A seca e os “festejos” dos prefeitos

O blog não tocará no mérito do problema da seca no Nordeste. Este já é relatado e contando a dezenas de anos por boa parte da imprensa do país.  Tudo bem que a seca no Nordeste é um fenômeno climático, mas o problema é que milhões e milhões são gastos por todos os governos e o nordestino não consegue conviver anualmente com a seca. Essa é a questão crucial. A convivência natural com um fenômeno climático como ocorre em outros países onde a água é escassa.

O blog alerta os Ministérios Público Federal e Estadual para barrarem antecipadamente os festejos juninos em diversos municípios do interior onde a população passa por sérios problemas devido a seca. Não é justo parte da população está passando necessidades, recebendo água precariamente, através de carros pipas e a prefeitura realizar os festejos juninos com a desculpa que é tradição.

Tem melhor desculpa do que a tradição da seca? Por culpa da inoperância da classe política? Ou preferem a política do pão e circo, principalmente em ano eleitoral?

O castigo atualmente não é mais da natureza, mas da classe política que não respeita o sertanejo.

Na Bahia alguns municípios já cancelaram os festejos juninos, outros estão reduzindo significativamente os shows, que terão apenas atrações locais. E em Sergipe, onde vários prefeitos cobram ajuda dos governos federal e estadual para combater a seca? Todos vão manter suas programações com shows caros?

O blog faz um apelo para que o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual façam a sua parte neste momento. Façam o alerta a todos os prefeitos que decretaram estado de emergência devido a seca. Ao todo são 18 municípios.

É uma falta de respeito com a população e um  “tapa na cara” das autoridades que devem fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, alguns prefeitos da região da seca insistirem em realizar grandes festas juninas.

Enquanto o povo sofre com a seca, alguns comemoram seus “festejos”.

Quem quiser que vista a carapuça, se tiver coragem….

Pauta interessante para a imprensa
Uma boa pauta para a imprensa é realizar um apanhado com todos os prefeitos que decretaram estado de emergência por conta da seca. E saber quais deles ainda farão os festejos juninos com grandes atrações. Com pouco custo pode-se realizar shows com atrações locais e ponto final.

Atividades em Brasília
O governador Marcelo Déda e vários secretários de Estado tiveram um dia de grande atividade ontem, em Brasília. Assunto: o enfretamento a seca,, sobretudo, o semiárido sergipano. Ele foi recebido pela Ministra Miriam Belchior, do Planejamento e com Fernando bezerra, na Integração. Em ambas, como resumiu o governador, o objetivo era "materializar as ações anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff" no encontro do último dia 23, em Aracaju, com os governadores do Nordeste.

Questões estruturantes
Com a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, acompanhada dos principais assessores da pasta, foram debatidas detalhadamente "questões estruturantes, que permaneçam ao longo do tempo ajudando a melhorar a distribuição de água e criem condições de enfrentamento e convivência do homem com o clima da região". Estas iniciativas visam, ao mesmo tempo, atender necessidades emergenciais da população afetada pela estiagem e dotar o Estado de projetos permanentes de enfrentamento do flagelo.

Água para Todos
Já com o ministro Fernando Bezerra foi discutido o projeto Água para Todos, projeto piloto do Ministério da Integração Nacional. Durante quase duas horas, os dois definiram os últimos ajustes para que o sertanejo sergipano possa receber água tratada e de qualidade durante o ano todo.

Qualidade
Na síntese de Déda, o objetivo é levar água tratada e de qualidade onde ela não chega, por se encontrar em locais muito distantes e por não haver outra forma de abastecimento. Trata-se da segunda reunião entre ambos para tratar do projeto que será implantado de forma pioneira em Sergipe.

Direito à água
De acordo com o secretário do Planejamento, Oliveira Júnior, o projeto prevê o "fornecimento de água num modelo que amplia a disponibilidade, melhora a qualidade e pretende assegurar o fornecimento mesmo fora das situações de emergência". Ou seja, "garantir o acesso à água como direito permanente".

Código Disciplinar: substitutivo encaminhado a AL
O Governador encaminhou na manhã de ontem, 09, Substitutivo ao Projeto de Lei que trata sobre o Código Disciplinar da Polícia Militar. Ao que parece, o novo texto, apesar de algumas alterações, preserva a dogmática da versão originalmente encaminhada. O blog ressalta, mais uma vez, que é necessário que haja entendimento de ambos os lados para que se chegue a um acordo. É preciso que o Governo aquiesça em alguns pontos e que os militares também ajam de igual modo.

Negociação é o caminho
É preciso, ainda, que o deputado Capitão Samuel apresente as suas propostas de alteração através de emendas, tal qual deve atuar um parlamentar, e que não fique somente dando declarações à imprensa. A negociação é o caminho mais fácil para resolver o impasse e apenas palavras passam a impressão que tem por objetivo desgastar o Governo do que efetivamente resolver o problema.

Excelente iniciativa do TCE
Boa a iniciativa do TCE em enviar para o TRE de Sergipe a relação com os gestores públicos inelegíveis.  Tem muita gente dormindo a base de lexotan nos últimos dias.

E o ex-prefeito de Pirambu? Juarez Batista pode ser candidato?
Sei não tem alguma coisa errada na lista dos inelegíveis divulgadas pelo TCE e encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral. O nome do ex-prefeito de Pirambu, Juarez Batista, que foi afastado, teve intervenção e abriu a boca em 2007 não aparece. As contas de Juarez ainda não foram julgadas no Tribunal de Contas de Sergipe? Uma pergunta que o órgão deve responder.

Procuradoria Regional Eleitoral

Seria bom que a Procuradoria Regional Eleitoral, que tem um membro no pleno do TRE, faça uma análise rigorosa na relação enviada pelo TCE. Enquanto o nome de Juarez Batista não apareceu, o do atual prefeito, José Nilton está lá, por conta de uma denúncia do Sintese de pagamento salarial para três professores em desvio de plantão. Algo errado, mas o blog, que enverga, mas não quebra, vai começar a analisar nome por nome.

Desmascarados
Adversários do deputado estadual Gilson Andrade (PTC) espalharam que ele votou contra o projeto instituindo a jornada de trabalho de 30h para os enfermeiros. Os caluniadores esqueceram que o projeto ainda está tramitando e que no último dia 11, o parlamentar fez pronunciamento na Assembleia favorável ao pleito da categoria.

Pernas curtas
No discurso, gravado pela TV Alese, Gilson disse apoiar a reivindicação e se colocou à disposição dos enfermeiros enquanto presidente da Comissão de Saúde do Legislativo. Também afirmou “conhecer há muito tempo luta de vocês porque, além de médico, sou casado com uma enfermeira”. Como se
vê, mentira tem pernas curtas.

Mais um policial retirado do policiamento ostensivo
Mais um Policial Militar retirado das ruas para dar zeladoria no Tribunal de Justiça. apenas para lembrar os PMs a disposição de TJ, PGE, PGJ, TCE, servem apenas para zelar pelos prédios, função que não é de segurança pública. um vigilante sairia mais barato para o estado. O Boletim Geral Ostensivo da PM de ontem, 09, publicou a transferência de um 3º sargento para ficar à disposição do TJ/SE.

Portal Infonet ganha prêmio Sebrae
De parabéns a  jornalista Cássia Santana e toda redação da Infonet pela vitória no prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria  webjornalismo. Leia toda matéria: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=127928&pagina=1

Diretório nacional do PT confirma candidatura em Aracaju
Em reunião com a Bancada Petista da Câmara Federal em Brasília, o Diretório Nacional do PT reafirmou o interesse do partido pela disputa a prefeitura de Aracaju nas eleições 2012. De acordo com o secretário de comunicação do PT, o deputado federal André Vargas(PT/PR) o partido dos trabalhadores tem condições de ganhar a disputa na capital sergipana " Temos total interesse em participar desta eleição. Tivemos uma excelente aprovação da administração do PT na prefeitura a época o que legitima esta disputa. Além disso, temos o companheiro Rogério Carvalho, que venceu as prévias, com um histórico de grandes obras, sendo ele o deputado federal mais votado da história de Sergipe e diversos outros fatores. Vamos conversar com os companheiros de outro partido e argumentar as nossas razões, mas desde já o diretório nacional confirma que Aracaju está na lista das prefeituras que o PT tem interesse em disputar", afirmou.

Eduardo Campos já mostrou a Déda importância da candidatura do PSB em Aracaju
Já o PSB, através da liderança maior do partido, o presidente e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, já conversou com lideranças nacionais do PT e o próprio governador Marcelo Déda mostrando que chegou o momento do PSB ter candidato a prefeito em Aracaju.

PT e PSB separados em Aracaju pode ser fatal para 2014
Com duas candidaturas no lado governista uma do PT e outra do PSB, se a campanha for acirrada, os dois partidos dificilmente estarão juntos em 2014. E anote caro leitor: o quadro ficará totalmente aberto com várias possibilidades de coligações.

Eduardo traz para PE fábrica de caminhões direto da China
Pernambuco vai produzir caminhões da marca Shacman a partir de 2013. O investimento de R$ 1 bilhão foi fechado hoje (09), após visita do governador Eduardo Campos a uma das fábricas da estatal chinesa Shaanxi Automobile Group (SAG). O nome Shacman resulta da parceria tecnológica firmada entre a SAG e a MAN, do grupo Volkswagen.

Propaganda eleitoral antecipada. MPF já processa
Um alerta para os apressadinhos e aqueles que sempre encontram um jeitinho para colocar nas ruas a campanha de seu candidato antes do prazo da legislação. O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou na última terça-feira, 08, três ações por propaganda eleitoral antecipada, constatadas após a realização de diligências. As propagandas foram veiculadas em carros que continham adesivos que faziam menção à candidatura de João Alves Filho.

Associação a imagem do chapéu de couro
O MPE, através do promotor eleitoral José Elias Pinho de Oliveira, moveu as ações contra os proprietários dos veículos em que foram flagradas as propagandas. Os veículos dos representados circulavam com adesivos com os dizeres “Perfeito” e “Fanáticos” associados à imagem de um chapéu de couro, marca já conhecida de João Alves Filho.

Eleitora de SE pagou multa por antecipar campanha de Dilma
As ações tiveram por base a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de março deste ano, que condenou uma eleitora sergipana a pagar multa no valor de R$ 5 mil reais pela divulgação de propaganda ilegal similar. A condenação decorreu de propaganda antecipada, por meio de adesivo, em favor da candidatura de Dilma Rousseff à Presidência, durante as eleições de 2010.

Procuradora alerta para prazo
A procuradora regional eleitoral, Lívia Nascimento Tinôco, explica que os adesivos dos representados, apesar de não indicarem de forma explícita o nome do pré-candidato, o faziam de forma implícita, ao utilizarem a marca que é de fácil associação pelo eleitor. Ainda de acordo com a procuradora, propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 6 de julho de 2012 e as diligências continuarão a ser realizadas pelo MPE.

Tem uma Tinôco de olho em vocês
Pelo jeito quem pensa que tinha escapado da fiscalização dos procuradores Eduardo Pelella e Paulo Guedes e comemorou a chegada de uma mulher, Lívia Tinôco na procuradoria eleitoral, pensando que iria ser “mais fácil”, pode cair do cavalo. A mulher já chegou deixando o recado claro. Preparam-se pré-candidatos. Tem uma Tinôco de olho em vocês.

Serasa e SPC: projeto beneficia consumidor
A Comissão do Meio Ambiente e Direito do Consumidor aprovou, em caráter terminativo, o Projeto de Lei do Senado nº 329/2010, de autoria do senador da República  Valadares (PSB), que reduz, de cinco dias úteis para 24h, o prazo constante no Código de Defesa do Consumidor, para que sejam corrigidas informações arquivadas sobre o consumidor, constantes de cadastros e banco de dados – SPC, Serasa, etc. "O prazo proposto, de 24 horas, traria mais dinâmica às realizações comerciais", pondera o autor.

Correção de dados
"O objetivo do projeto é de tornar mais rápida a correção desses dados, já que o consumidor, sempre que tem seu nome com restrições cadastrais, fica impedido de efetuar compras a prazo e contratar operações de crédito", justifica o autor.Com a aprovação da Comissão do Meio Ambiente e Direito do Consumidor do Senado, o projeto segue para votação na Câmara dos Deputados.

Dia de combate à exploração infanto-juvenil
Com o objetivo assegurar a proteção de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Umbaúba, através da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), se une a demais órgãos públicos para conscientizar a sociedade sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil – 18 de maio. Para lembrar a data especial, uma série atividades e ações começaram a ser desenvolvidas nas escolas da rede pública e também em diversas localidades do Município.

Trabalhos
Engajada, junto com a equipe da SMAS, a assistente social Maria Juliana Batista fala como serão os trabalhos até o próximo dia 18. "Faço parte do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), onde estaremos na linha de frente coordenando os trabalhos. Desde 2008, que está ação é feita em Umbaúba e este ano estamos com grandes perspectivas de atrair e conscientizar mais jovens e também adultos sobre o tema", explica.

AL debaterá Finanças Públicas  hoje,10
O coordenador jurídico dos Auditores Tributários do Estado de Sergipe (Sindat), Marcos Corrêa Lima fará uma explanação hoje, 10, na Assembleia Legislativa sobre as finanças públicas do Estado. A palestra atende ao requerimento de autoria do deputado Venâncio Fonseca (PP), líder da bancada de oposição na Casa. Também estará participando o economista e coordenador do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Luiz Moura, para que juntos possam fazer uma análise sobre a situação geral da saúde financeira de Sergipe.

Equilíbrio
Na avaliação do Sindat/SE, as finanças públicas estão equilibradas. Dados do Sindicato mostram que somente em abril passado o governo do Estado teve uma  receita de R$ 420.243.822,41. O montante é referente à arrecadação das duas principais fontes de receitas, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Arrecadação
De acordo com o Sindicato a arrecadação do ICMS em abril teve um crescimento de 54,49% comparando-se ao mesmo período do ano passado. A arrecadação injetou nos cofres públicos a quantia de R$ 233.379.772,31. Já o Fundo de Participação dos Estados ( FPE) teve um incremento de 10,52%, o que assegurou uma arrecadação para o Estado no valor de R$ 186.864.050,10.

Top TAM: Propagtur premiada
A Propagtur foi premiada no último Top TAM. A avaliação realizada pela empresa aérea mostrou que a Propagtur foi quem mais se destacou nos serviços filantrópicos. A agência de turismo ganhou na categoria "Melhor Projeto Social" por manter a Associação Lar Esmeralda, situada no Povoado Recanto dos Pássaros, São Cristóvão-SE. A Associação atende a comunidade carente da região realizando vários projetos visando à inclusão social, através de cursos de alfabetização e profissionalizantes.

Mulher de 45 anos terá o primeiro registro de nascimento I
Pela primeira vez, uma mulher aparentemente com 45 anos terá o seu registro de nascimento. A informação foi da irmã Rosileide Maria Santos, moradora do município de São Cristóvão, que conseguiu localizar Josefa Maria Santos Costa após 30 anos de desaparecida.Rosileide foi procurar ajuda da Defensoria Pública na Ação Global, realizada no último sábado (5). Segundo ela, Josefa – que nunca teve um registro de nascimento – desapareceu quando tinha 13 anos. "Ela sumiu de casa para morar com um suposto namorado e depois desse dia não tivemos notícias dela, que só foi encontrada com mais de 30 anos na Vila Operária, um povoado da Cidade de Penedo, em Alagoas", relata.

Mulher de 45 anos terá o primeiro registro de nascimento II
De acordo com Rosileide, a irmã nunca teve registro porque os pais não se preocupavam em registrar os dez filhos. "Morávamos no interior e nenhum foi registrado quando criança. Dos 10 filhos, apenas dois dos quatro que estão vivos, tiveram certidão de nascimento. Eu tirei a minha aos 18 anos porque engravidei e precisei casar, mas tenho outro irmão que também não tem certidão", afirmou. A Defensoria Pública do Estado está prestando assistência jurídica, como também assistência psicossocial a Josefa, através da psicóloga do Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (Ciaps), Syrlene Besouchet.

Vencedores da promoção Decorado Premiado
Terminou com grande sucesso a promoção Decorado Premiado, que deu 5 iPads para clientes que visitaram o apartamento decorado do Premiere Residence. Na última semana da ação, o decorado recebeu uma visita ainda maior de clientes interessados em conhecer o lançamento Celi e três deles escolheram bem entre as chaves restantes e conseguiram abrir a porta do decorado. Os vencedores foram Samuel Evangelista Pinto, Selma Virginia Virei, Sandro Luiz Albuquerque Bispo, Edvaldo Barbosa Bias Filho e Silvia Viviane. Passada esta ação, o Premeire Residence, lançamento Celi, continua em evidência com uma iniciativa inovadora no Shopping Riomar, com uma planta baixa em tamanho real instalada em plena praça central.

X Mostra de Orquídeas no Jardins
De 10 a 13 de maio, o Shopping Jardins recebe a X Mostra de Orquídeas, evento alusivo ao Dia das Mães que já faz parte do calendário do centro de compras. Sob a coordenação da orquidófila, Sônia Teles, do Orquidário Sergipe, a mostra vai contar com a exposição de mais de duzentas espécies de orquídeas. Dentre elas, as famosas Cattleya, Encyclia, Phalaenopsis, Denphal, Dendrobium, entre outras. A X Mostra de Orquídeas acontece no mall principal  do Shopping Jardins e é uma excelente opção para presentear as mamães com o requinte que elas merecem. Além disso, o evento vai proporcionar aos apreciadores  de uma das mais belas espécies da natureza, um mergulho no fantástico mundo das orquídeas. Vale à pena conferir!

PELO TWITTER

www.twitter.com/cezar_britto Pediram-me desculpas por um texto escrito com alguns erros de gramática. Desnecessário. Colho da palavra a alma. Nunca a grafia.

www.twitter.com/mirofilhor  Para combater a crise, Portugal cancelou 4 feriados no ano. Se essa crise fosse no Brasil seria criado mais um. #feriadodacrisenobrasil

www.twitter.com/pequenosoares É grande sabedoria só falar quando necessário !

www.twitter.com/DiegoSelau65 hora do banho e enfrentar o transito, espero que o clima esteja tranquilo entre os condutores…#gentilezageragentileza

www.twitter.com/riltonmorais Não me incomodo em ser odiado por alguns que só fazem o mal, porque sei que sou admirado pelas muitas pessoas de bem. Bom dia!

www.twitter.com/firmo_robalo  Que tal os comerciantes arrumarem áreas para estacionamento dos seus clientes, ao invés de ficar chorando e querendo voltar aos caos?

www.twitter.com/dilsonramoslima  As labaredas do fogo amigo ardem em Aracaju. E não há 'bombeiro' que possa dar conta de chamas tão altas. #cenariopolitico

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  Vou mudar minha conduta agora no twitter vou ficar um pouco mais "desbocado" tá complicado suportar tanto "nhenhenhenhe". #vemgenteeeee kkkk

www.twitter.com/thiagoribeirose "Toda brincadeira tem um fundo de verdade". Por isso nunca aceite convite para brincar de roleta-russa!!!

DO LEITOR

Concurso SEED – Redações não disponíveis
Do Prof. Wagner G. Lemos: “Ao contrário de muitos, não estou a me lamentar pela prova objetiva. Na disciplina de português não houve problemas em meu entendimento, tanto que tirei uma doas mais altas notas. Todavia, eu e muitos outros colegas não puderam ver a redação disponibilizada no site. Desde o lançamento das notas não há arquivo para ver. A mensagem do site é: 404 – Arquivo ou diretório não encontrado. O recurso que você está procurando pode ter sido removido, ter tido seu nome alterado ou estar temporariamente indisponível.O prazo de recursos foi prorrogado, mas vence hoje (10/05). Como impetrar recurso se não nos acessível o texto corrigido? Mandei dois emails (fiquei sem resposta) e telefonei duas vezes para a FUNCAB, tendo sido atendido por uma senhora de nome Fabiane do setor de concursos que assegurou que no dia 09/05 "todas as redações já estariam disponíveis", o que não ocorreu. Peço-lhe o favor de noticiar e, pela força da mídia, repassar a informação e pressionar aqueles que são responsáveis pela lisura e organização do processo”.

Falta de pagamento das empresas terceirizadas da Fundação Hospitalar
Comentário de Funcionário Estatuário: “Gostaria de que fizesse uma denuncia a respeito da situação dos terceirizados do HUSE. Faz alguns dias que os funcionários da AVM construções que presta serviço de manutenção nas unidades assistidas pela FHS, a informação que circula no HUSE é que a fundação não esta honrando seus débitos com a terceirizada e consequentemente não pagou aos funcionários, bem como não forneceu transporte. Um Hospital do porte do HUSE sem equipe de manutenção, ocasionalmente ocorre faltas de energia na unidade onde é necessário a presença de eletricistas para poder sanar algum eventual problema. Trabalho na UTI da unidade e é frequente o aparelho chamado NOBREAK ocorrer problemas, os equipamentos como respiradores possuem uma bateria que dura algumas poucas horas ( baterias essas que já não fornecem energia pelo tempo estabelecido pelo fabricante devido ao uso), imagine um problema de falta de energia e não haver eletricistas ou outros profissionais para resolver esses problemas com urgência, será que todos os pacientes da UTI e outros setores deverão morrer para que o governador e principalmente o MP tome alguma providência? Claro não há nenhum familiar deles na unidade! Logo logo os que entrarão em greve são os funcionários da antiga Transurh, que a fundação se comprometeu em pagar diretamente os funcionários, que também estão sem receber e ameaçam em parar. Com todo o caos na saúde, profissionais  desvalorizados, insumos insuficientes ou em falta, será que os políticos não possuem coração e amor pela a vida do próximo? Caso haja alguma dúvida da veracidade de minhas palavras, venha ate a unidade e procure os setores de higienização e manutenção, aproveite faça um tour nos diversos setores do hospital e garanto que você fará um serviço social para os desamparados do sistema de saúde”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun       

Frases do Dia
Exaltação ao Nordeste – Luiz Gonzaga de Moura
Eita,Nordeste da peste,
Mesmo com toda seca
Abandono e solidão,
Talvez pouca gente perceba
Que teu mapa aproximado
Tem forma de coração.
E se dizem que temos pobreza
E atribuem à natureza,
Contra isso,eu digo não.
Na verdade temos fartura
Do petróleo ao algodão.
Isso prova que temos riqueza
Embaixo e em cima do chão.
Procure por aí a fora
"Cabra" que acorda antes da aurora
E da enxada lança mão.
Procure mulher com dez filhos
Que quando a palma não alimenta
Bebem leite de jumenta
E nenhum dá pra ladrão
Procure por aí a fora
Quem melhor que a gente canta,
Quem melhor que a gente dança
Xote,xaxado e baião.
Procure no mundo uma cidade
Com a beleza e a claridade
Do luar do meu sertão.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais