O presente de Natal ideal para os políticos

Fosse possível, os políticos aprovariam uma lei obrigando Papai Noel encher o saco de votos em número suficiente para elegê-los pelo resto de suas vidas. Como não podem, vão colocar os sapatos nas janelas pedindo como presente, entre outras coisas, a garantia da eleição em 2024. Um dos sonhos do governador Mitidieri (PSD) é manter os Reis e os Ribeiro no mesmo palanque em Lagarto. O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) gostaria que o bom velhinho garantisse a eleição de Luiz Roberto (PDT) como seu sucessor. O senador Alessandro Vieira (MDB) deve pedir a Noel que convença a Justiça Eleitoral a considera-lo um sujeito pardo por natureza. Já o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), deve pedir como presente natalino a eleição do filho Talysson (PL) para a prefeitura de Areia Branca. Pudesse, a deputada estadual Linda Brasil pediria a Papai Noel uma carta branca do Psol para se candidatar a prefeita de Aracaju. A cúpula do PT gostaria que o velhinho barbudo convencesse o deputado estadual petista Chico do Correio a fazer oposição ao governo Mitidieri. Como Papai Noel não existe, todos vão continuar acalentando os sonhos até a abertura das urnas, em outubro de 2024. Um aviso: os derrotados poderão reclamar com Papai Noel, no Natal do próximo ano. Marminino!

Vapt-vupt

A minúscula oposição ao governo na Assembleia está esperneando contra o grande volume de projetos de lei enviado de última hora para votação. Segundo a deputada Linda Brasil (Psol), 26 proposituras do Executivo chegaram, ontem, ao parlamento para serem aprovadas até hoje, quando se encerra o período legislativo. “O governador não permite que tenhamos tempo hábil para fazer uma ampla análise dos projetos. É aquela velha manobra burocrática e antidemocrática de sempre. Isso é um escárnio, é surreal e inacreditável”, protestou a psolista. Home vôte!

Golpistas atacam

A ferramenta ‘Celular Seguro’ foi lançada há apenas dois dias pelo governo federal para agilizar o bloqueio de aparelhos em caso de roubo e furto e já despertou o interesse de criminosos. Golpistas criaram links falsos que são enviados por aplicativos de mensagens e pelas redes sociais, uma armadilha para ter acesso aos dados pessoais das vítimas. O governo esclarece que não envia nenhum link da nova plataforma para que a pessoa se cadastre. Cruz, credo!

Novo feriado

O Brasil ganhou um novo feriado: o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o Projeto de Lei declarando a data feriado nacional. A efeméride remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do período Brasil Colônia. A data já era considerada feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1,2 mil cidades. Ah, bom!

Ajustando a máquina

O governador Fábio Mitidieri (PSD) passou, ontem, mais de três horas reunido com o secretariado para avaliar o primeiro ano da gestão estadual. Após falar o que achou da atuação do primeiro escalão e ouvir alguns auxiliares, Mitidieri encerrou o encontro afirmando que “os secretários têm meu carinho, minha confiança, porque são competentes, além de aliados. Já superamos adversidades juntos, e também juntos entregamos resultados. Só tenho a agradecer”. Aff Maria!

Inelegíveis insistentes

Alguns políticos inelegíveis são duros na queda. Mesmo perdendo na Justiça uma ação trás da outra, eles seguem afirmando que só Deus pode tirá-los da próxima disputa eleitoral. Ledo engano! A insistência dos condenados permite suspeitar que eles vão espernear até o último minuto do segundo tempo. Ou seja, até o prazo final para os pedidos de registro de candidatura à Justiça Eleitoral. A partir daí, os inelegíveis admitem finalmente que estão fora da disputa e apresentam seus substitutos, na tentativa de lhes transferir os votos que imagem ter. Quem viver, verá!

Quem ama não mata

O crescente número de crimes contra as mulheres mostra que elas estão entre as principais vítimas da violência urbana. Lamentavelmente, a maioria desse tipo de delito não chega ao conhecimento da sociedade. A ideia machista de que “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” contribui para esconder agressões verbais e físicas, estupros ou violência carnal, ameaças de morte e o feminicídio. Portanto, precisamos sim, meter a colher nessa briga para mudar esse quadro dantesco. Só Jesus na causa!

Gato por lebre

A classe política está afiando o gogó e ensaiando o discurso para, mais uma vez, engabelar o eleitorado. É bom a população abrir os olhos, pois está chegando a hora de se vender gato por lebre. Com raras exceções, os candidatos e candidatas vão encher os ouvidos do povo com o famoso canto da sereia. Portanto, o eleitor deve ficar muito atento, pois a grande maioria dos candidatos vai aproveitar a campanha para, como diz o poeta popular Jessier Quirino, cerca-se de “meia dúzia de corrupto/ E acunhar na promessa/ E a pisadinha é essa:/ Três promessa por minuto”. Arre égua!

Quem te viu…

Circula nas redes sociais um vídeo do então deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) se posicionando no Congresso contra o Projeto de Lei autorizando a privatização das empresas de saneamento básico. À época, o hoje governador afirmou que não iria “colaborar com a privatização da Deso. Eu acho um retrocesso. As empresas privadas não irão levar água para os povoados mais distante e para aqueles municípios que não são lucrativos. Elas vão, obviamente, querer o filé, como Aracaju, Itabaiana, Estância. Quem vai ter que levar água para Pedra Mole, para Itabi e os municípios mais distantes vai ter que ser o governo do estado”. Por que será que Mitidieri mudou tão radicalmente de posição sobre a Deso? Crendeuspai!

Agora é lei

A recusa de algumas clínicas credenciadas ao Detran em aceitar PIX como pagamento pelos exames de vista e psicológicos chegou ao Legislativo. Os deputados estaduais Paulo Júnior (PV) e Jeferson Andrade (PSD) apresentaram um Projeto de Lei determinando que, para se credenciarem junto ao Detran, as clínicas terão que aceitar o PIX como forma de pagamento, além do cartão de crédito/débito e, naturalmente, o dinheiro em espécie. Pelo visto, os dois parlamentares não botaram muita fé na recente portaria do Detran fazendo exigência igual às poderosas clínicas médicas. Misericórdia!

Adeus partido

Após quase ter sido escorraçado pela executiva nacional, o ex-presidente do PSB em Sergipe, Valadares Filho, se desfiliou da legenda. Sem esconder a queixa por não ter sido consultado sobre a filiação de Zezinho Sobral – novo manda chuva do PSB no estado – Vavazinho anunciou que buscará “um novo caminho, sempre ao lado do povo sergipano”. O ex-senador Antônio Carlos Valadares também deve seguir o filho, que encerra sua despedida do partido afirmando ser “hora de olhar para frente e construir novos caminhos”. Então, tá!

Recorte de jornal

Publicado no jornal estanciano A Razão, 24 de março de 1912.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais