A quem Rogério Carvalho incomoda?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A pergunta é uma só: quem tem medo da liderança de Rogério Carvalho dentro do PT?  Até o ano passado, quando foi escolhido pré-candidato do PT para disputar a prefeitura de Aracaju alguns achavam que ele não teria condições de vestir a camisa de todo a aliança governista por ser individualista e teimar em ser candidato a qualquer custo.

Quando muitos achavam que ele não recuaria e seria candidato a prefeito, escolhido pelo próprio PT nas prévias, o deputado federal Rogério Carvalho deu uma demonstração não só de maturidade política, mas de desapego ao projeto pessoal, de cautela, prudência e bom senso. Recuou e ganhou como prêmio de consolação a interinidade na presidência estadual do PT.

O PT de Sergipe pode sofrer um vácuo por conta do afastamento de duas de suas principais lideranças: o ex-senador José Eduardo, hoje diretor da Petrobras, que já anunciou que não será mais candidato e o governador Marcelo Déda que é pré-candidato ao Senado se concretamente vencer a luta conta o câncer, como todos os sergipanos torcem.

E no caso da impossibilidade de Déda ser candidato ao Senado? Qual a principal liderança hoje do PT de Sergipe tanto eleitoralmente quanto em nível nacional? Chama-se Rogério Carvalho, que já vinha realizando um trabalho destacado e ultimamente ganhou força junto aos ministros e a presidente Dilma como relator da MP Mais Médicos e a forma técnica como vem defendendo o programa.

Muitos pensavam que como interino na presidência do PT,  Rogério seria apenas uma figura decorativa. E não foi: arregaçou as mangas nas eleições do ano passado e este ano promoveu caravanas levando as discussões do PT para todos os municípios, através de encontros regionais.

Por isso a legitimidade da candidatura de Rogério endossada por várias lideranças do PT de Sergipe. E como homem inteligente, Rogério não é tolo para recuar do direito legitimo.

E um lembrete a quem Rogério incomoda: é preciso cautela e bom senso. Deixe a teimosia de lado antes que seja tarde…

Transição
Pelo twitter, o governador licenciado Marcelo Déda, defendeu que Silvio Santos seja o nome de consenso para acalmar os petistas.  “Ainda acredito que no campo da antiga Articulação a melhor saída é um presidente de transição, capaz de garantir o diálogo: Sílvio Santos”, escreveu, afirmando que a disputa com radicalização pode afetar a unidade do partido em Sergipe.

Do blog e o sindicalista Antônio Moraes
O titular deste espaço sempre teve respeito pelo trabalho realizado pelo sindicalista da Polícia Civil de SE, Antônio Moraes,inclusive, publicando por diversas vezes, suas opiniões neste blog. Porém, depois da eleição do ano passado, onde o sindicalista não conseguiu ser eleito vereador por Aracaju, ele mudou a postura, principalmente nas redes sociais.

Da falta de respeito e humanidade do sindicalista Antônio Moraes
Porém, ontem, 13, o sindicalista ultrapassou a barreira da sanidade e do respeito ao homem público Marcelo Déda Chagas. Na rede Ilha, no programa apresentado momentaneamente por Jailton Santana, Moraes questionou como Déda está sobrevivendo com o salário de governador pagando o Hospital Sirio-Libanês. O questionamento deixou claro no ar uma duvida sobre a conduta do governador.

Defesa do governador. Um veículo e um imóvel
Foi preciso o secretário-adjunto da Secom, Sales Neto interceder no programa para lembrar que Déda já foi deputado estadual, duas vezes deputado federal, duas vezes prefeito e duas vezes governador e só tem como patrimônio um veículo e um imóvel.

Plano de saúde
Com certeza se Déda estivesse em Aracaju, em plenas condições, faria sua própria defesa. Sales lembrou que Déda, é advogado concursado do CREA/SE (licenciado) onde tem um plano de saúde que cobre muitos procedimentos e conta hoje, além do seu salário e da mulher, com a ajuda de familiares e amigos próximos.

Moraes: peça desculpas pela falta de humanidade e o questionamento
O sindicalista Antônio Morais foi muito infeliz no seu questionamento. Logo ele que recentemente foi afastado do sindicato por ação de alguns colegas por suspeita de aplicar dinheiro irregularmente e retornou por força de uma liminar judicial. Moraes deve questionar todas as ações do governador, mas o homem público e probo Marcelo Déda merece não só respeito, mas humanidade neste momento.

Chapa quente na saúde.  Pedidos indecentes
A Secretária Municipal de Saúde de Aracaju, Goretti Reis, disse ontem,13, no programa do radialista George Magalhães, na MEGA FM, que alguns vereadores formularam pedidos “indecentes”, os quais consistem em fazer com que a mesma contrate pessoas para exercer cargos em comissão sem que tenham a aptidão profissional adequada.

Chapa quente na saúde.  Pedidos indecentes II
É preciso identificar quem são esses vereadores "pidões" que fazem propostas, longe dos holofotes e do conhecimento da opinião pública, que ferem vários princípios administrativos, dentre eles o da moralidade e o da eficiência. A Secretária, por dever de ofício, deveria nominá-los, sob pena de a pecha cair sob todos os edis. Por outro lado, é preciso que haja uma manifestação dos próprios vereadores acerca do assunto. O que não se pode admitir é o disse me disse, pois a acusação é grave.

Família Reis, não ficará em dois palanques, garante Jeronimo
O ex-deputado federal Jeronimo Reis ao ser entrevistado ontem por George Magalhães deixou claro que no próximo ano a família estará unida no mesmo palanque. “Fiz o pedido para que em 2014 todos estejam unidos”. Hoje a deputada estadual Goretti Reis, irmã de Jeronimo apoia João Alves e o deputado federal Fábio Reis, filho de Jeronimo, apoia o governo Déda.

Correto:  FSF tem que contratar segurança interna
Em audiência realizada ontem no Ministério Público, com o promotor Jarbas Adelino está se chegando ao denominador comum de que a Federação Sergipana de Futebol tem que contratar segurança interna para os jogos. A PM cuidará apenas da segurança externa.

Não larga o “osso”
O presidente da FSF, Carivaldo Souza, reclama que o futebol sergipano é deficitário há muito tempo. O problema é que mesmo assim ele não “larga o osso”.  Pelo jeito é um trabalho humanitário… durma com um barulho desse…

Empréstimo do Banco Mundial para Sergipe
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou na manhã de ontem, 13, em Brasília, operação de crédito de U$ 150 milhões destinados ao fortalecimento de políticas sociais em Sergipe. Os recursos são do Banco Mundial (Bird).

Plenário
O governador em exercício, Jackson Barreto acompanhou pessoalmente a reunião da CAE, onde o projeto foi aprovado por unanimidade. Com a decisão do Senado (resta, ainda, a aprovação pelo plenário da Casa), o parecer segue à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional antes do desembolso do Bird.

Déda
Na reunião no Senado, presidida pelo senador Lindbergh Farias (RJ), tanto Jackson Barreto quanto o governador Marcelo Déda foram homenageados. "Vamos ao item três, em homenagem ao governador em exercício Jackson Barreto e ao nosso grande governador Marcelo Déda", destacou Lindbergh.

Torcida
"Na última reunião da CAE, vários senadores falaram, prestaram uma homenagem a esse grande homem, esse grande lutador, governador Marcelo Déda. E a nossa torcida pela sua plena e pronta recuperação", completou o senador. Sua intervenção foi seguida pelo senador Ricardo Ferraço (ES).

Socorro e o esquecimento proposital
Ao atacar o governador em exercício Jackson Barreto por conta do nome do hospital de Socorro, o deputado estadual José Franco esquece que naquele município existem várias obras importantes com o nome de seus familiares e até com o seu próprio nome. O Centro Administrativo e o mercado municipal chamam-se José do Prado Franco que é seu tio, a rodovia que liga a sede aos complexo Taiçoca recebeu o nome de Manelito Franco que é seu pai e até uma escola municipal recebe o seu próprio nome José do Prado Franco Sobrinho.

Do direito e o exemplo Sarney
Será que o povo de Socorro não tem o direito de ter o nome de sua padroeira em uma obra importante da cidade? Querem que vire o Maranhão, por onde se passa só tem um nome: Sarney.

Extinção de multa adicional de 10% sobre o FGTS
O senador Eduardo Amorim e a deputada estadual Maria Mendonça participaram de audiência na presidência do Senado Federal com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. O presidente defende a rejeição pelo Congresso Nacional do veto integral da presidente Dilma Rousseff ao projeto que extinguia a multa adicional de 10% sobre o FGTS em caso de demissão sem justa causa. Para Amorim o empresariado pagou uma conta que não era dele, mas foi suportada por anos pelos trabalhadores brasileiros.

Redução ICMS para veículos semi-novos
A deputada Maria Mendonça (PSB) apresentou indicação onde solicita ao Governo do estado que viabilize a redução da alíquota do ICMS incidente na saída de veículos usados, pertencentes a estabelecimento comerciais para 0%.

Crise
Para a deputada os benefícios fiscais correspondentes à redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), promovidos pela Presidente da República no ano de 2012, na comercialização de carros novos estimularam a crise vivenciada pelas concessionárias de seminovos e que as mesmas desenvolvem um relevante papel social junto ao nosso estado, pois, segundo a Associação dos Revendedores de Veículos Seminovos do Estado de Sergipe (AVESE), são responsáveis por aproximadamente oito mil empregos, sendo 5000 de forma direta e 3000 indireta.

Prejuízos
"O fechamento destas concessionárias ou revendedoras ocasiona desempregos e, consequentemente geram prejuízos sociais e financeiros ao Estado. A medida sugestionada não deve ser interpretada de forma restritiva, ou seja, como uma iniciativa da qual o Estado estar-se-ia abrindo mão de receita, pois o pleito promoverá ganhos sociais bastante significativos; evitará o desemprego maciço, contribuirá para o aquecimento na venda dos seminovos; bem como amplia a arrecadação do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (DETRAN), pois o mesmo recolherá às taxas de transferências", defende Maria Mendonça.

Audiência
A ministra do planejamento Miriam Belchior, recebeu o deputado federal, Rogério Carvalho, que acompanhou o vice governador Jackson Barrreto, o senador Antonio Carlos Valadares, o deputado federal Valadares Filho, o deputado federal Fábio Reis, o secretário de Agricultura Zezinho Sobral, o presidente da Deso, Sérgio Ferrari e o Secretário de Infra Estrutura Valmor Barbosa, para uma reunião cuja a pauta foi o pedido de mais  investimentos para Sergipe.

Investimentos
“ Pedimos investimentos para reforma e construção de rodovias estaduais, saneamento no interior, construção de postos e para a agricultura. É importante essa união de forças e esse contato mais próximo para agilizar os processos. E a presença do governador em exercício e dos secretários é importante pois trazem dados e falam com mais propriedade. A ministra ouviu nossos relatos e garantiu avaliar os pedidos”, informou Rogério Carvalho.

Liberação rápida de U$ 150 milhões
Ao mesmo tempo em que o plenário do Senado Federal aprovava empréstimo de U$ 150 milhões para Sergipe, o governador Jackson Barreto era recebido pela diretora do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Deborah Wetzel. Cabe, agora, àquela instituição financeira internacional a liberação dos recursos.

Assinatura
O esforço do governador foi recompensado. Wetzel, junto a sua equipe técnica, garantiu que pretende assinar o contrato e desembolsar a verba ainda no mês de agosto. Foi com esta garantia que o governador deixou a sala de reuniões do Bird no começo da noite desta terça, 13, em Brasília.

Canindé: preservação das nascentes e afluentes
Ontem, 13, o MPE realizou audiência pública no povoado Curituba, em Canindé do São Francisco, onde se discutiu o projeto de preservação das nascentes e afluentes no município. O encontro foi mediado pela promotora Alana Raquel.

Debate
Presentes no local o prefeito de Canindé de São Francisco Heleno Silva, o presidente da Câmara de vereadores Francisco Paes Andrade, o promotor local Émerson Oliveira, secretários e vereadores. O evento aconteceu na sede da associação dos moradores do povoado.

Preservação
Durante o encontro o prefeito Heleno disse a todos, se referindo a possível falta de água para consumo humano em pouco tempo, que "o rio não tem voz, mas ele tem vida, e se o matarmos, nós estaremos matando a nós mesmos". Para que isto não venha a acontecer, será preciso que a população se conscientize e não desperdice a água. E que os entes públicos ajudem na recuperação das áreas que já foram degradadas.

Recuperação
O executivo municipal irá encaminhar um projeto a Câmara de vereadores onde o seu objetivo será o de recompensar os proprietários de terras as margens destes rios e afluentes. Os donos destas terras, que recuperarem e preservarem as mesmas poderão vir a ser recompensados pelo município.Movimentos como o MST e dos assentados, professores e alunos de escolas do município, magistrados e empresários, também estiveram presentes durante a audiência pública.

Subcomissão da Verdade
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) foi escolhido um dos membros-titulares da subcomissão que vai acompanhar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, instituída pelo Executivo para apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. Idealizada pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), a Subcomissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça será oficialmente instalada no próximo dia 21.

Funções
A subcomissão, que está ligada à Comissão de Constituição e Justiça, terá como funções encaminhar à Comissão da Verdade informações e documentos sobre eventuais casos de violações de direitos humanos de parlamentares e servidores da Câmara no período em análise; receber, organizar e enviar dados e sugestões que possam subsidiar a comissão no esclarecimento de fatos objeto de sua competência; – realizar seminários, audiências públicas e diligências, na Câmara e nos estados da Federação, para ajudar na elucidação de denúncias, e – fiscalizar os trabalhos da Comissão da Verdade.

Subvenções: AL não foi notificada
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), comentou ontem, 13,c a decisão judicial que suspendeu o pagamento das subvenções feitas pela Casa. Segundo a presidente da AL, o Poder Legislativo ainda não foi notificado sobre a decisão e só vai tomar qualquer decisão após uma reunião do colegiado.

Surpresa
Angélica explicou que várias entidades sérias e que possuem a credibilidade do povo sergipano recebem subvenções e que podem pagar por possíveis equívocos cometidos por terceiros. A deputada disse em seu discurso que estava surpresa com a decisão judicial em primeiro grau sobre a inconstitucionalidade das subvenções da AL.

Acesso
Angélica explicou que a Mesa Diretora não teve acesso ao teor da decisão e que em momento algum chegou a ser citada pela juíza sobre a tramitação desse processo. “Não vamos nos posicionar, por enquanto. Vamos aguardar o teor da ação para que a gente possa se pronunciar. É bom lembrar que, historicamente, as subvenções existem na AL há uns 20 anos. Não é segredo para ninguém!”, colocou.

CPI do Transporte Público
O vereador Max Prejuízo (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ontem, 13, para falar dos problemas enfrentados pela população com o transporte público da capital sergipana, e da Grande Aracaju, ao longo dos anos, e tentar convencer os parlamentares à assinarem o pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte Público.

Apuração
O parlamentar, que é autor do requerimento de criação da CPI, diz que ela "é necessária para apurar e analisar fatos e gravíssimas violações do direito dos usuários do transporte público da capital, causados pela má gestão das empresas que prestam esse serviço. A finalidade é identificar algumas situações que existem até hoje, esclarecer a população e apontar soluções".

Sete
Apenas 7, dos vinte e quatro parlamentares da atual legislatura assinaram o requerimento. São eles: Max Prejuízo (PSB), Lucas Aribé (PSB), Iran Barbosa (PT), Adriano Taxista (PSDB), Pr. Roberto Morais (PR), Dr. Emerson (PT) e Lucimara Passos (PCdoB). Para que a CPI fosse instaurada, seriam necessárias oito assinaturas, ou seja, a concordância de 1/3 dos parlamentares.

Caixas em supermercados
Vários supermercados de Aracaju estão com o número de caixas reduzidos. Ninguém fiscaliza, ninguém faz nada. É uma omissão total. Ontem, 13, o leitor luiz Brandi flagrou às 7h25, no Bompreço do Siqueira Campos apenas um caixa em funcionamento. Um absurdo!

Hoje tem café da manhã dos bancários com a imprensa
O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) realiza hoje, 14, às 07h30, o Café da Manhã com a imprensa para detalhamento dos eixos da minuta da Campanha Nacional dos Bancários 2013/2014. Será na sede do Sindicato dos Bancários, Avenida Gonçalo Prado Rolemberg, número 804.

Título de Eleitor
Fazer com que os adolescentes e jovens exerçam com plenitude a cidadania faz parte da missão do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi. Assim, o instituto em parceria com Tribunal Regional Eleitoral, através da 27º Zona Eleitoral, realizou uma ação onde os adolescentes e jovens do ILBJ puderam fazer seus títulos de eleitores.

Hipertensão 
Na noite da última quinta-feira (08), aconteceu no auditório do Hospital Primavera, palestra com o tema "Hipertensão Arterial", ministrada pela cardiologista Celi Marques. Durante o evento que teve a presença de médicos, profissionais de saúde e estudantes, a cardiologista debateu sobre os ensinamentos dos grandes estudos e as diretrizes atuais da hipertensão arterial.   A apresentação faz parte das palestras realizadas regularmente no auditório do Hospital  Primavera, promovida pela Sociedade Brasileira de Clinica Medica- Regional de Sergipe, que tem na presidência o clínico Dr. José Aragão, executando há anos, um excelente trabalho na promoção desta Sociedade.

Leilão de móveis
A Cosil disponibiliza até o dia 20 de agosto um leilão online de móveis, utensílios e eletrodomésticos. Todos os itens que serviram de decoração de um apartamento do empreendimento Vitta estão disponíveis para lances no site http://www.sold.com.br Dentre as peças estão sofá, cama de casal, televisor, máquina lavadora, aparelho de ar-condicionado, armário, chuveiro, berço, peças de vestuário, mesas, artigos de decoração, entre outros. Os interessados podem visitar os lotes disponíveis no endereço Avenida Adélia Franco, s/n (Stand Central da Cosil), bairro Grageru, Aracaju/SE, das 8h às 18h. O leilão é nacional e a responsabilidade pela retirada e transporte dos itens é dos compradores.

Agenda
14 DE AGOSTO – Hoje é dia do CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL e também o dia da UNIDADE HUMANA. O primeiro evento chama a atenção de todos para a importância do acompanhamento e controle da poluição produzida pelo setor industrial. Trata-se de tarefa da qual é são incumbidas, legalmente, a ADEMA e as Secretarias de Meio Ambiente em nível estadual e municipal. A segunda comemoração desta data refere-se a um tema um tanto difuso, a UNIDADE HUMANA. Que só pode significar a necessidade de esforços para promover a UNIÃO entre todos os povos. Como curiosidade, lembramos que houve, durante muito tempo, uma padaria ou panificação em Aracaju, chamada UNIÃO. Sua publicidade era assim: “A UNIÃO faz a força. Mas em Aracaju, a UNIÃO faz o melhor pão.” Um destaque de hoje é o amistoso da seleção brasileira de futebol diante da Suíça, na Basiléia. Hoje é data FIFA. Isso quer dizer que os amistosos hoje realizados são considerados oficiais. Na área econômica, o IBGE vai divulgar pesquisa mensal sobre o comércio. FRASE – Sobre UNIÃO: “As nossas necessidades nos unem, mas as nossas opiniões nos separam. – Marquês de Maricá – (1773/1848).

Curtas
ALCKMIN ANUNCIA PROCESSO DO GOVERNO PAULISTA CONTRA A SIEMENS. /// MESMO COM PEDIDO DO BRASIL, JOHN KERRY AFIRMA QUE OS ESTADOS UNIDOS MANTERÃO ESPIONAGEM. /// ISRAEL LIBERTA PRESOS PALESTINOS ÀS VÉSPERAS DO REINÍCIO DE DIÁLOGO. /// ÁRABES NEGOCIAM COMPRA DE UM BILHÃO DE DÓLARES EM ATIVOS DE EIKE BATISTA. /// BANCO DO BRASIL TEM LUCRO RECORDE NO SEGUNDO TRIMESTRE, COM A MENOR INADIMPLÊNCIA EM 11 ANOS. /// DILMA: “SEM MÉDICOS NÃO HÁ SAÚDE DE QUALIDADE.” /// GOVERNO AVALIA AUMENTO DA GASOLINA, DIZ O MINISTRO LOBÃO. /// EM 2014, CONTRIBUINTE COM APENAS UMA FONTE DE RENDA PODERÁ RECEBER DECLARAÇÃO ‘JÁ PRONTA’.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Federações em apuros
As obras de reforma do Batistão motivam uma situação complicada para as federações de diversas modalidades. O problema é que todas elas foram desalojadas, temporariamente. Ao que parece, apenas a de Futsal conseguiu resolver o caso, instalando-se em uma sala localizada no Parque dos Cajueiros. A Secretaria de Esporte e Lazer, que tem como titular o dinâmico Maurício Pimentel, bem que poderia dar uma força maior no sentido de ajudar as entidades nessa emergência. Aliás, nesse particular também pode dar uma contribuição a Secretaria Municipal da área, cujo titular é o jovem Carlos Eloy. A propósito, o referido secretário não tem medido esforços para realizar e apoiar eventos esportivos levados a efeito em Aracaju. A continuação do projeto Bolsa-Atleta está garantida. É o carro-chefe da secretaria do esporte e da juventude do município de Aracaju.

O papel do Banese
Principal patrocinador do esporte sergipano, o Banco do Estado de Sergipe deve, também, apoiar a prática desportiva em cidades do interior. A verdade é que há uma concentração apenas na capital, Aracaju. Cidades como Itabaiana, Lagarto, Estância, Propriá, Tobias Barreto e muitas outras merecem um olhar atento no que diz respeito ao incentivo às diversas modalidades, principalmente as olímpicas, praticadas pelos jovens estudantes. O Brasil vive a expectativa de dois importantes acontecimentos internacionais, a Copa do Mundo (2014) e a Olimpíada (2016).

Futebol profissional
No setor do futebol profissional, a federação e os clubes precisam estruturar seus departamentos de marketing. Com projetos bem elaborados, certamente haverá a captação de novos patrocínios. Um fato positivo: em 2014, teremos televisamento dos jogos do campeonato sergipano através do canal Esporte Interativo. Isso vai facilitar, bastante, a análise desses projetos.

Impasse resolvido
Em importante reunião realizada ontem no Ministério Público, ficou ajustada a participação da Polícia Militar fora e dentro dos estádios de futebol. Os policiais receberão uma gratificação especial. Torcedores uniformizados caracterizando grupos organizados não terão acesso aos estádios. A FSF fica obrigada a cumprir certas medidas para colaborar na segurança das praças esportivas. O pagamento das gratificações aos integrantes da PM sergipana será garantido por lei. Como se vê, tudo não passou de uma decisão precipitada, açodada, que partiu do comando do policiamento do interior. O promotor Jarbas Avelino conduziu a reunião que promoveu o consenso entre a PM, os clubes e a federação. Se a decisão anunciada fosse mantida, Sergipe seria uma exceção, pois em todos os Estados ocorre a presença de policiais nos estádios.

Sugestão
Este espaço, com o intuito de colaborar com o nosso futebol, apresenta a seguinte sugestão: os policiais que atuam na pista do estádio deveriam usar vestimentas esportivas e não seus uniformes oficiais, principalmente aqueles encarregados de dar segurança aos árbitros. Há muito tempo que essa prática vem sendo exercida. Quem assiste a futebol pela televisão deve ter observado, já, quando da saída dos árbitros no intervalo e no final das partidas. É uma medida simples, que poderá contribuir de forma positiva no capítulo segurança.

Imprensa
De outra parte, já está na hora de disciplinar-se a identificação dos homens da imprensa. Basta que sejam distribuídos coletes aos integrantes da mídia encarregados de cobrir os jogos. Esta tarefa exige a participação da ACDS, entidade presidida pelo companheiro Roberto Silva.

Memória do esporte
14 DE AGOSTO – Em 1920, é fundada a Associação Portuguesa de Desportos, em São Paulo. 1978 – É criado o programa GLOBO ESPORTE, da Rede Globo de Televisão.

Jogo rápido
Hoje, às 15,45 (horário de Brasília), em Basel, a seleção brasileira enfrentará a Suíça, em amistoso oficial. /// No Fluminense, torcedores protestam e chamam FRED de marqueteiro. /// O São Paulo diminui preço de ingresso para lotar o Morumbi. /// O Zenit, da Rússia, ofereceu 25 milhões de euros por Leandro Damião, do Internacional. A quantia equivale a 76 milhões de reais. /// Continua a pressão pela saída de LAOR (Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro) do Santos. /// Final feliz na reunião convocada pelo MPE – Ministério Público Estadual. /// Sergipe será julgado hoje pelo STJD. /// FSF também foi citada e será julgada esta tarde pelo mesmo tribunal. /// GRAE – Gratificação Especial – será paga aos militares que atuarem nas praças esportivas de Sergipe. /// Torcedor de organizadas será impedido de entrar nos estádios. /// Zinho toma posse no cargo de gerente do Santos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/cezar_britto  Uma pessoa amiga disse-me que conhece o que penso e o que faço depois que leu meus dois livros de crônicas. Eita, é bom ser um livro aberto?

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Hoje, o maior problema da saúde no Brasil é o trânsito. Por consequência, a previdência social é penalizada.

www.twitter.com/alanbarretoso  Que venham os médicos estrangeiros!

www.twitter.com/clovis_silveira  Ser negativo é uma porcaria, faz você sofrer por antecipação. Ser positivo demais é outra porcaria, faz você criar expectativas!

www.twitter.com/Narcizo_Machado  Matéria do escândalo do PSDB pareceu mais agenda positiva, matéria sobre recursos do virtual mensalão rendeu o dobro do tempo. Porque será?

www.twitter.com/ThalesBrandao  Na vida vai existir um grupo seleto de pessoas que vai odiar eternamente você. É a naturalidade do relacionamento.

ARTIGO

Reorganização da União da Juventude Socialista em Sergipe

O último sábado, 10 de agosto, foi marcado pelo início da reorganização da União da Juventude Socialista em Sergipe. A entidade, fundada em 22 de setembro de 1984, com o intuito de ser um braço permanente na organização e politização da juventude brasileira viveu momentos de conturbações internas no Estado, o que gerou meses de desorganização e inatividade.

Superados os obstáculos, militantes dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Itabaiana e Lagarto, estiveram reunidos na sede da CTB, em Aracaju, para discutir e deliberar a sua nova tarefa. A reunião foi acompanhada por Flávia Calé, integrante da Direção Nacional e coordenadora do movimento universitário da entidade.

O encontro produziu uma fortuita análise da conjuntura nacional e como consequência elencou atividades que se mostram não só prioritárias para a entidade como também imprescindíveis ao desenvolvimento e avanço da juventude e da sociedade brasileira. Compreendemos que a série de protestos que tomaram o País desde o mês de maio, são multifatoriais e portanto forçá-los a ter uma única explicação significa nos dirigir a um abismo conceitual e ideológico. A mensagem dos protestos que destacamos e que entendemos como majoritária é aquela que cobra novos patamares e paradigmas de Brasil, é a mensagem daqueles que obtiveram conquistas fundamentais nos últimos 10 anos e daqueles que assistiram o surgimento de uma melhor distribuição de renda e consequente queda nos níveis gerais de pobreza. Entendemos que esses avanços e conquistas atingiram o seu teto, o seu nível máximo de desempenho.

É chegada a hora de ousar e de impelir ainda mais forças para romper com velhas estruturas que se tornaram intragáveis pelo conjunto progressista da sociedade. Neste sentido, destacamos a ação importante da Presidenta Dilma que, compreendendo tais anseios, propôs saídas mais à esquerda para a crise. Saídas que apontam para condições melhores para a juventude e para a sociedade, não só no que diz respeito aos serviços essenciais como saúde, transporte público e educação, como também a aquelas que condizem com uma melhor, mais efetiva, participação política e nas decisões estratégicas do governo, estados e municípios.

Nitidamente, tais saídas e propostas podem naufragar, caso a pressão e os manifestos populares cessem, se dispersem ou tomem formas degenerativas a si mesmos. Essa é uma constatação óbvia quando observado o comportamento do Congresso Nacional nos últimos 45 dias frente a possibilidade de mudanças. Romper práticas e estigmas que atravessaram décadas, séculos de Brasil não é tarefa fácil, rápida, tampouco simples.

A partir dessa compreensão, elegemos ações e lutas prioritárias que são a tônica do momento, entre elas a regulamentação das comunicações no Brasil, impedindo a propriedade cruzada e a concentração da mídia; reforma política soberana que garanta a efetividade da participação e a pluralidade de vozes no processo político democrático com consequente financiamento público de campanha; fim da lógica meramente mercantil no transporte público, com maior controle do Estado nas suas ações e paradigmas e uma reforma tributária equalitária que inverta a atual pirâmide de contribuição vigente no nosso País, com implementação imediata da taxação de grandes fortunas aumentando a fonte de financiamento especialmente para os serviços de saúde.

Com esse sentimento, de que há muito a se fazer, cam inhar e construir, a reunião foi finalizada com a eleição da Coordenação Executiva Provisória que dirigirá a entidade até a realização de uma Plenária Estadual.

Aracaju, 13 de Agosto de 2013.
Coordenação Executiva da União da Juventude Socialista em Sergipe.

ARTIGO 

Nova droga chegando: KROKODIL    por Ney Lucio dos Santos*

Quando agente pensa que já viu de tudo e que o CRACK, é a ultima palavra em droga nefasta, o fim do poço para os usuários de drogas, aparece o KROKODIL (que em russo significa crocodilo), uma alternativa ao uso da heroína que está fazendo vítimas por toda a Rússia.

  O nome vem de uma das consequências mais comuns ao uso, a pele da pessoa passa a ter um tom esverdeado e cheia de escamas, como a de um crocodilo. Ela é a desomorfina, um opióide 8 a 10 vezes mais potente que a morfina. O problema maior nesta droga russa é a maneira como o produto é feito.

O krokodil é feito a partir da codeína, um analgésico opióide que pode ser comprado em qualquer farmácia russa sem receita médica, assim como acontece com analgésicos mais fracos no Brasil. A pessoa sintetiza a droga em uma cozinha usando produtos como gasolina, solvente, ácido hidroclorídrico, iodo e fósforo vermelho, que é obtido de caixas de fósforo comuns, além dos comprimidos de codeína.

Logicamente nenhum destes ingredientes é ideal e o produto final não é nem um pouco puro, mas o resultado para o usuário é satisfatório. A consequência de se colocar tantos produtos químicos na veia é a irritação da pele, que com pouco tempo passa a ter uma aparência escamosa. A área onde o krokodil é injetado começa a gangrenar, depois a pele começa a cair até expor os músculos e ossos.

Casos de viciados precisando de amputação ou da limpeza de grandes áreas apodrecidas em seus corpos são cada vez mais comuns em salas de emergência dos hospitais daquele país. A dificuldade em se combater o uso desta droga está na pouca ajuda que o governo dá a centros de reabilitação e na grande facilidade na produção, afinal basta uma cozinha e o conhecimento de como se “cozinhar” o produto. Largar o krokodil pode ser uma tarefa extremamente difícil. A desintoxicação é muito lenta e o usuário sente náuseas e dores por até um mês, sendo que conseguir uma nova dose é muito fácil. Sequelas físicas e mentais do uso contínuo do krokodil podem ficar para sempre.

O krokodil pode acabar matando o usuário recorrente em mais ou menos 2 anos e são raros os casos de pessoas que se livraram do vício. A migração deles de uma droga para outra é explicada pelo valor da dose. Cada uso de heroína pode custar na Rússia 150 Dólares (270 Reais), já o krokodil custa em média 8 Dólares (aproximadamente 14 Reais). Um problema na alternativa mais barata é a duração dos efeitos, que são muito menores.

Enquanto os efeitos da heroína podem durar 8 horas, o krokodil dura com sorte 90 minutos. Como produzir a droga leva mais ou menos uma hora, a pessoa passa a viver apenas para produzir e injetar.

No Brasil, a codeína é vendida apenas com receita médica, mas na Rússia o produto é o analgésico mais popular do país. Usada por praticamente a metade da população, ela é responsável por cerca de 25% do lucro de algumas farmácias. Por este motivo a indústria farmacêutica e os empresários do ramo lutam para que o governo não torne a droga restrita à venda com prescrição.

Outros países onde a codeína é vendida sem receita são o Canadá, Israel, Austrália, França e Japão. Neles existe um grande risco do krokodil se tornar uma epidemia como a que atinge atualmente a Rússia. Abaixo você verá dois vídeos mostrando os resultados nefastos do uso desta droga. FONTE http://noticias.r7.com/blogs/luciano-szafir/2011/12/07/nova-droga-russa-krokodil/

    Atenção traficantes de KROKODIL fiquem longe do Brasil. Pois ainda estamos tentando lidar com os viciados em Crack, não precisamos de mais uma droga injetada no seio da sociedade.

*Presidente do Sindicato de Guardas Municipais de Sergipe

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Escrever é minha maneira de tomar consciência da vida.” Georges Haldas, escritor suíço, nasceu em 14 de Agosto de 1917 e morreu em 2010.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais