A internet e as ditaduras

O assunto que tomou conta das manchetes dos jornais na última semana foram os conflitos ocorridos no Egito. Os manifestantes querem o fim da ditadura de décadas do tal de Mubarak. De qualquer forma, este espaço é tecnológico e não político. Vou me ater somente ao corte de acesso do governo ao meio mais democrático de comunicação já inventado pelo homem – a internet.

O governo do ditador sabia os manifestantes poderiam se organizar usando as redes sociais. O que ele fez? Desativou mais de 3 mil rotas dos backbones dos principais provedores do país com o resto do mundo. Sem as rotas, os provedores locais não sabem para onde mandar as solicitações para o google.com ou para o twiter.com, fazendo com que os endereços fiquem inacessíveis. O mesmo vale de fora para dentro. Qualquer pessoa que tente acessar sites dentro do Egito vai dar de cara com uma página de erro. É como se a internet tivesse sido desconectada lá nos país das pirâmides.

O motivo para tamanha força, como mencionamos, era impedir que Facebook e Twitter pudessem ser usados na organização de manifestações. O porta-voz do Facebook afirmou que notaram a queda praticamente a zero das conexões vindas do Egito na quinta-feira. E o Twitter informou que todas as suas aplicações tinham sido bloqueadas pelo Egito.

De qualquer forma, os manifestantes encontraram outra forma de se comunicar, pois tivemos sérios confrontos, resultando em mais de uma centena de mortos entre os manifestantes. Quem sabe através do velho e bom papel e caneta.

Já imaginou se tivéssemos que ser submetidos a isso aqui no Brasil. É assustador pensar num cenário tão catastrófico quanto esse. Ainda bem que o tempo da ditadura já acabou por aqui.

 

É uma Brastemp

Na sexta passada, a Brastemp apareceu nos TTs (Trend Topics) do Twitter. Para quem não sabe, os TTs são as palavras ou hashtags que mais estão aparecendo nas mensagens do Twitter. A Brastemp aparecer nos TTs somente poderia significar que alguma coisa de muito ruim tinha acontecido com a marca. Veja aqui o vídeo postado no YouTube, espalhado rapidamente entre os brasileiros e acabou arranhando a marca da Brastemp. Acredito que o nosso amigo se vingou por todos nós, já que muitas vezes reclamamos das grandes empresas e quase sempre nossas reclamações não são atendidas. Agora temos mecanismos que podem derrubar mitos e causar grandes estragos em marcas famosas. Ou você ainda acha que Brastemp é uma Brastemp?

 

Como assim?

A Intel é realmente uma empresa inovadora. O Will.i.am (foto), um dos integrantes do grupo Black Eyed Peas, acaba de se tornar diretor de inovação criativa da empresa.

Ele tem crachá e tudo da Intel
 O discurso é que o rapaz é realmente muito criativo e talentoso e que vai ajudar a Intel a se manter no topo do mercado criando alguns produtos que podem ser sucesso nos próximos anos. Claramente é uma jogada de marketing. Tentando associar a Intel com uma das bandas de maior penetração entre os jovens. E a ideia não é assim tão inovadora já que a Polaroid já tinha associado a sua marca com a, não menos famosa, Lady Gaga. Ao invés do Will.i.am bem que poderia ser a Fergie, Não acham não?

 

 

Tweets da semana

@Shorang Eh f… ver o povo arrecadando coisas pro povo do Rio e tem um monte de gente aqui necessitada e ninguém faz nada!

         Concordo plenamente com o Tweet. Vamos participar do evento 3kgTI e ajudar a quem precisa aqui do nosso estado.

@gbarreto A informatica existe para resolver os problemas que não existiam antes da informática.

         Problemas são criados a toda hora e informática está aí para tentar resolvê-los.

@StephenKanitz Quando você admite um erro eu sei que você aprendeu. Quando você recusa a admitir o erro, eu sei que você vai errar de novo.

         Que tal aprender essa lição?

@IDGNow Será que o que vemos é o começo do fim do webmail? http://bit.ly/gEuOyC

         Já comentei isso aqui antes. Email é coisa do passado.

@andresmenendez 1ª CAMPANHA CONTRA O FRIO: Seja Solidario vc tbm, faça como o Jogador THIAGO NEVES, doi vc tbm lençois para o VASCO DA GAMA…

         O futebol serve exatamente para isso. Tirar sarro dos adversários!

 

@andresmenendez 1ª CAMPANHA CONTRA O FRIO: Seja Solidario vc tbm, faça como o Jogador THIAGO NEVES, doi vc tbm lençois para o VASCO DA GAMA…

 

Comentários da coluna anterior

Sobre podcasts Podcasts são ótimos, o único problema que eu vejo, que pode nem ser problema pra várias pessoas, é a fragmentação, vc tem que sair caçando essas coisas ou ser introduzido nelas através de alguém porque é, ainda, difícil achar coisa boa, principalmente em português, mas pra quem tem o inglês afiado seguem alguns links: http://twit.tv (24/7 netcasts sobre tecnologia, onde demand vc pode se increver nos feeds) http://www.blogtalkradio.com/ (aqui tem que caçar tbm). Marcus Vinicius R. Andrade Resp. Fica aí uma boa dica.

Andrés, o twitter de Nilton é @niltonomjr Corrige aí senão ele não ganha seguidores :). Fernando Cardoso Resp. Aí galera. Adicionem o tuiteiro.

 

Vou ficando por aqui. Não deixe de fazer seu comentário ou mandar um email para andresmenendez@infonet.com.br. Se você é mais descolado mande um tweet, quem sabe não sai nos tweets da semana: www.twitter.com/ammenendez

 

Até a próxima semana!

Em tempo: Vamos lá Vascão… 100% de DESaproveitamento!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais