A política como instrumento de ódio

O lamentável episódio que culminou com o falecimento do empresário, desportista e marido da prefeita de Carmópolis, Fernando França, serve para reflexão de alguns políticos que fazem da política instrumento para o ódio, acima de tudo e de todos. Fernando morreu após ser incitado a discutir com o filho do ex-prefeito de Carmópolis, Volnei Leite, num leilão. Tudo porque ele arrematou uma novilha e o filho de Volney disse que o dinheiro seria roubado da prefeitura. O ex-prefeito estava do lado do filho no momento.

O que revoltou todos os presentes e a população de Carmópolis foi que quando Fernando França caiu no local, os adversários – principalmente o filho do ex-prefeito Volney – fizeram chacota: falaram que era farsa e tudo mais. Uma falta de respeito e de consideração com o próximo.

O ex-prefeito Volney Leite representa o que é de mais atrasado na política de Sergipe. Suas administrações foram marcadas por diversos problemas. Volney, que era do DEM até pouco tempo deixou o partido apenas para conseguir apoio para sua candidatura em 2012. E foi para o  PSC, onde, infelizmente, o empresário Edvan Amorim, não sabe escolher com quem anda. Se tiver voto pode entrar no barco, mesmo que possa representar perigo para toda tripulação.

A atual administração de Carmópolis vem mudando a realidade da comunidade, onde lideres políticos, apesar do município ter muitos recursos, sempre priorizaram ações assistencialistas. Com a mudança concreta a população tem a sabedoria suficiente. E isso incomoda quem prefere apenas o assistencialismo barato. Aqueles que fazem política com ódio e pensando apenas no próprio umbigo.

Valmir de Francisquinho pode ficar sem mandato
O vereador Valmir de Francisquinho, pré-candidato da oposição a prefeito de Itabaiana, deixou o PSB e foi para o PR, do grupo de Edvan Amorim. Mas um dos suplentes do partido, Nicinho, já contratou um renomado escritório de advocacia para pedir o mandato de Valmir por infidelidade partidária. E ainda tem o Ministério Público Eleitoral que ingressará com vários processos em todo o Estado.

Mudança pode acabar com pretensão de Valmir
Sem mandato e com a mudança de partido Valmir pode ser descartado como candidato a prefeito do grupo de oposição. E quem está rindo é o prefeito Luciano Bispo, já que a decisão de Valmir, pode facilitar sua reeleição. Luciano tem problemas políticos porque perdeu aliados importantes como Teixeira Caminhões e a atual vice-prefeita,  Lourdes.

Vice de Luciano
Já o ex-deputado José Carlos Machado, hoje no PSDB, emplacou no DEM de Itabaiana, o genro, Carlos Eloy. A informação é que Carlos Eloy será o indicado a vice-prefeito na chapa de Luciano. Com isso o PT ficará novamente de fora.

Henri Clay estará filiado ao P-SOL?
Na manhã desta segunda-feira, 10,  a partir das 7hs, o advogado e membro do Conselho Federal da OAB Henry Clay Andrade, realizará uma coletiva de imprensa na sede do Sindipetro-AL/SE, localizada na Rua Siriri, n 629, Centro. Pelo release recebido pelo blog ontem, 09, da assessoria do P-SOL, Henri Clay deve ter se filiado ao partido. Já que os outros dois PCB e PSTU, não enviaram nenhum release.

Tempo curto
Se candidato, Henri Clay pode ser uma opção para os aracajuanos principalmente para a classe média. O problema maior para ele será o tempo de televisão. Mesmo tendo o apoio de três partidos – P-SOL, PCB e PSTU, o tempo do horário eleitoral será pouco. Será preciso ampliar o leque de alianças.

PMN terá candidato a prefeito em Aracaju
A Executiva Estadual do PMN em Sergipe decidiu que o partido terá candidato a prefeito em Aracaju e tem como pré-candidatos, o presidente estadual Diego da Graça, o advogado Manoel Cruz, o veterinário Evandro Maestro, o ex-deputado José Rivaldo e o advogado e auditor tributário Paulo Roberto Teixeira.

Filiações
“Filiamos mais de 1.000 novos filiados, teremos 17 pré-candidatos a prefeito e mais de 300 pré-candidatos a vereador em todo o Estado, fizemos Diretórios em todos os 75 municípios sergipanos e em Aracaju não somos aliados nem de A e nem de B, teremos candidatura própria”, disse o presidente estadual Diogo da Graça que disse que o partido já tem 36 pré-candidatos a vereador em Aracaju.

Macambira: professor voltou atrás
O professor Luciano, de Macambira que tinha decidido sair do PT e ingressar no PSC, tendo inclusive uma conversa com o empresário Edvan Amorim, voltou atrás e não pediu a desfiliação do partido. Dizem que antes de viajar, Marcelo Déda teve uma conversa com ele. Assim como o vereador de Aracaju, Robson Viana.

“Conexão Aperipê”, estréia hoje
Mais um tento de toda equipe de jornalismo da Fundação Aperipê sob o comando do jornalista Luciano Correia. Estréia nos próximos dias a partir das 7h, o telejornal “Conexão Aperipê”, que se propõe a noticiar de forma mais detalhada e opinativa os temas abordados.

Euler Ferreira apresentando

E o telejornal matutino já nasce com um time de primeira, tendo como âncora Euler Ferreira, jornalista de vasta experiência e que por anos foi o responsável pelo Bom Dia Sergipe. O telejornal já nasce com o sucesso garantido. Euler Ferreira, há quase 20 anos, sem conhecer foi quem primeiro deu oportunidade ao titular deste espaço, recém formado na então Faculdades Tiradentes. De lá para cá, foram anos de trabalho diários com Euler, na Assembléia, na TV Sergipe, no Diário de Aracaju, no Tribunal de Justiça, entre outros.

Carro da PC em sorveteria
Um leitor enviou uma foto do gol da Polícia Civil – placa SSP – 0903, parado ontem, 09, ao lado da sorveteria do conjunto Castelo Branco. Foram pouco mais de 20 minutos no local, porque um dos policiais teve que enfrentar fila para comprar sorvete. O outro, depois de um tempo do lado de fora – segundo o leitor – teve que entrar no carro e ligar o ar-condicionado. O motivo: na mala apertada do gol estava um individuo preso. Com certeza, o policial ficou com “pena” do individuo que estava no calor enquanto ele esperava pelo delicioso sorvete. Arrepare, Osmário!

Pré-Candidatura do PT de São Cristóvão
Reunião realizada no último final de semana, a militância petista do município de São Cristóvão aprovaram por unanimidade a pré-candidatura do vice-prefeito Cláudio Sanclau para concorrer o pleito eleitoral a prefeito em 2012.

Quadro Político de Propriá I
Depois do prazo de filiações partidárias em alguns municípios a configuração política mudou. Por exemplo, em Propriá o grupo do ex-prefeito Luciano Nascimento, terá além do DEM e o PP, o PSDB, podendo lançar  Zé João ex-prefeito de Telha e irmão de Luciano ou então o empresário Michel Cury.

Quadro Político de Propriá II
Já o grupo do ex-prefeito Renatinho tem o PMDB, PSB e ele deve ser o candidato se não tiver problema com a Justiça Eleitoral. E ainda tem o grupo do radialista Eugênio Santana que foi candidato nas últimas eleições municipais. E o grupo da situação comandado pelo atual prefeito José Américo, deve contar com o PSC, PV, PRTB, PTB, PMN e PSDC.

Quadro Político de Propriá III

Já o PT não tem posição definida ainda, mas como faz parte da administração de José Américo, através de algumas secretarias e o vereador Fernandinho Britto como líder na Câmara, deve apoiar a reeleição do prefeito, indicando o candidato a vice-prefeito. Outros partidos, como PDT,PTdoB, PCdoB, PCB, PSD, ainda não fecharam posição em Propriá.

Duas mudanças na Câmara de Propriá
Na Câmara Municipal de Propriá, apenas duas vereadoras mudaram de partido: Lúcia de Vado deixou o DEM e foi para o PSD. E a vereadora Pel, saiu do PP e foi para o PSC.

12 partidos se juntam em Itabaiana
O presidente estadual do PSL, o ex-deputado Zé Milton de Zé de Dona, comemora que conseguiu aglutinar 12 partidos para formarem uma coligação proporcional para a Câmara de Itabaiana. Além do PSL, farão parte da coligação, o PMN, PTdoB, PTB, PV, PRP, PSDB, PRB, PGL, PTC e PCdoB. Zé Milton acredita que a coligação fará quatro vereadores.

Internet: Proteção para o comércio em SE
A partir do próximo dia 13, as operações de aquisição não presenciais – por meio da internet, telemarketing e showroom (e-commerce) – de mercadorias destinadas ao consumidor final provenientes de outras unidades da Federação passam a ser submetidas ao regime de tributação pela alíquota de ICMS de Sergipe, estabelecendo desta forma a equidade na concorrência de mercado como as empresas sediadas no Estado.

Justa concorrência
A medida protecionista tem como um dos propósitos preservar a justa concorrência de mercado através da cobrança igualitária do imposto. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), numa segunda vertente da iniciativa busca-se combater a evasão de receita de ICMS gerada pelo e-commerce. Atualmente, em qualquer operação de venda interestadual pela internet ou por meio de telemarketing e showroom o ICMS recolhido é integralmente repassado ao Estado onde está situado o centro distribuidor, não sendo compartilhado com o Estado onde foi originada a compra – ou seja, o destino final da mercadoria. 

Perda de receita
Estimativas da Secretaria da Fazenda apontam que no ano passado tenha ocorrido uma perda de receita para Sergipe da ordem de R$ 2 milhões. Segundo o secretário João Andrade Vieira da Silva, esta forma de comércio tem crescido exponencialmente em todo o mundo. “No Brasil, a estimativa é que cresça 30% em 2011 em relação ao ano passado e faturar R$ 20 bilhões.

Discussão nacional
Outro dado importante é que um levantamento nacional aponta a existência de mais de 27 milhões de consumidores cadastrados e usuários deste tipo de forma de comércio. São números que alertam que os Estados devem agir para evitar a perda da receita devida e Sergipe está integrado na discussão nacional sobre o tema e tem agido neste sentido”.

Outros Estados
Além de Sergipe, outros Estados também publicaram decretos idênticos, como Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Rondônia e o Distrito Federal.

Servidores do TJSE em estado de mobilização
Hoje, 10, os servidores do TJSE estarão reunidos em Assembleia para avaliar a Campanha Salarial da categoria. A Assembleia terá início às 15:30h, na Sociedade Semear.  A respeito do reajuste salarial, a categoria reivindica 23%, porém a Presidência do TJSE apresentou uma proposta de revisão de 7% a partir de janeiro de 2012, percentual inferior à inflação acumulada nos últimos doze meses, que atualmente está com um índice correspondente a 7,16%.A Diretoria do SINDISERJ vem, permanentemente, buscando a reabertura do diálogo com a Presidência do TJSE, que, até o momento, demonstra uma postura de finalização das negociações.

Licença aos leitores I    

                                                                                                                     

João Augusto se rendendo ao manto sagrado.

O blog pede licença aos leitores para prestar uma homenagem a dois amigos e leitores deste espaço que são torcedores “doentes” do Fluminense: João Augusto e Márcio Rocha. No primeiro jogo do Fla X Flu no campeonato brasileiro deste ano, João e Márcio “invadiram” literalmente a residência do titular deste espaço. Como o leitor sabe este jornalista é democrático até demais e mesmo com a vitória no 1º jogo, por 1 X 0, resolveu esperar.

Licença aos leitores II
E ontem, 09, o pó de arroz novamente sucumbiu mesmo com um Flamengo desfalcado sem

Dilson Lima fez Márcio Rocha se render ao manto sagrado

Ronaldinho, sem o goleiro Felipe e os leões de chácara, Ailton e Williams. De nada adiantou, tinha um argentino no caminho do Flu. Em homenagem aos dois o blog publica as fotos do primeiro jogo. Ainda bem que eles não resolveram “invadir” novamente a residência do titular deste espaço. Acho que já previam a derrota novamente. O bom é que o Fluminense deu seis pontos ao Flamengo que podem ser decisivos para o título de campeão.

Sarau Entre Amigos
"O trabalho de cunho social é tudo aquilo que meu filho gostaria de fazer" palavras do empresário Luciano Barreto quando indagado sobre o trabalho encetado pelo Instituto Luciano Barreto Júnior. "Sempre que posso acompanho o Programa Entre Amigos por ter uma linha leve e esclarecedora" "Uma das normas do Instituto é não aceitar doações públicas ou privadas, senão da Construtora Celi". Para acompanhar a entrevista: www.youtube.com/watch?v=kOJczNjpeNY

Sol & Mar Eventos
E o Espaço Sol & Mar está agora totalmente climatizado para atender seus clientes. Fundado em 2006 o Salão de Festas Sol e Mar Eventos, está instalado a Rua Delmiro Gouveia, 1528, Bairro Coroa do Meio em Aracaju, na melhor localização da Cidade. Neste endereço, além de um aconchegante Salão de Festas com boate isolada acusticamente, ambos climatizados e área verde, é oferecido também Buffet próprio onde são oferecidos deliciosa seleção de salgados fritos ou assados, canapés, figer foods, cupcakes, entre outros, contando com profissionais capacitados para tornar sua festa ou comemoração a realização do seu sonho.

Sol &  Mar Eventos com Buffet Isadora Saraiva
O Buffet deixou de se chamar Sol & Mar para se chamar Buffet Isadora Saraiva, mantendo a mesma qualidade e credibilidade da empresa Sol e Mar, que atuando no segmento de festas e eventos em Aracaju, se fortaleceu no mercado graças ao compromisso e seriedade de seus administradores com clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. O Salão de festas Sol e Mar e o Buffet Isadora Saraiva é a opção certa para sua comemoração. Vale a pena conhecer mais: www.solemareventos.com.br

ARTIGO

Resposta do dirigente do PT em São Cristovão, Edmilson Brito, ao texto publicado no último final de semana do dirigente que deixou o PT, Marcos Santana (http://bit.ly/oSjzbU)

Fundador e  “afundador” do PT

Um dos absurdos da vida é quando alguém não consegue vencer e coloca a culpa nos outros. Pior, não olha ao seu redor e ver que sua vida é simplesmente um olhar para si, sem enxergar as potencialidades que estão a sua volta e coloca um “eu" soberano que chega a ser encarado como soberba e arrogância. Todo isso para responder ao artigo do homem que se diz fundador do PT em São Cristóvão e que não soube captar as novas lideranças que surgiram.

Primeiro, quando o nosso grupo refundou o PT de São Cristóvão, que foi extinto pelo abandono dos seus primeiros fundadores, entre eles Marcos Santana e companhia, que acabaram com o partido e, pelo que nos contam os mais antigos na política de São Cristóvão, não tem nada haver com problemas familiares, mas de acomodação política. Pois, quando assumimos o PT não sabíamos quem era ele e tivemos um trabalho enorme para refazer a o que eles tinham destruído. Mesmo assim, certa feita, quando de uma reunião na sede do nosso partido, chegou Marcos Santana, dizendo-se um dos fundadores do PT, o acolhemos e demos o espaço que qualquer filiado tem.

Com a chegada de Marcos Santana, vimos a possibilidade de mais um nome para futuras disputas, só que ele, com a arrogância que lhe é peculiar, passou a destratar a nós e aos que participavam das reuniões, que sempre foram constantes na vida do partido. Daí, um partido que chegou a ZERO de filiados, pelo abandono anterior, estava à época, por volta do ano de 2004, com aproximadamente 400 filiados, e, hoje, mesmo com a saída do seu grupo, está com quase 700 filiados. Portanto as pessoas tinham e tem em nós, não como caciques e chefes, mas lideranças forjadas na labuta do trabalho partidário e inserção social.

Sua arrogância foi quem o afastou dos filiados, de nós e do PT, mas mesmo assim, na época da disputa interna de 2004, o chamamos, inclusive na minha residência, para pedirmos que ele melhorasse o seu jeito junto aos filiados e, a resposta que recebemos era de que não iria se prostituir.

Marcos Santana há muito tempo não é do PT. Desde o processo em que ele perdeu internamente, quando lançamos candidato próprio em 2004, contra o finado Zezinho da Evereste, diga-se de passagem, sob a tutela e de sua defesa intransigente junto com a do Deputado petista que à época ele seguia. Não fizemos coligação com Zezinho e ainda fomos levados a aprovar uma resolução da não participação de nenhum filiado do PT no governo eleito de Zezinho da Evereste. Para nossa surpresa, poucos meses depois, Marcos Santana, integrou à administração de Zezinho, nos informando, em carta, o pedido de afastamento do PT.

O estranhamento se deu porque, nos comícios contra Zezinho, Marcos Santana, fervorosamente, discursava afirmando que outro correligionário presente no palanque de Zezinho, tomou todos os remédios para evitar a anciã de vômito, por suportar estar no mesmo palanque que os irmãos “Correia”. Pois bem, Marcos foi parar no governo de Zezinho como Secretário de Governo e depois acumulou Governo e Secretário de Finanças. Desde essa época vem defendendo os interesses do PMDB, sempre como braço direito do ex-deputado prof. Wanderlê.

Como Marcos queria continuar tendo o apoio dos petistas? Ao contrário do que ele afirmou de forma caluniosa e difamatória, em que nas disputas internas favorecemos a filiados, não foi o que ficou evidente, pois, nas últimas disputas quem usou da máquina municipal com o apoio de secretários e da estrutura do deputado para tentar nos derrotar foi o seu grupo e, mesmo assim, ganhamos com quase 70% dos votos.

Como provamos, por reconhecimento da nossa liderança juntamente com o vice-prefeito Cláudio do Sanclau, sempre fomos vitoriosos. Falando nisso, vale lembrar que Marcos afirmou cumprir fielmente as decisões partidárias e não foi isso que ficou evidente na última eleição, na qual indicamos o nosso Vice em uma chapa e ele apoiou outra chapa comandada por um ex-prefeito. Por tudo isso, cabe aos leitores fazer o julgamento. Fundador ou “afundador” do PT? Queria ajudar ou complicar as relações?

Edmilson Brito, Membro do PT São Cristóvão.

DO LEITOR

Arbitrariedade em secretaria de São Cristovão
Do leitor Adalberto dos S. Moreira, morador de São Cristovão: “Sou pai de um adolescente que é aluno da rede pública estadual e vinha utilizando o transporte escolar para se deslocar até o colégio. Acontece que, recentemente, o secretário de educação de São Cristóvão, senhor Morgan Prado, comunicou às escolas a sua decisão de que os estudantes de escolas estaduais estavam proibidos de utilizar os ônibus escolares, que foram comprados com recursos federais e estaduais, principalmente. O motivo, não se sabe. É um verdadeiro absurdo, uma arbitrariedade que está prejudicando centenas de famílias. Sei que não adiante procurar o Sintese pois o secretário foi indicado pelo grupo do PT que controla o sindicato, em um acordo com a atual administração, por isso estou me dirigindo a você, pois sei da sua seriedade e independência”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A maior lição da vida é a de que, às vezes, até os tolos têm razão”. Winston Churchill, político inglês.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais