Impunes, políticos ladrões vivem em festa

Enquanto o cidadão de bem trabalha de sol a sol e é forçado a pagar impostos cada vez mais caros, um enorme bando de políticos ladrões não se cansa de roubar a Nação. Estes safados pilham os recursos de setores fundamentais como saúde, educação e segurança, deixando à míngua milhões de famílias, que dependem unicamente destes serviços básicos. Lamentavelmente, pessoas desafortunadas morrem antes da hora porque o dinheiro para comprar remédios bancou a campanha eleitoral dos vivaldinos ou custeou a viagem ao exterior de um político corrupto, acompanhado pela digníssima amante. A lista de políticos, com ou sem mandatos, suspeitos de receberem gordas propinas é a maior prova de que esta é uma República cheia de bandidos do colarinho branco, salafrários e canalhas. Claro que entre os políticos há os que escapam destes adjetivos e certamente são a maioria. Mesmo compondo a minoria, os maus políticos não se fartam de se lambuzar com o dinheiro sujo das grandes empresas, interessadas em usar os congressistas corruptos para botar a mão grande na riqueza do Brasil. Só Jesus na causa!

Silêncio feminino

É ensurdecedor o silêncio das mulheres que integram o governo de Sergipe e das deputadas governistas sobre a denúncia de violência doméstica que pesa contra o secretário estadual de Turismo, Marcos Franco (MDB). Felizmente, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) e a vereadora aracajuana Sônia Meire (Psol) não deixaram o assunto em brancas nuvens: “Ao meteorologista Overland e ao secretário Marcos Franco, meu repúdio pelas violências cometidas. O machismo deve ser combatido, em casa e na política”, escreveu no Instagram a professora Sônia. Já Linda defendeu a necessidade de uma lei que impeça agressores de mulheres assumirem cargos públicos em Sergipe. Misericórdia!

Tempo quente

Não convidem para o mesmo comício o vereador de Poço Redondo, “Carro Velho” (PSC), e o ex-vereador Luiz Alberto (PP), pois pode sair briga pra mais de metro. Os dois quase desmancharam a sessão da Câmara Municipal, após o pepista dizer o que o parlamentar cristão não queria ouvir. Invocado com a provocação, “Carro Velho” se armou com um copo d’água e arremessou contra Luiz Alberto. Felizmente, apenas o copo se espedaçou, mas a sessão teve que ser interrompida para a turma da limpeza juntar os cacos de vidro. Crendeuspai!

Aposta na educação

A Educação de Jovens e Adultos em Laranjeiras registrou agora em 2024 um recorde de alunos, com mais de 2,5 mil estudantes matriculados em nove escolas municipais. Este feito se deve a fatores como o Busca Ativa Escolar, a melhoria da estrutura das escolas, a descentralização dos polos, etcétera e tal. “É gratificante poder proporcionar oportunidades de transformação através da educação. Muitas dessas pessoas nunca entraram em uma sala de aula e outras foram obrigadas a abandonar os estudos por diversos motivos”, festeja o prefeito José de Araújo, o “Juca” (MDB). Supimpa!

Posse no TCE

Foi pra lá de concorrida a posse de Eduardo Côrtes como novo procurador-geral do Ministério Público de Contas de Sergipe. Em seu discurso, o ilustre reconheceu três eventos que ele classificou como significativos e excepcionais, como ponte para sua chegada ao novo cargo: a sobrevivência de seus pais às perseguições do Regime Militar, o ingresso na carreira do Ministério Público de Contas, em 2005, e a sua nomeação para o cargo de procurador-geral. Côrtes ficará à frente da instituição durante o biênio 2024-2025. Boa sorte nessa nova empreitada!

Mudança no expediente

O Diário Oficial de Sergipe circula hoje com mudança no expediente do Poder Executivo. Daniele Mesquita Santos aparece como secretária de Turismo em substituição ao empresário e ex-deputado estadual Marcos Franco (MDB). O suplicante foi substituído pela distinta após ter pedido afastamento temporário ao governador Fábio Mitidieri (PSD) para se defender na Justiça da acusação de violência doméstica. Marcos está sob medida protetiva desde que a esposa dele o denunciou à Polícia por agressões física e psicológica. Resta saber até quando Daniele Mesquita continuará respondendo pela política de turismo. Deve ser quando a poeira baixar. Aff Maria!

Maré não é culpada

As enchentes verificadas todos os anos no bairro Treze de Julho, em Aracaju, não são por culpa da maré nem das chuvas. Quem pensa assim é o vereador Breno Garibalde (União), para quem o responsável pelos transtornos é o modelo de cidade que vem sendo construído há muito tempo. Na visão do parlamentar, grande parte dos problemas estruturais dos bairros da capital sergipana são resultado de um Plano Diretor defasado. Segundo Garibalde, por causa disso, “Aracaju continua crescendo apenas de acordo com os interesses da especulação imobiliária. As construtoras levantam os condomínios e desmatam centenas de árvores”. Valameudeus!

Posse marcada

O novo arcebispo metropolitano de Aracaju, dom Josafá Menezes da Silva, tomará posse no dia 25 de maio próximo. Anunciada pela Arquidiocese de Aracaju, a data foi escolhida em memória de Santa Maria Madalena de Pazzi, devendo a solenidade acontecer na Catedral Metropolitana. A nomeação do novo arcebispo pelo Papa Francisco ocorreu quase nove meses após a renúncia de dom João José Costa, por motivo de saúde. Dom Josafá será o quinto arcebispo metropolitano da capital sergipana. Ah, bom!

Processo nas fuças

O vereador de Tobias Barreto, “Gata Amarrada” (MDB), está sendo processado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A distinta acusa o emedebista sergipano de injúria e difamação por tê-la chamado de “cachorra”. Num discurso feito na Câmara Municipal, “Gata Amarrada” disse que “até agora, Lula não sentou com a irmã de Marielle [vereadora fluminense assassinada em 2018]. Bota essa cachorra lá e acabou”, disse. A fala do parlamentar chegou a ser criticada pelo também vereador Samoel da Samambaia (Cidadania), que disse ser vergonhoso assistir no parlamento um representante do povo chamar uma mulher de cachorra. Home vôte!

Cultura na Assembleia

A primeira edição deste ano do Espaço Cultural da Assembleia Legislativa está agendada parra o próximo dia 21, devendo reunir duas gerações de artistas: os cantores Chiko Queiroga e Antônio Rogério e o artista plástico Felipe Leite. De um lado, mais de 20 anos de uma carreira musical que marcou época; do outro uma revelação vinda da cidade de Estância, que se dedica ao hiper-realismo com imagens gigantes pintadas a óleo sobre tela de feições, aparências e fisionomias de pessoas do Brasil e do mundo. Localizado no hall do Parlamento sergipano, o Espaço Cultural é um local gratuito, aberto ao público e destinado a receber as mais variadas manifestações artísticas. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 9 de setembro de 1950
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais