A pessoa certa no lugar certo. André Moura no TCE

0

                         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

                                                                                                                                                                                                                                             

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) promove de 06 a 08 de novembro o II Congresso Internacional de Contas Públicas, numa parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o Instituto Rui Barbosa e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O tema em debate neste ano será “Governança e Gestão de Cidades”.

Em visita ao gabinete do líder no Congresso Nacional André Moura (PSC/SE), acompanhado de Ulisses Sales, da FIPE, o conselheiro do tribunal Carlos Pina convidou o deputado para presidir a mesa na abertura do evento. Na ocasião, será conferencista o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

 O líder agradeceu pela gentileza e se disse muito honrado com o convite. “Será uma honra atender ao convite do TCE de Sergipe, especialmente em razão do trabalho primoroso realizado por seus conselheiros e técnicos, aos quais congratulo através da pessoa do presidente Clóvis Barbosa. Recebam meus agradecimentos”, disse.

Injustiça com André  – E essa mídia nacional e parte da imprensa de Sergipe só vive cometendo injustiça com André. Ontem o jornal o Globo publicou: Pela segunda vez em menos de dois meses, o líder do governo do presidente Michel Temer no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), foi condenado pela Justiça a ressarcir os cofres públicos em razão de desvios da prefeitura de Pirambu (SE), no período em que o grupo político do parlamentar comandou o Executivo local. Desta vez, em sentença assinada na noite desta segunda-feira, o juiz Rinaldo Salvino do Nascimento condenou Moura e mais quatro pessoas — entre elas a mulher e uma irmã —por usar o dinheiro da prefeitura para fazer "feiras de mercadinho" em benefício próprio.  Em:https://oglobo.globo.com/brasil/justica-condena-lider-do-governo-por-usar-dinheiro-da-prefeitura-em-feiras-21840340

André é a cara do TCE, um gestor que foi modelo, não tem processo, nunca foi envolvido em nada, ou seja, tudo que um órgão fiscalizador deseja: um gestor e um político sem macula.

Sinceramente, o blog aplaude a iniciativa do TCE/SE. A pessoa certa no lugar certo.

Palmas para Clóvis Barbosa e o TCE. Sergipe Del Rey, mais do que nunca vivo!

Novidade jurídica, deveras incomum. Estado de SE peticia no processo de Angélica Guimarães e outros. Remessa para vara da fazenda pública  Quando você pensa que já viu de tudo em Sergipe Del Rey, não é que aparece uma novidade de um dia para o outro.O Estado de Sergipe peticionou no processo que envolve Angélica Guimarães, Conceiçaõ Vieira e Adelson Barreto, quando comandantes da Mesa Diretora da Assembleia e fizeram o contrato com a rede Ilha, objetivando entrar na causa, retirar o processo da 21ª Vara Cível e que seja remetido para uma da Fazenda Pública.

Detalhe interessante Apesar de o mandado de intimação da Controladoria do Estado ter sido em junho, o Estado só veio se interessar agora, após a decisão última do competente Juiz João Hora neto, com o saneamento da causa.

Qual o interesse? Está claro que o interesse, por certo, é retirar o processo da 21ª Vara Cível, pois está tramitando muito bem e com agilidade. E, com a decisão,quando transitada em última instância, e declarados culpados, o dinheiro será devolvido aos cofres públicos de qualquer maneira. Entenderam?

Um deputado estadual ter que ser acionado na justiça para pagar a pensão a uma filha de meses é osso né? O blog já tinha divulgado sem citar o nome, mas agora a 24ª Vara Civel de Aracaju enviou um mandado de citação e intimação para o deputado estadual Jairo Santana da Silva , o Jairo de Glória, depositar na conta da genitora da criança, o valor de 20% do que recebe na Alese arbitrados para o processo de alimentos provisórios. Se o mesmo perder o vínculo empregatício este percentual será o mesmo em cima do salário mínimo. Os nomes da mãe e o da criança serão preservados. O

 Justiça a Almeida Lima: requentaram ontem delação de Luis Ramaldo na Lava Jato E ontem, 19, o blog recebeu mensagens com um link sobre uma notícia de uma “nova” denúncia contra Almeida Lima. A notícia foi publicada no site o Antagonista no dia 25 de Agosto (https://www.oantagonista.com/brasil/doacoes-indiretas-como-propina/) e neste blog no dia 28 de agosto (https://.infonet.com.br/blogs/claudionunes/ler.asp?id=204211&titulo=claudionunes ) Foi a delação do empresário Ramaldo contou em sua delação ter doado 150 mil reais para Almeida Lima, de Sergipe. O blog é critico, mas não é injusto. Dessa vez requentaram a denúncia divulgada há quase um mês.

Nomeações continuam no governo Um grupo de sindicalistas fez um novo levantamento para descontruir o discurso de Jackson Barreto e Belivaldo que não tem muito o que fazer  para resolver a crise de Sergipe por falta de dinheiro. Segundo o levantamento dos sindicalistas nos  últimos meses foram nomeados quase mil cargos comissionados, durante as férias do governador, o vice nomeou 300 pessoas.

Será que o Tribunal de Contas e o MP estão de olhos nessas nomeações? A lista dos nomeados nos último meses enviada pelos sindicalistas:/wp-infonet/img/colunistas/203896/Comissionados%202017%20-%20Governo%20de%20Sergipe.pdf

Novas Viaturas O Governador Jackson Barreto e o vice-governador Belivaldo Chagas estiveram ao lado do secretário de Turismo Fabio Henrique e do comandante da PM, coronel Marcony, na manhã desta terça-feira, 19, na orla da Atalaia para ato de entrega da renovação das viaturas do Batalhão de Turismo, da Polícia Militar. São 15 novas viaturas de apoio às ações de proteção à sociedade da região sul de Aracaju e áreas turísticas da nossa capital.

Atuação da Codevasf E o senador Valadares, PSB, agradeceu ontem,  pelo twitter, o empenho do deputado federal, André Moura, que foi o relator na CCJ do projeto de Lei 13.481/2017, de autoria dele e de Lídice da Mata, inclui na área de atuação da Codevasf 13 municípios de Sergipe e 18 da Bahia. “O nosso projeto teve parecer favorável no Senado e em todas as Comissões da Câmara”, escreveu.     

Lançado Laboratório de comunicação Liquid Media Lab em Sergipe E três jornalistas se juntam pode apostar em muitas ideias. Foi assim que o laboratório de comunicaão Liquid Media Lab – LML chegou em Aracaju com a jornalista Erika Prata, que ficará responsável pelo laboratório em Sergipe com a experiência dos jornalistas André Deak e Felipe Lavignatti que desde 2009 lançaram o laboratório em São Paulo.

Projetos  Para uma plateia seleta de jornalistas, publicitários e empresários foram apresentados projetos de sucesso já realizados pelo LML em São Paulo, na atuação da produtora de conteúdo alicerçada em projetos que envolvam a sociedade, a cidade e seu legado numa constante interação. Deram como exemplo o projeto premiado “Arte fora do museu”, além do projeto mapas afetivos e outros que estão sendo implantados como o mapa da literatura e o mapa da música.                                                         

Reunião com secretário de turismo teve participação ativa dos associados da ASEOPP

Prodetur: na ASEOPP, secretário garante que obras serão licitadas este ano. Apenas uma ficará para 2018 Ao participar da reunião-almoço da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP), o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, acompanhado da equipe técnica que coordena o Prodetur em  Sergipe garantiu que das 13 obras previstas até o momento, três já foram licitadas e nove estão em fase final para licitação. Apenas a obra da litoral sul de Aracaju, da Aruana até o farol, ficará para 2018.

Vertentes O projeto atua em três vertentes, capacitação da mão de obra, através de cursos, que já foram iniciados em Sergipe, em torno de 5 mil pessoas da cadeia do turismo, as obras e os eventos e marketing para divulgação nacionalmente e até no exterior. Serão investidos pelo BID cerca de 15 milhões de dólares em diversas obras.

Procedimentos Eduardo Paiva Antunes, Especialista Fiduciário e Glauberter Santos Teles, Assessor Técnico fizeram uma exposição para os associados sobre a oportunidade de negócios e a política de procedimentos e aquisições aplicáveis em projetos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.  Eduardo explico que as licitações do Prodetur são de acordo com o artigo 42, parágrafo 5º da Lei 8.666 e tem alguns requisitos próprios do banco. Em Sergipe, apenas a obra do Centro de Turismo está sendo feita por comparação de preços, todas as outras são pela modalidade de licitação pública nacional.

Obra complexa, litoral sul Aracaju Fábio agradeceu o convite da ASEOPP e respondeu a pergunta do vice-presidente da associação, Francisco Costa, sobre a obra do litoral sul de Aracaju. Como é uma obra complexa, que será feita em duas etapas, e aumentará a pista, terá canteiro central, ciclovia e até um melhora para o cemitério dos Náufragos, num total de 16,5 quilômetros. O projeto está sendo elaborado em parceria com o Banese.

Momento da construção civil O vice-presidente da ASEOPP, Francisco Costa agradeceu a presença do secretário e da equipe técnica e lembrou que a preocupação da associação é não só com o início das obras do Prodetur, mas também com todo o processo para que não ocorra como outras, que são paralisadas, tem licitações desertas e não são nem mesmo iniciadas. “Temos essa ansiedade para saber do início e de todo o procedimento devido ao atual momento que passa a construção civil, principalmente as pequenas e médias empresas”, explicou.

Obras   Já contratadas, o Centro de Turismo de Aracaju, o sistema de esgoto sanitário da orla de Canindé do São Francisco (trecho 3) e a construção do sistema de esgoto sanitário do povoado Castro, em Santa Luzia do Itanhy. Serão licitadas: execução do projeto de modernização do Museu Afro-Brasileiro em Laranjeiras;execução da adequação da trilha do cangaço e de trilhas na Mona da Gruta do Angico; execução de adequação da adequação turísticas das praias do litoral sul, em Aracaju; construção do atracadouro da ilha de Mem de Sá e no povoado Caibrós, em Itaporanga D`Ajuda; reforma da Orla por do Sol, em Aracaju;construção da orla no povoado Castro, em Santa Luzia; construção da orla no povoado Curralinho, em Poço Redondo;construção da orla no povoado Pontal, em Indiaroba; recuperação do atracadouro e reabilitação da orlinha de São Cristovão e obras de atracadouro em Brejo Grande, Canindé do São Francisco (Prainha), Poço Redondo (Curralinho), Aracaju (CRASE) e Indiaroba (Terra Caída).

Oposição elogia Nitinho A excelente gestão realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), vem repercutindo positivamente entre todos os parlamentares, sejam eles do grupo da situação ou da oposição.

Ganho histórico Um desses parlamentares é Lucas Aribé (PSB), que parabenizou durante a sessão, as iniciativa e medidas implantadas por Nitinho. “Parabenizo Vossa Excelência mais uma vez por todas as iniciativas que vem apresentando desde o início dos seus trabalhos à frente da Casa. A Escola do Legislativo é um ganho histórico para CMA e o senhor marcou mais um gol de placa. Só tenho a elogiar”.

Base Independente Integrante da base independente, o vereador Américo de Deus (Rede) elogiou a divulgação dos cursos da Escola do Legislativo, feito pelo presidente Nitinho, ao utilizar a Tribuna da Casa Parlamentar. “Quero parabenizar pela luta constante para lançar a Escola do Legislativo e pela incansável divulgação para que todos participem. Isto mostra a preocupação com a qualificação profissional”.

Educação para o trânsito A deputada estadual Maria Mendonça (PP) voltou a cobrar  a implementação de políticas públicas para a promoção de ações educativas para condutores e pedestres, considerando que o Brasil é o quarto país onde o trânsito mais mata.

Indices alarmantes “Não temos o que comemorar nesta Semana Nacional do Trânsito, mas temos que refletir, não apenas nesta Casa Legislativa, mas em todos os espaços sociais para que, de fato, possamos apontar iniciativas que garantam a redução destes indicadores tão alarmantes”, destacou Maria, em aparte ao deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) que tratou sobre o tema, na tribuna da Assembleia Legislativa.

Vítimas  “É preciso que sejam adotadas medidas voltadas à mudança desse cenário”, afirmou a deputada, ressaltando que o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) atendeu 4.430 vítimas de acidentes no trânsito entre os meses de janeiro a julho deste ano. Dessas, mais de 3.500 estavam pilotando uma motocicleta, mas agora estão mutiladas, acamados em suas residências ou ficarão ocupando um leito hospitalar por, pelo menos, 45 dias, o que é extremamente dispendioso.

Ação conjunta A deputada defendeu uma ação conjunta dos mais variados órgãos do governo para que adotem medidas educativas para conscientizar jovens e adultos a terem mais cuidado, evitando que tenham as suas vidas destruídas por acidentes no trânsito.

SOHO 2017 A hematologista da Onco Hematos, Dra. Ohana Passos, participou entre os dias 13 e 16 de setembro no Texas, do Encontro Anual da Sociedade de Oncologia e Hematologia (SOHO) 2017.  A SOHO é a única sociedade internacional específica no campo das doenças malignas hematológicas.

SOHO 2017 II De acordo com a hematologista, o evento é organizado pelo MD Anderson, um dos principais Centros de Oncologia do mundo. “Os 

palestrantes são um grupo multidisciplinar de especialistas reconhecidos internacionalmente que representam o espectro dessas doenças. O evento aborda as principais malignidades hematológicas, com destaque para novas terapias, principalmente imunoterapia e terapia celular”, frisou.

Academias e personais Um leitor assíduo do blog que passou por algumas academias de renome de Aracaju que chegou a uma conclusão: embora os planos prevêem o acompanhamento do professor de educação física, boa parte atua também como personal e para isso, agrada o aluno ao máximo, até conseguir dar aulas, quando não consegue parte para outro e não faz o devido acompanhamento. É mole!                                          

Cultura Milenar do Egito Será realizado no próximo sábado,23, das 14 às 17h workshop, no Hotel DelMar sobre a cultura milenar  e religiosidade do Egito com o Professor.  Egiptólogo Júlio Gralha. Ele irá  ministrar este curso que é único em Aracaju. Indicado para grupos Holísticos, Estudantes de História, Arqueologia, Arquitetura, Geografia, direito, entre outros. 

PELO ZAP 99890 2018

Férias suspensas da FHS E o blog recebeu duas denúncias e comprovou que tem muitos funcionários da Fundação Hospitalar de Saúde, que tiveram as férias suspensas este ano. E o motivo: não tem dinheiro para pagar os funcionários, mas para gastar alguns milhões para adaptar um prédio particular pode.                                                                                                                                                                                                         

PELO TWITTER

www.twitter.com/depfmitidieri  Sobre Janot/Temer:Aqui o lobo mal é vítima do terrível caçador. É nítido a inversão de valores. Assim, Chapeuzinho (Brasil) está em apuros!

www.twitter.com/BlogdoNoblat  “Eu tenho ódio e nojo à ditadura.” (Ulysses Guimarães, presidente do PMDB, da Câmara dos Deputados e da Constituinte de 1988)

www.twitter.com/revinhogama  A arte escolhe o corpo onde vai nascer! A loucura também… não é pra qualquer um, é somente para os fortes!

www.twitter.com/andrizek  Um juiz decide que peça com Jesus trans não pode. Outro, que orientação sexual pode ser tratada como doença. Isso aqui ainda é Estado laico?

www.twitter.com/WilliamFonseca  Pratique boas ações.O universo sempre conspira a favor. A energia positiva desencadeia consequências sensacionais ao nosso redor.

ARTIGO 

EVERTON DE OLIVEIRA – Mestres da medicina em Sergipe… para Antônio Samarone                                                                                            

Everton de Oliveira (90 anos), nasceu em Neópolis, em 31 de outubro de 1927, filho de Ulisses de Oliveira, operário da fábrica de tecido dos Peixoto Gonçalves, na Passagem, e dona Alice de Oliveira. Órfão de mãe logo cedo, Everton foi criado inicialmente pelos avós maternos, dona Olímpia e seu Pedro Narigudo. Começou o curso primário no Colégio dos Padres, em Piaçabuçu, e concluiu na Escola do Professor Quincas, em Penedo. Aos treze anos, foi morar na casa da Tia Zulmira, em Aracaju, com o objetivo de estudar. Fez o curso ginasial no Colégio Salesiano e o científico no Atheneu Sergipense. Como bom aluno em matemática, ensinava banca na casa da tia, e nunca faltou alunos.

Filho de operário, órfão de mãe, criado por uma tia vitalina em Aracaju, como ir prestar vestibular para medicina na Bahia, quem pagaria essa conta? Nessas horas uma solução aparece. O Comendador Peixoto ao saber que um filho de um operário de sua fábrica queria ir estudar medicina na Bahia e não tinha condições, usou o prestígio, e arrumou um emprego para o jovem Everton em Salvador, no Serviço de Água e Esgoto da Bahia. Tendo do que viver, Everton foi morar na pensão de dona Mirtes, no Beco do Mijo, em Salvador. Dona Mirtes era uma sergipana, que ao lado de dona Lila, de Itabaiana, que tinha outra pensão, recebiam os estudantes sergipanos de menor poder aquisitivo.

Everton entrou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1948 e concluiu o curso em dezembro de 1954, numa turma recheada de sergipanos. Fez toda a formação médica dirigida para a obstetrícia, pensando em ser parteiro. Perto de se formar, recebeu a visita do Dr. Carlos Firpo, diretor do Hospital Santa Izabel em Aracaju, que levou uma proposta ao jovem estudante. Precisamos de você em Aracaju, mas como Anestesiologista. Everton pensou, e resolveu passar mais um tempo na Bahia depois de Formado, para receber um treinamento na nova especialidade. Destaca-se, que o Dr. Everton conheceu na Bahia a destemida enfermeira Railda Andrade de Oliveira (foto), com quem se casou em 07 de novembro de 1957 (estão completando 60 anos de casados).

Em Aracaju, o Dr. Everton foi trabalhar como anestesista no Hospital Santa Izabel; plantonista no SAMDU, uma urgência da Previdência Social; plantonista no Pronto Socorro Municipal, que funcionava nos fundos da antiga sede da Prefeitura, no Parque Olímpio Campos; e tinha o seu consultório particular no Edifício Maiara. Uma vida modesta, voltada para a medicina, no tempo em que a base do trabalho médico era a filantropia. Everton nunca foi de muita conversa, um homem simples, que gostava mesmo era de jogar buraco com os amigos, e das pescarias nos finais de semana. O Dr. Everton e a enfermeira Railda, educaram seis filhos: a enfermeira e advogada Acácia, Ulisses, Clara, Paulo, Beto e Fábio; e possuem nove netos e três bisnetos, chamando atenção para a neta Luise, que decidiu seguir a profissão do avô e é anestesista na Bahia. Na entrevista com o Dr. Everton de Oliveira, constatei a tranquilidade de quem tem a certeza que cumpriu a sua missão na vida salvando vidas com decência e dignidade.

Mais textos Samarone: https://blogdesamarone.blogspot.com.br/

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O tempo é a única riqueza que é distribuída igualmente por todos os homens: A cada um são dadas precisamente 24 horas em cada dia que passa.” Saint-John Perse, , pseudônimo de Alexis Leger poeta e diplomata francês, morreu em 20 de Setembro de 1975 (n. 1887).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários