A morte na garupa

Diariamente, motoqueiros acidentados chegam ao pronto socorro do Hospital de Urgência, em Aracaju. Somente ontem, sete vítimas das motos deram entrada naquela unidade de saúde. Muitos feridos morrem e outros tantos ficam com seqüelas. Pelo seu preço, facilidades de pagamento e por consumir menos combustível do que os carros, a “motoca” virou uma praga em Sergipe, tendo, inclusive, substituído o cavalo e o jumento na zona rural. O grave é que esse veículo de duas rodas é conduzido por jovens sem qualquer experiência no trânsito e afoitos pela pouca idade que têm. Por isso mesmo, eles ignoram o perigo de dirigir após beber exageradamente. Não sabem, coitados, que ao agirem assim estão transportando a morte na garupa. Já era hora de os órgãos de trânsito iniciarem uma campanha sobre o quanto a moto é perigosa, principalmente em poder de inexperientes motoqueiros. Além de salvar vidas, a ação conscientizadora reduziria as enormes despesas causadas ao Estado por esse tipo de acidente.

 

Brechas na Lei

 

O projeto de minirreforma eleitoral em votação no Congresso tende a dificultar ainda mais a fiscalização do financiamento de campanhas eleitorais. É o que publica hoje o jornal Valor Econômico. Segundo a matéria, um parágrafo incluído na proposta pode abrir uma brecha para que os limites hoje existentes para doações de empresas e pessoas físicas a candidatos sejam extrapolados sem que seja possível puni-los em tempo hábil e impugnar os eleitos. Enquanto isso, o Congresso tenta impor a censura à internet durante a campanha, sob o argumento de garantir maior transparência às eleições.

 

Dinheiro para o 13º

Está disponível nas agências da Caixa Econômica Federal uma linha de financiamento destinada às empresas para pagamento do 13° salário aos seus empregados. As taxas variam entre TR + 0,83% ao mês e 2,78% ao mês e devem minimizar o impacto sobre o caixa das empresas devido ao aumento das obrigações trabalhistas no fim do ano. O prazo de contratação pode ser de até 18 meses para micro e pequenas empresas e de até 12 meses para média e grande empresa

 

Hackers desafiados

 

A Justiça Eleitoral está desafiando hackers e cidadãos a encontrarem falhas na segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010. Para tanto, está promovendo testes públicos abertos a todos os interessados em investigar se, de fato, é possível fraudar as eleições por meio dessas urnas, inclusive premiando as contribuições mais relevantes. Para participarem dos testes, os interessados deverão se inscrever pessoalmente ou via correspondência registrada, apresentando um plano com uma descrição dos procedimentos que desejam realizar.

 

Pagamento facilitado

 

A Deso lança nesta segunda-feira o Plano de Quitação de Débitos (PQD), visando receber as dívidas dos grandes consumidores de água. “Depois de termos lançado com sucesso em Poço Redondo um piloto de PQD voltado para os consumidores de baixa renda, que beneficiará 1,7 mil famílias, estamos iniciando agora esta nova campanha, que se estenderá por dois meses”, afirma o diretor de Administração e Finanças da Companhia, Everton dos Santos Teixeira. Segundo ele, o público alvo são cerca de 100 mil clientes. Para outras informações, basta acessar o site www.deso-se.com.br ou ligar 0800 0790 195.

 

Mais caro

A Anatel autorizou o reajuste das tarifas locais de telefonia fixa em até 5,64% o minuto e em 0,98% a assinatura. As concessionárias devem dar ampla divulgação dos novos valores 48 horas antes de praticá-los. De acordo com a Anatel, as ligações entre telefones fixo e móveis não terão aumento. O valor para crédito nos telefones públicos passou de R$ 0,1215 para R$ 0,1225, com imposto e contribuições sociais, o que representa um reajuste de 0,82%.

 

Livro sobre bairro

“Bairro América: A Saga de uma Comunidade”. Esse é o título do livro escrito por Emanuel Souza Rocha e Antônio Wanderley de Melo Corrêa, que foi lançado na última sexta-feira. O livro conta a história de uma das mais antigas comunidades aracajuanas, seus problemas e as soluções encontradas para reduzir a violência na área. É uma pesquisa de fôlego que certamente vai ser útil a quem pesquisa a história de Aracaju e aos estudantes. Além de informações bem apuradas, o livro traz fotografias antigas e depoimentos sobre o bairro América. Não deixe de ler.


Acessibilidade

A 3ª Semana da Acessibilidade será realizada em Aracaju no período de 21 a 25 desse mês. Em Aracaju, a ação é realizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Instituto GBarbosa. A programação prevê uma Caminhada da Acessibilidade, o plantio simbólico de uma muda de árvore  Pau Brasil e a entrega da 2ª edição do Troféu Pipiri para deficientes que se superaram e são exemplo no esporte, nas artes e no setor profissional. Também estão previstas palestras, mesas redondas e apresentações culturais.

Antipirataria de TV

Apesar da mobilização acerca do combate à pirataria, dados da Comissão Antipirataria do Sindicato das Empresas de TV por Assinatura (SETA) mostram que cerca de 13% da base de assinantes de TV a cabo ainda utilizam sinal fraudulento. Por isso, visando à evolução constante dos serviços prestados, a LIG alerta que tal prática prejudica não apenas a empresa, seus clientes e colaboradores, mas influencia diretamente na diminuição dos investimentos e geração de emprego local.

Café com Negócio

A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) promove na próxima sexta-feira a 4ª edição de 2009 do “Café com Negócios”, que reunirá empresários e convidados para discutir temas relacionados à vida econômica de Sergipe. O evento, que acontecerá a partir das 7h30 no Radisson Hotel Aracaju, na Orla de Atalaia, terá como palestrante o superintendente do Banco do Brasil em Sergipe, Rubem Hansem. Ele falará sobre as novas linhas de crédito para as micro e pequenas empresas.

 

Festa no Ipesaúde

 

Serão inauguradas amanhã as novas instalações do Centro de Pediatria do Ipesaúde, localizadas na sede do Instituto, na rua Campos, nº 177. O novo espaço dispõe de oito consultórios médicos com lavatórios, sendo três com banheiros, um espaço para repouso dos médicos, dois sanitários para funcionários e outros dois para os beneficiários e dependentes. Pensando na criançada, a direção do Ipesaúde determinou a instalação de uma brinquedoteca no interior do novo Centro. Também foram instalados televisores com aparelhos de DVD acoplados, e os beneficiários terão acesso a água mineral, cafezinho e lanche.

 

O sonho acabou

 

Para tristeza dos torcedores rubros, o Clube Sportivo Sergipe sepultou ontem a chance de acesso à série C do Campeonato Brasileiro, ao ser goleado pelo Alecrim (RN) por três a zero. Desclassificado, o time vermelhinho agora vai precisar ser campeão sergipano para retornar à sede D do ano que vem.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais