ACADEMIA SERGIPANA DE MEDICINA VIVA E ATUANTE

A Academia Sergipana de Medicina promove nesta quarta-feira, dia 18 de abril de 2007, às 20 horas, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe, mais uma atividade de elevada importância histórica e social.

Geraldo Vergetti
Atendendo sugestão do Ac.José Hamilton Maciel Silva, a diretoria da entidade convidou o ilustre médico e professor alagoano José Geraldo Vergetti de Siqueira para proferir conferência sobre a saga de Delmiro Gouveia, um conterrâneo visionário e realizador. Vergetti é  um estudioso da vida desse grande brasileiro, Delmiro Gouveia.

Para intermediar o convite, valemo-nos da participação dos queridos amigos Francisco Tavares de Bragança e Milton Henio de Gouveia Neto, que de pronto colaboraram na consecução desse desiderato. Milton Hênio é o sempre atuante presidente da Academia de Medicina de Alagoas, que ao longo de sua vida permanece cuidando com extremo zelo e competência das crianças de Alagoas, em seu festejado consultório de pediatria onde fica a maior parte do dia, entrando pela noite. E Bragancinha, quem não se recorda dessa figura ímpar que marcou história na medicina de Sergipe, e que reside em Maceió há anos? Convidei-os para que viessem acompanhando Vergetti. Mas contratempos estão a dificultar a sua vinda.

Geraldo Vergetti é alagoano de União de Palmares, onde nasceu em 12 de junho de 1934. No início de sua carreira, como médico sanitarista, atuou na cidade sergipana de Neópolis, pelo SESP. Foi diretor da circunscrição do antigo DNERU, em Palmeira dos Índios. A partir do início da década de 70 passou a lecionar na Faculdade de Medicina de Alagoas, chegando a Professor Adjunto de Parasitologia. Presidiu a Associação Médica de Alagoas e é um dos fundadores da Academia de Medicina daquele Estado.

Aposentado das lides médicas, cultiva as boas práticas da amizade e da fraternidade. Apaixonado pela história do Brasil e da Medicina, por um bom vinho e pela gastronomia ( comanda um restaurante de sua propriedade, em Maceió), Vergetti chega para um encontro com seus confrades sergipanos, encontrando aqui uma atuante Academia de Medicina, agora mais revitalizada pela eleição de quatro acadêmicos que serão empossados ao longo do ano: Fedro Portugal, Marcos Almeida, Geraldo Bezerra e Jefferson Sampaio.

A conferência do colega alagoano sobre Delmiro Gouveia tem  entrada franca para os médicos, estudantes e todas as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais da vida e da obra desse grande empreendedor brasileiro. O auditório da SOMESE fica localizado à rua Guilhermino Rezende, 426, ao lado do Hospital São Lucas. 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais