse livro sirva também como um 'amigo', que esteja ali para te dizer todas as coisas que você gostaria que alguém tivesse dito, para fazer acreditar que juntos podermos superar qualquer coisa, podemos conquistar o mundo! Você não está sozinho! Perdi a visão de um olho, mas em compensação ganhei uma visão muito maior do mundo” comenta Braian.

Workshop Leader Coach
Seguem abertas as inscrições para workshop Leader Coach, que acontece nos 18 e 19 de setembro em Aracaju. Sob o comando da Master Coach Carla Teles, o curso busca, entre outras coisas, repensar o papel do líder e desenvolver um modelo de gestão que aumente a produtividade da organização. Mais informações pelos telefones 79 3086 0878/ 9129 5925 ou pelo site http://www.inccoaching.com.br/.

Ratos de Praia de Futevôlei: uma bela e justa homenagem a Nick Maia
Do Facebook da Federação Sergipana de Futevôlei: “Um Feriadão de muito Futevôlei dias 05,06 e 07 de setembro aconteceu o I

Foto facebook Federação Sergipana de Futevôlei

Torneio Ratos de Praia de Futevôlei na quadra do conjunto Beira Mar (Ratoeira) em três categorias Open o titulo ficou com David Soares e Anderson vencendo na final Matheus Rodrigo e Dudu Barreto, já no Master o titulo ficou com Eanes Silva e José Ubaldino Passos Nery e na categoria Associados o titulo ficou com Foguinho e Pastor vencendo na final Rony Lima e Dedeu. “Além da competição aconteceu uma belíssima homenagem ao nosso eterno presidente de honra Nicéas Maia, Parabéns a Teninho pela organização, parabéns aos atletas de todas as categorias e até a próxima”, do presidente da Federação, Alberto de Mendonça.

Mais do que um colega de futevôlei, um verdadeiro amigo”, diz Gladston
O professor de educação física, coordenador da Academia da Praia Aracaju e com vários títulos de campeão de futevôlei, Gladston Santana declarou: “Nick é um atleta que deixa muitos jovens na lona. A disposição dele é um exemplo para todos nós. Conheci Nick no futevôlei e em pouco tempo firmamos uma amizade pura e verdadeira. Para ele não tem mau tempo. Tanto para o futevôlei, como na vida. Sempre com um sorriso no rosto, um abraço amigo e uma piada pronta. Mais do que um colega de futevôlei, um verdadeiro amigo”.

Nick Maia: um exemplo para todos
Nick Maia é um atleta exemplar. O titular deste espaço conheceu Nick através das aulas de funcional na areia da praia de Atalaia. Sexagenário esbanja uma disposição e uma saúde de menino.  É como ele faz questão de dizer “nunca é tarde para fazer uma atividade física. Vale à pena pelo menos duas vezes por semana”.  Uma homenagem justa, não só para um atleta, mas um ser humano exemplar. Que dignifica e orgulha a todos os amigos.

Centro de Treinamento Futevolei Nick Maia
Para quem gosta do Futevolei, mas não tem todas as técnicas, Aracaju tem uma excelente opção, não só para aprimoramento, mas para os atletas iniciantes (homens e mulhares): Centro de Treinamento Futevolei Nick Maia. Para quem não sabe Nick, é um dos mais experientes atletas de futevôlei do Estado, com participações em campeonatos em todo o país. Para quem desejar conhecer é só ir a quadra do calçadão da 13 de Julho toda segunda e quarta-feira, das 7h às 8h. Ou então, toda terça e quinta-feira, na Atalaia, no mesmo horário, em frente ao último estacionamento em frente ao restaurante Mori. Telefones: 8813- 4407 e 9932-5286.

Universidade Corporativa
O Banco do Estado de Sergipe marcou para o próximo dia 19 o lançamento da Universidade Corporativa Banese (UCB), que terá a modalidade de Educação a Distância (EAD) como principal ferramenta para a disseminação de conhecimentos corporativos entre os colaboradores da empresa. O evento acontecerá no auditório da Agência São José do Banese, na Av. Desembargador Maynard, em Aracaju.

Cursos
Segundo o gerente da Área de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Banese, Pablo Boaventura, a Universidade Corporativa irá disponibilizar um espaço voltado para ampliar o número de cursos e de colaboradores capacitados pelo banco, possibilitando a democratização do conhecimento na instituição através da modalidade da Educação a Distância.

Programação
O ato será realizado entre as 8h e 11h30, com a seguinte programação: 8h às 9h – Café da manhã; 9h às 9h30 – Abertura do evento pelo presidente do Banese, Fernando Mota; 9h35 às 10h10 – Apresentação das estratégias da UCB, pelo superintendente de Gestão Estratégica do Banese, Luciano Passos; 10h15 às 10h55 – Fala de um representante da Universidade Estácio, que oferece cursos na modalidade de Ensino a Distância; 11h às 11h30 – Encerramento pelo diretor do Banese, Helom Oliveira.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
“Não aprendi português o suficiente para achar palavras para descrever a torcida do Flamengo.” Dejan Petkovic, jogador aposentado sérvio que atuou por diversos clubes no Brasil, entre eles O Flamengo. Comemora hoje, 10 de Setembro, 43 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários