Acabar lei anticorrupção,voltar nepotismo: método miliciano Bolsonaro

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


A fantasia do discurso anticorrupção já havia ficado pelo caminho antes que o presidente chegasse ao Planalto. Ainda que consiga contornar o cerco judicial com base em aspectos técnicos, Bolsonaro pagará o preço político dessas suspeitas.

Agora, o país conhece os métodos milicianos da família em décadas de vida pública.

O presidente Jair Bolsonaro reforçou o coro pela mudança na lei que pune práticas de improbidade administrativa cometidas por gestores públicos. Em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, ontem, o presidente disse que a legislação atual “engessa o prefeito” e afirmou já ter conversado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), sobre mudança nas regras

“É muita burocracia. Tem muita lei do passado que realmente é para combater a corrupção etc, mas engessa o prefeito. Muitos aí respondem por 20 anos de improbidade administrativa. Alguma coisa vai ser mudada, pode deixar”, afirmou Bolsonaro a um apoiador que reclamou de medidas tomadas pelo prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues (PSD). Um dos pontos, conforme o Estadão revelou ontem, é aproveitar o debate para permitir o nepotismo, que consiste na contratação de parentes.

É absurda a tese defendida pelo clã Bolsonaro. Na prática é querer “legalizar a corrupção”. Uma situação absurda em qualquer pais sério do mundo, só que o Brasil não é sério e muito menos um país com respeito internacional…


Capela: exemplo de integração da SSP com a comunidade E o município de Capela está servindo de modelo exemplar de integração da SSP com os setores expressivos da comunidade. Atendendo a determinação do secretário João Eloy e do delegado geral Thiago Leandro Barbosa de Oliveira, o delegado de Capela Wanderson Bastos com o apoio de toda equipe da segurança pública local vem realizando diversas reuniões com setores da comunidade. A mais recente reunião com pastores da Assembleia de Deus onde  foram estreitados os laços entre a polícia e a comunidade evangélica e estabelecidos protocolos de aperfeiçoamento da segurança pública.

Na CMO, Fábio Reis fará relatoria setorial da agricultura O deputado federal Fábio Reis (MDB) esteve ontem, 24, em audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para entender as necessidades da pasta e conhecer as metas do ministério. O encontro teve o intuito de aproximar o ministério da Comissão de Orçamento (CMO), cuja relatoria setorial da agricultura será feita por Reis.

Demandas do setor “Minha intenção é trabalhar para que haja garantia no atendimento das demandas do setor. É preciso ampliar o mercado, aumentar as exportações, garantir a assistência técnica, o seguro rural, a pesquisa e a defesa sanitária da agricultura do nosso país”, disse o deputado.


               
De Brasília sopram os ventos de boas-novas para Socorro O prefeito Padre Inaldo está por lá para buscar recursos do Orçamento da União para as áreas da Saúde, Assistência Social e Infraestrutura do município. Com ele estão os secretários Hallison Sousa, de Planejamento, e de Saúde, Enock Ribeiro. Um dos gabinetes visitados foi o do deputado federal Laércio Oliveira.


                           
Mitidieri: “Um homem público que tem usado a força do seu mandato para ajudar os mais necessitados”, diz Gilson Andrade E ontem, 24, o prefeito de Estância, Gilson Andrade, aproveitou o aniversário do deputado federal Fábio Mitidieri, do PSD, mesmo partido do gestor, para fazer uma homenagem com uma foto dos dois na procissão de Nossa Senhora de Guadalupe: ”Hoje, o nosso deputado federal Fábio Mitidieri comemora mais um ano em sua vida. Um homem público que tem usado a força do seu mandato para ajudar os mais necessitados. Quero lhe desejar um dia repleto de alegria, e que Deus possa lhe dar sabedoria para continuar lutando pela população mais simples do nosso Estado. Que você tenha muitos anos de vida com saúde, paz , harmonia e vitórias. Parabéns pelo seu dia!”


Prefeita de Cedro busca recursos em Brasília Na manhã da terça-feira, 23, a prefeita de Cedro de São João, Layana Costa esteve em Brasília realizando visitas aos deputados federais Fábio Henrique, Laércio Oliveira e à senadora cedrense Maria do Carmo, a quem agradeceu pela recepção em sua residência em Brasília e compromisso em sempre cuidar da sua cidade. Durante o encontro com os parlamentares, Layana Costa solicitou recursos que possam proporcionar melhorias para o município de Cedro de São João. Segundo a prefeita, o diálogo com todos foi bastante produtivo, onde saiu com esperança de futuros projetos para nossa cidade.

Assembleia aprova prorrogação do benefício do Cartão Mais Inclusão até julho Foi aprovado ontem, 24, o Projeto de Lei enviado pelo Governo de Sergipe, que prorroga o benefício emergencial pago pelo Cartão Mais Inclusão – CMAIS. Votado em Sessão Extraordinária Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe, o Projeto garante que as famílias que forem concluindo o recebimento das 10 parcelas emergenciais do CMAIS a que faziam jus, continuem a ser contempladas com o benefício até julho de 2021. Aprovando o PL por unanimidade, os parlamentares ressaltaram a importância da iniciativa do Poder Executivo de continuar pagando o benefício.

 Proteção e amparo O deputado Zezinho Sobral, líder do Governo na Assembleia Legislativa, comentou a importância da aprovação do Projeto de Lei. “Com a prorrogação do Cartão Mais Inclusão, Sergipe acolhe, protege e ampara aqueles que estão com dificuldades. O programa tem feito a diferença na vida dos sergipanos com delicado quadro de vulnerabilidade social e insegurança alimentar decorrentes dos impactos sociais e econômicos da pandemia. A continuidade do programa será muito importante para garantir comida na mesa nesses tempos difíceis. Fiquei muito satisfeito em ter defendido na Assembleia este projeto tão essencial”, disse.

 Sensibilidade e celeridade A secretária de Estado da Inclusão Social, Lucivanda Nunes, agradeceu aos parlamentares pela aprovação do Projeto, que viabiliza que o Governo de Sergipe continue atendendo uma quantidade maior de famílias da extrema pobreza. “Sabemos que a pandemia não acabou e que as vulnerabilidades ainda são muitas. Então, ficamos felizes por ver que nossos parlamentares tiveram a sensibilidade de perceber essa necessidade e garantiram a aprovação com máxima celeridade. Assim que recebermos a redação final da Alese e o governador Belivaldo sancionar a Lei, faremos o pagamento da parcela de fevereiro para os beneficiários que ainda não receberam o benefício este mês. Agradecemos, em nome do presidente Luciano Bispo, a todos os deputados que, por unanimidade, aprovaram este importante PL”.

 Extrema pobreza O programa de transferência de renda foi criado pelo Governo de Sergipe para combater a insegurança alimentar junto à população que se encontra na extrema pobreza. Mensalmente, é pago um benefício de R$ 100 [equivalente ao preço médio de uma cesta básica], que podem ser usados exclusivamente para a compra de alimentos, em qualquer estabelecimento da rede credenciada Banese. Desde o início do CMAIS, em 2020, já foram investidos aproximadamente R$ 23 milhões, no pagamento de mais de 230 mil benefícios.

Toda matéria aqui

Do blog: O Papa Francisco precisa tomar conhecimento de tudo isso e de outras coisas mais.


“Já tem gente da oposição se autoelegendo para as próximas eleições”, diz Emília Faz pouco tempo que ocorreu o pleito municipal, mas alguns partidos já estão a todo vapor nas articulações para as próximas eleições. E, ao ser questionada durante entrevista, qual o posicionamento do Patriota, nesse sentido, a vereadora Emília Corrêa, foi taxativa: “o foco do Patriota continua sendo o fortalecimento”.

Momento delicado De acordo com a parlamentar, o momento é extremamente delicado e, falar em eleições agora, se torna até constrangedor. “Estamos enfrentando um momento difícil que me sinto até constrangida em tocar nesse assunto, sinceramente, embora eu sei que em determinadas ocasiões seja necessário. Mais constrangedor, ainda, é saber que já tem gente ignorando a situação e se autoelegendo”, afirmou.

Articulações Emília criticou o fato dessas articulações também estarem sendo feitas pela macro oposição. “Que tipo de oposição é essa? Esses que já estão de autoelegendo Senador, Deputado, Governador. Uma mistura de pessoas que não eram conectadas ou até eram, ou estão se conectando agora, vai saber…. Um absurdo”, declarou.

Posicionamento Por fim, a vereadora reforçou o posicionamento do partido do qual integra e, principalmente, o seu. “Sempre fui muito pelas pautas e questões de defender o povo. Ninguém me vê falando de direita, esquerda, dessas coisas que só atrapalham o andamento do que interessa para as pessoas. O partido permanece priorizando o fortalecimento e o mandato. Esse é o objetivo central agora”, concluiu.

Gualberto critica tentativa de privatização da saúde e educação A proposta de desvinculação dos recursos para a Educação e Saúde, feita pelo governo federal e que está em discussão no Congresso Nacional, recebeu duras criticas e repúdio do deputado estadual Francisco Gualberto (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A desvinculação foi incluída na PEC Emergencial, costurada entre Executivo e Legislativo, e começará a ser discutida pelo Senado. “Essa PEC significa dizer que acabar com essas vinculações é privatizar o saber e o direito à saúde”, aponta Gualberto.

Percentual mínimo Atualmente, a educação e saúde têm percentual mínimo obrigatório no Orçamento, e se a proposta for aprovada causará prejuízos enormes, podendo acabar com o Fundeb, por exemplo. Além disso, como resultado final, municípios brasileiros com poucos recursos não teriam dinheiro sequer para pagar os professores ou fazer obras de infraestrutura nas escolas. Contrariado, Gualberto explica que há duas formas de privatização: a material, quando se vende um prédio, um aeroporto, o fertilizante, a energia elétrica, etc. E a imaterial. “Mas para os privatistas e para a ganância do capitalismo nacional e internacional, é preciso privatizar o que não se pega, o que não é material”, disse, referindo-se ao saber e a saúde.

Exemplo Em relação à educação, o deputado exemplificou falando de colégios estaduais importantes para a população. “No momento em que não houver mais recursos por falta de vinculação para gerir a escola, ela vai definhar e naturalmente surgirão colégios da iniciativa privada”, afirma. “Isso prejudicará grande parte da população, pois os mais pobres não terão acesso a essas escolas. Ou ficarão com uma escola inexistente ou precarizada demais. Isso é que é privatizar o que não se pega. Não é o prédio do colégio que será privatizado, mas o direito ao saber, que passará a ser um domínio da iniciativa privada. Da mesma forma na área da saúde”, disse.

Posição Francisco Gualberto reforçou sua posição contrária, e convicta, em relação à diminuição do Estado. Ou seja, é totalmente contra privatizações de empresas ou órgãos estatais. “Se hoje o SUS, que é uma notável conquista do povo brasileiro, já vive com dificuldades, imagine na hora em que não houver mais vinculação e obrigatoriedade de transferência de recursos para a saúde pública? É lógico que vai definhar, e aí entra a iniciativa privada”. O deputado termina fazendo apelo aos deputados federais e senadores para que tenham bom senso e rejeitem a proposta do governo federal.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Loja do Shopping Jardins desdenha do Código do Consumidor Do leitor e cidadão Eduardo Almeida: eagroup2@hotmail.com     “Adquiri um ventilador na loja LE BISCUIT do Shopping Jardins em Aracaju e, no sexto dia, DENTRO DOS 7 DIAS QUE O CÓDIGO DO CONSUMIDOR DÁ DIREITO DE TROCA, voltei para trocar devido a defeito apresentado. A gerente MILENA me informou que a loja só troca com 3 dias. Questionei se a loja era superior ao Código de Defesa do Consumidor e ela me informou novamente que nessa loja é assim, só dá 3 dias para troca e que eu procurasse meus direitos. Interessante que o Código fica exposto à vista do consumidor, de forma bastante demagoga visto que não o seguem. Seguirei o conselho dela. Já estou colocando o caso em jornais e sites de notícias e Reclame Aqui, vou ao Procom e ao Juizado de pequenas causas para reaver minhas despesas com transporte e constrangimento. Impressionante como falta bom senso e educação comercial causam prejuízos aos lojistas, pois ganharei mais que os R$90 reais que paguei. Não perdi minha capacidade de me indignar. Lamentável essa postura, além da visibilidade negativa que a loja terá. Mas…a César o que é de César. Querem crescer sem respeitar o consumidor, então aguardem….”


Domingo, dia 28, a Destino Aventura terá a honra de levar você, pra trilha mais espetacular de Sergipe! A majestosa SERRA DA MIABA!!! Tem um banho super refrescante na Bica da Água Fria, depois um banho relaxante na Cachoeira da Água Fria e pouco mais a frente, um banho revigorante no Poço 17 e em sua cachoeira… E pra finalizar, o Pôr do Sol mais lindo de Sergipe do Alto do Cruzeiro!!! Um dia Inesquecível… Faça já a sua inscrição, porque as vagas são limitadas! Confira o vídeo:





A história repetida… até quando? César Brito em https://www.instagram.com/britto_cezar/


Hospital Primavera executa pela primeira vez tratamento moderno para obesidade O endoscopista da Rede Primavera, Dr. Lucas Marques, e o endoscopista bariátrica da cidade de Salvador, Dr. Marcelo Falcão, realizaram pela primeira vez no Hospital Primavera, um tratamento inovador para a obesidade que vem ganhando espaço: a gastroplastia endoscópica, em uma paciente de 35 anos de idade, com diversas tentativas de perda de peso sem sucesso e sem comorbidade. Essa é uma técnica minimamente invasiva, com procedimento realizado inteiramente por endoscopia, “sem cortes”, com redução do volume do estômago, extremamente segura, em caráter Dayhospital. O objetivo do procedimento é a redução do peso em torno de 20 a 25%, estando indicado como alternativa para tratamento de pacientes com sobrepeso / obesidade. Que necessitam obrigatoriamente de acompanhamento multidisciplinar no pré e pós-operatório. A sutura endoscópica, pode ser utilizada ainda no tratamento do reganho de peso pós-cirurgia


Praia do Robalo (Aracaju) – Flores Pandêmicas… Foto e texto: Antônio Samarone.


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO 

 

Um Restinho de Memória Por Antônio Samarone, médico sanitarista  http://blogdesamarone.blogspot.com/

 Durante a quarentena, deixei o cabelo crescer e tive uma surpresa no espelho: fiquei muito parecido com mamãe. Os cabelos são os mesmos.

 Com a idade, as lembranças infantis estão brotando em seus mínimos detalhes. Será um aviso da memória? Aproveite enquanto é tempo, pois estou de malas prontas. Vou embora!

 Minha mãe era uma católica tridentina, temente a Deus. Mamãe tinha uma cópia do catecismo do Concílio de Trento, que estampava na capa: “O Cristão confia apenas na misericórdia de Deus”. O catecismo estava certo.

 O medo do “fogo eterno” era uma realidade poderosa.

 Acho que depois do Concilio Vaticano II mamãe esfriou com o catolicismo, terminou virando evangélica. Eu já tinha voado do ninho. O que ficou em minha memória foi mamãe na Irmandade das Filhas de Maria”. E eu neto!

 A minha primeira lembrança da missa, era rezada em latim, com o padre de costa para o rebanho. Mamãe acompanhava, sem saber o latim, apenas pela sonoridade. Cantava fervorosamente, em voz alta, o “Tantum ergo sacramentum”. Eu gostava da liturgia e do cheiro do incenso na hora da eucaristia.

 Eu gostava do cheiro da igreja, das luzes das velas, dos sons dos sinos e das rezas cantadas. Tinha medo das imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.

 Sinto saudade do coral das devotas, ressoando em meus ouvidos: “Queremos Deus, homens ingratos/ ao Pai Supremo ao Redentor/ Zombam da fé os insensatos/ Erguem-se em vão contra o Senhor.”

 O catecismo de Trento ensinava que a caridade era o caminho da salvação e a esmola era a caridade no varejo. Seja lá quanto for, todos podiam dar uma esmola. “Quem dar aos pobres empresta a Deus.”

 Nessa visão medieval, acabar com a pobreza seria um desproposito. Com quem praticar a caridade? Em Itabaiana, o pão dos pobres era uma prática sagrada dos devotos de Santo Antonio.

 Aos domingos, à frente da Matriz de Santo Antonio e Almas, em Itabaiana, ficava lotada de mendigos, prontos para ajudar na salvação dos ricos e remediados.

 Quando Seu Durval do Açúcar ia à missa, os mendigos tiravam a sorte grande. Seu Durval era um rico não avarento, como mamãe dizia.

 O generoso Durval do Açúcar distribuía o peixe e coco para os pobres, na Semana Santa. A fila em sua porta dobrava quarteirões. Não precisava avisar, todo mundo sabia o dia. Vinha gente de longe.

Certa feita, uma senhora que tinha pose de rica entrou na fila do Peixe. Logo-logo um puxa-saco foi fuxicar: “Seu Durval, fulana está na fila e ela não precisa. Todo mundo sabe que ela é rica.” Seu Durval, no alto da sabedoria, reprendeu o fuxiqueiro: “Deixe de besteira, se ela está na fila é porque precisa, ninguém passa por esse vexame à toa.”

 Mamãe precisava, mas nunca foi. Preferia comer pilombeta na brasa. Ela dizia, tem gente mais precisada, eu me viro. A vergonha era um mecanismo de controle social poderoso.

 Deixe-me parar por aqui, na fila do peixe de Seu Durval do Açúcar.

 

 

PELO TWITTER


www.twitter.com/ayres_britto Há ideias que mesmo natimortas sempre acham quem saia com elas por aí fazendo assombração.

www.twitter.com/profanselmo Em terra de cego quem tem um olho é rei. Por isso o Deputado Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, defende o nepotismo. Assim, o ditado popular se confirmava. Realmente, o Brasil não é para amadores.

www.twitter.com/frednavarro Novilíngua – Sai “astrólogo”. Entra “personal style do zodíaco”. Ainda falta um estudo sério sobre a importância da “macaquice” para o futuro da humanidade.

www.twitter.com/andretrig “O Ibama está paralisado. O meio ambiente está mal. Autos de infração estão parados s/julgamento em todo o país”, diz superintendente do Ibama no MS exonerado ontem por Salles. “É sórdido o que está acontecendo”. #desmonte https://noticias.uol.com.br/colunas/rubens-valente/2021/02/24/ibama-paralisado-superintendente-mato-grosso-do-sul-coronel.htm?cmpid=copiaecola

 


Siga Blog Cláudio Nunes:     
 

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Há duas espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e os amigos, que são os nossos chatos prediletos.” Mario Quintana.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-02/quaresma-caminho-renovacao-esperanca-papa-francisco.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais