A Suprema Vaga da Corte Suprema

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Supremo Tribunal Federal (STF), a instância máxima do Poder Judiciário do Brasil, é composto por 11 Ministros indicados, unicamente, pelo Presidente da República e sabatinados e aprovados ou não pelo Senado Federal, conforme diz a Constituição Federal.

Este ano, em novembro próximo, o Decano da Corte, o Ministro José Celso de Mello Filho, irá, compulsoriamente, se aposentar, pois irá completar os seus 75 anos de idade. Com isso, será aberta uma vaga para compor aquele Tribunal. Pelo andar da carruagem e pelas recentes ações, são 4 (quatro) os cortejadores da “Suprema Vaga” que se apresentam aos olhos do Presidente da República: André Luiz de Almeida Mendonça, pastor e Ministro da Justiça e Segurança Pública; Antônio Augusto Brandão de Aras, advogado e Procurador-Geral da República; João Otávio de Noronha, Ministro e Presidente do Superior Tribunal de Justiça; e Jorge Antônio de Oliveira Francisco, policial militar da reserva e Secretário-Geral da Presidência da República.

Como se percebe, a vaga será bem disputada e a concorrência também. Maior ainda é a disposição de cada concorrente em querer agradar o Presidente da República Jair Bolsonaro (não será, pois já foi dada a largada). Basta usar um pouco da inteligência e perceber as ações de cada personagem para chamar a atenção daquele que fará a indicação. E o pior: o Presidente está se aproveitando disso para tirar proveitos pessoais. Que diga o caso Queiroz!

E quem ganhará a disputa? Aquele que agradar mais? Ouvindo vários especialistas no assunto, o blog constatou que o policial militar da reserva Jorge Oliveira, hoje, está em primeiro lugar na disputa, pois é o que mais desfruta da confiança e amizade da família Bolsonaro. Porém, todos disputam fortemente a tão cortejada e sonhada vaga.

É aguardar!

Missa de Sétimo Dia – Amaral Cavalcante, hoje, 13, às 17h A família do jornalista Amaral Cavalcante com pesar e ainda consternados com a sua partida, convida parentes e amigos para a Missa de Sétimo Dia do seu falecimento, que será realizada virtualmente (https://www.youtube.com/channel/UCqPB6N-wPe9IkojSwL1x8RQ) pela Paróquia São José, segunda-feira, dia 13/07/2020, às 17h.

Morre o artista plástico José Fernandes Faleceu na tarde de ontem, 12, aos 60 anos, o artista plástico José Fernandes, vítima da Covid-19. Ele foi diagnosticado com pneumonia e vinha fazendo tratamento quando foi contaminado pelo vírus. Zé Fernandes estava internado no Hospital Cirurgia e o corpo será sepultado hoje obedecendo os protocolos determinados pelas autoridades da saúde, com a presença de poucos familiares.

Da dubiedade do PT em Aracaju: apuração rigorosa x solidariedade E o PT parece que irá definhar de uma vez na eleição de Aracaju deste ano. O que restou do eleitorado petista, principalmente na classe média, não entende a dubiedade do partido, com a operação da PF no Hospital de Campanha. Enquanto o pré-candidato e vários petistas militantes pediram uma apuração rigorosa do MPF, PF e CGU, o presidente estadual e deputado federal, João Daniel e o deputado Francisco Gualberto assinaram a nota pífia contra os órgãos e a operação. O que deseja o PT?

Habeas corpus preventivo? E ontem, 12, circulou em conversas no WhatsApp que um empresário e um servidor de segundo escalão de uma prefeitura de Sergipe Del Rey teriam consultados um escritório renomado de advocacia sobre a necessidade de habeas corpus preventivo para cada um. Estão preocupados com um possível pedido de prisão por conta de uma investigação.

Orientação ao parente Já tem gente até sendo orientado a deixar um cargo por conta do parentesco com um dos envolvidos. Em Sergipe Del Rey é difícil fazer as coisas sem alguém descobrir, tem sempre um expert querendo ver o circo pegar o fogo e passa tudo, tudo mesmo…

Diz-me com quem andas … E aquele advogado tido como renomado , auxiliado por um Muy Amigo e Hermano, vem estendendo o seu bracinho num determinado órgão de controle , num gabinete que sempre conta Vitória. Coisa boa não vem por ai…


O novo coronavírus não está nas Praias! Do médico sanitarista Antônio Samarone; “Se o objetivo fosse mesmo bloquear a transmissão do virus, bastava isolar os infectados conhecidos, testando a cadeia de comunicantes. E esses isolamentos sanitários não é trabalho da guarda municipal, mas dos profissionais da Saúde Pública. A peste não é caso de polícia. Essas ações nas Praias, sob as lentes da televisão, é um faz de conta para iludir a opinião pública. Essas blitz policiais são ações cosméticas, simbólicas, ineficazes. Eu vi as entrevistas. Mandaram meia dúzia de famílias para casa, com o ar de quem estavam enfrentando a doença. Chega de marketing! A taxa de transmissão pode ser reduzida com ações da Saúde Pública. Ações efetivas de combate a Pandemia.”

TCU aperta cerco sobre gastos com publicidade do governo Bolsonaro. E o TCE em Sergipe? Analisará os contratos emergenciais com propagandas da PMA? O TCU aperta cerco sobre gastos com publicidade do Governo Bolsonaro e exige planilha completa da Secom. Leia matéria do El País aqui. “Vamos torcer para o TCE apertar o cerco com os gastos de publicidade em Sergipe. Uma dica para o TCE : analise os contratos emergenciais com propagadas da PMA!” Do ex-deputado João Fontes, pelas redes sociais.

Emília Corrêa: “Espero que a operação Serôdio seja um marco no processo de justiça ” Após a Polícia Federal (PF) realizaR operação contra desvio de verbas públicas no Hospital de Campanha de Aracaju, fato que repercutiu nacionalmente, durante entrevista, questionada sobre o assunto, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) não viu a ação como surpresa e, ainda, parabenizou a atuação da PF e Ministério Público Federal (MPF).

Atuação forte “Ouvi da prefeitura ou da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que foram surpreendidos com a operação. Sinceramente, eu já esperava esse tipo de procedimento porque sabemos que a PF e MPF são bastantes atuantes. Era necessário fazer isso. Mesmo sendo vereadora e, tendo como uma das minhas principais atribuições fiscalizar, nós temos dificuldade de acesso às documentações que deveríamos ter com facilidade”, afirmou a parlamentar.

Meio Ambiente precisa fiscalizar mais a região do Tecarmo E os moradores da região do Tecarmo, na Zona de Expansão em Aracaju, alertam que não é só jacarés que estão aparecendo (como na semana passada veja vídeo), mas também iguanas enormes, capivaras e o pior que é um problema de saúde pública, uma infestação de caramujos africanos que virou uma praga urbana e aparecem muito em período chuvoso. Os caramujos são intermediários e portadores de um verme que pode causar doenças nos seres humanos, através de um verme que se desenvolve nas fezes do rato e quando entra em contato, o caramujo fica portador desse verme, e a pessoa que também tiver contato oral pode desenvolver um tipo de meningite. É preciso que as áreas do meio ambiente de Aracaju e do Estado fiscalizem o local.



Itabaiana e o combate à COVID-19: prefeito anuncia gratificação para servidores da saúde Após reunião realizada na última quinta-feira, 9, com a equipe técnica da secretaria da Fazenda, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, trouxe uma grande notícia para uma das categorias que mais têm se destacado nesse período de pandemia e consequente combate ao novo coronavírus: os profissionais da área da saúde municipal receberão gratificações como forma de reconhecimentopelo empenho e abnegação ao trabalho nesse momento de dificuldades.

Definições As definições técnicas para a concessão das gratificações serão ajustadas nos próximos dias, mas o prefeito anunciou que elas variarão entre 20%, 30%, 40% e 100% de gratificação. Para o prefeito de Itabaiana, o reconhecimento se deve justamente pelo empenho que os profissionais estão demonstrando no cuidado com a população. “Nós identificamos alguns profissionais que estão trabalhando a semana inteira. E a gente precisa, nesse momento, dessas pessoas que estão se disponibilizando a estar de frente com o problema, no dia a dia, a cada segundo, a cada minuto, a cada hora, no contato direto com as pessoas que estão contaminadas”, detalha o prefeito.

Ações e boas ideias Valmir destacou ainda que as dificuldades existem, mas elas estão sendo combatidas com ações e boas ideias. “Inclusive nós convocamos quem tiver ideias interessantes, que possam ser aplicadas, que venham até nós, que tragam essas ideias, pois nossa equipe técnica avaliará e se for para ficar melhor, nós aplicaremos. Porque essa luta não é só de Valmir, não é só de Itabaiana, de Sergipe ou da Nação. É uma luta do mundo todo”, explanou o prefeito itabaianense.

Cartilha sobre Benefícios Sociais O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe) divulga a cartilha “Benefícios Sociais em Contexto de Pandemia por Covid-19”, que foi produzida pelos Assistentes Sociais Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A cartilha tem como objetivo orientar a população sergipana sobre o acesso aos Benefícios Assistenciais e Previdenciários, justificando-se pela necessidade de informações face ao cenário de pandemia por COVID-19, reunidas em um único material acessível. A cartilha apresenta as características e condicionalidades para acesso aos principais benefícios disponíveis no momento: Auxílio Emergencial, Auxílio-Doença, Cartão Mais Inclusão (CMAIS) e Benefício de Prestação Continuada (BPC). O PDF da Cartilha está disponível no site do Cress Sergipe e através do  link aqui.

CANTINHO ESPORTIVO

Flamengo larga na frente

O Flamengo saiu na frente na disputa pelo título do campeonato carioca 2020, venceu o Fluminense pelo placar de 2×1, gols marcados por Pedro e Michel, enquanto Evanilson marcou para o tricolor. Na próxima quarta-feira o urubu joga pelo empate para conquistar o título.

Extintor explode durante corrida

Mick Schumacker, piloto da Fórmula 2, teve um grande susto durante a corrida disputada ontem, domingo, em Spielberg, quando o extintor do seu carro explodiu, o piloto tentou segurar a posição na corrida mas sem sucesso, logo em seguida teve que abonar a prova sem ferimentos.

Piloto mantém favoritismo e vence a prova

Lewis Hamilton, piloto da F1, venceu o grande prêmio da Estíria, enquanto os pilotos da Ferrari se tocaram e abandonaram a corrida. O piloto Charles Leclerc admitiu o erro e se desculpou com o seu companheiro de equipe Sebastian Vettel.

Clube lançará nova camisa em agosto

O Vasco da Gama marcou para o dia 3 de agosto o lançamento de seu novo uniforme da Kappa.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

O câncer não faz quarentena Dr Nivaldo Vieira, oncologista, alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Confira no instagram da Onco Hematos: 

 

 

 

 




Falta de Zelo! Do médico sanitarista Antônio Samaro: “A Prefeitura de Aracaju resolveu fechar os acessos de veículos as Praias. Atitude acertada.Contudo, não deveria ter usado resto de material de construção. A nossa orla, com as suas dunas e restingas, é uma atração. Uma cidade que deseja se tornar turística não faz uma desgraça dessa. Senhor Prefeito, tire essas manilhas horrorosas! Quem peste teve essa ideia? Consulte os arquitetos, paisagistas, urbanistas, consulte quem o senhor quiser, mas faça uma coisa decente.”

Manchetes sui generis Gênio Souza Santos (pseudônimo) – DRT 0002362/SE: “A manchete mais “suis generis” que li, a respeito da vasculhada que a Policia Federal deu nos cenários das tratativas formais de montagem do Hospital de Campanha foi: “CLASSE POLITICA CONTESTA OPERAÇÃO DA POLICIA FEDERAL COM RELAÇÃO AO HOSPITAL DE CAMPANHA”. Acredito que, quando a Policia Federal é acionada para executar uma operação deste porte, quem a aciona o faz fundamentado na racionalidade formal que rege o ambiente. Se assim não fosse seria abuso de autoridade e outras transgressões mais. Neste contexto, itens como credenciamento, habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e o um dos apêndices mais importantes de uma licitação, que é o Termo de Referência (elaborado pelo licitador), já foram exaustivamente analisados pelas equipes técnicas da CGU, Ministério Público Federal, etc. Como perguntar não ofende, ou até pode ofender, os veículos de comunicação perguntaram aos neos donatários de Sergipe Del Rey, se a posição da dita “classe política” era por convicção ou por conveniência? Claro que não perguntaram e nem irão perguntar jamais, pois, se o fizerem a vaca retira as tetas. No mais, o mais sensato seria acreditar sim na pessoa do prefeito Edvaldo Nogueira, porém, sem criar factoides contra as instituições que estão conduzindo o processo de investigação.”


Socorro: advogado apela para luto oficial. 100 vidas socorrenses perdidas para COVID-19 Do advogado Maurício Lobo, pelo https://www.instagram.com/mmauriciolobo/ : “Lamentavelmente registramos 100 (cem) vidas socorrenses perdidas para a COVID-19. Faço um apelo ao prefeito Inaldo e aos vereadores que decretem LUTO OFICIAL no Município, em respeito às famílias que perderam seus entes queridos, para que estás vidas perdidas não sejam esquecidas e que a população perceba a gravidade desta doença.Convido você a compartilhar esse CARD e marcar o prefeito @padreinaldo demonstrando a ele e a toda gestão da saúde pública municipal a nossa indignação com tanta insensibilidade e incompetência na defesa da vida.”

                                                                                                                                                               
Sobre o Banese e consignados De um grupo de servidores públicos: “Intimado pela Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual em 02.06 para se manifestar em 72 horas, governo do estado através do Banese sequer se dignou a responder sobre o processo de renovação de empréstimos ao invés da prorrogação prometida pelo governador Belivaldo Chagas. É preciso uma punição exemplar urgente.”

 

 

Canal da ALA no YouTube A Academia de Letras de Aracaju criou um canal no YouTube para realização de webnários e conferências on line ao vivo porém precisa atingir a marca de 1000 assinantes para liberação de algumas funções. Quem tiver o interesse é só assinar em: https://www.youtube.com/channel/UCxh6zQqGdPlcCA5xq26658w

                                                                                                                                                                                                                                                       

Estante virtual “Uma jornada como tantas” Livro de  Francisco Dantas lançado há seis meses. Já publicou sete romances que são clássicos da literatura mundial. A Escariz informa tem para entregar em sua casa.


 

 

 

 

LIVES SERGIPE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO   

   

                                                     
Live hoje, 13/07, às 19h “A comunicação e seus aspectos na sociedade” Do escritório Laura Figueiredo advoogados O que o mudou na comunicação com nossa nova realidade. Vamos debater conosco? Com a participação do advogado Rafael Almeida e a convidada Grace Franco, digital influencer, empresária, especialista em gestão e comunicação, atualmente é CEO da agência Vc Vahle. Em: https://www.instagram.com/laurafigueiredoadvogados/

Webinar 16/07, às 10h “Caminho na Crise: M&A e Equacionamento de Passivo Tributário” A economia está se reorganizando e há muitas oportunidades de compra ou fusão entre empresas. Para analisar o cenário e as oportunidades de negócios, a Tognetti Advocacia realizará um webinar sobre operações de M&A e como equacionar o passivo tributário. Silvania Tognetti, doutora em direito econômico e sócia do Tognetti Advocacia recebe Marcell Portugal, sócio da JK Capital, no dia 16 de julho, às 10h (horário de Brasília) e 14h (horário de Portugal). É necessário fazer a inscrição para ter acesso à plataforma de transmissão da Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo, organizadora do evento: https://camaraportuguesa.com.br/conteudo.asp?pag=evento_socio&id_evento=19338

                                                                                                                                                             
Live 08/08, às 16h em prol da Igreja Matriz A Paróquia Nossa Senhora do Rosário realizará no dia 08 de agosto, às 16h, uma live beneficente em prol da reforma da Igreja Matriz com a participação dos músicos Vinicius do Acordeon, Juninho Rodrigues e Gil Mader. Vá se preparando para ajudar nesta ação beneficente para os católicos. Transmissão oficial no canal:
https://www.youtube.com/channel/UCR3GMMm1W1snAJMzx4AdTxg



PELO E-MAIL E FACEBOOK

UTILIDADE PÚBLICA

Carta ao Clero de Aracaju – Padre Denivaldo dos Santos Conforme anunciou a semana passada, o blog divulga o teor da carta que o padre Denivaldo dos Santos, que foi retirado da Paróquia da Caueira e descartado pelo arcebispo de Aracaju, Dom João Costa, enviou ao Clero de Aracaju e ao arcebispo e que viralizou nos grupos de WhatsApp.


Eu, Padre Denivaldo dos Santos, SDV, nascido no dia 21 de junho de 1969, em Ribeirópolis, Município do Estado de Sergipe, filho de Ulisses dos Santos e Maria Oliveira dos Santos (in memoriam). Inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) sob o número 574.835.825- 53, Registro Geral (RG) número 115 407 40-5, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) número 382039929, Conselho Regional de Psicologia CRP-19/002818/SE, Carteira de Identificação Presbiteral (CIP) 05802 – CNBB.

Entrei na Congregação Vocacionista no dia 14 de fevereiro de 1986, no Vocacionário São José, Riachão do Jacuípe – Bahia. Fiz noviciado em Vitória da Conquista/BA em 1994. Emiti meus votos em 02 de fevereiro de 1995 e votos solenes em 07 de fevereiro de 1999 em São Domingos – Sergipe. Fui ordenado Diácono em 1999 no Rio de Janeiro e Padre em 06 de maio de 2000 em minha cidade natal, Ribeirópolis – Sergipe, pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom José Palmeira Lessa.

Em 21 de junho de 2013, dia do meu aniversário, uma tragédia automobilística ceifou a vida de meus pais: Ulisses dos Santos e Maria Oliveira dos Santos e de meus irmãos Maria do Carmo Oliveira Santos e Fábio Oliveira dos Santos, minha irmã mais velha e meu irmão mais novo. De fato, foi uma tragédia, sem precedente na cidade de Ribeirópolis e na nossa família, que ainda repercutem em nossas vidas.

Há alguns anos, na Congregação dos Religiosos Vocacionistas, onde floresceu minha vocação, vinha refletindo sobre minha permanência vocacional e ministerial na mesma. Depois deste triste e trágico acidente automobilístico, ao qual me referi acima, permaneci por dois anos e dois meses na Congregação como conselheiro Secretário Provincial e Pároco da Paróquia Nossa senhora da Conceição da Lapinha em Salvador, não me vendo em condições psicológicas de permanecer na mesma, por razões internas, no que tangem a comunhão e a partilha da vida comum, solicitei a Congregação exclaustração, depois de conversa com Dom José Palmeira Lessa e o Conselho Presbiteral ter sido favorável a minha acolhida.

Após discernimento junto à Santíssima Trindade, pelas preces dirigidas ao Bom Pastor, pela intercessão da Virgem Maria Mãe das Vocações, nestes quase cinco anos na Arquidiocese de Aracaju, depois de uma larga e profunda reflexão a partir da Lectio Divina, feita para encontrar respostas vocacionais, humanas e cristã, reconheço e aceito que me identifiquei o Carisma e a Espiritualidade do Bom Pastor no serviço pastoral arquidiocesano.

Desde quando cheguei na Paróquia Jesus, Maria e José e São Gonçalo de Siriri, trabalhei de forma incansável para saciar a fome de Deus daquela pequena parcela do povo de Deus a mim confiada, como fruto de uma laboriosa jornada apresento:

1. Fundação do Terço dos Homens, hoje com 8 grupos de terço dos homens, isto é em todos as comunidades.

2. Fundação do terço das Mulheres com cinco grupos.

3. Função do Projeto Natal Solidário, já na quarta edição. Ano de 2018 foram atendidas 1020 crianças pobres com: Roupa, calcados, brinquedos novos e uma cesta básica de alimentos.

4. Levantamento do Patrimônio da Arquidiocese e luta por seus registros.
5. Reformas de quatro capelas.

6. Criação da Escola da Fé.

7. Assembleia Paroquial de Pastoral em forma de retiro um final de semana inteiro com todos os coordenadores.

8. Projeto de anexo a Igreja Matriz, visto que esta não tem: banheiro, sacristia, sala de atendimento.

9. Pré-Novenários com imagens dos padroeiros em carreta a todos as comunidades convidando-as para a festa.

10. Melhorias na casa paroquial.

11. Acompanhamento e orientação psicológica gratuita.

12. Assessorias a grupos, professores, reforçando o perfil do profissional em educação.

13. Pregou de retiros para congregações e Equipes de Nossa Senhora 14. Formação de novos ministros extraordinários da Eucaristia.

15. Entronização do Santíssimo Sacramento em todas as comunidades com Igreja.

16. Organização de coordenação para todas as comunidades.

17. Implantação do Dízimo em todas as comunidades.

18. Resgate da história religiosa e entronização de São Gonçalo como co-padroeiro.

19. Restauração do Altar dando-lhe caráter original.

20. Reforma interna da Igreja Matriz e colocação e revestimento de mármores na parte que compreende o presbitério e laterais, isto é, na metade da igreja.

21. Fundação de quatro novas comunidades na zona rural.

22. Reestruturação da Pastoral da Criança com novos líderes.

23. Peregrinação Paroquial Anual a Divina Pastora.

24. Peregrinação o ano inteiro com as imagens dos padroeiros nas comunidades, cada mês em uma comunidade. Muitas graças, bênçãos e milagres nas famílias.

25. Início do processo de setorização paroquial.

Por conta dos trabalhos sociais, o maior projeto social da Arquidiocese de Aracaju, fora implantado na cidade de Siriri intitulado “Natal Solidário”, fui Caluniado e injuriado por conta disso, e em defesa e registro do patrimônio da Arquidiocese, também sofri perseguição. Me senti só e carreguei uma cruz muito grande. Dizendo ser para defender a minha integridade física, Dom João e o Conselho orientou-me a pedir transferência e fiz na obediência, transferiu-me para a Paróquia Santo Antônio na Caueira e assumi como Pároco no dia 08 de outubro de 2019.

Em 2019 o Arcebispo e o Conselho me aprovaram para a incardinação e sem me avisar ou justificar decidiram, nestes dias, o contrário. Pedi uma única razão que justificasse a atitude, mas não me foi dada. Fiquei na Paróquia Santo Antônio 8 meses e 27 dias, dos quais quatro meses vivendo na quarentena imposta pela pandemia da Covid 19 e justo neste tempo sou mandado embora. O tempo foi precioso:
1. Amoroso acolhimento da comunidade a minha pessoa;
2. Muitos colaboradores;
3. Fundação do Terço dos Homens, na Nova Descoberta;
4. Terço das mulheres na mesma comunidade;
5. Organização das comunidades.
6. Instituição de coordenação em todas as comunidades;
7. Fundação de quatro comunidades;
8. Realização de Assembleia Paroquial em dois dias;
9. Curso para os catequistas de todas as comunidades;
10. Criação da Escola da Fé, mas a pandemia não permitiu sua instalação;
11. Calendário paroquial organizado com toda a vida pastoral, litúrgica, social e missionária da Paróquia, pela primeira vez. 12. Retiro para os jovens que iam realizar o sacramento do Crisma.
13. Implantação do Dizimo em todas as comunidades.
14. Início do processo de setorização paroquial.
15. Catequese em todas as áreas da paróquia.
16. Atendimento psicológico gratuito.
17. Organização e ampliação do CPP Conselho Paroquial de Pastoral.
18. Interação entre as comunidades rurais, particularmente nos momentos festivos e celebrativos.
19. A solicitude da prefeitura Municipal nos atendendo em nossas necessidades.
20. Assessoria a Secretaria de Educação do município de Itaporanga D’Ajuda.

Cuidei antes de tudo, da conquista do povo, visto que entrei numa paróquia onde o povo apresentou-se apático. Resgatei a credibilidade no coração do povo, descontente com a Arquidiocese e o arcebispo por ter tirado o padre sem dar explicação.

Hoje, a Paróquia Santo Antônio, tem outro rosto, a comunidade tem outro rosto, é casa do povo! Lugar de celebração e acolhida independente da condição social, religiosa, política e orientação sexual. Esta realidade me faz partir com a cabeça erguida de ter feito o que a mim fora pedido no dia de minha posse. Em tão pouco tempo o coração do pastor foi unido ao coração do rebanho sedento de amor.

Por isso, considerando:

1. Que o Conselho dos Consultores e o Arcebispo havia decido por minha incardinação em 2019, e sem razão justificável oito meses depois decide o contrário;
2. Que o Arcebispo e o “Conselho”, estão governando por decreto que só serve para aqueles que fazem parte do seu ethos, e possivelmente não me encaixei neste perfil;
3. Que os padres não podem exercer seu ministério na dimensão profética de anunciar e denunciar as injustiças sociais, conforme a lógica do Evangelho.
4. Que para defender e registrar o patrimônio da arquidiocese no município de Siriri fui perseguido, humilhado, abandonado pela arquidiocese, embora tive a solidariedade e apoio de alguns irmãos padres;
5. Que fui negligenciado por aquele e aqueles que deveriam me acolher, apoiar, aconselhar… porque tem o mando;
6. Que fui engando recebendo título pároco e oito meses depois me foi arrancado sem nenhuma justificativa;
7. Que fui colocado para fora no meio de uma pandemia pela Covid 19, e por conta disso, não tive oportunidade de me despedir daqueles que Deus me confiou para pastorear;
8. Que temos irmãos carreiristas e para terem prestigio e ocuparem cargos, funções e projeções tornam-se bajuladores assumindo conduta hipócrita;
9. Que estive como pastor, nas duas parcelas do povo de Deus, nesta Arquidiocese servindo e dando o máximo para que o Cristo fosse visto, sentido e amado através do meu testemunho e vida sacramental. Hoje, cinco de julho de 2020, deixo a administração e pastoreio da Paróquia Santo Antônio. Foram 8 meses e 27 dias, dos quais quatro meses vivendo no isolamento imposto pela pandemia da Covid 19 e justo neste tempo sou mandado embora. Este trabalho é interrompido pela falta de caridade, apoio, bondade e justiça do Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju Dom José João Costa e Conselho, que me aprovou para que me tornasse efetivo, incardinado no clero de Aracaju e, depois com parte do conselho me excluiu sem me dar uma única justificativa.

Deus me dê a graça de colocar em prática meu ministério pastoral e missionário, em outro lugar, uma vez que fui enxotado de minha própria Arquidiocese.

Deixarei aqui por escrito o Estado Atual da Paróquia Santo Antônio da Caueira e o que havíamos planejado. A casa paroquial está digna para receber meu sucessor, a secretaria com todos os registros de batismo e casamentos inseridos no sistema pastoral, com todos os documentos identificados em pastas.

Minha gratidão a Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo Emérito de Aracaju e Conselho Presbiteral da época, aos padres que me foram e são verdadeiros irmãos que conhecendo minha vida e meu empenho pastoral, acolheram-me na Igreja Particular de Aracaju, tendo esta acolhida, sido negada pelo atual governo da Arquidiocese de Aracaju.

Fraternalmente,

“Quero, peço e suplico: um bem sempre maior” (Bem Aventurado Justino)
Nestes termos em que, peço deferimento.

Pe. Denivaldo dos Santos – Pároco.


MARUIM: mais uma revolta por conta de ação do Arcebispo de Aracaju:

O blog recebeu uma carta enviada por um leigo da paróquia de Maruim, no Vale do Cotinguiba, que narra a revolta de muitos leigos sobre a situação de um jovem seminarista, filho daquela cidade, que, depois de muitos anos, foi injustamente despachado pelo arcebispo de Aracaju. “Será preconceito? Por que ele é pobre? Por que ele é negro?”, questiona. O blog divulgará a carta nesta semana.

Escândalo da cirurgia bariátrica

É de Maruim, também, uma outra carta sobre o escândalo de uma cirurgia bariátrica que pode provocar uma profunda indignação no Papa Francisco. É aguardar!


PELO TWITTER

@SINDIMEDSE Servidor municipal na sofrência com o prefeito Edvaldo Nogueira!

www.twitter.com/TLibertacao Ser cristão significa “ter uma corajosa profissão de fé e uma eficaz promoção da pessoa humana” (Puebla n.320,522)

www.twitter.com/caiocvm A angústia é um corpo estranho na sala de estar de todos os lares brasileiros.

Aquele fantasma político se tornou um sem número de corpos espalhados pelo país.

Caixões lacrados, impenetráveis.

Como a consciência daqueles que apoiam essa matança.

www.twitter.com/yuridarlon Deputado Estadual Capitão Samuel, nos mostra o quanto é desastrosa a gestão da saúde no Governo Bolsonaro, além de lidarmos com coronavírus, acontece um surto de sarampo pela ineficácia do ministério da saúde.



www.twitter.com/jgprates Já servi a taça de vinho dominical. Taça de vinho. Aceito dicas sobre como ser brasileiro, morar no Brasil em 2020 e permanecer sóbrio.




Siga Blog Cláudio Nunes:                           

Instragram

 Facebook

 Twitter

 


Frase do Dia
“O pensador ou artista que guardou o melhor de si em suas obras sente uma alegria quase maldosa ao olhar seu corpo e seu espírito sendo alquebrados e destruídos pelo tempo, como se de um canto observasse um ladrão a arrombar seu cofre, sabendo que ele está vazio e que seus tesouros estão salvos.” Nietzsche, 1878.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais