De olho em 2026, políticos não se entendem agora em 2024

Ao contrário do cidadão comum, que foca apenas nas próximas eleições, os políticos já estão de olho no pleito de 2026. Eles sabem que a disputa deste ano balizará as de dois anos depois. Os partidos que conseguirem eleger um maior número de prefeitos e vereadores terão dado passos importantes para o enfrentamento de 2026. Diante disso, não esperem que os governistas permaneçam unidos na campanha que se avizinha, principalmente em Aracaju. Cada liderança tem um projeto pessoal e precisa mostrar força política visando se cacifar para a disputa do ainda distante 2026. Não é por acaso que o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), trabalha para apresentar candidatos em vários municípios. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), e o ex-deputado André Moura (União) estão de olhos grandes nas duas vagas que serão abertas para o Senado. Comenta-se pelas esquinas de Sergipe que o prefeito de Itabaianinha, Danilo de Joaldo (União), sonha acordado com a cadeira ocupada hoje pelo governador Fábio Mitidieri (PSD). Portanto, quando as urnas forem abertas em outubro deste ano, estará dada a largada para as eleições de 2026. Marminino!

Dito pelo não dito

A Justiça derrubou a decisão do Tribunal de Contas de Sergipe suspendendo a licitação para as obras da ponte ligando o bairro Coroa do Meio à Avenida Tancredo Neves, em Aracaju. Na decisão, a magistrada afirma que o ato do TCE, “caso mantido, poderá causar sérios prejuízos ao erário, pois a suspensão do procedimento licitatório, com certeza, ensejara o atraso para o começo das obras”. A ponte a ser construída na zona sul da capital sergipana terá 360 metros de extensão sobre o Rio Poxim. Então, tá!

Pulando a janela

Os políticos que pretendem disputar as eleições deste ano só têm até amanhã para pular a janela partidária. Este instrumento legal permite que o distinto mude de partido sem o risco de ficar inelegível por infidelidade partidária. Para se ter uma ideia do corre-corre das últimas horas, dos 24 vereadores de Aracaju 10 já pularam a cerca para outras legendas onde acham ser mais fácil a reeleição. Concluída essa fase de mudanças será possível fazer uma avaliação sobre as chances de cada partido nas eleições proporcionais deste ano. Arre égua!

De mutirão em mutirão

O governo de Sergipe promove, hoje, mais um mutirão, desta feita em Cedro de São João. Repaginado com o nome de “Sergipe é Aqui”, o evento oferece à população carente ações simples, como medição de pressão arterial e da glicemia, consultas médicas, palestras diversas, jogos de futebol para a meninada, manicure e pedicure para as mulheres, corte de cabelo para os homens, etcétera e tal. O mutirão também permite que os políticos governistas visitem os donos dos currais eleitorais, enquanto assistem, à sombra, os miseráveis disputando serviços que deveriam ser oferecidos pelo estado sem estardalhaço e de forma rotineira. Danôsse!

Juntos e misturados

Adversários nas eleições passadas, o prefeito de Canindé do São Francisco, Weldo Mariano (PT), agora é carne e unha com Kaká Andrade (PSD), pré-candidato à prefeitura daquele município sergipano. Ontem, os dois estiveram no gabinete do senador Alessandro Vieira (MDB) para tratar sobre a liberação de emendas visando a realização de obras nos povoados canindeenses. Resta saber o que a direção estadual do PT está achando dessa pulada de cerca de Weldo Mariano paras bandas do governo. Crendeuspai!

Enganando o eleitorado

Tire o cavalinho da chuva quem pensa que os políticos estão preocupados com os exagerados preços dos alimentos, da gasolina e do gás de cozinha. Eles só têm cabeça para as eleições municipais deste ano. Mesmo quem não será candidato vai trabalhar para eleger prefeitos e vereadores em vários municípios sergipanos visando se cacifar para o pleito de 2026. Quando muito, os prefeitos de plantão farão remendos aqui, ali e acolá para iludir o cidadão e conquistar os votos dos ingênuos, com a promessa de que, se os candidatos deles forem eleitos, o mundo será diferente e bem melhor. Pra eles, é claro. Misericórdia!

Sob nova direção

Quem dará com os costados em Aracaju, amanhã, será o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Vem prestigiar a posse do governador Fábio Mitidieri como novo presidente do partido. O pessedista vai substituir Belivaldo Chagas, que se bandeou para o Podemos. O “Galeguinho” resolveu bater em retirada do PSD justamente porque, sem consultá-lo, Kassab lançou a pré-candidatura da deputada federal Katarina Feitoza (PSD) à Prefeitura de Aracaju. Home vôte!

Oh que calor

A vereadora aracajuana Sônia Meire (Psol) está preocupada com a falta de climatização de várias escolas da rede municipal. Segundo ela, existem sérios problemas com relação à climatização das salas de aula. “Algumas escolas estão com ventiladores insuficientes ou danificados, outras possuem ar-condicionado, mas não de forma igualitária em todas as salas. Também existem aparelhos que não são ligados porque a rede elétrica das escolas não suporta a carga”, frisou a vereadora. Ah, bom!

E o povo, ó!

Diferente de Aracaju, onde as legendas fazem questão de respeitar a ideologia política, no interior de Sergipe ocorre a maior mistura partidária. Dependendo da chance de vitória, candidatos da direita, da esquerda e do centro se juntam nos mesmos palanques, sem a menor cerimônia. O último exemplo desse sarapatel de coruja vem de São Cristóvão. Alí, o PT e o União Brasil – adversários em nível nacional – vão compor a chapa majoritária e, naturalmente, subir no mesmo palanque. É mole ou quer mais? Só Jesus na causa!

Charmoso setentão

Criado em 1946, o biquíni, traje de banho que revolucionou moda e transformou o comportamento da mulher, completou 78 anos sem perder a elegância. Segundo a consultora de moda Lilian Pacce, a força de uma peça de roupa tão pequena está diretamente ligada ao empoderamento feminino e vai muito além da praia em si. Como bem canta a afinadíssima banda Blitz, “era um biquíni de bolinha amarelinha, tão pequenininho, mal cabia na Ana Maria…”. Ai, meu Deus!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 20 de fevereiro de 1897
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais