A semana: sobre a “briga” PT, Edvaldo, Jackson, Laércio e Cia…

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

As últimas declarações dos caciques políticos sergipanos estão dando o que falar:

O governador de direito Belivaldo Chagas fala pela boca do governador de fato Jackson Barreto;

o PT usa a vice-governadora Eliane Aquino como a figura pública para combater o campo da direita e dos “ainda aliados” e mandar recados diretos para Edvaldo Nogueira;

Laércio Oliveira reage e cobra do PT a coragem para entregar os cargos comissionados;

Pelo visto a briga por 2020 já começou e vai ficar cada vez mais acirrada. O blog avalia isto como um fenômeno de contraindicações de uma aliança fisiológica formada em 2018 cujo objetivo era eleger o atual governador.

A catarse eleitoral vai atingir muita gente do bloco governista e o desconforto pós-eleição não será remediado com declarações, ameaças veladas, demissões e acomodações em cargos.

O eleitorado deve prestar atenção no que disseram estas pessoas em 2018, o que dizem agora e o que dirão em 2020.

Enfim, tudo rendará muitas pautas, análises e recados nos próximos meses.

 

Justiça tem “Dificuldade” para encontrar ex-deputado Desde o ano passado que o hoje ex-deputado estadual Jairo de Glória vem sendo cobrado para pagar uma pensão de poucos mais de 2 mil reais. Não tem dinheiro em conta e na cidade dele, Nossa Senhora da Glória, estão com “dificuldade” em encontrá-lo. Este é Sergipe Del Rey…

Lei 8.666 permite aditivo de 40% da obra? E ontem repercutiu na imprensa a obra de reforma do prédio da Alese que foi orçada em R$ 6 milhões, mas ficou no custo final em R$ 9 milhões, um acréscimo de cerca de 40%. A Lei 8.666, das licitações permite este percentual enorme de aditivos?

Empresário gravou colega dizendo “Hoje dei um tombo em fulano” E um empresário cansado de ouvir outro amigo também empresário dizer quase que diariamente ao fim do dia que “hoje dei um tombo em…” ou “hoje dei um golpe em…” como se fosse uma comemoração passar a perna em alguém resolveu gravar o colega. O áudio quando cair nas redes sociais vai explodir mais do que combustível em algum posto. Lamentável…

Cavalos de raça E não é que aquele gestor não está nem aí para os altos lances que vem dando em leilões de cavalo de raça mesmo sem ter como comprovar tanta dinheirama. Depois vai ter que cantar música sertaneja atrás das grades…

Audiência cassação de Valmir e Ibraim Monteiro Na manhã de ontem, 23, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) ouviu testemunhas arroladas na investigação referente a abuso do poder de autoridade e econômico, cujos os investigados são José Valmir Monteiro e Ibraim Silva Monteiro. O Ministério Público do Estado Sergipe (MPSE) solicita, nos autos, a cassação dos mandatos e a inelegibilidade dos envolvidos. O relator do processo é o Des. Diógenes Barreto.

Opinião sobre estrutura do Coaf Do vereador Elber Batalha Filho nas redes sociais: “Senhores creio que muitos debates nacionais hoje retiram o foco da questão central que verdadeiramente importa. Como estrutura de estado defendo o Coaf na Economia. Por dois motivos, por entender que evitaria o uso direcionado do Coaf pra perseguição polícia, e o segundo por estar provado que mesmo na economia ele cumpre seu papel investigativo, a prova disso foi a colaboração dele em todas as investigações da Lava-jato e congêneres. Ao meu ver grave mesmo é a retirada das atribuições dos auditores da receita. Esse sim é um precedente muito perigoso.”

Mensagem lúcida O ex-deputado João Fontes apoiou a postagem de Elber: “O vereador Elber Batalha postou a mensagem mais lúcida sobre a votação do imbróglio COAF, coisa rara nos tempos das redes sociais. Hoje o Ministério da Justiça tem Sérgio Moro como ministro, mas Renan Calheiros já ocupou a pasta. O importante é fortalecer as instituições, independente das pessoas que ocupam os cargos! Parabéns, Elber. Lamentavelmente, a idiotia assola o país e as pessoas opinam pelas paixões partidárias. Os dirigentes do COAF são indicados pelo mesmo governo na economia ou na justiça.”

Isenção de cobrança de taxas por remarcação ou cancelamento de passagens O deputado federal Fabio Reis (MDB) coordenador da bancada sergipana, apresentou Projeto de Lei 3073/2019 que proíbe as empresas aéreas de cobrarem taxas e multas por remarcação ou cancelamento de passagens, quando solicitado até 30 dias antes do prazo.

Código O projeto altera a Lei 7.565/86 do Código Brasileiro de Aeronáutica, respeitando um direito do consumidor que, não raras vezes, chega a ser penalizado em até 100% do valor da passagem no caso de mudança de datas. O deputado espera que a Câmara dos Deputados trate o assunto em regime de urgência, já que o Brasil tem uma das passagens aéreas mais caras do mundo.

Abuso e injustiças Segundo Fabio Reis, essa prática, além de se caracterizar um abuso contra o consumidor, provoca injustiças contra o cidadão. “Há ocorrências comprovadas de que devido a problemas inesperados de doenças, quer sejam do próprio passageiro ou de alguém da família, o consumidor não teve o direito de trocar a passagem de forma gratuita, tendo que pagar um valor exorbitante em taxas e multas para a remarcação”, argumentou o parlamentar.

Obra da orlinha de Amparo do São Francisco E a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), em discurso na Alese, repudiou mais um caso de descaso com o dinheiro público com obras inacabadas, desta vez, o problema afeta os moradores de Amparo do São Francisco, que denunciam a paralisação da obra da orlinha do município às margens do Velho Chico.

Paralisação A obra, que deveria fortalecer principalmente o turismo local, está paralisada desde 2011. Os moradores do município, indignados com a situação, buscaram o apoio da deputada Kitty Lima para intermediar uma solução para o problema. Inclusive moradores já enviaram ao blog vídeo e fotos mostrando a atual situação da obra.

Sem problemas com a Adema Kitty informou que não há problema com a Adema, como justificou o prefeito local. “Depois do que ouvi deixo agora a palavra com você prefeito, vai permitir que a população continue na expectativa de uma solução quanto a finalização das obras?”, questionou Kitty, em mensagem ao prefeito de Amparo do São Francisco, Franklin Freire.

Caixa terá parcerias em pré-pago e fidelidade Valor Econômico/SP: A Caixa vai abrir processo para selecionar parceiros nas áreas de fidelidade e cartões pré-pagos, apurou o Valor. A escolha faz parte da reorganização do negócio de cartões do banco antes do IPO da subsidiária de pagamentos Caixa Pay. Ainda não há prazo estipulado para que a instituição dê início ao processo para receber as propostas dos interessados nessas duas modalidades de acordo, diz fonte a par do assunto.

Caixa terá parcerias em pré-pago e fidelidade Valor II A Caixa ainda está definindo o desenho final da subsidiária, e quais operações ficarão dentro dela. Por exemplo, já se sabe que a atividade de emissão de cartões ficará com a Caixa Pay, mas há discussões a respeito da linha de crédito correspondente. A instituição financeira tem aproximadamente 96 milhões de cartões de débito e apenas 5 milhões de cartões de crédito.

Caixa terá parcerias em pré-pago e fidelidade Valor III Enquanto isso, a Caixa avança na seleção de um parceiro para atuar em adquirência. De acordo com um interlocutor a par do assunto, o resultado desse processo será conhecido em 45 dias. A Caixa planeja fazer a oferta inicial de ações da Caixa Pay no segundo semestre, depois do IPO da área de seguridade. No início desta semana, a instituição enviou aos bancos de investimentos os pedidos de proposta para coordenar a venda das ações da empresa de cartões.

Diálogo pela Fafen Argumentando que o Brasil é o quarto colocado entre os maiores consumidores de nutrientes minerais para fertilizantes no mundo, ficando atrás de países como a China, Índia e Estados Unidos, o secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Carvalho, participou, junto com deputado federal Laércio Oliveira, de uma audiência com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Santos Cruz e com o chefe da assessoria especial do Governo, Almirante Alexandre Araújo Mota, em Brasília. Os sergipanos aproveitaram a oportunidade para discutir com o ministro sobre os problemas causados com a hibernação da Fafen Sergipe, e falaram ainda sobre as perspectivas do estado com as recentes descobertas a Petrobras em águas profundas de Sergipe.

DECRETO EMDAGRO – Nota de Esclarecimento

Sobre a nota publicada na coluna do jornalista Cláudio Nunes no seu blog acerca do Decreto 40.375/19, o Governo do Estado vem informar que:

1. O referido ato normativo foi analisado pelas instâncias administrativas competentes, com deliberação pelo Conselho de Administração da EMDAGRO e parecer prévio da PGE, com fundamento em diversas decisões do STF, entra as quais a ADPF 387, que definiram que as empresas públicas prestadoras de serviços públicos típicos do estado e em regime de não concorrência, como no caso da EMDAGRO, devem pagar suas dívidas através do regime de precatórios;

2. A EMDAGRO, não obstante ser empresa pública com natureza de direito privado, é exclusivamente prestadora de serviço público, gozando da mesma prerrogativa das entidades públicas e com reconhecimento pacífico do Poder Judiciário;

3. O Decreto não causa qualquer prejuízo aos servidores, à empresa e nem ao Estado, pois as dívidas constituídas – que marchavam sem sucesso em processos judiciais – serão efetivamente adimplidas no regime de Precatórios, em aportes realizados perante o Tribunal de Justiça que garantem previsibilidade e alinham-se à melhor controle orçamentário e financeiro;

4. Não há ofensa legal a qualquer preceito da Constituição ou da LRF, já que objetiva uniformizar o entendimento que vinha sendo reconhecido pelo Poder Judiciário em processos indivíduais, cujos ônus sobre a Empresa, por ser totalmente dependente do Estado, estavam sendo impostos à Administração Direta;

5. Embora fosse desnecessária a edição do decreto, uma vez que este direito já é reconhecido judicialmente, a veiculação do ato normativo visa a segurança jurídica daqueles que litigam contra a EMDAGRO, trazendo publicidade e transparência dos atos que são marcas dessa gestão.

Esclarecimentos do Blog Arrepare, Osmário! Tudo balela, diante da falta de interesse de fiscalização do TCE, do MPE e da Alese. Fica uma pergunta, que não quer calar: Qual é, mesmo, o número do processo ou do parecer jurídico que a PGE emitiu para dar ar de legalidade a tá Decreto? A tal ADPF 387 trata do quê e foi deferida para quem é com qual extensão de seus efeitos? A Lei, ora, a lei…

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Gente Sergipana – Dona Joseita (professora por vocação). Por Antônio Samarone: “Maria Joseita de Oliveira (79 anos), nascida em 28/04/1940, em Itabaiana, filha de Horácio Cruz e Júlia Dulce dos Santos. Aprendeu as primeiras letras com Dona Candinha, e concluiu o ensino Primário no Grupo Escolar Guilhermino Bezerra…* *O Beco Novo, na década de 1960, possuía cinco escolas primárias: quatro particulares (as escolas de Dona Helena, Maria Augusta e Joseita, e escola do professor Airton Silva; e o GLEI. Para sofisticar o complexo educacional do Beco Novo, tínhamos a Escola de Datilografia de Dona Tota, por onde todos passávamos. Sem saber datilografia (seiscentos toques por minuto, sem olhar), ninguém passava nos concursos do Banco do Brasil.” A leitura completa aqui.

Inscrições abertas para IV Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia da infância e juventude da OAB/SE Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Concurso Cultural de Desenho, Pintura e Poesia, realizado anualmente pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe. Neste ano, o tema será “Liberdade, Igualdade e , sem retrocessos para todo povo brasileiro”. Idealizado pela Comissão dos Direitos da Infância, Adolescência e Juventude, o concurso é destinado aos estudantes de escolas públicas, do ensino fundamental e médio do Estado, além de crianças e adolescentes inseridos em projetos da sociedade e entidades do terceiro setor. Para participar, as crianças e adolescentes devem enviar desenhos, pinturas ou poesias que relacionem o tema central à Família; à Liberdade Religiosa; ao Gênero e Violência; ao Meio Ambiente; à Proteção dos Animais; e à Cidadania e Igualdade. O certame é divido em três categorias: crianças de 6 a 10 anos; crianças e adolescentes de 11 a 14 anos e adolescentes de 15 até 18 anos incompletos. Os participantes poderão escolher, no ato da inscrição, entre desenho ou pintura e poesia. As inscrições são gratuitas e os trabalhos, juntamente com os formulários (preenchidos e assinados), deverão ser depositados até dia 19 de agosto, nas regionais da OAB em Aracaju, Itabaiana, ou Lagarto. As produções dos estudantes serão examinadas por uma Comissão Julgadora que irá eleger os três melhores de cada modalidade e categoria. O resultado do Concurso será divulgado até o dia 20 de setembro, no site da OAB Sergipe, (www.oabsergipe.org.br ) e da ESA (www.esasergipe.org.br ). A entrega dos prêmios ocorrerá no dia 9 de outubro.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

O Centro Socialista Sergipano

GILFRANCISCO: Jornalista, pesquisador e professor universitário.

gilfrancisco.santos@gmail.com

Foi inaugurada às 19 horas na sala de honra da Biblioteca Pública do dia 20 de março de 1918, a sessão inaugural da instituição Centro Socialista Sergipano. O ato público teve grande concorrência. Primeiramente usou da palavra o trabalhador e acadêmico Florentino Menezes (1886-1959) que pronunciou um discurso analítico, expondo, nessa oração de conceitos humanamente socialistas, o fim da futura sociedade que, com muitos outros apóstolos de amor, de verdade e de justiça, acabava de fundar e a qual era inaugurada naquele momento (1).

Foi um discurso admirável, ao terminar o, proclamou presidente do Centro Socialista Sergipano. Proclamado Presidente Manuel dos Passos de Oliveira (1859-1935), tomou assento na cadeira de honra, começando a sua improvisada declamação. Depois com sua luminosa e clássica exaltação, pronunciou algumas palavras, fazendo boa introspecção ao princípio do socialismo, como salvação da humanidade e afirmação da grandeza nacional. A diretoria do Centro foi composta dos seguintes nomes:

Dr. Manuel dos Passos de Oliveira Teles

Presidente – Dr. Manuel dos Passos de Oliveira Teles
1º vice-presidente – professor José de Alencar Cardoso
Vice-presidência – Dr. Alcibíades Paes
Secretário geral – professor Monteiro Filho
1º secretário – major Epifânio Dória
Secretário Acadêmico – Florentino Menezes
Orador – professor Arthur Fortes
Orador – Péricles M. Barreto
Comissão de finanças: Virgilio Maynard, Euclides Teles e José Alfredo

Escolhidos os membros da diretoria, lida a ata inaugural do Centro Socialista Sergipano, a qual foi aprovada pela diretoria e assinada por 56 pessoas presentes. Em seguida nomeada uma comissão composta dos senhores Alcebíades Paes, Monteiro Filho e Euclides Teles, para dar parecer sobe os estatutos da nova associação.

Termo de Fundação

“Damos, em seguida, o termo de fundação da sociedade notável que acaba de ser fundada:
Nós abaixo assinados, reunidos a convite do Sr. Florentino Menezes, aos dezenove dias do mês e março de mil novecentos e dezoito, no salão de conferência da Biblioteca Pública, fundamos o Centro Socialista Sergipano, cujo fim é uma propaganda enérgica, continua e eficaz das diferentes doutrinas socialistas no Estado de Sergipe.
Reconhecendo a vitória das novas teorias sociais que no atual momento convulsionam toda a Europa transformando por completo a Rússia e prometendo estender-se aos outros países do velho e culto continente, e de acordo com a orientação que nos apresentou em sessão, por intermédio do seu discurso, o autor da ideia e julgando justas as causas que determinaram este modo de proceder, resolvemos iniciar, por meio deste “Centro”, uma propaganda em Sergipe, tão desenvolvida quanto possível, afim de que para o futuro se possa afirmar que o nosso querido Estado esteve sempre na vanguarda daqueles que resolutamente trabalharam e se esforçaram pela vitória da nova civilização.
O Centro Socialista Sergipano lutará sempre pela justiça pelo amor e pela paz e, deste modo, nós que hoje aqui nos reunimos em um recinto sagrado do Brasil para trabalhar, com lealdade, com esperança e fé pela vitória do grande ideal que há de dirigir, de melhorar e de elevar a humanidade do futuro.
E sonhando com a regeneração da humanidade e almejando a verdade, o amor e a justiça, nós sócios fundadores desta Instituição, prometemos solenemente nunca nos afastar destas normas e do ideal grandioso contido nestas três palavras que encaram a mais alta expressão da dignidade humana: – verdade, amor, justiça”(2).

Discurso de Florentino Menezes

Exmª. Senhoras:
Meus caros e distintos patrícios:
Meus companheiros de luta:

Cumpre-me antes de externar as minhas ideias sobre a fundação deste Centro expor os sentimentos que vibram na minha agradecida, porque acima das cogitações áridas do cérebro piram as expansões magníficas do ideal, a única força capaz de guiar os povos para um futuro grandioso.
E neste momento não são ideias que as minhas palavras exprimam, porém o reconhecimento de um coração dos escravizados diante da gentileza dos meus patrícios que concorrem a este sonho prestando um poderoso auxílio à propaganda socialista em Sergipe.
E eu tenho um imenso em confessar que na agitação constante em que se tem convulsionado a minha insistência, neste anelar incontido de aspirações perdidas, de desilusões amargas de tristezas, de revoltas, de desesperos, e no meu longo martíriologia de mais de 30 anos, pela primeira vez me sinto feliz.
Dez anos são já passados, despreocupado eu cursava uma Academia de medicina, onde acabava de prestar os exames da 3ª serie, e o trabalho do proletariado, das vítimas da civilização moderna, transformado em riqueza e em capital, sob a honra de um ordenado, passava dos cofres do governo para as mãos do meu progenitor, e delas para as minhas, a fim de que eu pudesse vencer, nesta luta cruel da existência, – e a quem sabe, talvez se o destino me não fosse adverso, disser inconscientemente que havia subido com os meus próprios esforços, sem me lembrar de que aquele dinheiro vinha de meu pai, que este o recebera do governo e que o governo o havia tirado do povo, deste povo heroico, que morre asfixiado nas fábricas, nos subterrâneos das minas, ou cavando um solo logratíssimo como um eterno condenado…
Mas uma ligeira modificação na política fez meu pai perder o rendoso emprego ao mesmo tempo em que uma moléstia cruel abatia-me o organismo, produzindo lesões nos centros cardíacos, e os mestres da ciência médica ordenavam-me o repouso absoluto, o repouso exatamente no instante em que eu precisava reunir todas as minhas energias a fim de salvar-me do naufrágio a que me levaram as tempestades que agitavam o oceano revolto de minha existência.
O destino me havia vibrado um golpe cruel e desapiedado, a desgraça caia temerosa e trágica sobre a minha cabeça e as trevas impenetráveis de uma noite insondável enegreceram os primeiros raios de aurora do meu futuro destruído.
E eu parei um instante na minha carreira vitoriosa, pela primeira vez havia encontrado um obstáculo que se me aparecia invencível e o abalo psicológico, agitando as camadas mais profundas do meu organismo, deixou traços indeléveis, e uma modificação profunda operou-se então em minha consciência.
A dor levou-me a pensar, e ensinou-me a reagir, porque só o sofrimento será capaz de nos fazer compreender as injustiças, as desgraças e os martírios que são impostos aos infelizes quando eles nos ferem diretamente a alma.
O mais exaltado aristocrata, o mais terrível tirano que se conservava impossível diante da lógica inquebrantável de centenas de livros, cederia convencido se algum dia o destino o obrigasse a suportar os sofrimentos que outrora, com o riso nos lábios e a consciência despreocupada e calma, impôs a milhares de seus semelhantes.
Levam-no sem piedade a uma fábrica, substituem o seu frack elegante pela blusa grosseira do operário e deixem-no trabalhar durante 15 horas com uma alimentação insuficiente, obriguem-no a penetrar em um cano de esgoto onde se escoam repugnantes as podridões hediondas, façam no descer a uma mina de carvão, e lá, muitos metros abaixo do solo, nos subterrâneos temerosos e profundos, de picareta em punho, atacando as camadas enegrecidas da hulha, o nosso tirano, quando sentir enfraquecer-se a existência nesta batalha inglória oculta nas entranhas misteriosas da terra, reconhecerá então que nós temos razão, nós os sonhadores da sociedade futura, porque o sofrimento ensinou-lhe a sentir e a compreender o infortúnio e a tortura dos nossos semelhantes…
E eu preciso confessar, – porque a minha vida nada mais tem sido do que uma longa confissão foi o sofrimento e foram as injustiças inconcebíveis, cruéis e temerosas de que eu tenho sido vítima em minha vida pública, e foram as humilhações a que me atiraram as forças sociais de minha terra, que me levaram a simpatizar com estes novos apóstolos que com a ama invencível da palavra e da lógica tentam retornar a sociedade, prometendo-nos para o futuro uma humanidade mais feliz, mais perfeita e mais moralidade.
E quem poderá afirmar, vivendo nesta época de mercantilismo e injustiças, que os seus lábios nunca foram tocados pelo calix de amarguras que eu tenho sorvido com a resignação de um mártir?
E quem poderá garantir que este veneno sutil e cruel não lhe venha ainda enegrecer a vida, matando-lhe para sempre o riso e a alegria?
Pois bem: quando a felicidade fugir-lhe, quando o martírio aparecer hediondo ante a sua vista aterrada, quando os sonhos de outrora se desvanecerem no seu coração desiludido, quando o amor ceder o seu lugar ao ódio consumidor e selvagem, e a esperança for destruída pela chama devastadora do sofrimento, então estaremos nós os socialistas, como outrora os apóstolos, não para trazer a felicidade do além-túmulo, mas para apontar aqui mesmo na terra, a estrada gloriosa que nos á de guiar para um futuro majestoso, e amparar o seu coração árido e deserto e quase aniquilado pelos golpes do infortúnio com um ideal que o há de novamente povoar de esperanças, de alegria, de felicidade e de sonhos benfazejos.
Então o socialismo o salvará, por que ele é o ideal mais grandioso e mais sublime que desde a sua origem misteriosa tem habitado a alma inconcebível, poderosa e imensa da humanidade.
O ideal socialista é o único capaz de salvar o homem moderno da degradação moral em que caiu é o único capaz de elevá-lo novamente à dignidade humana, porque é ele o mais puro e é um ideal de amor, de verdade e de justiça.
Meus patrícios: – é triste, mas é necessário dizer, neste momento em que vos falo; eu vejo, eu compreendo, eu sinto a necessidade absoluta e urgente de um ideal em nossa terra, capaz de elevar o nosso caráter, de guiar os nossos estadistas na concepção e na direção das forças sociais, de fazer o nosso povo e o nosso operariado reconhecerem os seus direitos convencendo-se finalmente de que são homens e que não são escravos de capitalistas.
Não é a inteligência que nos falta, não é a coragem, é apenas um ideal que possa unir todos os sergipanos, sustentando os ímpetos de prepotência, enfraquecendo as manifestações absurdas da força, acudindo aos gritos de desespero, amenizando os gemidos, diminuindo o sofrimento, trazendo a esperança para todos, e este ideal só o encontraremos no socialismo, porque só ele nos pode prometer para o futuro uma sociedade mais perfeita e mais justa.
E foi com o fim de divulgar este ideal em minha terra que eu pensei na fundação do Centro Socialista Sergipano, o qual no momento presente eu vejo transformado em realidade, devido ao espírito progressista e ao apoio mora dos meus patrícios que me auxiliaram, concorrendo a esta sessão que há e marcar uma nova fase na historia do socialismo em Sergipe.
E já era tempo de começar a luta; a Rússia ensanguentada, esmagada pela invasão estrangeira, dilaceradas pelas dissensões intestinas, entregues a mais desordenada das anarquias, sacrificou a sua existência secular para salvar a Revolução, e hoje a República Socialista é lá uma realidade, implantando o seu pavilhão vitorioso nos palácios onde outrora a dinastia e a prepotência dos Czares imperavam.
Na poderosa e liberal Inglaterra os partidos socialistas são ouvidos e respeitados como a maior força política do Império; na França revolucionária e heroica eles orientam a ação dos governos e até na Alemanha militarizada a sua influência manifesta e a julgar por alguns autores dignos de fé, o Kaiser não se teria arriscado a esta tremenda ventura, se não contasse com a adesão da maior parte do partido socialista que La se apresenta como uma força disciplinada e formidável.
É esta a maior prova do valor, da influência e do respeito que impõem os partidos socialistas na velha e culta Europa e em alguns países dos mais civilizados da America.
É como poderemos consentir que aqui continuasse esta mesma indiferença, que de há longos anos em enfraquecendo e amesquinhando a alma sergipana?
E porque não trataremos, em um esforço único alevanta estes ânimos, estes corações desalentados, enfraquecidos por uma vida amolentada, de prazeres e de abjeções criminosos?
E é a vos que neste instante me ouvis, cujos corações vibram uni sonhos pela realização do mesmo ideal, em que eu sinto a mesma palpitação universal que neste momento acelera e eleva até a exaltação a tragédia formidável da vida que se desenrola sangrenta desde as estepes geladas da Rússia até solidões misteriosas do oceano; é a vós, meus irmãos de ideias, a quem está entregue o futuro deste ideal magnífico e sublime na pátria sergipana.
Eu bem sei que impossível seria lutar-se contra as leis socais que dirigem e presidem a evolução dos povos, e o socialismo vencerá em toda a Europa, nos Estados Unidos, na Argentina, no Chile no Uruguai, finalmente em toda a América; no Brasil, em Sergipe, em Aracaju, em Laranjeiras, em S. Cristóvão e no Socorro…
Porém o que eu sinto profundamente e, o que me abate a alma é pensar que Sergipe tenha ainda que permanecer retrógrado, durante longos anos, sem poder acompanhara nova civilização, mesmo quando ela for uma realidade em todos os povos cultos.
Eu não aconselho o socialismo a ponto de perder-se a pátria e a família, e o exemplo já nos deram os povos que nesta formidável tragédia se dilaceram na Europa.
E quando no momento aflitivo a pátria implorou o sacrifício de seus filhos, um gesto grandioso e sublime de altruísmo encheu o mundo de admiração e espanto, e uma só resposta se ouviu: – seremos primeiro Franceses ou Alemães e só depois socialistas.
Pois bem: imitemos a Europa civilizada e culta; façamos do socialismo a nossa bandeira, o nosso guia para o porvir, mas não abandonemos a pátria e que ela seja com este solo abençoado, este céu estrelado, esta brisa serena, e como tudo o que nos rodeia – um socialismo sergipano.
Patriotismo e socialismo: eis o tema grandioso que vos apresento: o amor pela terra adorada em que nascemos pela família idolatrada, e a admiração pelo futuro que de longe nos arrasta e nos fascina com a sua atração misteriosa.
Eu sua carreira alogadíssima passam os séculos, esboroando com o tempo os continentes, enterrando com o seu pó implacável as grandezas humanas; e o ideal socialista resistirá invencível a todas as hecatombes que possam revolucionar o mundo social, porque a sua força é daquelas que se não destroem, a força da verdade e da justiça.
Agora vou terminar, e o Centro Socialista que já tem a sua história não pode calar os nomes daqueles que foram os seus benfeitores na época agitada de sua fundação, e eu sinto prazer em citá-los, porque com isto pratico um ato de justiça e gratidão.
O talentoso professor José de Alencar Cardoso, espírito esclarecido e culto, verificou desde logo tratar-se de um problema que interessa o futuro da humanidade e o seu auxílio, a sua delicadeza e o seu cavalheirismo não tiveram limites para comigo.
Trabalhou, lutou e defendeu a nova ideia como um adepto fervoroso.
O Sr. Epifânio da Fonseca Dória, o esforçado trabalhador e inteligente diretor da Biblioteca Pública, cedeu a pedido do professor Cardoso, o salão de conferencias do estabelecimento que dirige, prestando deste modo um serviço de real valor à causa que deferido.
Agora outro benfeitor.
É um nome ilustre, outro amigo dedicado e que se tem abatido com denodo pela vitória deste empreendimento.
Este companheiro de lutas é o grande filósofo sergipano Dr. Manuel dos Passos de Oliveira Telles, o sociólogo consciente que reconhece, através das leis da Sociologia, que as sociedades, como todos os seres, nascem, vivem e morrem, cedendo assim à eterna e inexorável lei da natureza.
E eu penso pagar uma dívida de honra de render uma homenagem ao seu talento profundo, à sua ilustração vastíssima, ao seu prestígio político, à sua dedicação pela causa dos oprimidos e, sobretudo, à sua coragem temerária de confessar-se socialista em Sergipe, aclamando o presidente do Centro Socialista Sergipano!(3)

Desde o dia 15, quando Florentino Menezes através do artigo Ao povo de minha terra, publicado no Diário da Manhã, convoca a população em geral para comparecer a sessão do dia 19 de março às 7 horas da noite, no salão da Biblioteca da Loja Maçônica Cotiguiba, para a inauguração do Centro Socialista Sergipano. Evento vinha sendo bastante divulgado na imprensa, somente na véspera da reunião a população aracajuana foi informada da mudança de local da primeira sessão do CSS, para a Biblioteca Pública (4), por ser mais adequada para o grande número de participantes esperado:

“Estamos informados de que à última hora, ficou resolvido que a primeira sessão do Centro Socialista Sergipano realizar-se-á no salão da Biblioteca Pública, às 19 horas de hoje. O espaço acanhado do salão da Loja Cotinguiba, onde funciona a biblioteca da Loja, e a afluência enorme de pessoas que se acharão presentes, determinaram este alvitre”(5).

Florentino Teles de Menezes desde cede se dedicou à matemática, e aos estudos sociais. Apesar de não ter concluído o curso de medicina, tornou-se notável jornalista, mas foi como sociólogo que se torna um mestre, um nome reconhecido nacionalmente, por muito se ocupar com a situação social e política do país. Nas suas obras analisou realidades e tendências, mostrando caminhos, sugerindo soluções para os problemas nacionais.

Para as comemorações de 1º de maio de 1918, dia consagrado ao trabalhador, coube ao Centro Socialista Sergipano festejá-lo. Após reunião de sua diretoria enviou convite a Redação do jornal Estado de Sergipe, bem como programação para divulgar a população:

“A diretoria do Centro Socialista Sergipano, desejando dar a máxima solenidade à festa do trabalho que terá lugar no Teatro Carlos Gomes no dia 1º de Maio às 4 horas da tarde, tem a honra de convidar esta ilustrada Redação para assistir a referida solenidade quando será realizada uma conferência sobre o socialismo e o trabalho, pelo notável e erudito filósofo Dr. Manuel dos Passos de Oliveira Telles.
Nesta ocasião, o afamado e conceituado Colégio Tobias Barreto, que obedece à sábia orientação do talentoso professor José de Alencar Cardoso, cantará o Hino Socialista Sergipano, obra do mavioso e delicado poeta Arthur Fortes.

Esperamos que a ilustrada Redação do Estado de Sergipe irá honrar a festa do operariado, concorrendo para abrilhantar mais este ato, a diretoria manifesta-se desde já agradecida e aproveita a oportunidade para apresentar os seus protestos da mais alta estima e consideração.
Saúde e fraternidade

A Diretoria” (6)

O Centro Operário Sergipano, fundado em 1911 e que todos os anos festejava o 1º de maio, pela primeira vez deixou de fazê-lo para aderir às festividades promovidas pelo Centro Socialista. Em nota divulgada pela imprensa sergipana esclarece o seguinte:

“Não havendo sessão solene no dia 1º de Maio, em virtude de na mesma data a Diretoria desta sociedade ir tomar parte na festa que em homenagem à gloriosa data do trabalho o Centro Socialista Sergipano vai promover, convido a todos os sócios a comparecerem à sessão extraordinária que terá lugar às 3 horas da tarde de domingo, 28 do corrente, na residência do consocio Raymundo Nunes de Azevedo, à Avenida Niterói, Bairro Siqueira Menezes, a fim de serem pelo Sr. tesoureiro apresentadas as contas do ano social findo.

Aracaju, 24 de abril de 1918.
1º secretário
Domingos Silva”(7).

1 - Sobre a criação do Centro Socialista Sergipano, Florentino Menezes publicou anteriormente vários artigos no Diário da Manhã: O Problema Socialista em Sergipe (18/19 de agosto, 1917); Liberdade, Igualdade, Fraternidade (28 de fevereiro, 1918); A Evolução do Socialismo (26 de abril, 1918); Socialismo e Crítica (17/18 de maio, 1918).

2 - Diário da Manhã. Aracaju, 21 de março, 1918.

3 - Diário da Manhã. Aracaju, 23 de março, 1918. Neste mesmo ano publicou O Partido Socialista Sergipano.

4 - A Biblioteca Pública estava localizada na Praça Tobias Barreto, atual Olímpio Campos, no prédio onde hoje está sediada a Câmara de Vereadores de Aracaju.

5 - Estado de Sergipe. Aracaju, 19 de março, 1918.

6 - Estado de Sergipe 30 de abril, 1918.

7 - Diário da Manhã, 27 de abril, 1918.

PELO TWITTER                                                                                                                                                                   

‏www.twitter.com/Pontifex_pt (Papa Francisco) Deus não habita na grandeza daquilo que fazemos, mas na pequenez dos pobres que encontramos. #Caritas

www.twitter.com/tiagohelcias Thurma do marketing da Prefeitura de Aracaju traz ator baiano que mora em Portugal para protagonizar seus comerciais. O “gajo” chega de paraquedas com o texto bem decorado e apoiado com imagens bem produzidas e ensaiadas pelas lentes de uma boa direção de cena… Resultado? Uma Aju que mais parece a Suíça!! Imagina pagar hospedagem, alimentação, passagem aérea e um gordo cachê para alguém q n conhece nada por aqui! Quanto será que custou cada VT pago pelo povo? Pelo menos deveriam ter usado um ator sergipano, seria mais convincente!!

www.twitter.com/frednavarro Se Bolsonaro cair por algum motivo e houver eleição antecipada por algum motivo, se animem. Os candidatos serão Ciro, Marina, Freixo, Haddad, cabo Daciolo e algum tucano enrolado em tretas. No Brasil, o futuro já passou.

www.twitter.com/minc_rj Mais veneno e menos saúde! Que absurdo! Já temos o combate biológico às pragas, adubação verde, agricultura orgânica, plantio direto e integração agricultura/pecuária/floresta. Agrotóxico só dá lucro à multinacional!

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Filha do medo, a raiva é mãe da covardia”, Chico Buarque na música “As Caravanas”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais