Os petistas sergipanos dormem em camas separadas

A pouco amistosa relação entre algumas lideranças do PT sergipano faz lembrar um casal que, embora ainda dividindo o mesmo teto, dorme em camas separadas. Pelas costas, os petistas vivem criticando uns aos outros, sem falar que evitam participar juntos dos mesmos eventos. Bom exemplo dessa discórdia entre a turma da estrela vermelha foi a reunião que definiu a pré-candidatura da jornalista Candisse Carvalho à prefeitura de Aracaju. Naquele dia, os liderados pelo ministro Márcio Macêdo não passaram nem perto da sede do partido. Também não deram um pio sequer sobre a opção de algumas tendências pelo nome da esposa do senador Rogério Carvalho. Em outras palavras: nem que a vaca tussa os descontentes com a escolha trabalharão pela eleição de Candisse. No município da Barra dos Coqueiros a situação é diferente. Lá, o pré-candidato a prefeito Danilo Segundo (PT) tem o irrestrito apoio de Márcio Macêdo, porém é visto como adversário pelos rogeristas. Estes preferem apostar na reeleição do prefeito Alberto Macedo, um emedebista malvisto pela cúpula do MDB. Essa estranha relação entre aliados lembra o velho ditado popular: “Quem tem amigos assim não precisa de inimigo”. Home vôte!

Agressores de mulheres

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) defende que a Assembleia cobre ao governo estadual a efetivação de leis garantindo que agressores de mulheres e meninas não possam assumir cargos públicos no Estado. Segundo a parlamentar, o Executivo “precisa ser exemplo de combate à violência contra a mulher”. Linda também criticou o silêncio do governador Fábio Mitidieri (PSD) sobre o caso do secretário estadual de Turismo, Marcos Franco (MDB), acusado de violência doméstica contra a própria esposa. Só Jesus na causa!

Eles estão de volta

Já perceberam como as redes sociais estão empesteadas de falsos defensores da sociedade? Eles apareceram de uma hora pra outra, cheios de ideias e prometendo soluções para todos os problemas da população. São os pré-candidatos às prefeituras e às câmaras de vereadores. Estes indigitados só dão as caras quando as eleições se aproximam. Cheios de lero-lero, tentam iludir os cidadãos com promessas vazias. O eleitor deveria perguntar a estes “copa do mundo” onde eles estavam nos anos anteriores e por que, só agora, apareceram prometendo transformar as cidades em pedacinhos do paraíso. Abra o olho que essa turma é boa de conversa mole pra enganar os tolos. Misericórdia!

E tome circo!

O festeiro governador Fábio Mitidieri (PSD) fez questão de prestigiar, ontem à noite, a abertura da ‘Segundona do Turista’, forrobodó montado pelo governo na rua São João, em Aracaju. Essa festança custeada pelos contribuintes vai continuar até o final do ano, sempre às segundas. “É um forró tradicional, de muita qualidade e muita segurança para toda a família”, afirmou Mitidieri, enquanto distribuía sorrisos, abraços e tapinhas nas costas dos animados brincantes. Êta, gota serena!

Pix vazado

Um total de 46.093 chaves Pix tiveram dados cadastrais vazados, segundo divulgou o Banco Central. Esse foi o sexto vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020. Segundo o BC, o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor. Em agosto de 2021, também vazaram os dados de 414,5 mil chaves Pix por número telefônico do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Aff Maria!

Secos e molhados

Não é exagero comparar o Congresso a um armazém de secos e molhados. Assim como os bem sortidos empórios, o legislativo brasileiro oferece políticos para todos os gostos e bolsos. Diferente do armazém, onde quem paga a conta é o freguês, no Congresso a custosa compra é bancada pelo povo. Ano após ano, o principal cliente dessa casa de secos e molhados é o inquilino de plantão no Palácio do Planalto. Esta vergonhosa venda de apoio político por deputados e senadores – claro que existem exceções – só vai diminuir quando os eleitores começarem a punir nas urnas os maus políticos, mandando-os de volta ao anonimato. Crendeuspai!

Sergipe ficou fora

Sergipe ficou de fora do novo licenciamento de tecnologia 5G autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os 395 municípios contemplados desta vez estão nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Piauí. O total de municípios que já podem contar com esse benefício chega a 3.678.  O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que sucede as redes de conectividade 4G. As empresas de telefonia celular têm ativado gradualmente o 5G no país, desde julho de 2022. Ah, bom!

No barco bolsonarista

Política sempre alinhada à direita, a vereadora Emília Corrêa entrou de cabeça no barco bolsonarista para disputar a Prefeitura de Aracaju. A filiação da fidalga ao PL do capitão de pijama ocorreu ontem, num evento pra lá de concorrido. Entre os presentes, se destacaram o mandachuva do partido em Sergipe, Edvam Amorim, o seu irmão Eduardo (PSDB), o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), o deputado federal Rodrigo Valadares (União) e tantos outros. “Foi emocionante ver tanta gente em um só lugar, acreditando que há esperança e é possível mudar Aracaju”, afirmou a pré-candidata. Marminino!

Lero-lero político

Os partidos Cidadania, Solidariedade e Rede exibem esta semana propagandas partidárias em rede nacional de rádio e televisão. As inserções serão transmitidas na programação noturna das emissoras nesta terça-feira, na próxima quinta-feira e no sábado, sempre entre 19h30 e 22h30. Ao todo, serão cinco minutos de propaganda partidária para o Cidadania, dois minutos para a Rede e um minuto e meio para o Solidariedade. Quem não tiver paciência para ouvir o bolodório dos políticos desligue o rádio e a TV. Simples assim!

OAB acusada de omissa

A advogada Bruna Hollanda renunciou ao cargo de conselheira da OAB Sergipe após constatar total falta de apoio da entidade à sua luta para provar que foi estuprada por um colega advogado. Numa longa carta-renúncia, ela acusa a diretoria da OAB de “uma postura desrespeitosa, falaciosa, machista e perigosamente astuta”. Lamentou “o uso ostensivo da OAB para defender e proteger o meu agressor, acusado de estupro e sócio do presidente” Danniel Costa. Também criticou uma recente entrevista convocada pela direção da Ordem para dizer que ela estava bem: “Não, eu não estou bem. Eu fui violentada”, escreveu na carta-renúncia. Por fim, a advogada Bruna Hollanda orienta as mulheres vítimas de abuso social e de violência doméstica a não se calarem. Certíssima!

Santo bom de chuva

“Meu divino São José/ Aqui estou a vossos pés/ Dá-nos chuva com abundância/ Meu divino São José”. Os versos da música (Oração) de Maria Bethânia refletem bem o sentimento dos nordestinos para o dia 19 de março, dedicado ao padroeiro dos trabalhadores. Para festejar o santo bom de chuva, a Igreja Católica desenvolve hoje uma vasta programação nas paróquias de Sergipe que têm São José como padroeiro. Prestigiem!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 19 de março de 1949
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais