Abandono das delegacias

A cúpula da SSP deve tomar providências urgentes, para acabar com o abandono das delegacias do interior. O caso da delegacia de Itabaiana, durante o feriado de São Pedro, cujo plantão foi transferido para Lagarto foi apenas o último estopim. Tem muita coisa ocorrendo quase que diariamente no interior.

A situação é tão grave quanto os desvios de função praticados pela PM, transferindo PMs para órgão públicos e autoridades em detrimento do policiamento ostensivo.  Desde o movimento dos delegados, antes do governo conceder um aumento justo de seus salários não existem mais plantões no interior em delegacias. A situação já não era das melhores, agora está insuportável.

Uma prova da grave situação foram as denúncias feitas pela mídia do fechamento da delegacia de Itabaiana. A mesma coisa ocorre  em vários municípios. Itabaiana é uma referência do descaso por ser talvez a maior cidade do interior do estado, e que sempre mereceu maior atenção dos governos na área da segurança pública. A que conclusão se chega?

Hoje a cúpula da SSP é composta de delegados, com o secretário João Eloy e o adjunto João Batista. Dois nomes experientes que não podem de maneira nenhuma silenciarem diante deste problema grave. É preciso que chamem seus colegas e reorganizem a situação das delegacias em vários municípios.

O blog vem recebendo denúncias de que o policiamento ostensivo diariamente "abandona" as cidades do interior para vir fazer um flagrante na capital, pois delegacias não abrem a noite e nos finais de semana.

Se isso for verdade quem paga a conta é o cidadão humilde que precisa da PM, pois ele além de ficar sem a proteção da PM em sua cidade, ainda paga o combustível e a depreciação do veículo para se deslocar até a capital para realizar um flagrante.

Recentemente um juiz de direito afirmou aos 4 ventos que iria investigar o roubo de gado de sua cidade por não possuir delegado na cidade.

É preciso uma ação urgente. Chamando o feito à ordem. Antes que seja tarde demais e passe para a sociedade sergipana que a gestão da segurança pública no estado está mal das pernas.

Nocaute em comunicador
E um “comunicador” recebeu um nocaute durante os festejos juninos. Foi colocado no devido lugar pelo empresário e líder político que disse que é um homem de grupo e não deseja fomentar divisão no projeto de todos. E a indigestão foi tão grande que o comunicador não quer nem fazer mais nenhuma refeição, apenas está merendando de vez em quando. Arrepare! Como diz Osmário.

Rádio Comunitária em Itabaiana
E o município de Itabaiana ganhará nos próximos dias uma rádio comunitária – Rádio Serrana –  ligada ao grupo do prefeito Luciano Bispo, com o comando do secretário de Desporto, conhecido como Marquinhos. A equipe está sendo montada e o assédio está ocorrendo aos profissionais da emissora Capital do Agreste. Um deles é o radialista Alex Henrique.

Fiscalização transporte
E no programa Liberdade Sem Censura de ontem,30, o radialista George Magalhães recebeu mais uma vez reclamação de usuários do transporte intermunicipal que viajam em pé. A fiscalização praticamente não existe e a população denúncia, mas não tem solução alguma.

Irregularidades
George Magalhães denunciou que a Coopertalse é que comete mais irregularidades no sistema. O diretor de transportes (era da Infraestrutura agora é da Desenvolvimento Urbano) Carlos Henrique tentou explicar, porém não convenceu. "É inadmissível vir de Gararu, por 155km, em pé no ônibus", diz Elmo Siqueira, que já foi vitima do abuso da cooperativa.

Técnico
O problema é que o assunto é tratado no governo como algo político e não técnico. Os problemas são os mesmos de cinco anos atrás. Lamentável.

Magistério começa a receber diferença salarial ainda esta semana
Durante todo o fim de semana os professores poderão ter acesso à diferença salarial retroativa, referente aos níveis em que estão incluídos. Será pago o retroativo de janeiro a maio para níveis I do Quadro Permanente e aos nível 1 e 2 do Quadro Suplementar, com índice de reajuste de 15,86% quitando todo o aumento previsto. Para os demais níveis será pago o retroativo de abril e maio, com índice de reajuste de 5,7%.

Ainda hoje
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão vai concluir e encaminhar ainda na manhã de hoje, 01, a folha de pagamento para que o dinheiro esteja disponível no fim do dia. A diferença de tempo entre o pagamento regular com aumento (realizado no último dia 28) e o pagamento do aumento retroativo concedido pelo governo do estado se deu pelo curto tempo entre a aprovação do reajuste salarial e o pagamento regular, no entanto, a secretaria não mediu esforços para reprocessar as cinco primeiras folhas de pagamento do ano e ajustá-las de acordo com os níveis do magistrado para que o pagamento do diferencial retroativo pudesse ser realizado o mais rápido possível.

Alerta a Emurb para fiscalização no Marivan
Alguns moradores da área do loteamento Marivan Zona Sul estão pedindo a Emurb, providencias em relação as construtoras que estão concluindo a construção de Condomínios naquela área. Segundo os moradores as ruas que dão acesso ao empreendimento estão ficando de difícil acesso, em consequencia da passagem de caminhões pesados das empresas.

Royalties: diálogo aberto
Representando os estados do Norte e Nordeste, os governadores Marcelo Déda e Eduardo Campos (PE) iniciaram ontem, 30, negociação com os estados que mais produzem petróleo no país. Numa reunião em Brasília com Sérgio Cabral (RJ) e Renato Casagrande (ES), governadores dos estados onde há a maior produção petrolífera, eles abriram o processo de diálogo com o objetivo de buscar, por meio de consenso, um modelo de distribuição dos royalties.

Acordo
"O encontro de hoje abre caminho para a construção de um acordo capaz de evitar um conflito entre os estados produtores e os não produtores", comemorou Déda. Ele e Campos foram designados representantes dos colegas do Norte e Nordeste num café da manhã no Palácio da Alvorada, em Brasília, no último dia 15 de junho, onde participaram 16 mandatários estaduais. Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff incentivou à dupla para que buscasse um "acordo político".

Diferenciado
O principal avanço do encontro foi a definição de duas premissas que nortearão as conversações daqui em diante. A primeira assegura que haverá tratamento diferenciado na distribuição dos royalties aos estados produtores de petróleo. Por seu turno, os produtores admitem que todos estados e municípios devem participar da divisão das riquezas da exploração petrolífera no Brasil tão logo o Congresso Nacional regulamente o tema.

Aracaju teve o maior crescimento de renda do NE
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam o que os cidadãos aracajuanos já percebem no dia a dia: Aracaju vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. Dados obtidos pelo Censo Demográfico de 2010 apontam que a capital sergipana é a cidade nordestina com maior crescimento de renda per capita nos últimos 10 anos. O período corresponde às gestões dos prefeitos Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira.

Renda média domiciliar
O estudo, feito a partir da análise da renda média domiciliar per capita entre os anos de 2000 e 2010, mostra que o Nordeste teve o maior avanço do país. Entre as 50 cidades listadas no ranking do crescimento, metade é nordestina, enquanto 36 cidades paulistas lideram o ranking das que menos cresceram na última década. A análise do IBGE foi realizada tendo como base apenas municípios com mais de 100 mil habitantes.

Redução da desigualdade
Esses resultados foram tema de uma reportagem veiculada pelo jornal Folha de São Paulo, de circulação nacional, destacando nesse contexto a diminuição da desigualdade do país. Especialistas abordados pelo veículo apontam a elevação do salário mínimo e o programa federal Bolsa Família como as principais causas do crescimento no Nordeste.

Ações de inclusão
Em Aracaju, o número de beneficiários do Bolsa Família chega a 34.500. Além do valor do auxílio, que pode chegar a quase R$ 300, as pessoas assistidas também participam de ações de inclusão promovidas pela Prefeitura de Aracaju, como cursos profissionalizantes, que ajudam na busca por um emprego e impulsionam a entrada dos beneficiários no mercado de trabalho.

Produtores
Em discurso ontem, 30, na Câmara, o deputado federal Valadares Filho (PSB) alertou para a atual situação dos agricultores familiares do Sul e Centro Sul de Sergipe, que tem como principal fonte de renda o cultivo da laranja.

Programa
O parlamentar disse que foi procurado por vários prefeitos da região, entre eles o prefeito de Boquim, Pedro Barbosa, que manifestou a preocupação já que nos últimos anos  a produção de laranja vem sendo comprada pelo Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal.

Continuidade
Ele apelou para que o Ministério do Desenvolvimento Social dê continuidade ao programa. “Pois esses agricultores são na maioria pessoas humildes que não conseguem negociar sua produção no mercado, pois terão que concorrer com os grandes produtores que utilizam de tecnologias avançadas em suas plantações”, alertou.

Sucesso dos festejos juninos de Sergipe
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) discursou ontem, 30, em plenário, sobre o sucesso dos festejos juninos de Sergipe, com destaque especial para a 18ª edição do Forró Caju. O parlamentar falou sobre a consolidação da festa, sua repercussão em âmbito nacional, sua importância econômica e ressaltou as mudanças que estão ocorrendo na forma de lidar com a cultura, tanto por parte do Governo do Estado como pela Prefeitura de Aracaju.

Grande festa nacional
"Durante um mês o Estado se transformou num grande arraiá, sendo que o Forró Caju, que acontece por 13 dias, chegou a sua 18ª edição consolidando-se definitivamente no calendário das grandes festas nacionais. Foram 130 atrações das quais 117 locais, envolvendo mais de 1 mil profissionais sergipanos da música. A festa foi marcada, mais uma vez, pela organização e pela tranqüilidade. Segundo a organização não-governamental Direitos Humanos e a Secretaria de Segurança Pública, não houve nenhuma ocorrência policial grave nem registro de nenhum caso de violação dos direitos humanos", afirmou.

Plano de Mobilidade
A causa defendida pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Aracaju (Setransp), Adierson Monteiro, sobre a necessidade de ser realizar um Plano de Mobilidade Urbana na capital, foi referendada esta semana na imprensa pelo engenheiro civil, doutor em transporte e professor da Universidade Federal de Sergipe, Fernando Albuquerque.

Trânsito caótico
O engenheiro pontuou que sem esse plano de mobilidade, que é previsto pelo Estatuto das Cidades, Aracaju continuará com o trânsito caótico que vive hoje e, com o passar dos anos, isso só tende a piorar. Tal juízo vem sido abordado insistentemente pelo presidente do Setransp, que acentua ainda: "é preciso que os discursos dos políticos com promessas para melhorias no trânsito e no transporte público saiam da teoria para a prática".

Bem estar social
Para Adierson Monteiro, o engenheiro Fernando Albuquerque foi primoroso na análise que fez, principalmente quando destaca que para qualquer grande investimento na adequação dos meios urbanos o retorno será o bem estar social.  "Nós observamos que outras capitais, fora do país, como Bogotá, Guatemala e outras, utilizaram o financiamento do BNDS e o planejamento de técnicos brasileiros para implantar uma adequação no trânsito, promovendo a mobilidade urbana. Esses recursos e esses técnicos estão disponíveis para as cidades no Brasil, como para Aracaju. Basta que as autoridades políticas se disponham a investir no trânsito", frisou Adierson Monteiro.

Reunião preparatória para a 1ª Consocial/SE
A Controladoria Geral do Estado (CGE) realizou ontem, 30, a primeira reunião preparatória para a Conferência sobre Transparência e Controle Social de Sergipe (Consocial/SE) com os representantes da Casa Civil (SCC), Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e Secretaria de Comunicação (Secom). O encontro proporcionou a discussão sobre as ações do Governo de Sergipe para envolver os gestores municipais e a sociedade sergipana através da promoção da transparência pública e do controle social, com o objetivo de garantir a correta aplicação dos recursos públicos.

Banese apóia Esporte para Todos
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) deu mais um importante passo em favor do esporte sergipano, assinando  hoje o convênio com a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado. Esse apoio contempla o programa “Esporte Para Todos 2011” o qual visa promover o esporte amador abrangendo a população sergipana de todas as idades.

Responsabilidade
O Banese junto com a Secretaria acredita que esta ação ajudará os idosos e os adolescentes a terem uma melhora na sua qualidade de vida. No ato da assinatura o Presidente do Banco, Saumíneo Nascimento, afirmou que o Banese sente-se honrado  em cumprir o seu papel de responsabilidade social ao ser o principal apoiador do programa Esporte Para Todos.

Crescimento do esporte
Mauricio Pimentel, Secretário de Esporte e Lazer, aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do Banese: “O Banese tem sido fundamental para este processo de crescimento do esporte sergipano nos últimos anos. Realidade essa que foi destacada pelo Ministro de Esporte, Orlando Silva, que fez comentários positivos sobre o esporte no nosso estado”. Disse o secretario Mauricio Pimentel.

Jailton elogia indicações de Danilo
O vereador Jailton Santana (PSC) elogiou duas indicações feitas pelo colega, líder da bancada do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Danilo Segundo (PSB), solicitando benefícios para os moradores do recém criado bairro 17 de Março. Na primeira delas, de nº 207/2011, o socialista solicita ao diretor da empresa Oi Telemar a instalação de telefones públicos na localidade. Já a indicação de nº 208/2011, dirigida ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) eà presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Danilo pede que seja instalada uma feira livre no bairro.

PL rejeitado
No último dia de trabalhos legislativos do semestre, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) rejeitou o Projeto de Lei (PL) nº 104/2011 que dispõe sobre oferecimento de alimentação escolar no período de férias para alunos de baixa renda da rede municipal de ensino.  A propositura, de autoria do vereador Jailton Santana (PSC), não obteve o êxito das votações anteriores.

Inconstitucional
De acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Danilo Segundo (PSB), ao dar parecer favorável na segunda-feira, 27/6, que foi quando ocorreram as primeira e segunda votações, não percebeu que a propositura era inconstitucional. “Se aprovarmos, estaremos ferindo a Constituição e a Lei Orgânica Municipal, pois, não é pertinente ao Poder Legislativo criar projetos que gerem despesas ao Executivo”.

Pelos professores
O vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã de ontem, para fazer comentários referente a visita que fez durante essa semana juntamente com o líder da bancada do prefeito na Casa, Danilo Segundo (PSB) e a recém-empossada diretoria  do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), para tratar das questões do piso salarial e das questões da carreira da categoria. O vereador destacou que procurou o secretário Municipal de Educação Antônio Bittencourt, juntamente com a diretoria do Sindipema e foram atendidos por ele, estabelecendo uma pauta de conversação para discutir toda problemática da educação no município de Aracaju.

Semana do Hip Hop
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou ontem o Projeto de Lei que institui a "Semana Municipal do Hip Hop" na capital sergipana. De autoria da vereadora Karla Trindade, o projeto propõe a realização anual do evento durante a segunda semana do mês de maio, passando a integrar o calendário oficial do município. De acordo com a proposta, o dia 8 de maio passa a ser o "Dia Municipal do Hip Hop" em Aracaju.

Umbaúba realiza a III Conferência Municipal de Saúde
A Prefeitura de Umbaúba vai realizar a III Conferência Municipal de Saúde na próxima quarta-feira, 6. O evento, promovido a cada quatro anos pela Secretaria Municipal de Saúde, será realizado no Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento, das 8h às 17h. A conferência deste ano tem como tema "O SUS é de todos: Acesso Universal e Integral com cidadania, uma conquista do povo brasileiro" e deve propor novos rumos para o Sistema Único de Saúde.

Petrobras realiza reuniões com comunidades costeiras
Começa domingo, 03/07, às 9h30, no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju, a rodada anual de reuniões informativas realizadas pela Petrobras para as comunidades costeiras que compõem a área de abrangência de seus empreendimentos marítimos na Bacia de Sergipe/Alagoas.

TRT-SE implanta o E-Gestão de 1º Grau
O TRT da 20ª Região está entre os tres únicos Tribunais Regionais do Trabalho a efetivar a substituição do Boletim Estatístico pelo E-Gestão no 1º Grau de Jurisdição.O e-Gestão é uma ferramenta de gerenciamento e planejamento que busca proporcionar ao Tribunal Superior do Trabalho, à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, aos Tribunais Regionais, às Corregedorias Regionais e aos Magistrados informações atualizadas sobre a estrutura administrativa e a atividade judicante de 1º e 2º graus.

Café com Pimenta – "Presentear com Prazer
A Café com Pimenta chega ao mercado oferecendo aos clientes uma ampla variedade de produtos sensuais e eróticos, com o diferencial do serviço de compra online.Você pode escolher os itens de sua preferência na tranquilidade e conforto da sua casa, que a Café com Pimenta entrega.Discrição e sigilo aliados à comodidade de comprar a qualquer hora, em qualquer lugar. Sex Shop. Moda Íntima. Moda Praia e Cestas de Café. Aceita todos os cartões – Av. Antonio Alves, 714 – Sala 07 – Espaço Canaã – Atalaia(79) 32431334 e 99329281 ( Próximo ao Terminal Zona Sul). Confira o site: www.cafecompimentasex.com.br

PELO TWITTER

www.twitter.com/dania_matos    Cuidado com a ambição sem medidas. O pacote traz junto a desgraça.

www.twitter.com/marciorocha1 Machado pode virar nome de filme: "O Peregrino das Rádios" Spoiler: – Sem mandato, não se contentou com uma e corre para todas.

www.twitter.com/Montalvaobarra    Próximo domingo, acontece o "Casamento da Viuva" em Atalaia Nova. Festa mto tradicional. Venha participar. Barra Novos Tempos.

www.twitter.com/otacilioleite    Até quando a DESO vai continuar construindo a vias de METRÔ do Conj. Augusto Franco. Paga-se imposto pra nada nesse estado. Vergonha!

www.twitter.com/WilliamFonseca @FalaSergipe O jornalismo da @JP887 não para nunca. Não é a toa que crescemos 40%. Credibilidade.

www.twitter.com/oMarioSousa    Metade do ano se foi. Será que pelo menos metade dos objetivos foram alcançados? Pausa para reflexão.

www.twitter.com/pereiraesporte Prefeito de um grande município, investiga possível desvio de verbas em uma Secretaria. Vamos aguardar o desfecho?

www.twitter.com/pereiraesporte   Ficou curioso? quer saber de qual estado é o município? aguarde, tenha calma, pra que tanta pressa?

www.twitter.com/SergipeNoticias   Depois de denúncia do IFS no MPF, o pres. da Câmara, Emmanuel Nascimento, se antecipou e devolveu dinheiro à União. Detalhes amanhã, no SN!

www.twitter.com/SergipeNoticias   O pres. Emmanuel Nascimento estava recebendo salário de Ass. Parlamentar do IFS sem ir lá. O reitor Ailton Ribeiro vai ter que se explicar.

DO LEITOR

Detran colocando CC`S no atendimento
E-mail recebido devidamente identificado: “Sou servidor do DETRAN-SE, e trabalho no atendimento ao público na SEDE DO DETRAN-SE, com certeza todos estão acompanhando o caos que está o setor de atendimento ao cidadão em todas as unidades do DETRAN-SE, uma humilhação com os cidadãos, uma das principais causas desse problema é a falta de servidores nestes setores, pois setores que antes do concurso tinha 80 servidores contratados hoje tem 40 servidores concursados… o governo até agora não chamou excedentes do último concurso para suprir as necessidades do órgão ( o caos já dura mais de um ano), porém está começando a chegar CC'S NO SETOR DE ATENDIMENTO DA SEDE DO DETRAN, ( além de muitos que estão em outros setores sem fazer nada) e irão chegar muito mais… Gostaria de saber por parte do governo ou da diretoria do órgão, por que até agora não convocaram excedentes para melhorar o atendimento ao público do órgão em vez de contratar CC's, em um órgão que é o segundo maior arrecadador do estado?E também gostaria de saber quando é que irão valorizar os servidores deste órgão, principalmente aqueles que estão no setor de atendimento?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Creio poder afirmar, sem arrogância e com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua essência, para todo o mundo”. Gandhi.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais