Sonho de petistas, Edvaldo pode ser o pesadelo dos governistas

Sem nomes competitivos para disputar a Prefeitura de Aracaju, muitos petistas apostam num racha do grupo governista. Embora não confesse nem sob tortura, a turma da estrelinha vermelha reza que os liderados pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) rejeitem o pré-candidato Luiz Roberto (PDT) e que, contrariado, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) chute o pau da barraca. Em isso ocorrendo, será meio caminho andando para o gestor aracajuano montar um palanque de oposição e aceitar um nome do PT como postulante a vice na chapa encabeçada por Luiz Roberto. Caso haja esse racha sonhado pelos petistas, será um pesadelo para os governistas, também carentes de nomes competitivos para disputar a Prefeitura de Aracaju. A maioria dos pré-candidatos da base do governo não passa de balões de ensaios sem gás suficiente para alçar voo. Ressalte-se que uma chapa PDT/PT será difícil de ser batida, principalmente por conta do grande volume de obras desenvolvida na cidade pela gestão de Edvaldo e pela falta de realizações da administração Mitidieri. Apesar do esforço, o governador ainda não tirou do papel a maioria das promessas de campanha. Portanto, é aguardar para ver se, em tendo o seu pré-candidato rejeitado, Edvaldo dá uma banana aos aliados de hoje e pula a cerca pras bandas da oposição. Marminino!

Prefeito censurado

O prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas (MDB), é figura censurada na Rádio Educadora/FM, pertencente ao ex-prefeito Arinaldo Filho (PL). E para provar que é persona non grata, o emedebista bateu na porta da emissora e exigiu direito de resposta às críticas feitas contra a sua gestão. A apelo não abalou os radialistas que se recusaram a entrevista-lo. Um deles, inclusive, insinuou que para falar na rádio, Anderson terá que recorrer à Justiça. É deveras lamentável que uma concessão pública faça ataque aos adversários e lhes negue o direito de defesa. Assim também já é demais também!

Boca suja

Não chamem para o mesmo regabofe o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e o ex-aliado dele Manoel Sukita (PT). Ao saber que o petista lhe criticou por ter recusado prestigiar a inauguração da Rádio Mega/FM, o governador subiu nos tamancos. Após lembrar ter visitado Sukita três vezes na Penitenciária de Glória, o pessedista mandou o desafeto lavar a boca para falar no nome dele. Essa briga entre os dois começou em 2022, quando Sukita deixou de apoiar Mitidieri para subir no palanque do então candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Crendeuspai!

Golpistas candidatos

Muitos bolsonaristas que ficaram semanas na porta do quartel do Exército, em Aracaju, pretendem se lançar candidatos a vereador agora em 2024. Resta saber se os eleitores conscientes vão sair de casa para votar em quem defendeu um golpe militar apenas porque o seu candidato a presidente foi rejeitado pela maioria dos brasileiros. E como esses mentecáptos opositores das urnas eletrônicas vão se submeter estes mesmos equipamentos nas eleições deste ano? Ora, se fizerem isso, admitem que as urnas são confiáveis. Tomara que, ao se anunciarem candidatos, tais energúmenos sejam reprovados pelos aracajuanos. Aff Maria!

Aposta na educação

O ministro Márcio Macêdo (PT) ficou entusiasmado com o sucesso que foi o encerramento da Conferência Nacional de Educação, na Universidade de Brasília (UNB). Com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, o evento foi responsável por produzir diretrizes, metas e estratégias para os próximos 10 anos da educação no país. Macêdo prometeu continuar apoiando e estimulando a participação social para a construção das políticas públicas essenciais para o Brasil. Então, tá!

Terra dos contrastes

Sergipe é mesmo um estado cheio de contrastes. No passado, o principal cabaré da capital sergipana se chamava Vaticano e a Padaria Central ficava numa esquina. Na década de 50, um versinho dizia bem dos contrastes da terrinha: “Aracaju é terra de muro baixo/ Onde pitomba é fruta/ Candieiro dá choque/ Eng Fook Mau é ‘seo’ João/ E Shakespeare é Pipiu”. Home vôte!

Viveiros clandestinos

O Ministério Público Federal quer que a Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema) negue licenças ambientais a viveiros de camarões em Nossa Senhora do Socorro, especialmente em áreas de manguezal. Na ação impetrada na Justiça Federal, o MPF também pede que a Adema seja obrigada a realizar, em 180 dias, estudos do impacto ambiental causado por esses criatórios. Segundo o Ministério Público, dos mais de 50 tanques de carcinicultura instalados naquele município, 33 não possuíam licenciamento ambiental. Misericórdia!

Pelo social

A Secretaria da Assistência Social de Aracaju lançou, ontem, o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do Trabalho Social da avenida Perimetral Oeste, Como ação estratégica, serão promovidos cursos em diversas áreas, como gestão de negócios, construção civil e automotivos. Ao todo, serão qualificados 360 profissionais com 18 cursos, além de mentoria para 28 empreendedores e 37 atividades comerciais. O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) destacou que a obra da Avenida Perimetral é muito importante para a cidade, pois melhorará a mobilidade e será um novo vetor do desenvolvimento para Aracaju. Ah, bom!

Partidos sem votos

Os partidos estão na fase de atrair lideranças boas de votos em Aracaju visando se reforçarem para as eleições deste ano. Mal votadas nos pleitos 2020 e 2022, algumas legendas precisarão “contratar” praticamente um time inteiro, se quiserem fazer bonito na próxima disputa eleitoral. Entre estes nanicos ruins de votos se destacam os DC, PRTB, PSTU, etcétera e tal. Além de atrair candidatos proporcionais populares, as legendas com pouca ou nenhuma representação terão que costurar boas coligações majoritárias. Do contrário, vão repetir o fracasso eleitoral das últimas eleições na capital sergipana. Só Jesus na causa!

Itabaiana em festa

A cidade de Itabaina será palco, a partir de hoje, da Sealba Show, a maior feira do agronegócio dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Segundo a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe, esta é a maior vitrine do agronegócio da região, reunindo um grande público durante os três dias de realização e proporcionando negócios que somam mais de R$ 60 milhões. O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL) revela que a Sealba atrai para a cidade milhares de turistas, movimentando o comércio e lotando hotéis, pousadas e restaurantes. Supimpa!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal de Sergipe, em 4 de maio de 1988
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais