Adotar…apenas outra maneira de soletrar amar.Venha p/ o Acalanto SE

                                        Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Link para se associar ao Acalanto: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePMQgsKV3NFoGzD4QEijZg56ydwsSg-lqT0CHCXPhMSctAjA/viewform


Hoje o blog abre espaço para o Grupo de Apoio à Adoção Acalanto Sergipe que existe há seis anos com a colaboração e o trabalho voluntário de dezenas de abnegados no intuito de ajudar crianças e adolescentes. Como bem divulgam as campanhas em todo país “adotar uma criança ou um jovem é um ato de amor. É fornecer um lar, uma família e uma oportunidade a uma potência que, pelos mais diferentes motivos, teve tudo isso negado e passou a viver a dura vida em instituições de acolhimento.”

Em Sergipe, o Grupo de Apoio à Adoção Acalanto Sergipe foi um sonho que se tornou real por meio: Célia, Ana Paula e Marta. De lá para cá, mesmo com todas dificuldades enfrentadas, principalmente nos últimos dois anos por conta da pandemia o Grupo não parou e sempre realiza ações para ajudar mais crianças e adolescentes. Agora necessita aumentar o número de associados que contribuem mensalmente para que as ações sejam consolidadas e ampliadas.

Como o grupo informa nas suas redes sociais “a organização do terceiro setor é desafiador mas, ao mesmo tempo, é tão gratificante presenciarmos a formação ou o aumento das famílias. Poder perceber a felicidade das nossas crianças e adolescentes e com isso garantir o direito à convivência familiar e comunitária, seja pelo retorno dos mesmos à família de origem, quando possível, ou pela Adoção. Temos muitos desafios a vencer, mas as conquistas nos fortalecem para ultrapassarmos os obstáculos.” Um dos parceiros importantes em várias ações é o Poder Judiciário de Sergipe.

O Grupo de Apoio à Adoção Acalanto Sergipe é uma associação sem fins econômicos, filiado à ANGAAD (Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção), com sede na cidade de Aracaju, cujo objetivo é trabalhar para que o direito à convivência familiar e comunitária seja garantido a todas as crianças e adolescentes. A fim de atender esse objetivo, pode promover atividades relacionadas à prevenção ao abandono, ao atendimento dos já abandonados, ao incentivo à cultura da adoção e ao acompanhamento de famílias adotivas e biológicas, provendo assim orientação e apoio sociofamiliar.

O Projeto é composto por pais ou filhos por adoção, profissionais ligados à área, ou quaisquer pessoas que se dispõem, voluntariamente, a trabalhar em prol de seus objetivos, tornando-se um associado. Em nome da atual presidente do Acalanto Sergipe, Célia Machado Vieira e o marido dela, o médico Nivaldo Vieira – quem tem a oportunidade de conhecer e conversar apenas uma vez com Nivaldo tem a certeza que algumas pessoas estão neste plano espiritual para confortar e mostrar que tudo vale à pena – o blog parabeniza toda a diretoria, associados e abnegados do Acalanto Sergipe.

Aqui toda história, depoimentos de pais por adoções, toda legislação sobre adoção, cursos e como fazer uma doação e como se associar: https://www.acalantosergipe.org.br/ ou https://www.instagram.com/acalantosergipe/

Você sabia que mais de 200 crianças e adolescentes em nosso Estado moram em instituições de acolhimento, sem ter uma família para lhes das carinho e amor? Você pode ajudar a levar um pouco de acalanto ao coração delas, contribuindo com as ações do Projeto Acalanto Sergipe, ONG que atua há 6 anos, lutando para que elas tenham uma família! Seja associado! Seu coração ficará mais alegre porque você estará ajudando a abrir mais portas de lares para crianças e adolescentes. Pense nisso!


Justa homenagem a Reinaldo Moura que completaria 78 anos no sábado, 11 A Prefeitura de Aracaju vai entregar o novo eixo viário do bairro 17 de Março amanhã, 10. A nova avenida presta homenagem ao radialista e deputado estadual Reinaldo Moura que no sábado, 11, completará um mês de falecimento e seria também o aniversário dele de 78 anos. A via conta com ciclovia, calçada e iluminação de LED e vai ligar importantes avenidas na área sul de Aracaju.

Reconhecimento “Uma homenagem que muito me emociona por ser feita em uma obra tão importante para a comunidade que transita pela região do bairro Santa Maria. Em nome de toda a família e da memória do meu pai, Reinaldo Moura, agradeço este reconhecimento do prefeito da nossa capital, da Câmara dos Vereadores e de toda a população que validou esta homenagem”, destacou o ex-deputado federal André Moura nas redes sociais.

 

Bancos grosseiros para a turma da terceira idade no calçadão da João Pessoa Há muitos anos tem uma turma que se reúne à tarde do calçadão da João Pessoa para bater papo. Muitos já se foram, mas ainda tem uma turma boa da terceira idade com alguns mais novos que moram nas redondezas e se encontram para conversar sobre Sergipe. Pois bem, o prefeito Edvaldo Nogueira que não economizou nos pontos de ônibus horríveis da Avenida Hermes Fontes mandou colocar bancos grosseiros no local que também é ponto turístico da cidade. E ainda tem obsessão de ser governador… Só se for em outra freguesia…

Prefeitura de Aracaju relaxa no combate a pandemia: mercados municipais sem fiscalização Na última terça-feira o titular deste espaço esteve no mercado vereador Milton Santos, o principal da Zona Sul e constatou que muitos feirantes estão usando a máscara no queixo, clientes sem máscaras e até os dispensers de álcool do local estavam vazios. Os fiscais da Emsurb e os guardas municipais não fiscalizam. Ficam sentados ou então, quando circulam, é para pegar um cafezinho ou algo semelhante. O blog foi informado que nos mercados centrais está tudo largado também.


Itabaiana: vereadores ajuízam ação popular contra a Deso Os 14 vereadores da Câmara Municipal de Itabaiana entraram com uma ação popular, junto ao poder judiciário, contra a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O documento foi enviado à 1ª vara cível da Comarca de Itabaiana no último dia 03 de dezembro e tem o intuito de cobrar esclarecimentos sobre a cobrança da tarifa de esgoto. A tarifa vem sendo cobrada de maneira irrestrita à população itabaianense, em justificativa do tratamento de esgoto no município. No entanto, o valor cobrado corresponde a 80% da conta de água e, de acordo com a ação, não há uma planilha de custos com as informações sobre a tarifa.

Irregularidades De acordo com Marcos Oliveira, presidente da Câmara, a intenção é provocar a Deso para que a instituição se justifique e entre em um possível consenso. “A tarifa de esgoto vem sendo cobrada de maneira irrestrita a todas as pessoas, sejam elas baixa-renda ou não. A população vem passando por dificuldades e nós constatamos tais irregularidades. Acredito que nos próximos dias uma audiência deverá ser realizada”, disse o presidente.

Mais uma premiação para Laércio O deputado federal Laércio Oliveira (PP) acaba de receber o prêmio Melhor Político pelo Ranking de Políticos 2021. A solenidade reuniu os melhores parlamentares do ano numa avaliação que observa presenças nas sessões, Economia de verbas, processos judiciais e votações nas decisões mais importantes do Congresso Nacional.

Capacitação da ABIH-SE em Brasília Ainda em Brasília, o O deputado federal Laércio Oliveira foi convidado para acompanhar uma capacitação de operadores de viagens ocorrida na terça-feira, 7, em Brasília/DF. A segunda edição do road show Viva Aracaju é uma parceria da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) com a Prefeitura de Aracaju com o objetivo de aumentar a competitividade do destino turístico da capital sergipana no mercado nacional.

Incentivador O presidente da ABIH, Antônio Carlos Franco Sobrinho, disse que a presença do deputado Laercio Oliveira é por ele ser um grande incentivador do turismo. “Convidamos o deputado Laércio porque, através de seu mandato e da presidência da Fecomércio, tem sido um grande incentivador do turismo, além de ser um grande parceiro da ABIH desde o início do meu do meu mandato. Brasília é um dos maiores emissores de turistas para Sergipe e a capacitação é uma excelente oportunidade para vender o destino. Agora, expectativa de aumentar as vendas pra Sergipe e aumentando a ocupação hoteleira que vai movimentar toda economia”, afirmou.

Hospitalidade Para Laércio Oliveira, a hospitalidade do povo sergipano é a sua principal marca. “Nós temos uma característica que é muito marcante e eu sou extremamente apaixonado por ela que é a hospitalidade do povo sergipano. Tenho absoluta certeza que todo mundo que comprou um pacote para Aracaju vai voltar e se você tiver oportunidade de encontrar com ele outra vez ele vai te contar uma história, mas ele vai falar de alguém da cidade que ele conheceu em algum lugar, seja por uma dificuldade ou por uma necessidade de uma informação, ele vai dizer que foi bem recebido”, disse Laércio.

Laranjeiras: Prefeitura adapta formato do Encontro Cultural à pandemia A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que, por conta do novo decreto governamental, a 47ª edição do Encontro Cultural irá acontecer de forma restrita, apenas com a programação do Simpósio, com debates realizados pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), Funcap, autoridades, estudiosos e pesquisadores de todo o Estado. O encontro iniciou no último dia 2, com a tradicional coroação da Rainha das Taieiras e continuou com o circuito das exposições que acaba hoje, 09.

Nova variante Ainda de acordo com o novo decreto governamental, estão autorizados, apenas, eventos privados, mas há restrições. Além disso, todos os participantes precisam ter recebido as duas doses contra a covid-19 ou apresentar teste negativo para a doença, com no máximo 48 horas de antecedência. Tais medidas têm o objetivo de fechar o cerco à nova variante Ômicron, que já chegou ao Brasil. Contudo, a Prefeitura reafirma o seu compromisso de manter as nossas tradições e a valorização da cultura popular, pensando sempre no bem comum da nossa população.

 

Estância: respeito a diversidade religiosa E o prefeito de Estância, Gilson Andrade, vem sendo sempre homenageado por diversos setores da sociedade estanciana pela forma transparente e respeitosa da atual gestão. Na semana passada ele recebeu uma homenagem do Centro Espírita de Umbanda Seara dos Orixás, na pessoa do sacerdote da Umbanda Pai Marcos de Ogum e a Sacerdotisa Mãe Guacira da Oxum, juntamente com seus filhos e filhas de FÉ.

Estância: respeito a diversidade religiosa II Pelas redes sociais o prefeito agradeceu a honrosa homenagem quando recebeu o certificado ‘Amigo de Fé Seara dos Orixás’, num reconhecimento pelo nosso apoio e respeito às diversidades religiosas. “Enquanto cidadão, cristão, prefeito deste município, respeitamos a Constituição Federal que no seu artigo 5º, VI, é assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias”, registrou.




Propriá: Prefeitura disponibiliza exame de mamografia gratuito E o prefeito de Propriá, o médico Valberto, anunciou que a comunidade feminina conta agora com exames de mamografia local e gratuito. Desde o último dia 7, todas as UBS do município iniciaram a marcação dos exames. “Esse é também um grande passo da gestão municipal na oferta de saúde pública”, destacou o prefeito lembrando que a última vez que exames locais foram ofertados para a comunidade foi em 2014. “Estamos buscando cumprir nossas promessas. Por essa conquista a gente sente orgulho no peito”, disse afirmando que neste primeiro momento a Prefeitura está ofertando 400 exames de mamografia gratuitos, destinados às mulheres entre 50 a 69 anos.

Cirurgias de cataratas Já ontem, 8, outra meta foi alcançada com o mutirão de cataratas: 60 pacientes que estavam na fila aguardando o procedimento de cirurgia de cataratas tiveram acesso a cirurgia e puderam dar seguimento a seus tratamentos para melhorar a visão. Em parceria com o HORG – Hospital de Olhos Rolemberg Góis, a gestão municipal disponibilizou transporte gratuito para os pacientes. “O objetivo da ação foi acelerar os atendimentos aos cidadãos que aguardavam a cirurgia, a fim de oferecer melhor atendimento e qualidade de vida”, explicou Dr. Valberto.

 

 

Saúde: Workshop em Macambira Ontem, 8, foi realizado mais um workshop sobre Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde, desta vez, com foco na expansão do PlanificaSUS nas Unidades Básicas de Saúde da Zona Rural. A oficina foi ministrada pela tutora do PlanificaSUS, Thalita Lima, juntamente com a coordenadora da Atenção Primária, Adralda Gama. “Esses debates são de extrema importância, pois, além de incentivar o trabalho em equipe é o momento de propor novas estratégias para uma melhor assistência aos usuários do SUS”, comenta Thalita.

Mais uma UBS Na semana passada a Prefeitura de Macambira, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, entregou a Unidade Básica de Saúde Santa Dulce dos Pobres aos moradores do povoado Zumbi dos Palmares. Esta é a segunda UBS inaugurada neste primeiro ano de gestão do prefeito Carivaldo Souza. A unidade irá funcionar de segunda a sexta-feira, com uma equipe do PSF composta por médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e nutricionista.

 

 


Amanhã, 10: Natal do Judiciário no Memorial Quem estava com saudade da celebração de Natal do Poder Judiciário de Sergipe pode marcar a data na agenda. O evento será realizado amanhã, 10, a partir das 18 horas, no Memorial do Judiciário, localizado na Praça Olímpio Campos, 417, Centro de Aracaju, onde haverá apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe e exibição de um vídeo em comemoração aos 129 anos do TJSE. Em parceria com a Fecomércio, a praça estará iluminada e haverá brinquedos para as crianças. O evento, que é aberto à toda população, também será transmitido pelo Youtube no canal TJSE Eventos e pelo Instagram https://www.instagram.com/tjseoficial/

Programação Às 18 horas, o evento terá início com Theo Lins cantando a Ave Maria. Em seguida, será comemorado o aniversário do Tribunal, com a exibição de um documentário. A Diretora do Memorial, Sayonara Viana, destacou que o Tribunal de Relação foi instalado em 29 de dezembro de 1892. “Exibiremos um vídeo explicando a fundação, os prédios que sediaram o Tribunal, os primeiros Desembargadores, um panorama geral dessa trajetória”, explicou.

Programação II Já a Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro Guilherme Mannis, entoará canções natalinas. Por conta das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, a apresentação, que foi gravada no Teatro Tobias Barreto, será projetada na fachada do prédio centenário, inaugurado em 1895. Serão disponibilizadas cerca de 400 cadeiras na rua para acomodar o público. Este ano, mesmo sendo um evento em local aberto, é necessário o uso de máscara. O Natal do Memorial acontece há dez anos, momento em que o Judiciário se confraterniza com a população aracajuana.


Hospital Primavera realiza técnica cirúrgica para o tratamento da próstata Sempre atento às melhores práticas da medicina, o Hospital Primavera realizou no dia 04/12, o Workshop Enucleação Endoscópica da Próstata (BipoLEP), considerada como padrão ouro no tratamento da obstrução causada pelo aumento do volume prostático, também chamado de HPB – Hiperplasia Prostática Benigna de próstata.

Problemas A HPB é o aumento da próstata, uma condição que é comum com o envelhecimento dos homens. Estima-se que ocorra em cerca de 50% dos homens de 51 a 60 anos. Contudo, pode chegar até 90% dos homens com mais de 80 anos. Como o canal uretral passa pelo meio da próstata, o aumento do órgão pode ocasionar problemas ou desconfortos urinários, necessitando de intervenção cirúrgica.

Técnica Essa técnica pode ser aplicada em todos os tamanhos de próstata, com excelentes resultados, sendo hoje a melhor técnica para próstatas com mais de 80 gramas e em pacientes que tomam medicação para anticoagulação do sangue, além de proporcionar benefícios, como, menor perda sanguínea durante o procedimento, rápida recuperação do paciente que muitas vezes pode ser liberado do hospital em 24 horas após o procedimento, melhor fluxo urinário e redução dos sintomas urinários por mais tempo, dentre outros.

Custo-benefício Segundo o urologista Daniel Moser/SP, a Enucleação Bipolar é a técnica com melhor custo-benefício e menor curva de aprendizado, aliando eficácia, segurança e, acima de tudo, resultados de longo prazos superiores às demais técnicas transuretrais. Parabenizo o Hospital Primavera pela brilhante iniciativa em transmitir ao vivo a cirurgia direto do Centro Cirúrgico para o NEP (Núcleo de Eduçação Permanente), para que outros colegas acompanhassem todo o procedimento ”, ressalta o médico.

Pontapé Para o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia/Sergipe e coordenador do serviço de urologia do Hospital Primavera, Dr. Mário Henrique Tavares Martins, essa oportunidade da capacitação foi o pontapé para que possamos oferecer os benefícios desta nova técnica com segurança para os nossos pacientes. “Estou muito feliz e sempre à disposição para colaborar com os avanços da medicina”, concluiu.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Dia Nacional em defesa do emprego dos frentistas Das lideranças sindicais: “Ontem Frentistas de todo o país foram as ruas defender o seu emprego, Em Sergipe fizemos manifestações nos postos de combustíveis e na Avenida Beira Mar com a Avenida Francisco Porto, com panfletagem conscientizando a população do que pode acontecer com a categoria. Companheiro(a): Nosso emprego está ameaçado pela liberação do autoatendimento nos postos, o chamado self-service. AMEAÇA 1: Emenda do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). Foi derrotada quinta, dia 25/11! AMEAÇA 2: Projeto de Lei 2.309, do deputado paulista Vinícius Poit (Novo). Está em tramitação. amos impedir que esse tipo de matéria passe na Câmara. As lideranças da categoria (Federação Nacional, Federação Estadual e Sindicatos) dialogam com os parlamentares e muitos deles estão nos apoiando. Temos chance de vencer e preservar 500 mil empregos? Temos. Mas, pra isso, é preciso que cada trabalhador e trabalhadora em postos se mobilize, procure seu Sindicato e, caso tenha contato com algum deputado, fale com ele.Os contatos em Brasília ajudam. As reuniões com deputados e líderes partidários também ajudam. Mas a força na nossa causa está na mobilização da categoria.”




Olá, tudo bem! Esse final de semana teremos duas trilhas imperdíveis…
Dia 11 (sábado) CACHOEIRA DO SABOEIRO, uma das mais lindas cachoeiras do Brasil
Dia 12 (domingo) a trilha mais gostosa e refrescante de Sergipe, COQUEIRINHO
Vagas limitadas. Confira os vídeos:

 

 

 

 

 

 

 



EXPOCAF – Exposição de veículos antigos em São Cristóvão No próximo sábado 11 e no domingo, 12, acontecerá a EXPOCAF – Exposição de veículos antigos em São Cristóvão, a partir das 10h na Praça São Francisco. A entrada será gratuita também para o Museu de Artes Sacras. A exposição encerra o ano de 2021 das diversas exposições de veículos antigos que foram sucesso total. O evento pede a doação de dois quilos de alimento para o trabalho social da coordenação.


 



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEXTO CLARKSON MOURA


FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


“NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO”

PADROEIRA DE ARACAJU

E

DA EXCELSA ARQUIDIOCESE DE MESMO NOME

— 8 DE DEZEMBRO —

INSTALAÇÃO DA DIOCESE DE ARACAJU

E POSSE DO SEU 1° BISPO, DOM JOSÉ THOMAZ GOMES DA SILVA.

— 4 DE DEZEMBRO DE 1911 —

120 ANOS

ELEVAÇÃO À ARQUIDIOCESE DE ARACAJU

“ARCHIDIOECESIS ARACAIUENSIS”

1° ARCEBISPO, DOM JOSÉ VICENTE TÁVORA

— 30 DE ABRIL DE 1960 —

61 ANOS


* OBRA DE SANTA ENGRÁCIA *

ENQUANTO ISSO, AS INFINDAS OBRAS E OS INTÉRMINOS SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO DA NOSSA “CATEDRAL METROPOLITANA” NÃO TÊM TERMO FINAL DO INDETERMINADO PRAZO DE CONCLUSÃO.

A PROPÓSITO, COMENTA-SE, PELOS QUATRO VENTOS, QUE CERCA DE R$ 5 MILHÕES JÁ FORAM GASTOS NA POLÊMICA E OPACA REFORMA.

ALIÁS, IMPÕEM-SE-NOS, A TODOS NÓS, ARQUIDIOCESANOS DE ARACAJU, AS OPORTUNAS E RENITENTES PERGUNTAS, QUE INSISTEM EM NÃO CALAR:

ATÉ QUANDO, A NUMEROSA, FERVOROSA, ABENÇOADA, BEM-AGRADECIDA E FIDEDIGNA LEGIÃO DE DEVOTOS DE NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO HAVERÁ DE SUPORTAR A INSATISFAÇÃO E A AFLIÇÃO DE VER A SUA INDULGENTE E SOLÍCITA PADROEIRA, DESALOJADA, OU DESABRIGADA, DA CATEDRAL METROPOLITANA, O CONDIZENTE TEMPLO-MOR DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA DESTE ESTADO?

POR QUANTO TEMPO AINDA, OS ARQUIDIOCESANOS TEREMOS DE VIVENCIAR O DESCONFORTO E O TRANSTORNO DE VENERAR — SOB REGIME IMPOSITIVO E PARCIMONIOSO DE RODÍZIOS SELETIVOS E REMOTOS ENTRE SI, QUER NAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS, QUER NAS COSTUMEIRAS VISITAÇÕES DEVOCIONAIS — A MIRACULOSA E SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS, CONSAGRADA, NESTA CIRCUNSCRIÇÃO ECLESIÁSTICA, COM TAL TÍTULO MARIANO, NUM PRECÁRIO E ACANHADO RECINTO SEMIABERTO, IMPROVISADO DE TEMPLO-MOR, GEMINADO AO PRÉDIO ARQUIDIOCESANO QUE ABRIGA A RÁDIO CULTURA?

COM A PALAVRA, NOSSAS AUTORIDADES ECLESIÁSTICAS, POLÍTICAS, DEMAIS AGENTES PÚBLICOS (MPE-SE, TCE-SE) E OS BEATOS-FINGIDOS!

ÊTA! “SERGIPE DEL REY”!
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Padroeira do Condado do Mosqueiro.

(Por Antonio Samarone)
 
Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do Mosqueiro.
 
Nossa Senhora da Conceição significa a imaculada concepção de Maria, sem o pecado original – é um dogma dos católicos. Não sei o porquê no Brasil, concepção virou Conceição. Em espanhol é belíssimo: “Nuestra Señora de la Concepción”.
 
Em 1497, a Universidade de Paris decretou que ninguém poderia ser admitido na instituição se não defendesse a Imaculada Concepção de Maria, exemplo que foi seguido por outras universidades como a de Coimbra e de Évora.
 
O Rei de Portugal, D. João IV, da Casa de Bragança, jurou e proclamou solenemente, por provisão régia de 25 de Março de 1646, que Nossa Senhora da Conceição seria a Rainha e Padroeira de Portugal e de todos os seus territórios ultramarinos,
 
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a padroeira do Brasil e Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa a padroeira de Portugal. (‘Com outro nome a fábula fala de ti” – Horácio).
 
O povo Mosqueiro (os naturais) continua culturalmente muito próximo de São Cristóvão. As festas, as danças, as moquecas e os doces. A profunda influência dos Tupinambás, nas casas e plantações. Mariscam e pescam do mesmo modo, as mesmas canoas, só trocaram as velas pelo motor de popa.
 
As comunidades de Areia Branca e Mosqueiro, em Aracaju, são irmãs do Caípe Velho, Pedreiras e Ilha Grande em São Cristóvão, e Ilha Mem de Sá, em Itaporanga.
 
Caípe é o mato de onde provém a caipora e o caipira. O grande Aurélio se esqueceu dele, em seu dicionário. Em São Cristóvão tem dois Caípes, o velho e novo.
 
O Povo do Mosqueiro escolheu uma Padroeira poderosa.
 
A herança cultural dominante no Mosqueiro é a dos índios.
 
No profundo sincretismo brasileiro, hoje também de se comemora Iemanjá, um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. A festa é muito forte em Aracaju e discreta entre povo, no Mosqueiro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/GreenpeaceBR Menos água e mais seca: se aprovados, os projetos de lei do (fim do) Licenciamento Ambiental e da Grilagem abrem caminho para mais negócios que impactam a crise hídrica. Não vamos permitir! Pressione o @SenadoFederal e nos ajude a frear esses perigos! #PLdaBoiadaNão #GrilagemNão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/IngridGuimaraes A frase mais imbecil dos últimos tempos!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter




Frase do Dia
“O costume é a força que fala mais forte do que a natureza e nos faz dar provas de fraqueza.” Noel Rosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e Compartilhe

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-12/angelus-papa-francisco-8-de-dezembro-imaculada-conceicao.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais