A eleição de Aracaju passa pela briga para o Senado em 2026

A disputa para o Senado, no ainda distante 2026, pode ser o principal obstáculo para os governistas chegarem a um consenso em torno das eleições deste ano em Aracaju. Postulante a uma das duas cadeiras senatoriais, o ex-deputado federal André Moura (União) enxerga no prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) um adversário em potencial, podendo ficar ainda mais forte se conseguir eleger Luiz Roberto (PDT) como seu sucessor, agora em 2024. A pré-candidatura de Yandra Moura é, na verdade, a tentativa do pai dela de impedir o sucesso eleitoral de Nogueira, que já anunciou o desejo de concorrer ao Senado. Portanto, André aposta que abortando a pré-candidatura de Luiz Roberto fragilizará o projeto futuro de Edvaldo e, por conseguinte, se fortalecerá para o pleito de 2026. Mesmo que a pré-candidatura de Yandra não vingue, Moura se dará por satisfeito se o grupo da situação optar por outro nome que não seja o do pedetista. Essa disputa paralela entre o PDT e o União Brasil é até salutar politicamente, porém não pode sair do controle. Em isso ocorrendo, ameaça provocar um racha, resultando em sérias consequências para o grupo, pois tanto Edvaldo quanto André são peças importantes dos governistas na disputa pela Prefeitura de Aracaju. Marminino!

Dinheiro na mão

O governo de Sergipe inicia, hoje, o pagamento dos servidores referente a este mês de janeiro. Os primeiros a botar a mão na grana são os aposentados e pensionistas. Quem faz aniversário em janeiro já recebe neste mês a primeira parcela do décimo terceiro. Amanhã, será a vez dos servidores das secretarias da Educação, Saúde e Fundações de Saúde receberem seus salários. Na próxima quarta-feira, receberão os integrantes das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. Então, tá!

Bases agitadas

Veja o que publicou o jornalista Eugênio Nascimento no blog Primeira Mão: “Eles já desmentiram uma série de boatos sobre rachas políticos e até mesmo inimizade. Mas, os seus seguidores em algumas cidades do interior entendem que há uma rivalidade entre o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o ex-deputado federal André Moura (União Brasil).  É que lá nas bases, em algumas localidades, há candidatos a prefeito e a vereador dos dois segmentos que não se suportam e até fazem aposta sobre qual deles elegerá a maioria dos prefeitos em outubro próximo”. Misericórdia!

Força da máquina

Apesar de toda fiscalização da Justiça Eleitoral, é inegável que a máquina pública faz grandes estragos no campo da oposição. Os prefeitos, por exemplo, negam a utilização política desse torpedo eleitoral, porém o simples fato de comandarem verbas públicas e disporem da caneta para nomear e exonerar ajuda e muito os candidatos que apoiam. E quando os fidalgos postulam a reeleição é que usam e abusam da máquina em benefício de seus projetos eleitorais. É uma concorrência desleal sem tamanho. Só Jesus na causa!

Nova vereadora

O município de Santo Amaro das Brotas ganhou uma nova vereadora: Simone Cristina Santana Feitosa (Patriota) assumiu o mandato por conta da retotalização dos votos referentes à eleição de 2020. Após a conclusão do processo que apurou a utilização de candidatura laranja pelo Progressistas, a Justiça Eleitoral cassou o mandato do vereador Gildo Moura de Souza e retotalizou os votos, fato que garantiu a eleição de Simone. A posse da nova parlamentar brotense ocorreu na última sexta-feira. Boa sorte!

Menos desocupados

O ex-deputado federal Valadares Filho (SD) está comemorando a recuperação da economia: “No trimestre encerrado em novembro, a taxa de desocupação caiu para 7,5% no país. Significa menos desemprego e mais gente ocupada, empregada, reconstruindo o Brasil”, afirma Vavazinho, que é assessor do ministro Márcio Macêdo (PT). O ilustre conclui lembrando que “esta é a menor taxa de desocupados para um trimestre encerrado em novembro desde 2014, segundo o IBGE”. Ah, bom!

Cozinhando o galo

Apesar da movimentação exibida pelos pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju, nenhum deve colocar o carro diante dos bois. Vão esperar o momento certo para se lançar na disputa pra valer. Todos sabem que qualquer passo em falso pode colocar tudo a perder. Cientes disso, os postulantes à cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) vão mantendo contatos com os cabos eleitorais, avaliando as ações dos concorrentes e, naturalmente, “plantando” notinhas favoráveis a eles na imprensa. Em outras palavras: estão cozinhando o galo em fogo baixo. Home vôte!

Show de arromba

Sem a presença dos petistas que o impediram de fazer o show em Aracaju no ano passado, o cantor baiano Netinho puxou uma multidão no bloco pré-carnavalesco organizado pelo Iate Clube de Aracaju. “Era para eu cantar por três horas, cantei 4h30 e não senti o tempo passar””, afirmou Netinho, todo satisfeito. Em 2023, um grupo de petistas promoveu o maior barulho contra a presença do cantor baiano no “Bloco Por Amor ao Iate”, sob a alegação de que o artista patrocinou os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. Este ano, a galera do PT botou a viola no saco, enquanto Netinho deu um grande show na Treze de Julho. Supimpa!

Montaria dos sonhos

Muita gente que pretende disputar as eleições deste ano alimenta a esperança de um cavalo selado aparecer em sua porta. Estes pré-candidatos sonham em repetir a façanha do delegado Alessandro Vieira (MDB), eleito senador em 2018, para surpresa até dele mesmo. Os candidatos majoritários que inovarem na disputa pela simpatia do eleitor terão mais chances de vitória. E é aí que aparece o misterioso cavalo selado, pronto para servir de montaria aquele ou aquela que melhor se comportar na campanha eleitoral que se avizinha. Por outro lado, o candidato que não souber usar o palanque eletrônico e se fender das fake news, dará com os burros n’água. Só Jesus na causa!

De festejado a renegado

Foi-se o tempo em que todo partido dito progressista queria se aliar ao PT na disputa pela Prefeitura de Aracaju. Os filiados mais maduros devem sentir saudade da época em que a sigla era estrelada pelo saudoso Marcelo Déda. Naqueles idos, a porta da legenda vivia cheia de pretendentes a uma aliança política. Hoje o PT não desperta a atenção da maioria dos partidos, o que pode levá-lo a ir para a disputa com uma chapa “puro sangue”. Renegado pelos outrora aliados e sem um discurso que empolgue, o PT pode até usar a frase “o partido da estrela solitária” como slogan da próxima campanha eleitoral. Crendeuspai!

Nas ondas do rádio

O ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PT), está prometendo uma super festa no próximo dia 2, quando será inaugurada a Rádio Mega FM. Entre as atrações artísticas, destaque para a Banda Calcinha Preta. O ex-gestor garante que a nova emissora vai estourar a boca do balão, pois tem potencial para ser ouvida em todo Sergipe e nos estados vizinhos. Nem precisa dizer que quem não está gostando desse barulho todo em torno da inauguração da rádio é a prefeita capelense e ex-esposa de Sukita, Silvany Mamlak (PSC). Aff Maria!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 29 de outubro de 1915
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais